Telecurso 2000 Química Nível Médio - q17c

Telecurso 2000 Química Nível Médio - q17c

17 AULA

Como escolher um extintor de incŒndio? lComo apagar fogo lTipos de incŒndios lTipos de extintores lO que fazer em caso de incŒndio? fiO que Ø fogo fiComposiçªo do ar atmosfØrico fiO que Ø combustível fiFontes de calor fiTemperatura de igniçªo fiPonto de fulgor

O bombeiro continua dando aulas sobre proteçªo contra incŒndios. O assunto da aula de hoje Ø o que devemos fazer para apagar um fogo. O fogo começa quando os trŒs elementos combustível, calor e oxigŒnio se juntam. Isso quer dizer que, se um desses elementos for retirado, o fogo apaga.

17 AULA

O que vocΠvai aprender

Seria bom jÆ saber

Isto lhe interessa oxigênio calor combustível

AULAPara apagar o fogo Ø só tirar um desses elementos. Portanto existem trŒs mØtodos de extinçªo do fogo:

ltirar o calor ltirar o oxigŒnio ltirar o combustível

Parece simples nªo Ø? Mas, na prÆtica a coisa nªo Ø nada simples. É uma operaçªo muito complicada e difícil! Porque vocŒ pode usar vÆrias coisas para executar esses trŒs mØtodos.

Por exemplo, tirar calor. Existem vÆrias maneiras de tirar calor. Depende do material que estÆ queimando. Existem vÆrios tipos de extintor de incŒndios. O tipo que vocŒ vai usar, vai depender do material que estÆ queimando.

Os incŒndios sªo classificados de acordo com as características dos materiais que queimam. Eles sªo divididos em trŒs classes principais:

CLASSECLASSECLASSECLASSECLASSEA-Materiais sólidos: madeira, carvªo, papel, tecido, borracha etc.
CLASSECLASSECLASSECLASSECLASSEB-Líquidos inflamÆveis (gasolina, tiner, óleos), graxas, gases. Todos

esses materiais queimam sem deixar resíduo após a queima.

CLASSECLASSECLASSECLASSECLASSEC-Equipamentos elØtricos, motores elØtricos, geradores, transfor-

madores etc. Após desligada a energia os equipamentos passam para a classe A.

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1

No quadro a seguir estªo descritos alguns procedimentos que uma pessoa deve tomar para apagar o fogo. Identifique o objetivo de cada um deles, tirar calor, tirar oxigŒnio ou tirar combustível.

PROVIDNCIAPROVIDNCIAPROVIDNCIAPROVIDNCIAPROVIDNCIATOMADATOMADATOMADATOMADATOMADA OBJETIVOOBJETIVOOBJETIVOOBJETIVOOBJETIVO
Jogar Ægua
Abafar o fogo com um cobertor
Fechar portas de salas onde hÆ fogo
Resfriar casas vizinhas
Jogar areia

Resfriamento É o mØtodo mais usado. É a retirada do calor do material incendiado, atØ o ponto que ele nªo queima mais ou nªo emite mais vapores.

Abafamento É o mØtodo de extinçªo mais difícil, a nªo ser em pequenos incŒndios, que podem ser abafados tampando vasilhames, cobrindo com panos ou cobertores.

Isolamento É uma maneira de evitar a propagaçªo do incŒndio, retirando para um local isolado tudo que ainda pode ser queimado.

Ao verificarmos uma sala em chamas, nªo podemos somente combatŒ-las.

Devemos, simultâneamente, retirar para local isolado tudo o que ainda pode ser queimado, limitando assim a propagaçªo do incŒndio.

AULA Agentes extintores

Agentes extintores sªo substâncias que podem ser sólidas, líquidas ou gasosas, e sªo utilizados para apagar um incŒndio, por resfriamento, abafamento ou acumulando os dois processos, o que Ø o mais comum. Existem 4 tipos de extintores:

lExtintor de Ægua lExtintor de gÆs carbônico lExtintor de pó químico lExtintor de espuma

Eles devem ser usados de acordo com o material que estÆ queimando.

Como escolher o extintor correto para os trŒs tipos de incŒndioComo escolher o extintor correto para os trŒs tipos de incŒndioComo escolher o extintor correto para os trŒs tipos de incŒndioComo escolher o extintor correto para os trŒs tipos de incŒndioComo escolher o extintor correto para os trŒs tipos de incŒndio

Este quadro mostra a vocŒ que para cada tipo de material que queima Ø preciso usar um tipo de extintor.

TIPOTIPOTIPOTIPOTIPODEDEDEDEDE
GUAGUAGUAGUAGUAGSGSGSGSGSCARBÔNICOCARBÔNICOCARBÔNICOCARBÔNICOCARBÔNICOPÓPÓPÓPÓPÓ QUMICOQUMICOQUMICOQUMICOQUMICOESPUMAESPUMAESPUMAESPUMAESPUMA
CLASSECLASSECLASSECLASSECLASSEAAAAAExcelente.NªoNªoExcelente.

PAPEL, Porque recomendÆvel. recomendÆvel. Forma uma MADEIRA, molha o cobertura. TECIDOS ETC. material.

CLASSECLASSECLASSECLASSECLASSEBBBBBNªoExcelente.Excelente.Excelente.

GASOLINArecomendÆvel.Nªo deixaO pó abafa oForma um ÓLEO,Porqueresíduos.fogo e alençol TINTAS ETC.espalha ocortina criadasobre o incŒndio.protege omaterial e operador.evita a reigniçªo.

CLASSECLASSECLASSECLASSECLASSECCCCCNªoExcelente.Excelente.Nªo

EQUIPAMENTOrecomendÆvel,Nªo ØNªo Ø condutorrecomendÆvel, ELÉTRICO,por conduzircondutor, nªode eletricidadepor conduzir MOTORES,eletricidade.deixa resíduose protege oeletricidade. CHAVES DEe nªo danificaoperador. LUZ ETC.o equipamento.

É preciso tomar muito cuidado quando o fogo Ø nas instalaçıes elØtricas.

VocŒ nªo pode jogar nada que conduza a eletricidade.

Outro cuidado muito importante Ø nªo jogar Ægua quando estÆ queimando óleo ou gasolina. O óleo e a gasolina sªo mais leves que a Ægua. Se vocŒ jogar Ægua, o óleo vai ficar boiando e por isso nªo apaga o fogo e tem o perigo de vocŒ espalhar mais o óleo com o jato de Ægua.

Lembre-se que o extintor de incŒndios só serveLembre-se que o extintor de incŒndios só serveLembre-se que o extintor de incŒndios só serveLembre-se que o extintor de incŒndios só serveLembre-se que o extintor de incŒndios só serve para o início de um incŒndio, quando o fogo ainda Ø pequeno.para o início de um incŒndio, quando o fogo ainda Ø pequeno.para o início de um incŒndio, quando o fogo ainda Ø pequeno.para o início de um incŒndio, quando o fogo ainda Ø pequeno.para o início de um incŒndio, quando o fogo ainda Ø pequeno.

AULAExercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2 Leia com atençªo as instruçıes dadas a seguir e verifique se estªo corretas.

Caso tenha alguma dœvida, troque idØias com seus colegas.

a)a)a)a)a)Sair correndo para se proteger. b)b)b)b)b)Desligar o sistema elØtrico. c)c)c)c)c)Tirar o agasalho. d)Chamar o corpo de bombeiros. e)e)e)e)e)Improvisar um filtro de gases para nariz e boca. f)f)f)f)f)Descer usando elevador. g)g)g)g)g)Voltar ao local para se certificar que nªo ficou ninguØm.

Os conhecimentos que vocŒ adquiriu nessas aulas sobre proteçªo contra incŒndios serªo muito œteis porque lhe permitirªo tomar atitudes conscientes.

VocŒ precisa saber lO triângulo de fogotriângulo de fogotriângulo de fogotriângulo de fogotriângulo de fogo representa as trŒs coisas necessÆrias para o fogo:

----- combustívelcombustívelcombustívelcombustívelcombustível ----- oxigŒniooxigŒniooxigŒniooxigŒniooxigŒnio

----- calorcalorcalorcalorcalor lSe uma das trŒs coisas, combustível, oxigŒnio ou calor, for retirada, o fogo apaga.

lO combate a incŒndioscombate a incŒndioscombate a incŒndioscombate a incŒndioscombate a incŒndios Ø isso: retirar uma das trŒs coisas necessÆrias para o fogo.

lHÆ trŒs mØtodos de combate a incŒndios, dependendo de qual das trŒs coisas se retira:

----- resfriamentoresfriamentoresfriamentoresfriamentoresfriamento : retira-se o calor. ----- abafamentoabafamentoabafamentoabafamentoabafamento : retira-se o oxigŒnio.

----- isolamentoisolamentoisolamentoisolamentoisolamento : retira-se o combustível.

Geralmente combinam-se mØtodos, por exemplo, resfriamento e abafamento. lHÆ trŒs classes de incŒndioclasses de incŒndioclasses de incŒndioclasses de incŒndioclasses de incŒndio, dependendo do material que estÆ queimando:

CLASSECLASSECLASSECLASSECLASSEA:sólidos que deixam cinzas: papel, madeira, tecido, etc.
CLASSECLASSECLASSECLASSECLASSEB:líquidos inflamÆveis: Ælcool, gasolina, óleo, etc.
CLASSECLASSECLASSECLASSECLASSEC:aparelhos elØtricos ligados na eletricidade: motores elØtricos,

chaves, estufas, etc.

AULA lHÆ quatro tipos de extintores de incŒndioextintores de incŒndioextintores de incŒndioextintores de incŒndioextintores de incŒndio:

lSó Ø possível controlar princípios de incŒndio. Grandes incŒndios, só os bombeiros. Por isso Ø preciso agir rÆpido.

lO telefone dos bombeirostelefone dos bombeirostelefone dos bombeirostelefone dos bombeirostelefone dos bombeiros Ø 193193193193193. VocŒ pode discar esse nœmero, em caso de incŒndio, de qualquer telefone, mesmo pœblico, sem precisar de ficha de telefone.

HÆ quatro tipos de extintores de incŒndio: Ægua, gÆs carbônico, pó químico e espuma. Na próxima aula vocŒ vai ver melhor como sªo esses extintores e como eles sªo usados. Agora vamos só dar uma idØia geral para entender por que cada extintor só pode ser usado em determinadas classes de incŒndio.

O extintor de Ægua Ø um cilindro que contØm Ægua sob pressªo. Por isso geralmente Ø chamado de extintor de Ægua pressurizada.

O extintor de gÆs carbônico Ø um cilindro que solta um jato forte de gÆs carbônico quando se aperta o gatilho.

O extintor de pó químico, tambØm chamado de extintor de pó químico seco, solta um jato de um pó que se decompıe em contato com o fogo e produz gÆs carbônico.

O extintor de espuma, tambØm conhecido como extintor de espuma química, Ø o œnico que nªo tem gatilho para apertar. Ele precisa ser virado de cabeça para baixo para funcionar. Aí ele solta um líquido esbranquiçado, que forma espuma.

lPor que cada um desses extintores só serve para determinadas classes de incŒndio?

Um incŒndio Ø da classe Aclasse Aclasse Aclasse Aclasse A quando queimam sólidos do tipo madeira, papel, tecidos, que deixam cinzas. Esses sólidos queimam em profundidade. Isto significa que as chamas saem de dentro do material. Para apagar o fogo, precisase de alguma coisa que penetre no material que estÆ queimando. Entªo Ø bom usar um líquido que encharca o material. Por isso deve-se usar extintor de Ægua ou de espuma. A Ægua resfria o material, tira calor. A espuma tambØm tira calor porque contØm Ægua. AlØm disso ela isola o combustível, isto Ø, nªo deixa o oxigŒnio chegar. O fogo apaga.

Um incŒndio Ø da classe Bclasse Bclasse Bclasse Bclasse B quando queimam líquidos como Ælcool, gasolina, óleo. Aí Ø preciso cuidado para nªo espalhar o líquido com um jato muito forte do extintor. Desse jeito o incŒndio só se espalha. Por isso Ægua sob pressªo nªo Ø recomendada. AlØm disso os líquidos inflamÆveis mais comuns bóiam em cima da Ægua. Entªo o líquido em cima continua queimando e a Ægua, embaixo, nªo

Vamos pensar mais

AULAserve para nada. Os outros tipos de extintor podem ser usados. O gÆs carbônico desloca o ar; portanto, tira o oxigŒnio. O pó químico forma gÆs carbônico que

desloca o ar; o próprio pó isola o líquido do oxigŒnio. A espuma forma uma camada sobre o líquido e dessa forma isola-o do oxigŒnio.

Um incŒndio Ø da classe Cclasse Cclasse Cclasse Cclasse C quando o fogo Ø num aparelho elØtrico que ainda estÆ ligado na eletricidade. Agora o problema Ø proteger quem vai apagar o fogo, quem vai usar o extintor. Essa pessoa pode levar um choque elØtrico. Por isso nªo podem ser usados extintores com substâncias que conduzem a corrente elØtrica. Como os de Ægua e de espuma. Só devem ser usados os extintores de gÆs carbônico e de pó químico. O de gÆs carbônico tem uma grande vantagem: ele nªo estraga o aparelho, pois o gÆs carbônico vai embora. No caso do extintor de pó químico, o aparelho fica cheio desse pó. Quando se consegue desligar o aparelho da eletricidade, o incŒndio que era da classe C, vira um incŒndio da classe A. Entªo pode-se usar Ægua ou espuma.

¤Por que a Ægua apaga o fogo ¤Por que o gÆs carbônico apaga o fogo

¤O que Ø extintor de pó químico

¤O que Ø extintor de espuma

¤O que Ø incŒndio de classe A

¤O que Ø incŒndio de classe B

¤O que Ø incŒndio de classe C

¤Como escolher um extintor de incŒndio.

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3 Cite pelo menos 2 mØtodos de extinçªo do fogo.

Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4

Classificar cada uma das afirmaçıes a seguir como verdadeira(V) ou falsa(F):

Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5

Por que nªo se deve usar Ægua para apagar um incŒndio provocado pela queima de óleo?

Agora eu sei

Vamos exercitar

AULAExercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6 É recomendado usar extintor de Ægua quando a causa do incŒndio Ø um curto circuito? Por quŒ?

Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7

Assinale com um x o tipo de extintor ideal para combater incŒndios causados pelos materiais combustíveis relacionados abaixo:

COMBUSTVELCOMBUSTVELCOMBUSTVELCOMBUSTVELCOMBUSTVELEXTINTOREXTINTOREXTINTOREXTINTOREXTINTORDEDEDEDEDEEXTINTOREXTINTOREXTINTOREXTINTOREXTINTOR DEDEDEDEDE
GUAGUAGUAGUAGUAGSGSGSGSGSCARBÔNICOCARBÔNICOCARBÔNICOCARBÔNICOCARBÔNICO

Carvªo Gasolina Querosene Equipamento elØtrico `lcool PlÆstico Petróleo

Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8

Quais sªo os 4 principais tipos de extintores de incŒndio? Cite, para cada um deles, dois exemplos de materiais combustíveis nos quais eles podem ser usados em caso de incŒndios.

Comentários