Telecurso 2000 Química Nível Médio - q18d

Telecurso 2000 Química Nível Médio - q18d

18AULA18 AULA

Como se combate um incŒndio? lComo usar um extintor de incŒndio lPara que serve cada tipo de extintor lO que Ø extintor de pó químico lDecomposiçªo do bicarbonato de sódio lO que Ø extintor de espuma lCuidados para evitar incŒndios

fiTriângulo do fogo fiO que Ø fogo fiTipos de extintores de incŒndio fi Vaporizaçªo fi`gua absorve calor

Extintores de incŒndio

Sªo aparelhos portÆteis, de utilizaçªo imediata, para serem usados em princípios de incŒndios. Quando instalados devem estar:

lvisíveis (bem localizados); ldesobstruídos ( livres de qualquer obstÆculo que possa dificultar o acesso atØ eles); lsinalizados (para melhor visualizÆ-los caso nªo estejam visíveis); los extintores deverªo ter um lugar fixo de onde serªo retirados somente por trŒs motivos:

-para manutençªo (recarga, conserto ou revisªo);

-para exercícios (treinamento ou instruçªo);

-para uso em caso de incŒndio.

O que vocΠvai aprender

Seria bom jÆ saber

Isto lhe interessa

AULAExtintor de Ægua pressurizado

CargaCargaCargaCargaCarga Carregada com 10 litros de Ægua pressurizada com nitrogŒnio ou gÆs carbônico.

Modo de usarModo de usarModo de usarModo de usarModo de usar Retire a trava de segurança, aperte a alavanca e dirija o jato à base da chama. O jato pode ser estancado a qualquer momento, bastando soltar a alavanca.

ExplicaçªoExplicaçªoExplicaçªoExplicaçªoExplicaçªo A Ægua líquida apaga o fogo por meio de duas açıes: retirando o calor e separando o oxigŒnio.

Quando se joga a Ægua fria no fogo ela se aquece, absorvendo o calor. Depois absorve mais calor e se transforma em vapor. O vapor que se forma produz uma espØcie de nuvem que separa o material que estÆ queimando do oxigŒnio que estÆ no ar.

Extintor de gÆs carbônico

CargaCargaCargaCargaCarga De 6 a 8kg de gÆs carbônico sob pressªo.

Modo de usarModo de usarModo de usarModo de usarModo de usar Retire o pino de segurança quebrando o arame do selo de lacraçªo. Retire o esguicho do suporte, segurando com uma das mªos. Com o extintor na posiçªo acione a vÆlvula com a outra mªo e ao mesmo tempo dirija o jato para a base do fogo.

ExplicaçªoExplicaçªoExplicaçªoExplicaçªoExplicaçªo Dentro do tubo o gÆs carbônico estÆ sob pressªo. Quando se abre a vÆlvula, como a pressªo ambiente Ø muito menor que a pressªo de dentro do tubo, o líquido se transforma em gÆs que sai e se expande. Nessa expansªo o gÆs se resfria. O gÆs frio absorve o calor e a chama se apaga.

O gÆs carbônico tambØm fica em cima do material que estÆ queimando, formando uma nuvem que separa o ar do material combustível.

pino gatilho para controle do jato cilindro externo manômetro dispositivo para dirigir o jato bocal para dirigir o jato gatilho para controle do jato pino cilindro externo

18 AULAExtintor de pó químico

CargaCargaCargaCargaCarga De 8 a 12 kg de bicarbonato de sódio.

ExplicaçªoExplicaçªoExplicaçªoExplicaçªoExplicaçªo O bicarbonato de sódio Ø um sólido que quando aquecido se decompıe em gÆs carbônico e Ægua. Produz, como resíduo, uma substância chamada carbonato de sódio. Com o calor retirado da chama, o bicarbonato de sódio se decompıe.

As trŒs substâncias que se formam na decomposiçªo do bicarbonato de sódio, o gÆs carbônico, a Ægua e o carbonato de sódio, tambØm ajudam a separar o ar do material que estÆ queimando.

Extintor de espuma

CargaCargaCargaCargaCarga De 10 kg. Tem dois compartimentos, como mostra a figura. Na parte externa: bicarbonato de sódio dissolvido em Ægua e na parte interna uma soluçªo de sulfato de alumínio.

Modo de usarModo de usarModo de usarModo de usarModo de usar A simples inversªo do aparelho faz disparar o jato, que só estanca quando a carga se esgota.

ExplicaçªoExplicaçªoExplicaçªoExplicaçªoExplicaçªo Quando se inverte o extintor, a soluçªo de bicarbonato de sódio e a soluçªo de sulfato de alumínio entram em contacto, havendo desprendimento de gÆs carbônico que sai misturado no meio de uma substância gelatinosa.

Neste caso a substância gelatinosa e o gÆs carbônico absorvem o calor e tambØm separam o oxigŒnio do material que estÆ queimando.

nitrogênio bicarbonato de sódio bicarbonato de sódio dissolvido em água solução de sulfato de alumínio

AULA RecomendaçıesRecomendaçıesRecomendaçıesRecomendaçıesRecomendaçıes

-Aprenda a usar extintores de incŒndio -Conheça os locais onde estªo instalados os extintores e outros equipamentos de proteçªo contra fogo -Nªo retire lacres, etiquetas ou selos colocados no corpo dos extintores

-Nªo mexa nos extintores de incŒndio e hidrantes, a menos que seja necessÆ- ria a sua utilizaçªo ou revisªo periódica

Prevençªo de incŒndiosPrevençªo de incŒndiosPrevençªo de incŒndiosPrevençªo de incŒndiosPrevençªo de incŒndios

-Nªo fume 30 minutos antes do final do trabalho -Nªo use cestos de lixo como cinzeiro

-Nªo jogue pontas de cigarro pela janela, nem as deixe sobre armÆrios, mesas, prateleiras etc. -Respeite as proibiçıes de fumar e acender fósforos em locais sinalizados

-Evite o acœmulo de lixo em locais nªo apropriados

-Coloque os materiais de limpeza em recipientes próprios e identificados

-Mantenha desobstruídas as Æreas de escape e nªo deixe, mesmo que provisoriamente, materiais nas escadas e nos corredores

-Nªo deixe os equipamentos elØtricos ligados após sua utilizaçªo. Desconecteos da tomada -Nªo cubra fios elØtricos com o tapete

-Ao utilizar materiais inflamÆveis, faça-o em quantidades mínimas, armazenando-os sempre na posiçªo vertical e na embalagem original -Nªo utilize chama ou aparelho de solda perto de materiais inflamÆveis

-Nªo improvise instalaçıes elØtricas, nem efetue consertos em tomadas e interruptores sem que esteja familiarizado com isso

-Nªo sobrecarregue as instalaçıes elØtricas com a utilizaçªo de plugue T (benjamim)

-Verifique, antes de sair do trabalho, se os equipamentos elØtricos estªo desligados

-Observe as normas de segurança ao manipular produtos inflamÆveis ou explosivos

-Mantenha os materiais inflamÆveis em locais à prova de fogo. E, lembre-se:

EMCASOSCASOSCASOSCASOSCASOS DEDEDEDEDE INCNDIOINCNDIOINCNDIOINCNDIOINCNDIO,,,,,
CONSERCONSERCONSERCONSERCONSERVEVEVEVEVEA CALMACALMACALMACALMACALMA E
TELEFONETELEFONETELEFONETELEFONETELEFONEPPPPPARAARAARAARAARA O CORPOCORPOCORPOCORPOCORPO DEDEDEDEDE BOMBEIROSBOMBEIROSBOMBEIROSBOMBEIROSBOMBEIROS

AULAVocΠprecisa saber

lExtintores de incŒndioExtintores de incŒndioExtintores de incŒndioExtintores de incŒndioExtintores de incŒndio sªo aparelhos portÆteis que servem para combater princípios de incŒndio.

lHÆ quatro tipos de extintores de incŒndio: -Ægua pressurizada;

-gÆs carbônico;

-pó químico;

- espuma.

lResumidamente, os quatro tipos de extintor sªo usados da seguinte forma:

gua pressurizadagua pressurizadagua pressurizadagua pressurizadagua pressurizada: arranque o pino de segurança do gatilho, segure o mangote, aperte o gatilho e dirija o jato de Ægua à base do fogo.

GÆs carbônicoGÆs carbônicoGÆs carbônicoGÆs carbônicoGÆs carbônico: arranque o pino de segurança, segure o mangote, aperte o gatilho e dirija o jato de gÆs carbônico à base do fogo.

Pó químicoPó químicoPó químicoPó químicoPó químico: arranque o pino de segurança, segure o mangote, aperte o gatilho e espalhe o pó sobre as chamas.

EspumaEspumaEspumaEspumaEspuma: carregue o extintor em pØ atØ o fogo; vire o extintor de cabeça para baixo com o bico virado para o fogo.

Extintor de Ægua pressurizada

A Ægua apaga o fogo porque retira calor dele. Lembre-se que, para ter fogo,

Ø preciso combustível, oxigŒnio e calor. Retirando o calor, o fogo apaga.

A Ægua tem a propriedade de absorver grande quantidade de calor. É por isso que os dias œmidos sªo mais quentes que os dias secos.

Quando a Ægua absorve bastante calor, ela se vaporiza. O vapor dilui o ar. HÆ menos oxigŒnio e o fogo apaga.

O jato de Ægua nªo precisa ser contínuo. Pode-se desligar o jato a qualquer momento, basta soltar o gatilho.

Extintor de gÆs carbônico

O gÆs carbônico dilui o ar, de modo que hÆ menos oxigŒnio. Se falta oxigŒnio, o fogo apaga.

Este extintor Ø muito pesado, porque ele tem paredes muito grossas. Elas precisam resistir à alta pressªo do gÆs carbônico.

O extintor pode pregar um susto em alguØm nªo acostumado com ele. É que quando o gÆs sai, o barulho Ø muito forte.

TambØm Ø preciso ter cuidado ao segurar o mangote. Quando o gÆs sai, ele esfria. Por isso precisa-se segurar numa parte grossa e nunca no difusor. O difusor Ø uma peça parecida com uma corneta, na ponta do mangote. Ela serve para espalhar o gÆs. O jato de gÆs carbônico pode ser interrompido soltando o gatilho.

Vamos pensar mais

AULAExtintor de pó químico

O pó químico Ø bicarbonato de sódio. Em contato com as chamas ele se decompıe em gÆs carbônico, Ægua e um outro pó branco, o carbonato de sódio.

O gÆs carbônico se mistura com o ar e, portanto, diminui a quantidade de oxigŒnio. O carbonato de sódio que Ø sólido isola o combustível do oxigŒnio. Sem oxigŒnio, o fogo apaga.

Em alguns extintores de pó químico, o pó nªo estÆ pressurizado. Estes cilindros tŒm um pequeno cilindro externo com gÆs sob pressªo. Primeiro precisa-se abrir a vÆlvula desse cilindro para pressurizar o pó químico. Só depois pode-se apertar o gatilho para o pó sair.

Extintor de espuma

Neste extintor, gÆs carbônico Ø produzido quando dois líquidos, que estªo dentro do extintor, entram em contato. O gÆs carbônico empurra a mistura dos dois líquidos para fora e forma uma espuma.

Os líquidos contŒm Ægua, que absorve calor. A espuma isola do ar a substância que estÆ queimando. Portanto, o fogo apaga porque se retira calor e oxigŒnio da Ærea.

Os dois líquidos que produzem o gÆs carbônico entram em contato quando se inverte o extintor. Entªo nªo dÆ mais para parar a saída de líquido. Por isso Ø muito importante só virar o extintor quando se chegou perto do fogo.

¤Onde instalar extintores de incŒndio ¤Como usar extintores

¤Como apagar fogo de sólidos

¤Como apagar fogo de instalaçıes elØtricas

¤Quais sªo as recomendaçıes para prevenir incŒndios.

Agora eu sei

AULAExercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1 Quais os cuidados que devem ser observados na instalaçªo de extintores de incŒndio?

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2

Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaçıes a seguir: ()Os extintores nªo precisam de revisªo. ()Os extintores podem ser instalados em qualquer lugar, desde que bem presos à parede.

()A Ægua apaga o fogo porque retira o calor e separa o material que estÆ queimando do oxigŒnio do ar.

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3 Por que Ø importante aprender a usar os extintores de incŒndio?

Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4 Por que nªo se deve cobrir fios elØtricos com tapete?

Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5

A seguir sªo dadas algumas informaçıes sobre extintores de incŒndio. Eles sªo de quatro tipos: Ægua pressurizada, gÆs carbônico, pó químico e espuma. O extintor de Ægua Ø carregado com 10 litros de Ægua pressurizada com nitrogŒnio ou gÆs carbônico; a carga do extintor de gÆs carbônico Ø de 6 a 8kg de gÆs sob pressªo; o extintor de pó químico Ø carregado com 8 a 12kg de bicarbonato de sódio; a carga do extintor de espuma Ø de 10kg e Ø formada de bicarbonato de sódio dissolvido em Ægua, em um compartimento e soluçªo de sulfato de alumínio em outro compartimento.

a)a)a)a)a) Organize as informaçıes dadas sobre os extintores em uma tabela. b)b)b)b)b) Escreva como se lŒ a 2“ linha da tabela que vocŒ fez.

Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6

No quadro escreva ao lado de cada tipo de extintor a explicaçªo de como ele apaga o fogo.

TIPOTIPOTIPOTIPOTIPODEDEDEDEDE EXTINTOREXTINTOREXTINTOREXTINTOREXTINTORCOMOCOMOCOMOCOMOCOMO APAGAAPAGAAPAGAAPAGAAPAGA O FOGOFOGOFOGOFOGOFOGO
gua
GÆs carbônico
Pó químico
Espuma

Vamos exercitar

Comentários