Telecurso 2000 Química Nível Médio - qui28

Telecurso 2000 Química Nível Médio - qui28

AULA 28

O que vocΠvai aprender

28 A U L A lSímbolos de elementos lFórmulas de compostos fiO que Ø Ætomo fiO que Ø molØcula fiA matØria Ø formada de Ætomos fiElemento químico fiSubstância simples e composta

VocŒ jÆ aprendeu que existem milhıes de substâncias diferentes. E que cada uma delas tem suas propriedades típicas. Apesar de existirem milhıes de diferentes substâncias, elas sªo formadas só com os 92 tipos de Ætomos que existem naturalmente. Por exemplo, um pedaço de ferro Ø formado por Ætomos de ferro, um pedaço de cobre Ø formado por Ætomos de cobre, o oxigŒnio do ar Ø formado por Ætomos de oxigŒnio, a Ægua, de Ætomos de hidrogŒnio e de oxigŒnio, e assim por diante.

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1

Como Ø possível existir milhıes de substâncias diferentes se elas sªo todas feitas com os 92 tipos de Ætomos?

Usa-se o símbolosímbolosímbolosímbolosímbolo para representar o elemento químico. Dessa maneira, pessoas que falam línguas diferentes podem se comunicar facilmente. Usando os símbolos, os químicos brasileiros conseguem se comunicar com os químicos americanos, alemªes, ingleses, franceses, etc. Os nomes dos elementos sªo diferentes em cada língua, mas os símbolos sªosímbolos sªosímbolos sªosímbolos sªosímbolos sªo iguaisiguaisiguaisiguaisiguais.

Como os químicos se comunicam?

Seria bom jÆ saber

Isto lhe interessa

AULA28

Para escrever os símbolos, as pessoas do mundo inteiro usam as letras do alfabeto romano. Assim, o símbolo do hidrogŒnio Ø H na China, no Japªo, ou em qualquer outro país do mundo.

Mesmo para vocŒ, que nªo Ø químico mas estÆ estudando um pouco de

Química, facilita muito conhecer os símbolos. É como se o símbolo fosse o apelido do elemento. Por exemplo, Ø muito mais fÆcil falar “PELÉ” do que Edson Arantes do Nascimento. JÆ imaginou um locutor de futebol irradiando o jogo e falando os nomes de todos os jogadores? Acontece a mesma coisa em Química. É muito mais prÆtico falar e escrever símbolos para descrever uma reaçªo do que o nome complicado dos elementos.

A maioria dos símbolos Ø escrita com a primeira letra do nome do elemento.

Às vezes, usam-se duas letras. Por exemplo, o símbolo do cobalto Ø Co, o do níquel Ø Ni, etc. O símbolo Ø geralmente escrito com a primeira letra maiœscula e a segunda minœscula, do nome do elemento. Alguns símbolos sªo escritos com letras que nªo estªo nos nomes. Por exemplo, o símbolo da prata Ø Ag. Isso acontece quando os símbolos sªo tirados dos nomes dos elementos em latim. O símbolo da prata Ø Ag porque prata em latim Ø argentum. Nesta tabela estªo os símbolos dos elementos que apareceram no Volume 1:

FósforoPPPPP, porque em latim Ø phosphorus. PrataAgAgAgAgAg, porque em latim Ø argentum. OuroAuAuAuAuAu, porque em latim Ø aurum. CobreCuCuCuCuCu, porque em latim Ø cuprum. ChumboPbPbPbPbPb porque em latim Ø plumbum.

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2 Classifique os elementos da tabela em metais e nªo-metais.

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3 Quais elementos da tabela sªo gases na temperatura ambiente?

Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4 Escreva o nome de compostos derivados de alguns dos elementos da tabela.

Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5

Pense nos materiais do seu dia-a-dia. Cite pelo menos trŒs que sªo feitos com alguns elementos da tabela.

NomeNomeNomeNomeNome SímboloSímboloSímboloSímboloSímbolo CÆlcio Ca Crômio Cr Ferro Fe Cobalto Co Níquel Ni Cobre Cu Zinco Zn Prata Ag Estanho Sn Ouro Au Mercœrio Hg Chumbo Pb

NomeNomeNomeNomeNome SímboloSímboloSímboloSímboloSímbolo HidrogŒnio H HØlio He Carbono C NitrogŒnio N OxigŒnio O Neônio Ne Sódio Na Alumínio Al Silício Si Fósforo P Cloro Cl Enxofre S Argônio Ar

AULA28

Quando os elementos químicos estªo listados numa tabela, eles nªo estªo em ordem alfabØtica. Os elementos estªo geralmente na ordem das massasmassasmassasmassasmassas dos Ætomos.

Quando se trata de substâncias, em vez de símbolo, falamos em fórmulaórmulaórmulaórmulaórmula. Assim, no oxigŒnio da atmosfera existem molØculas formadas por dois Ætomos.

Para representar a fórmula de uma substância, escreve-se o símbolo do elemento presente na substância e um nœmero do lado direito, que indica a quantidade de Ætomos presentes na molØcula.

Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6 Como Ø a fórmula do nitrogŒnio do ar?

E quando a substância tem Ætomos diferentes, como se escreve?

Quando a substância tem Ætomos diferentes, Ø praticamente a mesma coisa.

Pense, por exemplo, em como vocŒ escreveria a fórmula da Ægua. Lembre-se de que a Ægua tem dois Ætomos de hidrogŒnio e um Ætomo de oxigŒnio.

Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7 Como Ø a fórmula do monóxido de carbono?

As fórmulas das substâncias precisam ser escritas de tal modo que qualquer pessoa, olhando para ela, tenha as informaçıes sobre os Ætomos presentes e a proporçªo entre eles.

A fórmula da Ægua, que Ø H2O, vale para qualquer país. Se nªo existisse essa fórmula, o brasileiro iria falar “Ægua”; o inglŒs “water”; o alemªo, “Wasser”; o francŒs “eau”; o japonŒs, “mizu” e o Ærabe, “maia”. Nªo seria complicado? Nªo

Ø muito mais fÆcil escrever H2O?

lSímbolosSímbolosSímbolosSímbolosSímbolosquímicos sªo representaçıes dos elementos químicos por meio da

AULA28VocΠprecisa saber primeira letra do elemento ou da primeira letra e de mais uma.

lOs símbolos químicos sªo uma notaçªo internacionalnotaçªo internacionalnotaçªo internacionalnotaçªo internacionalnotaçªo internacional criada para facilitar a comunicaçªo entre químicos.

lFórmulasFórmulasFórmulasFórmulasFórmulasquímicas representam as substâncias puras. Indicam quantos

Ætomos de cada tipo formam a molØcula da substância. lOs elementos químicos sªo geralmente escritos na ordem dos nœmerosnœmerosnœmerosnœmerosnœmeros atômicosatômicosatômicosatômicosatômicos, que vªo de 1 atØ o œltimo elemento conhecido. Os nœmeros atômicos seguem mais ou menos a ordem crescente das massas dos Ætomos dos elementos.

Procura-se formar os símbolos dos elementos químicos com a primeira letra do nome do elemento. Como o alfabeto latino só tem 26 letras e como sªo conhecidos mais de cem elementos, considerando os artificiais, Ø claro que na maioria dos casos nªo dÆ para usar apenas a primeira letra. Usa-se entªo tambØm a segunda letra do nome do elemento. Se isso tambØm der em repetiçªo de símbolo, usa-se a terceira letra no lugar da segunda. Por exemplo, o símbolo dos elementos cÆlcio, cobalto, cobre e crômio nªo Ø C, porque C jÆ Ø o símbolo do carbonocarbonocarbonocarbonocarbono. Por isso os símbolos sªo, respectivamente, CaCaCaCaCa, CoCoCoCoCo, CuCuCuCuCu e CrCrCrCrCr. Note que, no caso do cobre, foi usado o nome em latim, cuprum.

Nos símbolos dos elementos químicos, a primeira letra Ø sempre maiœscula,e a segunda, minœscula. É muito importante seguir essa norma para nªo dar confusªo. Veja a diferença entre

CoCo Co Co Co e COCOCOCOCO

No primeiro caso temos o símbolo do elemento cobaltocobaltocobaltocobaltocobalto. No segundo caso temos a fórmula do monóxido de carbonomonóxido de carbonomonóxido de carbonomonóxido de carbonomonóxido de carbono, com os símbolos dos elementos carbono (C) e oxigŒnio (O). Um Ætomo de carbono estÆ ligado a um Ætomo de oxigŒnio, formando a molØcula de monóxido de carbono.

A fórmula do gÆs carbônico ou dióxido de carbono Ø CO2. Poderíamos escrever COO ou OCO. Mas, quando um elemento Ø repetido, indica-se isso por um nœmero à direita do símbolo do elemento repetido. Esse nœmero deve estar um pouco rebaixado. Escrevemos CO2 e nunca CO2.

oO que sªo símbolos químicos. oOs símbolos de alguns elementos. oPor que os símbolos sªo importantes. oComo se escreve uma fórmula. oIdentificar os elementos presentes num composto.

Vamos pensar mais

Agora eu sei

AULA28

Vamosexercitar

Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8 O que sªo símbolos químicos? DŒ trŒs exemplos.

Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9

No quadro de letras a seguir estªo os nomes de quinze elementos. Eles podem estar na horizontal, da esquerda para a direita ou vice-versa, ou na vertical, de cima para baixo e de baixo para cima. Escreva os nomes dos quinze elementos com os respectivos símbolos.

Exercício 10Exercício 10Exercício 10Exercício 10Exercício 10

Complete o quadro abaixo colocando, ao lado de cada fórmula, os nomes dos Ætomos que formam a substância:

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1 O que Ø fórmula de uma substância? DŒ trŒs exemplos.

Exercício 12Exercício 12Exercício 12Exercício 12Exercício 12 Explique a diferença entre N2 e 2N.

Exercício 13Exercício 13Exercício 13Exercício 13Exercício 13 Para representar duas molØculas de nitrogŒnio deve-se escrever 2N2 ou N2?

Exercício 14Exercício 14Exercício 14Exercício 14Exercício 14

Dadas as fórmulas H2SO4, Cl2, CaO, escolha aquela que: a)a)a)a)a)contØm o elemento cÆlcio.

b)b)b)b)b)contØm apenas um elemento. c)c)c)c)c)contØm sete Ætomos. d)d)d)d)d)contØm o elemento enxofre. e)e)e)e)e)representa a molØcula de uma substância simples.

Fórmula da substânciaFórmula da substânciaFórmula da substânciaFórmula da substânciaFórmula da substânciaNomes dos Ætomos constituintesNomes dos Ætomos constituintesNomes dos Ætomos constituintesNomes dos Ætomos constituintesNomes dos Ætomos constituintes CO

Exercício 15Exercício 15Exercício 15Exercício 15Exercício 15 O que representa CO2? E o que significa o algarismo 2?

Exercício 16Exercício 16Exercício 16Exercício 16Exercício 16 Represente:

a)a)a)a)a)Um Ætomo de hidrogŒnio. b)b)b)b)b)Uma molØcula de hidrogŒnio. c)c)c)c)c)Dois Ætomos de carbono. d)d)d)d)d)TrŒs molØculas de dióxido de carbono. e)e)e)e)e)Dois Ætomos de oxigŒnio. f)f)f)f)f)Quatro molØculas de Ægua.

Exercício 17Exercício 17Exercício 17Exercício 17Exercício 17 Escreva a fórmula da molØcula de Ægua e responda:

a)a)a)a)a)Quantos Ætomos existem nessa molØcula? Quais sªo eles? b)b)b)b)b)Quantos Ætomos de hidrogŒnio existem em trŒs molØculas de Ægua? c)c)c)c)c)Quantos Ætomos de oxigŒnio existem em seis molØculas de Ægua?

Exercício 18Exercício 18Exercício 18Exercício 18Exercício 18

Sabendo que a fórmula do Æcido sulfœrico Ø H2SO4, responda: a)a)a)a)a)Quantos Ætomos de hidrogŒnio existem na molØcula do Æcido sulfœrico? b)b)b)b)b)Quantos Ætomos de enxofre existem em duas molØculas de Æcido sulfœrico? c)c)c)c)c)Como se representam trŒs molØculas de Æcido sulfœrico? d)d)d)d)d)Quantos Ætomos de oxigŒnio existem em trŒs molØculas de Æcido sulfœrico?

Comentários