Telecurso 2000 Química Nível Médio - q20d

Telecurso 2000 Química Nível Médio - q20d

(Parte 1 de 2)

20 AULA

lFerro gusa e ferro fundido lO aço lO minØrio de ferro lA extraçªo do ferro do minØrio lA importância de reciclar metais l Fusªo fiO que Ø uma liga fiFerro Ø um metal fiO que Ø preciso fazer para queimar fiSubstâncias simples e composta fi Mistura

Os metais usados, depois de jogados no lixo, vªo parar no depósito de sucatas. No depósito se faz a separaçªo, principalmente, do ferro, que Ø separado dos outros metais como o alumínio, o cobre, o zinco etc. O sucateiro vende cada metal para uma empresa que trata do seu reaproveitamento.

lPor que Ø importante reaproveitar os metais? A reciclagem dos metais Ø muito importante por trŒs motivos:

1.1.1.1.1.EconomiaEconomiaEconomiaEconomiaEconomia - em todos os casos a reciclagem Ø mais barata que a extraçªo do metal a partir do minØrio. Por exemplo, o gasto com transporte Ø muito menor, porque nªo precisa carregar as outras substâncias que sempre estªo no minØrio. MinØrios quase sempre sªo misturas de muitas substâncias.

2.2.2.2.2.Economia de tempoEconomia de tempoEconomia de tempoEconomia de tempoEconomia de tempo - a reciclagem do metal Ø mais simples que a extraçªo do metal a partir do minØrio. Por exemplo, alØm de nªo precisar separar as outras substâncias do minØrio, o metal jÆ estÆ na forma de substância simples.

3.3.3.3.3.Conservaçªo do ambienteConservaçªo do ambienteConservaçªo do ambienteConservaçªo do ambienteConservaçªo do ambiente - fazendo a reciclagem nªo hÆ necessidade de tirar o minØrio da natureza. Isso ajuda a conservar o meio ambiente.

Para onde vªo as sucatas de ferro?

AULA 20

O que vocΠvai aprender

Seria bom jÆ saber

Isto lhe interessa

AULANo depósito de sucatas nós encontramos vÆrios metais: ferro, alumínio, chumbo, cobre etc. Eles sªo separados em dois grupos: o ferro que Ø atraído pelo ímª e os outros metais que nªo sªo atraídos pelo ímª.

O metal que Ø atraído pelo ímª que todos chamam de ferro, na verdade, nªo

Ø ferro puro. É uma liga ferro/carbono, que se chama açoaçoaçoaçoaço. Carbono Ø a substância simples que estÆ no carvªo.

Apesar de ser uma mistura de ferro e carbono, o aço tem propriedades muito diferentes do ferro e do carbono puros.

Aço Ø uma liga de ferro e carbono. O ferro puro nªo serve para o nosso uso porque Ø muito mole e enferruja com facilidade.

Tudo que nós chamamos de ferro, na verdade, Ø aço. O aço Ø mais duro que o ferro e tambØm nªo enferruja tªo facilmente. A pequena quantidade de carbono que se mistura ao ferro muda muito as suas propriedades. O aço tem propriedades completamente diferentes das do ferro.

Dependendo da quantidade de carbono que estÆ misturado, o ferro tem nomes diferentes:

ferro com 3% a 4% de carbono Ø chamado de ferro gusaferro gusaferro gusaferro gusaferro gusa ferro com 2% a 3% de carbono Ø chamado ferro fundidoferro fundidoferro fundidoferro fundidoferro fundido e o ferro que tem abaixo de 2% de carbono Ø o açoaçoaçoaçoaço.

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1

Escreva os dados anteriores sobre o ferro gusa, o ferro fundido e o aço, na forma de uma tabela.

O ferro gusa, o ferro fundido e o aço, tŒm propriedades diferentes. Por exemplo, o ferro gusa Ø o mais duro, mas tambØm Ø o que quebra mais facilmente. Por isso, nªo dÆ para fazer nada com ele. Ferro gusa Ø quase todo usado para fabricar ferro fundido.

O ferro fundido tambØm Ø duro e fÆcil de quebrar. É usado, por exemplo, para blocos de motores, para grades de casas (essas que sªo enfeitadas), para pØ de banco de jardim etc.

O aço Ø o metal mais importante. DÆ para preparar o aço com as características certas de dureza, de resistŒncia ao enferrujamento, de resistŒncia ao dobramento etc. Essas propriedades podem ser obtidas controlando a quantidade de carbono e de outros metais que sªo dissolvidos no ferro.

Mas, como Ø que o carvªo (carbono) Ø dissolvido ao ferro? O carvªo Ø dissolvido no ferro no início do tratamento do minØrio.

AULAO ferro Ø extraído da hematitahematitahematitahematitahematita. Nesse minØrio tŒm muitas outras substâncias juntas. O ferro que se encontra no minØrio estÆ na forma de um composto. O ferro estÆ ligado ao oxigŒnio.

O composto que se forma quando o ferro se liga ao oxigŒnio chama-se óxido de ferro.óxido de ferro.óxido de ferro.óxido de ferro.óxido de ferro.

Para separar o ferro do oxigŒnio, no óxido de ferro, mistura-se carvªo com o minØrio. A mistura Ø aquecida num forno a mais de 1.000oC.

Quando se aquece o óxido de ferro com o carvªo, o oxigŒnio se liga ao carbono, dÆ o gÆs carbônico e deixa o ferro livre.

ÓXIDO DE FERROQQ+QQCARBONOQQfiQQFERROQQ+QQGS CARBÔNICO

O ferro sai líquido do forno e tem um pouco de carbono dissolvido. O ferro que sai do forno Ø chamado ferro gusa.

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2 Qual Ø a porcentagem de carbono no ferro que sai do forno?

O minØrio de ferro tem outras substâncias alØm do óxido de ferro, como, por exemplo, areia. Por isso, quando se coloca o minØrio e o carvªo no forno, coloca-se tambØm o calcÆrio. Na linguagem científica, calcÆrio chama-se carbonato de cÆlciocarbonato de cÆlciocarbonato de cÆlciocarbonato de cÆlciocarbonato de cÆlcio.

lPara que se mistura calcÆrio junto com carvªo e o minØrio de ferro?

O calcÆrio Ø colocado junto com o minØrio de ferro para tirar as impurezas.

Funciona assim: quando Ø aquecido no forno, o carbonato de cÆlcio se quebra, dando cal e gÆs carbônico. Cal tambØm tem nome científico: chama-se óxido de óxido de óxido de óxido de óxido de cÆlciocÆlciocÆlciocÆlciocÆlcio .

O calcÆrio (carbonato de cÆlcio) pode ser decomposto no laboratório, usando-se um aparelho como o da figura ao lado. Quando aquecido, o calcÆrio decompıe-se, liberando gÆs carbônico, que sai pelo tubinho e borbulha dentro do tubo com Ægua. O óxido de cÆlcio fica no tubo no qual o calcÆrio foi aquecido.

carbonato de cálcio alto forno gás carbônico ferro fundido escória ar ar bolhas de gás carbônico

CLCIO CLCIO CARBÔNICO (mÆrmore ou calcÆrio)(cal)

A areia se liga ao óxido de cÆlcio e forma um composto que boia no ferro líquido. Assim fica fÆcil tirar do alto forno.

Para a maioria dos usos que fazemos do ferro, queremos um tipo que tenha menos carbono do que o ferro gusa. Precisamos diminuir a quantidade de carbono para deixar exatamente a quantidade que se quer.

lE como se faz para tirar o carvªo que estÆ dissolvido no ferro? O carvªo Ø queimado. lO que precisa para queimar o carvªo?

Lembra-se das aulas sobre o ar? O que Ø preciso fazer para queimar? Lembrase do triângulo do fogo?

É preciso que calor e oxigŒnio estejam juntos com a substância que vai queimar, que, neste caso, Ø o carvªo.

CARBONOQQQ+QQQOXIGNIOQQQfiQQQGS CARBÔNICO Q(carvªo)

A quantidade de oxigŒnio Ø controlada para queimar só a quantidade de carbono que se quer.

Explicamos como o ferro Ø tirado da natureza. Ainda nªo aprendemos como o ferro usado Ø reciclado.

A sucata que a siderœrgica compra estÆ enferrujada e tem tambØm algumas impurezas. Para tirar o ferro da sucata, o material Ø derretido. Em Química, em vez de derreter, falamos fundirfundirfundirfundirfundir. É daí que vem a palavra fundiçªo.

FundirFundirFundirFundirFundir quer dizer derreter. Quando se aquece um sólido e ele derrete nós falamos que o sólido fundiu-se.

Fusªo Ø o nome do fenômeno em que um sólido passa a líquido. A temperatura em que se dÆ esse fenômeno chamamos de temperatura de fusªo ou ponto de fusªo. Cada substância tem um ponto de fusªo característico. Por exemplo, o ponto de fusªo do ferro Ø 1.535”C.

Os metais sªo formados de pequenas partículas. Quando o metal estÆ sólido, essas partículas estªo muito bem arrumadas e juntinhas. É como se fosse uma pilha de laranjas muito bem arrumadas. Cada uma das partículas atrai as outras que estªo ao redor. Existe uma força entre elas.

AULAlO que acontece quando se aquece um sólido?

Com o aquecimento, as partículas do sólido começam a vibrar. Quanto mais quente mais elas vibram. Chega uma temperatura na qual a pilha se quebra, de tanto que as partículas vibram.

Quando a pilha se quebra, o sólido vira líquido. Mas, para que toda pilha se desmanche, Ø preciso aquecer um tempinho.

Enquanto a pilha estÆ se desmanchando, a temperatura fica igual. Depois que toda pilha se desmanchou a tempertura começa a subir outra vez.

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3 Por que a temperatura do metal nªo aumenta enquanto ele estÆ fundindo?

O metal que nós normalmente chamamos de ferro, na verdade Ø o aço. O ferro puro Ø muito mole, enferruja muito e por isso nªo dÆ para usÆ-lo. Misturando pequenas quantidades de carbono, obtØm-se uma liga, que se chama aço.

O aço Ø muito œtil para nós. Usamos aço para construçªo de casas e viadutos, para fabricar carros, ônibus, trens, para construir mÆquinas, ferramentas e atØ mesmo instrumentos que os mØdicos usam para operar, e muitas outras coisas.

Para fabricar o aço, tiramos o ferro do minØrio de ferro. Esse minØrio Ø misturado e aquecido num forno com carvªo e com mÆrmore.

O ferro líquido que sai do forno tem carbono dissolvido e por isso ele quebra facilmente. A quantidade de carbono no ferro Ø diminuída queimando-se uma parte do carbono. Para isso passa-se oxigŒnio no ferro gusa que estÆ líquido e quente.

VocŒ precisa saber lO ímª atrai o ferro e a maioria dos aços, mas nªo atrai os outros metais. lAçoAçoAçoAçoAço Ø uma liga de ferro e carbono.

lFerro gusaFerro gusaFerro gusaFerro gusaFerro gusa Ø o ferro que sai do alto-forno. Tem bastante carbono, Ø duro e quebradiço. Por isso quase nªo Ø usado.

lFerro fundidoFerro fundidoFerro fundidoFerro fundidoFerro fundido tem menos carbono que o ferro gusa. TambØm Ø duro e quebra facilmente, mas nªo tanto quanto o ferro gusa.

lAçoAçoAçoAçoAço tem ainda menos carbono que o ferro fundido. Pode ter outros metais como o crômio, para melhorar suas propriedades.

lÓxidoÓxidoÓxidoÓxidoÓxido Ø um composto que se forma quando um elemento se liga ao oxigŒnio.

lHematitaHematitaHematitaHematitaHematita Ø o minØrio do qual se extrai o ferro. A hematita Ø óxido de ferroóxido de ferroóxido de ferroóxido de ferroóxido de ferro, isto Ø, Ø ferro ligado a oxigŒnio.

AULAlPara tirar o ferro da hematita, mistura-se a hematita com carvªo e pedra calcÆria. O carvªo se liga ao oxigŒnio do óxido de ferro e deixa o ferro livre.

Forma-se gÆs carbônico. A pedra calcÆria ajuda a fundir algumas substâncias que acompanham a hematita.

lCarbonato de cÆlcioCarbonato de cÆlcioCarbonato de cÆlcioCarbonato de cÆlcioCarbonato de cÆlcio Ø o nome químico da pedra calcÆria. lÓxido de cÆlcioÓxido de cÆlcioÓxido de cÆlcioÓxido de cÆlcioÓxido de cÆlcio Ø o nome químico da cal virgem.

lFusªoFusªoFusªoFusªoFusªo Ø a passagem de uma substância do estado sólido para o estado líquido. A fusªo só ocorre na temperatura de fusªotemperatura de fusªotemperatura de fusªotemperatura de fusªotemperatura de fusªo.

lQuando se aquece uma substância pura, a temperatura sobe. Enquanto a substância funde, a temperatura nªo sobe, nem cai; fica sempre igual, atØ que toda a substância fundiu. Depois volta a subir. Temperatura de fusªoTemperatura de fusªoTemperatura de fusªoTemperatura de fusªoTemperatura de fusªo Ø a temperatura da substância enquanto ela estÆ fundindo. Nas tabelas a temperatura de fusªo Ø escrita P.F.

lNo sólido, as partículas de metal estªo muito bem arrumadas. Se desse para ver, as partículas estariam arrumadas como numa pilha de laranjas.

lNo metal líquido a arrumaçªo das partículas fica perdida. Fica tudo desarrumado.

sólido + líquido temperatura sólido líquido tempo

AULANo minØrio o metal geralmente estÆ ligado ao oxigŒnio. Precisamos transportar o minØrio da mina atØ a fÆbrica onde se separa o oxigŒnio do metal.

Portanto, transportamos metal e oxigŒnio. Na sucata, jÆ temos o metal sem oxigŒnio. Ele pode estar coberto de tinta ou pode ter plÆstico grudado. Mas Ø pouca coisa. Portanto, o sucateiro transporta quase só metal. Na temperatura atØ a qual o metal Ø aquecido, a tinta, o plÆstico, a madeira e os tecidos queimam e se transformam em gÆs.

Reciclar metais Ø bom porque assim eles nªo se acumulam como lixo.

Portanto, diminui-se a poluiçªo. Por outro lado, quando se extrai o minØrio do solo para fabricar metal novo, agride-se o ambiente, isto Ø, altera-se a paisagem e inutiliza-se o terreno para outros fins.

Quando dizemos que um metal Ø duroduroduroduroduro, ele Ø difícil de ser riscado. Por exemplo, quase nªo dÆ para fazer um risco numa chapa de aço. Numa chapa de cobre isso Ø fÆcil. Portanto, o aço Ø mais duro que o cobre.

As partículas de uma substância nunca estªo paradas. Elas se movimentam o tempo todo. Num sólido elas se movem muito pouco; quase nªo saem do lugar. Como as partículas estªo praticamente fixas, a forma de um sólido nªo muda.

Quando aquecemos o sólido, as partículas se movimentam mais. Elas vªo cada vez mais longe, à medida que a temperatura aumenta. Chega uma temperatura em que nªo conseguem mais voltar para o mesmo lugar. Saem de um lugar e nªo voltam mais. Aí o sólido funde-se; vira líquido. O líquido nªo tem sempre a mesma forma, porque as partículas estªo sempre em lugar diferente.

Enquanto um metal estÆ fundindo, hÆ sólido e líquido ao mesmo tempo. A temperatura nªo varia, apesar de se aquecer o metal. Só depois que todo o metal fundiu a temperatura volta a subir.

Cada metal tem sua temperatura de fusªo. Vamos completar a tabela da densidade dos metais, que vimos na aula 19, com mais esta propriedade dos metais, que Ø a temperatura de fusªo.

METALMETALMETALMETALMETALDENSIDADEDENSIDADEDENSIDADEDENSIDADEDENSIDADE ( ( ( ( (g/cmg/cmg/cmg/cmg/cm33333)))))TEMPERATURATEMPERATURATEMPERATURATEMPERATURATEMPERATURADEDEDEDEDE
FUSOFUSOFUSOFUSOFUSOEMEMEMEMEM ” ” ” ” ”C

Vamos pensar mais

AULA¤O que Ø ferro gusa ¤O que Ø ferro fundido

¤O que Ø aço

¤O que Ø hematita

¤Como se extrai o ferro da hematita

¤O que Ø óxido

¤As substâncias que se formam quando se aquece hematita com carvªo e calcÆrio

¤Como se transforma o ferro gusa em aço

¤Por que Ø importante reciclar os metais

¤O que Ø fusªo

¤O que Ø temperatura de fusªo

¤Organizar dados numa tabela

Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4 O que Ø o aço?

Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5 Classifique cada afirmaçªo a seguir como verdadeira (V) ou falsa (F).

a)a)a)a)a)Ferro, alumínio e cobre sªo metais. b)b)b)b)b)O aço tem propriedades semelhantes às do ferro e do carbono puros. c)c)c)c)c)O ferro puro tem muita utilidade. d)d)d)d)d)Aço Ø ferro puro. e)e)e)e)e)Aço Ø uma liga.

Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6 Por que Ø importante reciclar os metais?

Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7 Qual Ø a diferença entre ferro gusa e ferro fundido?

Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8 Classifique cada afirmaçªo a seguir como verdadeira(V) ou falsa(F):

a)a)a)a)a)Ferro gusa Ø igual a ferro fundido. b)b)b)b)b)Ferro fundido Ø ferro puro. c)c)c)c)c)Ferro fundido Ø usado para fazer grades de casas. d)d)d)d)d)O ferro fundido tem carbono misturado. e)e)e)e)e)Carbono Ø carvªo muito puro.

Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9 Por que o aço Ø mais importante que o ferro fundido?

Agora eu sei

Vamos exercitar

AULAExercício 10Exercício 10Exercício 10Exercício 10Exercício 10 DÆ para transformar ferro gusa em aço? Explique.

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1 Como o ferro Ø encontrado na natureza?

(Parte 1 de 2)

Comentários