Telecurso 2000 Química Nível Médio - q15d

Telecurso 2000 Química Nível Médio - q15d

15AULA15 AULA lO que Ø fogo lO que Ø queima lO que acontece quando uma substância queima lTemperatura de igniçªo lTemperatura de fulgor

fiExiste oxigŒnio no ar fiOxigŒnio ajuda a queima fiO que Ø combustível fiQuais sªo os combustíveis mais comuns fiO que Ø chama

Foi dada a primeira aula sobre proteçªo contra incŒndios. Sendo um curso de treinamento prÆtico, na primeira aula foram tratadas as questıes mais prÆticas.

Mas Ø importante entender mais profundamente o que acontece quando um material pega fogo, porque isso pode ajudar vocŒ a resolver algum problema de maneira mais segura.

Para acender o fogo Ø preciso juntar calor, oxigŒnio e combustível. Se faltar um deles, o fogo nªo acende. Mas, como Ø que se forma o fogo?

Qualquer matØria Ø formada por partículas. As partículas do combustível se ligam às partículas do oxigŒnio. Nessa uniªo, sai calor. O calor que sai Ø tanto que libera luz.

É um fenômeno semelhante ao que acontece quando se esquenta um pedaço de ferro no fogo. Depois de um tempo, o ferro fica vermelho. O vermelho, na verdade, Ø luz que o ferro estÆ emitindo por causa do calor que ele recebeu.

Portanto, o fogo Ø um fenômeno que acontece quando as partículas da matØria se ligam às partículas do oxigŒnio e soltam calor e luz.

fogo= calor + luzfogo = calor + luzfogo = calor + luzfogo = calor + luzfogo = calor + luz

Mas, por que existem combustíveis que pegam fogo com facilidade e outros que sªo mais difíceis de pegar fogo?

As queimadas propagam-se porque o calor logo passa para outras plantas da área.

O que vocΠvai aprender

Seria bom jÆ saber

Isto lhe interessa

Quando pega fogo?

AULASe forem colocadas trŒs substâncias diferentes em cima

de uma placa metÆlica e essa placa for aquecida devagar numa chapa elØtrica, uma das substâncias vai começar a queimar, depois a outra e, finalmente, a terceira. Essa experiŒncia mostra que as trŒs substâncias começam a queimar em temperaturas diferentes.

Cada substância tem uma temperatura em que pega fogo. Se ela for aquecida atØ essa temperatura e tiver oxigŒnio em volta, a substância se inflama.

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1

O que acontece se essas mesmas substâncias forem aquecidas fortemente num ambiente onde só tem nitrogŒnio?

Essa temperatura na qual a substância se inflama, na presença de oxigŒnio,

Ø chamada temperatura de igniçªotemperatura de igniçªotemperatura de igniçªotemperatura de igniçªotemperatura de igniçªo. Por exemplo, a temperatura de igniçªo do Ælcool Ø 510oC. Isso quer dizer que se vocŒ aquecer o Ælcool a essa temperatura, ele pega fogo. Nªo precisa acender com fósforo.

lPor que, quando pomos fogo no Ælcool, nªo precisamos aquecer nada?

Qualquer combustível líquido, como Ælcool, querosene, gasolina, mesmo abaixo da temperatura de igniçªo, tem vapores na sua superfície. Se vocŒ chegar perto desses líquidos com a chama de um fósforo, algumas partículas desses vapores devem se aquecer. Elas atingem a temperatura de igniçªo e pegam fogo.

Pegando fogo em algumas, elas queimam e soltam calor. Esse calor vai esquentar mais partículas. Logo outras partículas pegam fogo e assim por diante.

Isso acontece se a temperatura do Ælcool estiver acima do que nós chamamos de ponto de fulgoponto de fulgoponto de fulgoponto de fulgoponto de fulgor.

Na temperatura de igniçªo vocŒ nªo precisa de chama. No ponto de fulgor, vocŒ precisa de chama. Vamos ver o que acontece quando vocŒ aproxima uma chama do Ælcool.

LCOOLLCOOLLCOOLLCOOLLCOOL +++++ CHAMACHAMACHAMACHAMACHAMA ===== NADANADANADANADANADAACONTECEACONTECEACONTECEACONTECEACONTECE
LCOOLLCOOLLCOOLLCOOLLCOOL +++++ SEMSEMSEMSEMSEMCHAMACHAMACHAMACHAMACHAMA ===== FOGOFOGOFOGOFOGOFOGO

calor combustível 1combustível 2combustível 3

AULA ExperiŒnciaExperiŒnciaExperiŒnciaExperiŒnciaExperiŒncia

Para vocŒ entender bem como o calor Ø importante para acender ou apagar o fogo, faça a seguinte experiŒncia:

fiArrume um fio de cobre bem grosso.

fiFaça uma espiral de tamanho tal que o seu dedo entre dentro da espiral, como mostra a figura ao lado.

fiAcenda uma vela bem fininha (vela de bolo de aniversÆrio).

fiCubra a chama da vela com a espiral de cobre.

lPor que a vela apagou?

O cobre Ø um metal que conduz calor facilmente. Quando vocŒ coloca o cobre em volta da chama, o cobre absorve o calor dos vapores da parafina da vela. Os vapores esfriam. A temperatura dos vapores cai abaixo da temperatura de igniçªo da parafina e, por isso, a vela apaga.

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2

O que vocŒ pode explicar fazendo a mesma experiŒncia mas, desta vez, usando uma espiral de cobre aquecida antes de colocÆ-la na chama da vela?

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3

Antes de fazer essa nova experiŒncia leia a lista de cuidados que devem ser tomados e dŒ a sua opiniªo.

CUIDADOSCUIDADOSCUIDADOSCUIDADOSCUIDADOSSUASUASUASUASUAOPINIOOPINIOOPINIOOPINIOOPINIˆO
Fazer a experiŒncia no mesmo lugar
Usar a mesma vela
Usar fios de cobre diferentes
Fazer as duas experiŒncias na mesma hora
Fazer as experiŒncias com velas de tamanhos diferentes

espiral de cobre fria espiral de cobre aquecida vela acesa vela

AULACada combustível tem uma temperatura em que ele pega fogo. TŒm substâncias que se inflamam mais facilmente, enquanto outras precisam de um aquecimento mais forte.

Quando a substância Ø aquecida atØ a temperatura de igniçªo, ela pega fogo, mesmo nªo tendo nenhuma chama por perto.

O ponto de fulgor de uma substância Ø a temperatura em que ela pega fogo quando tiver uma chama. Se a substância for resfriada abaixo do ponto de fulgor, ela nªo pega fogo, mesmo que se coloque uma chama. É por isso que substâncias inflamÆveis devem ser sempre guardadas em lugar fresco e ventilado.

VocŒ precisa saber lO fogofogofogofogofogo Ø o resultado de uma queimaqueimaqueimaqueimaqueima.

lQuando um combustível queima, partículas de oxigŒnio reagem com partículas do combustível e temos o fogo.

lNa queima Ø produzido calorcalorcalorcalorcalor e luzluzluzluzluz. Nós sentimos o calor e vemos a chamachamachamachamachama, que se deve à luz produzida.

lFogo Fogo Fogo Fogo Fogo Ø calor calor calor calor calor e luzluzluzluzluz.

lQuando uma substância queima, sªo vapores dessa substância, ou vapores produzidos por essa substância, que queimam.

lTemperatura de igniçªoTemperatura de igniçªoTemperatura de igniçªoTemperatura de igniçªoTemperatura de igniçªo Ø a temperatura atØ a qual se precisa aquecer um combustível para ele pegar fogo, sem necessidade de uma chama.

lTemperatura de fulgoTemperatura de fulgoTemperatura de fulgoTemperatura de fulgoTemperatura de fulgorrrrr Ø a temperatura atØ a qual se precisa aquecer um combustível para ele pegar fogo quando se aproxima dele uma chama.

Quando um combustível queima, partículas de oxigŒnio reagem com partículas do combustível. É produzido calor, que nós sentimos, e Ø produzida luz, que nós vemos como uma chama.

Para uma substância queimar, precisa-se de oxigŒnio e de calor. Geralmente esse calor Ø fornecido por uma chama. Isso acontece, por exemplo, quando colocamos fogo em folhas de jornal com um fósforo. Nesse caso, o papel começa a queimar numa ponta e o calor produzido passa para o resto do papel e faz com que todo o papel queime. Nªo Ø necessÆrio acender todo o papel com um fósforo.

O fogo se propagafogo se propagafogo se propagafogo se propagafogo se propaga.

Na queima da maioria das substâncias forma-se principalmente gÆs carbônico e Ægua. Isso ocorre, por exemplo, com Ælcool, gasolina, querosene, papel, uma vela. Na queima de enxofre formam-se outras substâncias que nªo sªo gÆs carbônico e Ægua.

Mesmo que um combustível seja sólido ou líquido, o que queima sªo vapores desse combustível ou vapores produzidos por esse combustível. Isso fica claro na experiŒncia da vela. Quando se coloca a espiral de cobre em torno da chama, os vapores de parafina Ø que sªo esfriados e a vela apaga. Nªo hÆ necessidade de encostar a espiral de cobre no pavio ou na parafina sólida.

Vamos pensar mais

AULANa vela ocorre o seguinte: a chama aquece a parafina da parte de cima da vela. A parafina derrete, isto Ø, funde, vira líquido. O pavio da vela chupa a

parafina líquida para cima, para o meio da chama. Aí a parafina vaporiza, isto Ø, vira vapor. É esse vapor que queima. Para acender a vela precisa-se de um fósforo para começar a vaporizar a parafina. Depois, a própria chama da vela se encarrega de continuar vaporizando a parafina.

Se o que queima Ø vapor, um combustível precisa formar vapor para queimar. Isso depende da temperatura. Se a temperatura for muito baixa, muito pouco vapor Ø produzido. Entªo, o combustível nªo pega fogo de jeito nenhum, mesmo chegando perto de um fósforo aceso. Se aquecemos o combustível, mais vapor Ø formado. Aí sim, a chama de um fósforo pıe fogo no combustível. A temperatura mínima atØ a qual se precisa aquecer um combustível para ele pegar fogo, quando se aproxima uma chama dele, Ø a temperatura de fulgortemperatura de fulgortemperatura de fulgortemperatura de fulgortemperatura de fulgor. É a temperatura em que se forma vapor suficiente para a substância queimar.

Na temperatura de igniçªotemperatura de igniçªotemperatura de igniçªotemperatura de igniçªotemperatura de igniçªo nem Ø preciso uma chama para a substância pegar fogo. Ela pega fogo sozinha. Por isso o fogo pode começar numa casa vizinha de outra casa em que hÆ um incŒndio, mesmo que as chamas nªo cheguem a essa casa. Basta o calor.

A temperatura de igniçªo Ø sempre maior que a temperatura de fulgor. Cada substância tem uma temperatura de igniçªo e uma temperatura de fulgor. Essas sªo propriedades das substâncias. É importante conhecer essas temperaturas quando se trabalha com produtos inflamÆveis. Assim, dÆ para trabalhar com mais segurança.

¤O que acontece quando um combustível queima. ¤O que Ø produzido na queima.

¤O que acontece com o combustível na queima.

¤O que Ø temperatura de igniçªo.

¤O que Ø ponto de fulgor.

¤Como evitar a queima de uma substância que estÆ acima da temperatura de igniçªo.

¤Como evitar a queima de uma substância que estÆ acima do ponto de fulgor.

Agora eu sei

AULAExercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4 O que Ø fogo?

Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5 O que acontece com as partículas de oxigŒnio e do combustível na queima?

Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6 Quais sªo os elementos necessÆrios para acender o fogo?

Exercício7Exercício7Exercício7Exercício7Exercício7

Classifique cada uma das afirmaçıes a seguir como verdadeira(V) ou falsa(F): a)a)a)a)a)()Todos os combustíveis pegam fogo com a mesma facilidade. b)b)b)b)b)()Quando uma substância pega fogo, o que queima sªo os vapores dessa substância.

c)c)c)c)c)()Quanto mais alta Ø a temperatura, menor Ø a quantidade de vapor que se forma. d)d)d)d)d)()Temperatura de igniçªo Ø a mesma coisa que ponto de fulgor. e)e)e)e)e)()OxigŒnio Ø combustível.

Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8 O que acontece quando uma substância pega fogo?

Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9

Por que combustíveis no estado gasoso pegam fogo com mais facilidade que combustíveis sólidos?

Exercício 10Exercício 10Exercício 10Exercício 10Exercício 10 O que Ø temperatura de igniçªo?

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1 O que Ø ponto de fulgor?

Exercício 12Exercício 12Exercício 12Exercício 12Exercício 12 Qual Ø a diferença entre temperatura de igniçªo e ponto de fulgor?

Exercício 13Exercício 13Exercício 13Exercício 13Exercício 13 Qual Ø mais alta: a temperatura de igniçªo ou o ponto de fulgor?

Exercício 14Exercício 14Exercício 14Exercício 14Exercício 14 Analise a experiŒncia da espiral de cobre com a vela acesa e responda:

a)a)a)a)a)Por que a espiral de cobre fria apaga a vela? b)b)b)b)b)Por que, quando aquecida, a espiral de cobre nªo apaga a vela?

Exercício 15Exercício 15Exercício 15Exercício 15Exercício 15

Como se pode evitar a queima de uma substância que estÆ acima da temperatura de igniçªo?

Exercício 16Exercício 16Exercício 16Exercício 16Exercício 16

Como se pode evitar a queima de uma substância que estÆ acima do ponto de fulgor?

Vamos exercitar

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