Apostila preparatória para Vestibular - 17 gramatica

Apostila preparatória para Vestibular - 17 gramatica

(Parte 2 de 6)

Tarefa Complementar #

01) Em que alternativa(s) há objeto direto preposicionado? 01. Passou aos filhos a herança recebida dos pais. 02. Amou a seu pai com a mais plena grandeza da alma. 04. Naquele tempo, era muito fácil viajar para os infernos. 08. Em dias ensolarados, gosto de ver nuvens flutuarem nos céus de agosto.

02) A sentença correlata de “Reviam-se os manuscritos com cuidado” na voz passiva analítica é: a) Os manuscritos foram revistos com cuidado. b) Os manuscritos eram revistos com cuidado. c) Nós revíamos com cuidado os manuscritos. d) Revia-se os manuscritos com cuidado. e) Reviram os manuscritos com cuidado.

03) Apenas em um dos períodos abaixo ocorre uma oração sem sujeito. Assinale-o: a) Havia começado a festa, quando Bianca chegou. b) Eles se houveram muito mal durante a defesa dos trabalhos. c) Faz dois anos que não vejo minha melhor amiga. d) Andam espalhando boatos a respeito da queda do ministro. e) Vive-se muito bem em Florianópolis.

As questões 04 a 09 referem-se ao texto a seguir:

“O rio que virou pista de pouso 1 2 3 4 5 7 8 9 10 1 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 2 23 24 25 26 27

Desde que as torres gêmeas foram derrubadas por terroristas em 2001, a população de Nova York passou a observar com maior atenção o sobrevoo dos aviões. Quando um deles voa baixo e se escutam sirenes, o risco de pânico é grande. Na tarde de quinta-feira passada, a cidade foi surpreendida pelas notícias do pouso forçado no Rio Hudson de um Airbus A320 da US Airways com 155 pessoas a bordo. Enquanto os passageiros saíam pelas portas da aeronave e esperavam de pé nas asas para serem resgatados por barcos, os moradores lentamente se davam conta de que, em vez de uma tragédia, ganhavam uma história empolgante de heroísmo e competência profissional. Nos parcos cinco minutos decorridos entre a decolagem, no aeroporto de La Guardia, e a descida no rio, o piloto Chesley Sullenberger, 57 anos, conseguiu controlar com perfeição uma máquina de 70 toneladas e com os dois motores em pane. Contornou os arranha-céus da ilha de Manhattan e pousou com segurança nas águas escuras e, nesta época do ano, gélida. (...)

A causa mais provável do acidente foi o impacto que com uma revoada de gansos. (...) Logo após sair do solo, o avião atingiu algumas aves. (...) Acidentes com aves de grande porte são raros. Para que ocorram, é preciso que as duas turbinas sejam afetadas, já que, com uma, ainda é possível manter a rota. Uma vez que aviões voam a altitudes muito maiores do que as alcançadas por pássaros, o risco está nas aterrissagens e nas decolagens. As turbinas são projetadas para

Inclusão para a Vida Gramática

PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC 5 resistir a colisões com objetos de até 3,6 quilos. Choques com pássaros pequenos são comuns, mas imperceptíveis para quem está a bordo. Um ganso, por outro lado, pode pesar 5,5 quilos. Sullenberger, o mais novo herói americano, tem quarenta anos de consultoria sobre segurança aeronáutica. Também possui certificação em planadores, conhecimento que pôs em prática na semana passada. Além da experiência, ele contou com uma pitada de sorte: a temperatura de seis graus negativos deixa o mar mais denso, o que facilita a sustentação da aeronave mesmo sem o apoio das turbinas. O outro fator de sorte foi que o avião partiu de La Guardia e não de Congonhas, em São Paulo. “Se fosse daqui, em cinco minutos, o Airbus teria caído em algum bairro.”, diz Carlos Camacho, diretor de segurança de voo do Sindicato dos Aeronautas. O A320 que pousou no Rio Hudson é do mesmo modelo do avião da TAM o qual, em 2007, saiu de Porto Alegre e se chocou com um prédio ao tentar pousar em Congonhas, matando quase 200 pessoas. Os que querem os aeroportos instalados a uma distância segura dos centros urbanos ganham mais um argumento.” Veja, 21/01/2009

04) O verbo empregado no título do texto, nesse contexto, é classificado como: a) de ligação b) intransitivo c) transitivo direto d) transitivo indireto e) transitivo direto e indireto

05) Assinale a alternativa em que ocorre voz passiva: a) “Enquanto os passageiros saiam pelas portas da aeronave (...).” b) “(...) os moradores lentamente se davam conta de que (...).” c) “(...) avião da TAM que saiu de Porto Alegre e se chocou em 2007 com um prédio (...).” d) “(...) a cidade foi surpreendida pelas notícias do pouso forçado (...).” e) “(...) aviões voam a altitudes muito maiores do que as alcançadas por pássaros (...).”

06. Segundo o exposto, é CORRETO afirmar que: (01) O atentado terrorista ocorrido em 1 de setembro de 2001 traumatizou os moradores de Nova York. (02) Se o piloto Chesley Sullenberger tivesse alguma experiência com planadores, sua atuação teria sido melhor na ocasião do acidente. (04) Incidentes com aviões ocasionados por choques com grandes aves são comuns. (08) Os americanos consideram Sullenberger um herói por ter pausado a aeronave com sucesso. (16) Choques entre pássaros de pequeno porte e aviões são facilmente perceptíveis pelos passageiros e pela tripulação.

07) O termo destacado em “Nos parcos cinco minutos decorridos entre a decolagem, no aeroporto de La Guardia, e a descida no rio (...)” (l. 9-10)deve ser entendido como: a) inusitados b) angustiantes c) surpreendentes d) breves e) intermináveis

08) Da afirmação de Carlos Camacho infere-se que: a) Congonhas está situado em perímetro urbano. b) A vizinhança de Congonhas já está acostumada com a frequência dos acidentes aéreos. c) O aeroporto de Porto Alegre oferece tanto risco à população quanto o de Congonhas. d) Foi uma sorte que em Manhattan não haja grandes prédios nas proximidades do aeroporto. e) Para quem vive nos arredores do aeroporto de La Guardia, correr risco já não é novidade.

09) Assinale a alternativa que melhor traduz a mensagem expressa pela última frase do texto: a) As pessoas as quais gostariam de ter menos contato com viagens aéreas, passam a ter outra opção para deslocar-se. b) Aqueles que temem aviões, passam a sentir-se mais seguros.

c) O acidente do Airbus A320 reforça a idéia de que o avião não é o meio mais seguro para se viajar. d) A aterrissagem feita por Chesley Sullenberger foi possível porque o aeroporto de onde o avião decolou não se localiza em um grande centro urbano. e) A localização do Rio Hudson foi o que determinou o resgate das 155 pessoas que estavam no avião.

AULA 04

Exercícios de Sala #

i: vogal temática

1. Siga o modelo: a) Part/í/sse/mos - part: radical; sse: desinência modo temporal mos: desinência número-pessoal. b) paulada c) cafezinhos d) girassol e) reformadoras

Tarefa Mínima #

01) Assinale a alternativa correta. a) A palavra rebater é composta, pois tem dois radicais: <re> e <bater>. b) Camponês e português são palavras que possuem sufixo. c) Boiadeiro e seringueiro pertencem à mesma família etimológica, isto é, são cognatos. d) Na frase Aquele jogadorzinho fez um gol, finalmente!, o sufixo - inho, em jogadorzinho, expressa carinho, como em filhinho. e) Como diminutivo do advérbio devagar, temos devagarinho.

02) Assinale o item em que há erro quanto à análise da forma verbal cantávamos. a) Cant- = radical b) -a- = vogal temática c) canta- = tema d) -va- = desinência de pretérito imperfeito do subjuntivo e) -mos = desinência de 1ª pessoa do plural.

Tarefa Complementar #

01) Assinale a alternativa cujos elementos mórficos destacados são sufixos. a) arrozAL - vilarEJO - barrigUDO b) petrÓLEO - ouvIMOS - almOÇO c) DESdentado - cavALO - minhOCA d) amO - GEOgrafia - floreS e) INfeliz - palhaÇO - burrO

02) Assinale a alternativa correta quanto à estrutura mórfica: I - Desdobravam decompõe em: des + dobr + a + va + m.

prefixo + radical+ vogal temática + desinência modo-temporal

I - Esses elementos mórficos são: + desinência número-pessoal.

I - É, pois, um vocábulo derivado, simples, verbo da primeira conjugação, flexionado no pretérito imperfeito do indicativo, terceira pessoa do plural. a) Estão corretas I e I. b) Estão corretas I e I. c) Estão corretas I e I. d) Todas estão corretas. e) Nenhuma está correta.

Inclusão para a Vida Gramática

AULA 05

Exercícios de Sala #

g)estudo do animal: _

01) Faça como no modelo: a) estudo do homem: antropologia b) estudo da vida: _ c) estudo da origem: _ d) estudo do som: _ e) estudo da forma: _ f) estudo da doença: _

02) Assinale a alternativa correta quanto aos processos de formação de palavras. a) Em empobrecer temos o processo de derivação parassintética. Já em passatempo, ocorreu a composição por aglutinação. b) Reagir, universal e desrespeito são palavras formadas por derivação prefixal. c) Aguardente, embora, outrora e pernalta são palavras formadas por justaposição. d) Um exemplo de derivação imprópria é a palavra cine. e) As palavras pedreiro, socialista, acidez e frontal são todas formadas por derivação sufixal.

Tarefa Mínima #

04. O substantivo surfista é composto de doisradicais: surf-, de

01) Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) e dê o valor total. 01. Neologismo são palavras que pertencem à mesma família etimológica. 02. Galinha é o diminutivo de galo, assim como pateta é o aumentativo de pato. origem inglesa e -ista, de origem portuguesa. 08. As desinências verbais indicam o número, a pessoa, o tempo e o modo do verbo. 16. Em lealdade, tem-se derivação sufixal; em descrever, tem-se derivação prefixal.

02) Se, a partir da palavra tarde, formamos tardar e entardecer, essas duas últimas serão respectivamente: a) derivadas por sufixação e por prefixação. b) derivadas por prefixação e parassintetismo. c) derivadas por prefixação e por prefixação. d) derivadas por sufixação e parassintetismo. e) composta por aglutinação e por justaposição.

03) Na frase Ela tem um quê de mistério, o processo de formação da palavra destacada chama-se: a) composição. b) aglutinação. c) justaposição. d) derivação imprópria. e) parassíntese.

Tarefa Complementar #

01) Relacione as colunas e assinale a seqüência, de cima para baixo, da coluna da direita.

( 1 ) sufixação

( 2 ) prefixação ( 3 ) justaposição ( 4 ) aglutinação ( 5 ) hibridismo

() fidalgo
() redondinho
() televisão
() descolar
() verde-claro

a) 3 - 2 - 5 - 1 – 4 b) 4 - 1 - 5 - 2 - 3 c) 3 - 1 - 5 - 2 - 4 d) 3 - 2 - 5 - 4 - 1 e) 4 - 2 - 3 - 1 - 5

02) Em qual dos exemplos abaixo está presente um caso de derivação parassintética? a) Lá vem ele, vitorioso do combate. b) Ora, vá plantar batatas! c) Começou o ataque. d) Assustado, começou a se distanciar do animal. e) Não vou mais me entristecer, vou é cantar.

03) Assinale a alternativa que descreve, corretamente, o processo de formação das palavras destacadas:

“ Na feira-livre do arrabaldezinho,

Um homem loquaz pregou balõezinhos de cor”

(Manuel Bandeira) a) derivação, composição, composição b) derivação, derivação, derivação c) derivação, composição, derivação d) composição, derivação, derivação e) composição, composição, derivação

Exercícios de Sala #

Sobre o texto constante na página 57 (O rio que virou pista de pouso), responda às duas questões a seguir:

01) Assinale a alternativa em que o verbo destacado NÃO expressa um fato, e sim uma possibilidade: a) “Acidentes com aves são raros.” b) “(...) o risco está nas aterrissagens (...).” c) “Uma vez que aviões voam a altitudes muito altas (...).” d) “Para que ocorram, é preciso que as duas turbinas sejam afetadas (...).” e) “Os que querem aeroportos instalados a uma distância segura (...).”

02) Assinale a alternativa cuja expressão NÃO foi empregada para retomar alto anteriormente mencionado no texto: a) “Desde que as torres gêmeas foram derrubadas (...).” b) “Quando um deles voa baixo (...).” c) “(...) da semana passada, a cidade foi surpreendida (...).” d) “(...) os passageiros saiam pelas portas da aeronave (...).” e) “Logo após sair do solo, o avião atingiu algumas aves.”

AULA 06

DERIVAÇÃO: a) prefixal b) sufixal c) prefixal e sufixal d) parassintética e) imprópria COMPOSIÇÃO: a) por justaposição b) por aglutinação OUTROS PROCESSOS

Inclusão para a Vida Gramática

PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC 7

AULA 07

Quanto à flexão, os verbos classificam-se em: a) Regulares b) Irregulares c) Anômalos d) Defectivos e) Abundantes Exercícios de Sala #

01) Complete a tabela abaixo com as formas do particípio. Atenção: nem todos existem!!!

Ex.: tinha/havia

Infinitivo Particípio regular (ter / haver)

Ex.: foi/está

Particípio Irregular (V.L.)

Aceitar Acender

Benzer Eleger Envolver Enxugar Expulsar

Fritar Ganhar Gastar Imprimir Isentar Limpar Matar Morrer Pagar Pegar Prender Salvar Soltar Escrever

e) Jamaistanto de ti mesma. (exigir)
h)o vosso dever e não _
nos assuntos alheios(cumprir / intervir)

2. Preencha as lacunas com as formas do imperativo. a) _ teu erro. (admitir) b) Não nos _, rapazes! (precipitar) c) Não _ sem pensar em vossos pais! (responder) d) _ bons textos para o nosso jornal. (produzir - nós) f) Quando fores à cidade, _ a carta no correio. (pôr) g) _, eu te espero! (vir)

3. Assinale a opção cujo espaço pode ser preenchido pela palavra entre parênteses. a) A criança havia _ (pegado) o revólver da cômoda. b) O comerciante tinha _ (pagado) sua dívida no prazo. c) O governo havia _ (aceito) o pagamento em moeda estrangeira. d) Era _ (matado) todo dia um marginal naquela vila. e) A mulher tem _ (gastado) mais do que ganha, apenas em supérfluos.

4. Quanto ao uso de tempos e modos verbais, identifique a(s) proposição(ões) correta(s). 01. Costumamos beijarmos nossos amigos. 02. Eu sempre expludo quando fico nervoso. 04. Tenho pegado alunos colando. 08. Não faças o que lhe mandam fazer. 16. Quando eu pôr a mão em você, vou lhe dar um conselho no ouvido.

Tarefa Mínima #

01) Observe as formas verbais destacadas. 1. Quando ele vir o presente, ficará emocionado. 2. Quando ele vier, receberá o presente. 3. Ver o presente será emocionante. 4. Vir e receber o presente será emocionante. Agora, assinale a alternativa correta quanto à forma verbal contida nas sentenças acima: a) Na frase 1: infinitivo do verbo vir. b) Na frase 1: futuro do subjuntivo do verbo ver. c) Na frase 2: futuro do subjuntivo do verbo ver. d) Na frase 3: infinitivo do verbo vir. e) Na frase 4: infinitivo do verbo ver.

02) Observe os seguintes slogans e indique a(s) alternativa(s) correta(s): 01. Pega bem fumar Dallas. Pega o seu. 02. Taffman E. Se você não gosta, continua no milk-shake. 04. Dizei-me com quem andas e dir-te-ei quem és. (anúncio da Antárctica) 08. Faz um 21. 16. Vem prá Caixa você também.

03) Assinale apenas as frases em que o emprego do particípio esteja correto. 01. As plantas morreram porque ela não as tinha cobrido direito. 02. Sonhei que eu tinha morrido de tédio. 04. Eles têm gasto mais do que ganham. 08. A campanha da cidadania tem salvo muita gente. 16. A mãe havia frito os peixes que o menino pescara.

04) Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, os espaços abaixo, com os verbos no imperativo. "Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a Ti me confiou a piedade Divina, sempre me _, me _, me _, me __, amém." a) rege, guarde, governe, ilumine b) rege, guarda, governa, ilumina c) reja, guarda, governe, ilumina d) reja, guarde, governe, ilumine e) rege, guarde, governa, ilumine

05) Observe:

Não te abras com teu amigo Que ele um outro amigo tem.

E o amigo de teu amigo Possui amigos também...” (Mário Quintana)

Passando o primeiro verso para o imperativo afirmativo, qual seria o correto (conservando a pessoa gramatical)? a) Abre-te com seu amigo. b) Abra-se com seu amigo. c) Abri-vos com vosso amigo. d) Abre-te com teu amigo. e) Abra-te com teu amigo.

(Parte 2 de 6)

Comentários