Apostila preparatória para Vestibular - 17 gramatica

Apostila preparatória para Vestibular - 17 gramatica

(Parte 4 de 6)

02. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) com relação à colocação pronominal: 01. Não mais se viam os sinais de perigo. 02.Preferiria-se eleições diretas à permanência da atual situação. 04. Os perigos que se enfrentaram com a radiação foram imprevisíveis. 08. Aqui se vendem carros. 16. Alguém te viu por aqui?

da mesma altura. Pedi-lhe que se sentasse”

“Capitu deu-me as costas, voltando-se para o espelhinho. Peguei-lhe dos cabelos, colhi-os todos e entrei a alisá-los com o pente, desde a testa até as últimas pontas, que lhe desciam à cintura. Em pé, não dava jeito: não esquecestes que ela era um nadinha mais alta que eu, mas ainda que fosse [...]

“Agora, por que é que nenhuma dessas caprichosas me fez esquecer da primeira amada do meu coração? [...]

meA terra lhes seja leve!”

E bem, qualquer que seja a solução, uma coisa fica e é a suma das sumas, ou o resto dos restos, a saber que a minha primeira amiga e o meu maior amigo, tão extremosos ambos e tão queridos também, quis o destino que acabassem juntando-se e enganando- ASSIS, Machado de. Dom Casmurro.

“voltando-se para o espelhinho” (linha 1) e “que se sentasse” (linha 4)

04) A respeito ao lado e da obra Dom Casmurro, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. Em “Peguei-lhe dos cabelos...” (linha 1), “...que lhe desciam” (linhas 2-3) e “Pedi-lhe que se sentasse” (linha 4), a palavra destacada, embora sendo um pronome pessoal oblíquo, tem valor possessivo. 02. Os pronomes destacados em “Capitu deu-me as costas” (linha 1), são todos reflexivos, pois o mesmo indivíduo ao mesmo tempo que exerce a ação expressa pelo verbo, recebe os efeitos dessa ação.

Inclusão para a Vida Gramática

PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC 12

04.. O vocábulo “tão”, constante nas passagens “tão extremosos” (linha 18) e “tão queridos” (linha 18), é empregado como um intensificador das características às quais se refere.

AULA 10 ANÁLISE SINTÁTICA DO PERÍODO COMPOSTO a) Aditiva: e, nem, mas também, mas ainda, bem como, como também.

b) Adversativa: mas, porém, todavia, no entanto, entretanto, contudo.

c) Alternativa: ouou, ora... ora, quer... quer, seja... seja.
e)Explicativa: pois, porque, que

d) Conclusiva: por isso, logo, portanto, pois, então Exercícios de Sala #

Classifique as orações coordenadas sindéticas seguir: a) A menina vai ficar ou vai embora? b) Penso, logo existo. c) Falou bem, mas ninguém entendeu. d) A doença vai a cavalo, e volta a pé. e) Vou passar no “vestiba”, pois estou estudando muito. f) Já aprendi as conjunções, portanto já sou capaz de classificar as orações sindéticas. g) A mulher tentou passar, porém sua passagem foi barrada. h) As folhas, no inverno, amarelecem e caem, ou ficam inativas. i) O acusado não é criminoso, logo será absolvido.

Orações Subordinadas Substantivas a) Subjetiva É improvável que a prova seja adiada.

↓ Or. Sub. Subst. Subjetiva b) Objetiva Direta Clodoaldo ordenou que não chegássemos tarde.

↓ Or. Sub. Subst. Objetiva Direta c) Objetiva Indireta Teobaldo lembrou-se do pozinho que estava no bolso.

↓ Or. Sub. Subst. Objetiva Indireta d) Predicativa Meu desejo é que eu ganhe um pirulito.

↓ Or. Sub. Subst. Predicativa e) Completiva Nominal Você tem necessidade de que eu o ajude?

↓ Or. Sub. Subst. Completiva Nominal f) Apositiva Só há uma certeza: em dezembro o pesadelo vai acabar.

↓ Or. Sub. Subst. Apositiva

Orações Subordinadas Adjetivas a) Restritiva Possui função de limitar, restringir o sentido do substantivo que vem antes da oração adjetiva. Os homens que têm seu preço são fáceis de corromper.

b) Explicativa Funciona como se fosse um aposto. Possui função de explicar o sentido do substantivo que vem antes da oração adjetiva. É marcada por vírgulas. Os homens, que têm seu preço, são fáceis de corromper.

Orações Subordinadas Adverbiais a) Causal: dá idéia de causa, motivo. “Não viajamos/ porque estava chovendo.

Porque, visto que, já que, uma vez que, como (equivalendo a porque) b) Comparativa: dá idéia de comparação. “Choveu/ como chove em Manaus.” “Falava/ mais (do) que papagaio (fala).”

Como, que (precedido de mais ou de menos) c) Consecutiva: dá idéia de conseqüência. “Choveu tanto/ que o jogo foi suspenso.”

Que (precedido de um termo intensivo: tão, tal, tanto) d) Concessiva: dá idéia de concessão, que é o ato de conceder, de permitir, de admitir uma idéia contrária. “Choveu/ embora a meteorologia previsse bom tempo.” (É fácil, é só substituir por apesar de)

Embora, se bem que, ainda que, por mais que, por menos que, conquanto e) Condicional: dá idéia de condição. “Viajaremos/ se não chover amanhã.” (É fácil é só substituir por na hipótese de)

Se, caso, contanto, que, desde que f) Conformativa: dá idéia de conformidade, isto é, de acordo, de adequação, de não-contradição. “Choveu,/ conforme era previsto.”

Como, conforme, consoante, segundo g) Final: dá idéia de finalidade, entendida como o objetivo, a destinação de um fato. “Os lavadores esperaram a chuva/ a fim de que não perdessem a colheita.”

A fim de que, para que, que h) Proporcional: dá idéia de proporção, entendida como a relação existente entre duas coisas, de modo que qualquer alteração em uma delas implique alteração na outra. “À proporção que a civilização progride, /o romantismo se extingue.”

Que, à medida que, à proporção que, quanto mais, quanto menos i) Temporal: dá idéia de tempo. “Choveu/ quando eram dez horas.”

Quando, enquanto, logo que, desde que, assim que

Tarefa Mínima #

b)Convém que ele saiba de tudo.
c)Ele disse que houve muita briga.

1. Classifique as orações subordinadas substantivas: a) Era urgente que o plano fosse aprovado. d) O meu medo era que houvesse briga. e) Agora, todos já sabem onde ele mora. f) Só desejo uma coisa: que não se esqueçam de mim.

Inclusão para a Vida Gramática

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2. Classifique as orações subordinadas adjetivas: a) A mãe, que era surda, estava na sala com ela. b) Ela reparou nas roupas curiosas que as crianças usavam. c) É preciso gozarmos a vida, que é breve. d) Onde está a vela do saveiro que o mar engoliu? e) O vulcão, que parecia extinto, voltou a dar sinal de vida.

3. Classifique as orações subordinadas adverbiais. a) Minha mão tremia tanto que mal conseguia escrever. b) Joel acompanhou a irmã, embora estivesse cansado. c) À medida que subimos, o ar se rarefaz. d) Fiz-lhe sinal para que não insistisse. e) Os detentos fugiram da penitenciária porque eram maltratados. f) Envelheçamos como as árvores fortes envelhecem! g) Por que não foi lá ontem, como me tinha dito? h) Ia escurecendo quando chegou em casa. i) Se Deus não guarda a cidade, em vão a sentinela vigia.

Tarefa Complementar #

01. (Cesgranrio) "A nova bomba anunciava o rápido desfecho da guerra em curso contra o Japão. Mas também prenunciava uma nova era, cheia de inquietações." A expressão destacada exprime: a) adição b) alternância c) contraste d) conclusão e) explicação

02. (Unimep-SP) Leia atentamente as frases: I. Mário estudou muito, e foi reprovado! (= mas) I. Mário estudou muito, e foi aprovado! (= por isso) Em I e I, a conjunção e tem, respectivamente, valor: a) aditivo e conclusivo b) aditivo e aditivo c) concessivo e causal d) adversativo e aditivo e) adversativo e conclusivo

03. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) quanto à classificação posta entre parênteses. 01. É possível que comunicassem sobre política. (O. Sub. Subjetiva) 02. Argumentei que não seria justo. (O. Sub. Objetiva Indireta) 04. A notícia que a imprensa divulgou foi fantástica. (O. Sub. Adjetiva Restritiva) 08. À medida que as nuvens escureciam, a noite parecia chegar. (O. Sub. Adverbial temporal) 16. A passarela foi feita para que os pedestres tivessem segurança. (O. Sub. Adverbial final) 32. Os homens, que têm seu preço, são facilmente corrompidos. (O. Sub. Adjetiva Explicativa)

AULA 1 ORAÇÕES SUBORDINADAS REDUZIDAS

1. Desenvolva as orações abaixo, introduzindo conjunções. • Vi guardas conduzindo presos.

• Terminado o baile, todos saíram.

• Não participou do torneio por estar doente.

• Viajando nas férias, não pôde concluir o curso.

Tarefa Mínima #

01. Classifique as orações reduzidas destacadas abaixo, de acordo com as denominações: 1. coordenada sindética aditiva 2. subordinada substantiva subjetiva 3. subordinada adverbial condicional 4. subordinada adverbial causal 5. subordinada adverbial temporal a) Não sabendo do resultado, preferiu desistir da competição. b) Urge eleger um bom candidato, a fim de que se resolvam estes problemas. c) O garoto caiu levantando-se rapidamente. d) Antes de viajar, esteve aqui nos visitando. e) Falando bem o inglês, será mais fácil sua ida ao exterior.

() Aconselharam-me a desfazer o noivado.
() Todos conheciam a mania de Laura: empenhar jóias.
() Depende de V. Sª libertar esses presos.
() Um de seus passatempos é colecionar selos.
() Parti com a doce esperança de reencontrar meu amor.
() Lamento ter perdido essa oportunidade.

02. As orações em destaque são substantivas reduzidas de infinitivo. Classifique-as: ( 1 ) subjetiva ( 2 ) objetiva direta ( 3 ) objetiva indireta ( 4 ) completiva nominal ( 5 ) predicativa ( 6 ) apositiva

() Não podia demorar-me, sob pena de perder o avião.
() Retirei-me discretamente, sem ser percebido.
() É difícil curar um mal sem lhe conhecer as causas.
() Ao clarear o dia, descemos da montanha.
() Não pude viajar por ter perdido o dinheiro.
() Tirou o cachimbo da boca a fim de poder falar.
() Apesar de ser mais fraco, Davi matou Golias.

03. Classifique as orações adverbiais reduzidas de infinitivo. ( 1 ) causal ( 2 ) concessiva ( 3 ) condicional ( 4 ) consecutiva ( 5 ) final ( 6 ) modal ( 7 ) temporal Tarefa Complementar #

() Aumentando-se a produção, a exportação crescerá.
() Vendo-se perdido, o toureiro gritou por socorro.
() Chegando ao alto da árvore, sacudiu-a fortemente.
() Matou as formigas esmagando-as com o calcanhar.

01. Classifique as orações adverbiais reduzidas de gerúndio: ( 1 ) causal ( 2 ) condicional ( 3 ) modal ( 4 ) temporal

() Terminado o almoço, comentamos as notícias do dia.
() Ofendido pelo empregado, o patrão escontrolou-se.
() Mesmo picado por uma jararaca, o novilho não morreu.
() Instituída a pena de morte, o crime diminuiria?

02. Classifique as orações adverbiais reduzidas de particípio: ( 1 ) causal ( 2 ) concessiva ( 3 ) condicional ( 4 ) temporal

() Aconselhou-me a não o ler.
() Faz mal a Marcoré ver mãe e avó desunidas.
() Exortou-me a botar a mão na consciência.
() Sou avesso a derramar sangue humano.
() Eu estava com sede e curioso de experimentar aquela bebida.
() A FUNAI informou ter demarcado a reserva indígena.
() É uma obrigação pagar a dívida ao velho.
() Muitos preferem morrer lutando a viver sem liberdade.
() O treinador do clube observava o interesse do rapaz em melhorar

03. Ponha o número correspondente à oração reduzida em destaque: ( 1 ) subjetiva ( 2 ) objetiva direta ( 3 ) objetiva indireta ( 4 ) completiva nominal o nado livre.

Inclusão para a Vida Gramática

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“Antes de mais nada, acho que querer ser milionário não é um bom objetivo na vida. Meu único conselho é: ache aquilo que você realmente ama fazer. Exerça atividade pela qual você tem paixão. É dessa forma que temos as melhores chances de sucesso. Se você faz algo de que não gosta, dificilmente será bom. Não há sentido em ter uma profissão somente pelo dinheiro.” DELL, Michael. O mago do computador.

Sobre o texto lido, assinale o que for CORRETO. 01. Depreende-se, pela leitura do texto, que querer ser milionário é ruim, pois este desejo é incompatível com o amor pelo trabalho. 02. Entre as orações constantes no período “Se você faz algo de que não gosta, dificilmente será bom.” tem-se uma indicativa de condição e outra classificada como Adjetiva Restritiva 04. Para o autor, as chances de sucesso em uma profissão dependem da paixão com que ela é exercida. 08. O vocábulo que exerce a mesma função sintática nos dois casos: a) “acho que querer ser milionário não é um bom objetivo na vida”; b) ache aquilo que você realmente ama fazer. 16. Nas palavras paixão e acho, encontramos letras diferentes representando um mesmo fonema; já nas palavras paixão e exerça há uma mesma letra para representar diferentes fonemas.

05. Levando em consideração os trechos da obra AMIGO VELHO, de Guido Wilmar Sassi, apresentados a seguir, identifique a(s) proposição(ões) correta(s): 01. “E um dia João Onofre morreu. Morreu porque tinha de morrer, de velhice, de fraqueza, de cansaço. Mas não se duvida que a perda do seu amigo não lhe tenha abreviado os dias.” As conjunções coordenativas sublinhadas na passagem são indicativas de adversidade. 02. O segundo período constante no trecho “O outro carro buzinou. Mas buzinou quando já era tarde. Procópio torceu a direção para a direita, na tentativa de evitar o choque.”, é classificado como composto por coordenação e por subordinação. 04. O vocábulo sublinhado na passagem “Procópio torceu a direção para a direita, na tentativa de evitar o choque.” introduz uma oração indicativa de finalidade, tal qual ocorre em “No entanto, tudo findara para ele. Problemas e atrapalhações deixavam de existir”. 08. Na frase “Sabia também ser carrasco.” temos a presença de um hiato e de um ditongo nasal. 16. Na fala da personagem Melita (“- Doutor, eu vou rezar pro Bento. O senhor não reza também? Se ajoelhe.”) fica evidenciado, em dois momentos, o emprego da linguagem coloquial.

06) Indique a(s) opção(ões) em que, ao reescrever-se o período em destaque, substituiu-se o conectivo que indica concessão por outro de valor condicional, fazendo-se alterações aceitáveis.

circunstâncias mudassem e mudássemos com elas

“Fomos e seremos assim em nossa essência, embora as circunstâncias mudem e nós mudemos com elas.” (01) Fomos e seremos assim em nossa essência, porque as circunstâncias mudaram e nós mudamos com elas. (02) Fomos e seremos assim em nossa essência, enquanto as circunstâncias mudarem e nós mudarmos com elas. (04) Éramos e somos assim em nossa essência, à medida que as circunstâncias mudaram e nós mudamos com elas. (08) Teríamos sido e seríamos assim em nossa essência, se as circunstâncias mudassem e nós mudássemos com elas. (16) Temos sido e somos assim em nossa essência, conforme as circunstâncias têm mudado e nós temos mudado com elas. (32) Em nossa essência, teríamos sido e seríamos assim, caso as

(16) O ser humano nunca pára de evoluirPelo menos no que tange à
informática

07) Em “O comportamento animal contribui para se compreender o problema da violência premeditada entre os humanos”, o termo sublinhado estabelece uma relação de sentido divergente à apresentada em: (01) A reportagem serviu para analisarmos a violência. (02) Já nascemos com a mente voltada para a guerra. (04) Estava ansiosa para decifrar as possíveis causas da agressividade humana. (08) Estamos agora indo para o mundo real. (32) Para mim, o animal racional é o que mais fere.

sucede

08) Indique a(s) alternativa(s) correta(s) quanto às regras gramaticais vigentes: (01) Em “Para mim, ler é essencial.” o pronome poderia ser substituído pelo pessoal do caso reto “eu” sem prejuízo às regras gramaticais tampouco ao sentido original da oração. (02) Verbos como “ajoelhar-se” e “entristecer” são formados pelo processo chamado derivação parassintética, o que não ocorre com os advérbios “ilegalmente” e “imparcialmente”. (04) No período “Enviar-te-ei o relatório assim que o concluir.” temos um caso facultativo de mesóclise, já que é possível também uma próclise. (08) Em “O garoto que saiu é meu irmão.” e “Temos que fazer algo” o vocábulo “que” introduz duas orações subordinativas adjetivas, por ser, nos dois casos, classificado como um pronome relativo. (16) No trecho “O projeto assiste a famílias necessitadas de alimento e de afeto(..).” o verbo “assistir” está acompanhado de preposição para que tenha sentido divergente do emprego em frases como “O porteiro assistiu o menino que caiu ao sair do elevador.” (32) Na oração “Nunca se relacionaram muito bem.”, temos “se” como indicativo de uma ação reflexiva, identificada pelo verbo que o

divergentes

09) Em “Como é fascinante presenciar um estádio repleto de torcedores que promovem uma festa colorida (...)!” a palavra sublinhada é usada com o mesmo sentido em: (01) Como a violência é constante, às vezes precisamos desabafar. (02) Como afirma o escritor, os jogadores perderiam sua motivação, caso perdessem mais aquela partida. (04) O modo como ele vê a torcida é realmente original. (08) Somos tão primitivos como os primatas! (16) Como é necessário aos torcedores o respeito às opiniões (32) Não imaginas como eu queria ser menos inconstante.

10) Sobre os quadrinhos expostos a seguir, assinale o que for CORRETO. 01. Da fala do primeiro quadrinho, infere-se que a informação contida na primeira oração já era partilhada pelos personagens naquele momento, mas a informação presente na segunda oração foi nova para Calvin. 02. Considere o último quadrinho. O pedido do pai é um indício de que o que a mãe de Calvin tinha falado não era mentira. 04. No terceiro quadrinho, temos a conjunção subordinativa “como” com o mesmo valor semântico da locução “já que” empregada na primeira oração constante na tira. 08. O verbo “saber” aparece no segundo e no último quadrinhos com o significado de “ter habilidade ou capacidade para fazer algo”. 16. Temos, entre as orações apresentadas no terceiro quadrinho, uma indicativa de modo e uma indicativa de tempo

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