Apostila preparatória para Vestibular - 17 gramatica

Apostila preparatória para Vestibular - 17 gramatica

(Parte 5 de 6)

Inclusão para a Vida Gramática

PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC 15

AULA 12

O pronome "SE" O pronome "se" aparece na frase como:

1. Pronome Reflexivo Os dois amam-se como irmãos./Elas deram-se as mãos. 2. Partícula Apassivadora Sabe-se que há pessoas safadinhas./Doam-se aulas de Gramática.

3. Índice de Indeterminação do Sujeito Aqui se vive bem./Precisa-se de serventes.

4. Partícula Expletiva ou de realce As moças sorriram-se agradecidas./O povo riu-se ao ouvir tantas asneiras. 5. Parte integrante de verbos Ele queixou-se do assunto./Maria referiu-se ao pai. 6. Substantivo O se é a palavra que estamos estudando.

7. Conjunção Subordinativa Se você não ficar quieto, não vai aprender a lição.

O pronome "QUE" 1. Advérbio Que fria está sua sala!

2. Substantivo Há um quê de censura no ar. 3. Preposição Tinha que estudar 4. Interjeição Quê! Ela acreditou nisso? 5. Conjunção Penso que está tudo ok. 6. Pronome Adjetivo Que notícia incrível 7. Pronome Interrogativo Que você quer comigo? 8. Pronome Relativo A candidata que treinei foi aprovada. 9. Partícula Expletiva ou de Realce Que nome que te deram?

1. Classifique a palavra se nestas frases: a) Ignorávamos se ele voltaria um dia à nossa casa. b) As pernas do velho encolheram-se debaixo do lençol. c) Ele se fez doutor ainda jovem e orgulha-se disso. d) Obtiveram-se ótimos resultados. e) Ele convenceu-se disso muito cedo. f) Só faremos o acordo se houver segurança na transação. g) Lá se vão os garotos. h) Os jogadores abraçaram-se felizes.

2. Identifique as funções do que nas frases abaixo: a) A demora era tanta que desistimos de esperar. b) As fotografias que vimos eram fantásticas! c) Quê! Você suspeita de mim? d) Você sabe que horas são agora no Japão? e) Os pais têm que dialogar com os filhos. f) A decoração da casa tinha um quê de extravagante.

Tarefa Mínima #

01. Em que oração a palavra "que" é um pronome relativo? a) Observei um quê de desconfiança em seu olhar. b) Que resultados você espera com essa atitude? c) A família é que lhe pagava todos os gastos. d) O itinerário que seguimos era o mais próximo. e) Não te intimides que há outros menos capazes.

02. Identifique a frase em que a palavra "se" é pronome apassivador. a) Viaja-se pelas praias brasileiras no verão. b) Os namorados acomodaram-se no sofá, em silêncio. c) Deixou-se abater com a notícia de sua partida. d) Proibiam-se as queimadas por todo o território. e) Vivia-se tranqüilo naqueles confins da serra.

Já que a mamãe está doente, esta noite eu farei o jantar você sabe cozinhar?

É claro que eu sei.

Como você pode ver, eu sobrevivi durante dois anos fazendo a minha própria comida, quando morava sozinho, na época da faculdade.

A mamãe disse que você comia salsicha enlatada no café da manhã, almoço e jantar.

Sua mãe não estava lá. Então, ela não sabe de nada. Pega o abridor de latas, por favor?

QUADRINHOS O MELHOR DE CALVIN / Bill Watterson

O Estado de São Paulo, São Paulo, 12 jul. 2002. 2. cad.

Inclusão para a Vida Gramática

PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC 16

03. Em que frase a palavra "se" é índice de indeterminação do sujeito? a) Aqui se aceitam encomendas de doces e salgados. b) O passante escondeu-se da chuva repentina. c) Neste restaurante italiano, come-se bastante bem. d) Os dois garotos protegiam-se da forte ventania. e) Liquidaram-se as dívidas em pouco tempo.

Tarefa Complementar #

01. (Fesp-SP) A classificação entre parênteses da palavra "que" está errada em: a) Tenho que comprar novos sapatos. (preposição) b) Quê! Você não quer sair daqui?!? (interjeição) c) Que bela apresentação, meu filho! (advérbio) d) Vamos para casa, que está chovendo. (preposição) e) Vou descobrir o quê da questão. (substantivo)

02. (U.E.Ceará) Em: "E então dormi tão depressa que nem sei como foi...", a palavra destacada é uma conjunção: a) explicativa b) integrante c) final d) consecutiva e) causal

03. (U.E. Londrina-PR) Na frase: "Não sei se ela aceitará o vale", a palavra "se" classifica-se como: a) conjunção subordinativa condicional b) conjunção subordinativa integrante c) pronome pessoal oblíquo d) pronome pessoal reflexivo e) pronome apassivador

04. Considerando as palavras sublinhadas nas frases abaixo, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

I. Imaginemos que (1) o mundo inteiro esteja em paz. I. Durante a tarde, os manifestantes que (2) reivindicavam melhorias salariais foram às ruas protestar contra o governo, que (3) parecia não lhes dar ouvidos. I. As desilusões que (4) ele sofreu justificam as decisões que (5) toma hoje em dia.

01. Em I, a palavra destacada é conjunção coordenativa, pois estabelece relação entre duas orações independentes entre si. 02. O antecedente de que (2) é “manifestantes” e a palavra que (2) representa o agente do verbo “reivindicar”. 04. Em I, que (4) é pronome relativo e pode ser substituído, sem alteração de sentido, por “as quais”. 08. O verbo “toma”, em I, tem como sujeito que (5) cujo antecedente é “decisões”. 16. Em I, que (3) inicia uma oração que tem como função restringir o significado de “governo”, especificando de que governo se trata.

Mesmo

Elas mesmas resolverão o caso. Ela não sabia disso mesmo.

Junto

Juntos iremos longe. Iremos junto com ele.

Anexo

As cartas seguem anexas. As cartas seguem em anexo.

Próprio Eles próprios assaltaram o caixa. Incluso As fotos estão inclusas no processo.

Quite Estou quite com você. Leso Cometeu crimes de lesas-pátrias.

Obrigado

Muito obrigada, diz a menina. Muito obrigado, diz o menino.

Tal

O filho é tal qual o pai. Os filhos são tais quais os pais. O filho é tal quais os pais. Os filhos são tais qual o pai.

Menos Ela estava menos calma que ontem.

Pseudo As pseudo-atrizes foram presas.

Monstro Elas são um monstro. Alerta Fiquemos alerta ao combate.

Só Só as meninas foram embora. As meninas ficaram sós.

Meio Maria estava meio doente.

Os fins não justificam os meios. Comi somente meia melancia.

Bastante Eles estão bastante apaixonados. Comemos bastantes pêras.

Proibido É proibida a entrada de pessoas feias. É proibido entrada de pessoas feias.

Caro Compra caro os presentes. (adv.) Compra os presentes caros. (adj.)

Longe Andei por longes terras. (adj.) Estavam longe de nós. (adv.)

a) Os religiosos mantinham alma e corações(aberto)
f) A formanda comprou vestido e meias(preto)
g) Comi pão e pêras(maduro)
h) Coqueiro e palmeira(alto)
i) O poeta apreciava chapéus e gravatas(escuro)
q) Cerveja é(bom)
r) Atenção é(necessário)
t) Era meio-dia e(meio)

1. Faça a pequena lista de exercícios, completando as frases com o adjetivo entre parênteses e efetuando a correta concordância. Fique atento à posição do adjetivo. b) O aluno apresentava leitura e escrita _ de defeitos. (cheio) c) Escolheste _ lugar e hora para fazer chacotas. (inadequado) Escolheste _ hora e lugar para fazer chacotas. (mau) d) _ rosas e cravos enfeitam o altar. (belo) e) Cravos e rosas _ enfeitam o altar. (belo) j) Deodato trajava _ calça e blusa. (claro) l) Todos ficaram de olho _ americano e asiático. (no mercado) m) Todos ficaram de olho _ americano e no asiático. (no mercado) n) _ lhes remeto as declarações do imposto. (Anexo) o) Seguem em _ os dois recibos pedidos. (anexo) p) Li _ livros este ano. (bastante) s) É _ a dedicação de todos. (necessário) u) A menina é _ os irmãos. (tal qual) v) Joana e Lúcia foram _ precipitadas. (meio) x) Muito _, disse a aluna. (obrigado) y) Porque tinha pouco dinheiro, fui à feira e comprei _ uva, _ tomate, _ azeitona e confesso que fiquei _ deprimida. (meio) z) Confesso que havia livros _ para nós dois. (bastante)

Tarefa Mínima #

1. Há concordância inadequada em: a) campos e restingas devastadas. b) restingas e campos devastadas. c) campo e restinga devastados. d) restingas e campo devastado. e) restingas e campo devastados.

AULA 13

Inclusão para a Vida Gramática

PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC 17

2. Observe as palavras destacadas e assinale as proposições corretas quanto à flexão. 01. Usava camisa e calças verde-limão. 02. Sou testemunha de que eles falaram bastantes coisas injustas. 04. É proibida a presença de estranhos. 08. Mandarei fazer os cartõezinhos numa pequena gráfica do interior. 16. Jânio Quadros proibiu o uso de lança-perfumes no Brasil. 32. Todos já sabiam o resultado, menas as duas irmãs de Rodolfo.

3. Quais frases estão de acordo com a modalidade culta? 01. Admiramos a cultura e a música latinas. 02. O televisor e o rádio importado foram entregues à polícia. 04. Comprou vestidos e blusas exóticas. 08. Admiramos o exército e a marinha brasileiros. 16. Servi-lhes champanha e porco assados. 32. Alimentavam-se apenas de milho e carne suínos.

4. Considerando as regras de concordância nominal, assinale a frase cuja palavra destacada em negrito está CORRETA. a) Os seguintes princípios devem estar presente: servir a todos, sem distinção, e ser honesto. b) A aula só acabou quando já era meio-dia e meio. c) No exercício da advocacia, é necessário persistência. d) Saiba, prezado professor, que Vossa Senhoria é muito estimada por todos os alunos deste curso. e) Infelizmente só consegui comprar um quilo e duzentas gramas de camarão.

Tarefa Complementar #

1. Em que casos a forma entre parênteses deve ficar no plural? 01. O advogado se muniu de argumentos (bastante) para inocentar seu cliente. 02. Seguem (anexo) os comprovantes solicitados. 04.Eles ( mesmo) admitiram que tudo não passou de farsa. 08. Os livros estão muito (caro). 16. Eles vestiram calças (cinza). 32. Encontraram os portões (meio) abertos. 64. Os brinquedos de madeira custam mais (barato).

2. Assinale a alternativa em que a concordância nominal da frase não atende às normas: 01. Houve bastantes propostas, mas nenhuma agradou aos participantes. 02. As crianças só se queixavam quando os pais as deixavam sós. 04. O cabo exigia que as sentinelas se mantivessem alerta e meio escondidas. 08. Encontrou semimortos pai e filho, bastante feridos no acidente. 16. Perdido na ilha, alimentava-se de frutas e carne caprinas, que ali abundavam.

3. Que frases estão de acordo com a modalidade culta? 01. É necessário a tua participação. 02. Não era permitida nenhuma participação. 04. É proibido a passagem de alunos pelo corredor. 08. É preciso calma nesta hora. 16. Será permitida votação em segredo. 32. É necessário paciência.

AULA 14

CONCORDÂNCIA VERBAL Exercícios de Sala #

1. A frase cuja concordância verbal está de acordo com as normas gramaticais é: a) Se houvesse mais homens honestos, não existiriam tantas brigas por justiça. b) Filmes, novelas, boas conversas, nada o tiravam da apatia. c) É precaríssima as condições do prédio. d) Não veio daí os males sofridos pela sociedade brasileira. e) Houveram dificuldades para eu assumir o cargo.

04. Como faziam dois anos que a produção estavadiminuindo,

2. Marque a(s) frase(s) que esteja(m) correta(s) quanto à concordância verbal e dê o valor total. 01. Tratava-se de detalhes pouco precisos. 02. Devem haver bons motivos para tanta euforia. não haviam peças para todos os clientes. 08. Por falta de verbas, foram suspensas, ainda que com atraso, as experiências para a criação de cabras em recintos fechados. 16. Vossa Excelência, ministro da Saúde, haverá de sustar esses projetos inúteis. 32. Aquilo são lembranças de um passado comprometedor para Zuleide.

Tarefa Mínima #

implantação do projeto de informatização naquelaindústria.

1. Analise as expressões destacadas e assinale as frases corretas. Depois dê o valor total. 01. Amanhã irão fazer vinte anos que me formei. 02. Comprariam-se alguns equipamentos necessários à 04. Queira ou não, o presidente do Congresso, o risco de que se repitam os erros do passado recente são reais. 08. O ex-comandante do exército não perdoa ao Ministro, a quem acusou de discriminar militares ainda na ativa. 16. Há palavras que se falam à toa e vazias de sentido.

2. Assinale a(s) frase(s) correta(s). 01. Ireis de carro tu, vossos primos e eu. 02. O pai ou o filho assumirá a direção da empresa. 04. Mais de um dos candidatos se insultaram. 08. Faz dez anos que ocorreram todos esses fatos. 16.Faz dez anos que não passamos por aqui. 32. Qual de nós irá sair com você?

3. Marque a(s) alternativa(s) gramaticalmente correta(s), quanto à concordância verbo-nominal. 01. Esta jovem, ela próprio irá a Brasília avistar-se com o presidente. 02. É necessário a paciência de todos para superarmos esses problemas. 04. Menos festas, mais trabalho! 08. A poesia que desejas está na página vinte e um. 16. Eram perto do meio-dia, quando Mônica chegou. 32. Não se ouviam murmúrios na sala. 64. Aconteceu, ontem, alguns fatos interessantes.

Tarefa Complementar #

1. Assinale a alternativa em que a concordância verbal está correta. a) Sempre haverão vozes discordantes. b) Vão fazer três anos, a contar do momento em que comecei o projeto. c) Deram duas horas a torre, é agora! d) Deu duas horas na torre, é agora! e) Hão de trazer o que me prometeram! Ora se hão!

2. Dentre as proposições abaixo, algumas ferem a norma padrão. Assinale aquelas que não apresentam desvio gramatical. 01. Se todos houvessem seguido as normas, não haveria tantas reclamações. 02. O desrespeito à natureza é tanto que, naquele lugar, já não existem animais daquela espécie.

Inclusão para a Vida Gramática

PRÉ-VESTIBULAR DA UFSC 18

04. Havia apenas uma saída para o problema, mas outras poderiam haver caso analisássemos o problema com mais calma. 08. O desafio que me refiro implica em fazer escolhas. 16. Restabelecer-se-iam, de imediato, as ligações, se houvessem técnicos de plantão.

3. Considere os trechos I e I:

I. Se eu pagar a comissão que eles exigem pra eu poder continuar trabalhando na arquibancada, onde o pessoal tem mais grana, não sobra nada pra mim. NEVES, Amilcar. Relatos de sonhos e de lutas.

lágrimas poucas e caladas

I. (a) A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não lhe admira lhe saltassem algumas [...] (b) Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã. ASSIS, Machado de. Dom Casmurro.

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. No trecho I, todas as palavras sublinhadas são pronomes. 02. No trecho I (a), ambas as palavras sublinhadas têm por função indicar posse. 04. No trecho I, o vocábulo onde, que inicia uma oração subordinada, refere-se a mais grana. 08. No trecho I (b), as palavras sublinhadas introduzem comparações.

4. Considere os textos a seguir:

I - “Conversam o carcereiro e o assassino de alta periculosidade.

Carcereiro: – E agora, o que vai fazer?

– Matar o tempo!”

I - “Na guerra, o general estimula seus soldados antes da grande batalha: – Não esqueçam, ao avistar o inimigo, pensem logo no lema de nossa tropa: Ou mato ou morro. Dito e feito. Quando encontraram os inimigos, metade do batalhão correu para o mato; o restante, para o morro.” I -

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ILARI, Rodolfo. Introdução à semântica: brincando com a gramática.

“deixe”, no texto I, são indeterminados

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. O elemento responsável pelo resultado humorístico no texto I é a quebra de expectativa do interlocutor em relação ao sentido do verbo “matar” usado pelo assassino; no texto I, a graça está na confusão provocada pela mudança de classe gramatical e de sentido das palavras “mato” e “morro”. 02. No texto I, a expressão “dito e feito” indica que os soldados corresponderam plenamente à expectativa do general quanto às atitudes da tropa sob seu comando. 04. Tanto o sujeito de “conversam”, no texto I, como o sujeito de 08. No texto I, “vai fazer” é uma forma alternativa de “fará” para indicar o tempo futuro do presente. 16. Os três textos apresentam verbo no modo imperativo.

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