Telecurso 2000 Química Nível Médio - q26 1gab - d

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(Parte 1 de 3)

Aula 1 - Eu amo químicaAula 1 - Eu amo químicaAula 1 - Eu amo químicaAula 1 - Eu amo químicaAula 1 - Eu amo química

1.1.1.1.1.Aplicaçıes das substâncias: alumínioalumínioalumínioalumínioalumínio esquadrias latas de refrigerante vidrovidrovidrovidrovidro frascos janelas madeiramadeiramadeiramadeiramadeira esquadrias lenha carvªocarvªocarvªocarvªocarvªo combustível filtro de Ægua ÆguaÆguaÆguaÆguaÆgua lavagem irrigaçªo

SubstânciaSubstânciaSubstânciaSubstânciaSubstânciaMatØria de origemMatØria de origemMatØria de origemMatØria de origemMatØria de origem ferro mineral gÆs de cozinhapetróleo gasolina petróleo Ælcool planta sal de cozinhaÆgua do mar plÆstico petróleo

Objeto Ø qualquer material œtil feito de substâncias. Ex. cadeira, mesa, rÆdio, etc.

PlÆsticonªo encontrado na natureza Papelnªo encontrado na natureza Vidronªo encontrado na natureza Cimentonªo encontrado na natureza Petróleoencontrado na natureza Arencontrado na natureza Madeiraencontrada na natureza Ferronªo encontrado na natureza GÆs de cozinhanªo encontrado na natureza Alumínionªo encontrado na natureza

Gabaritos das aulas 1 a 25

Quando o problema da alergia aparecer, Ø só verificar na lista o alimento que foi diferente nesse dia. Depois de algum tempo, voltaria a comer o mesmo alimento para checar se a alergia volta ou nªo. b)b)b)b)b)Vamos chamar as trŒs comidas de A, B e C. 1” dia: comer A e B, mas nªo comer C. Se nªo aparecer alergia, C Ø o causador. Se aparecer, a causa Ø A ou B. 2” dia: nªo comer A. Se nªo aparecer alergia, A Ø o causador; se aparecer, posso concluir que B Ø a causa do problema alØrgico. 16.16.16.16.16.RemØdio, fogªo a gÆs, gÆs de cozinha, geladeira, rÆdio, televisªo, gasolina, Ælcool, papel, vidro, detergente, creme de beleza, xampu etc.

Aula 2 Aula 2 Aula 2 Aula 2 Aula 2 ----- DÆ para limpar a Ægua do mar? DÆ para limpar a Ægua do mar? DÆ para limpar a Ægua do mar? DÆ para limpar a Ægua do mar? DÆ para limpar a Ægua do mar?

1. 1. 1. 1. 1.OBSERVAOOBSERVAOOBSERVAOOBSERVAOOBSERVAOSIMSIMSIMSIMSIMNONONONONˆO

Areia no fundo do copox Galho boiandox gua turvax gua transparentex

2. 2. 2. 2. 2.MÉTODOMÉTODOMÉTODOMÉTODOMÉTODODEDEDEDEDE SEPARAOSEPARAOSEPARAOSEPARAOSEPARAOTEMPOTEMPOTEMPOTEMPOTEMPOCUSTOCUSTOCUSTOCUSTOCUSTO

Decantaçªo maior menor Filtraçªo menor maior

3. 3. 3. 3. 3.MisturaMisturaMisturaMisturaMistura - Pode ser: turva, transparente, colorida, incolor, branca.

SoluçªoSoluçªoSoluçªoSoluçªoSoluçªo - Pode ser: transparente, colorida, incolor. 4. 4. 4. 4. 4.Separaçªo das pedrinhas do feijªo (com a mªo)

Separaçªo de bagaço de frutas batidas no liquidificador (decantaçªo) Separaçªo de detritos da Ægua da pia (peneiraçªo). No ralo da pia uma peneira nªo deixa os detritos entrarem no esgoto, evitando o entupimento. Separaçªo do cafØ do pó de cafØ (filtraçªo) 5. 5. 5. 5. 5.Para obter uma soluçªo colorida, Ø só dissolver uma substância colorida na Ægua. 6. 6. 6. 6. 6.Sim, todas as soluçıes sªo transparentes, porque o soluto fica tªo dividido, que nªo dÆ mais para ver as partículas.

7. 7. 7. 7. 7.Sim, Ø possível ter o soluto colorido dividido em partículas tªo pequenas, que nªo dÆ mais para ver essas partículas no meio do solvente. 8. 8. 8. 8. 8.Leite nªo Ø soluçªo porque nªo Ø transparente. O leite Ø opaco. Nªo dÆ para ver atravØs dele.

9. 9. 9. 9. 9. MATERIALMATERIALMATERIALMATERIALMATERIAL OBSERVAÕESOBSERVAÕESOBSERVAÕESOBSERVAÕESOBSERVA˙ÕES

TerraMistura turva marrom AçœcarSoluçªo incolor transparente AreiaMistura turva amarelada Pedaços de isoporIsopor bóia na Ægua FarinhaMistura turva branca Bicarbonato de sódioSoluçªo incolor transparente a)a)a)a)a)Substâncias que se dissolvem na Ægua: - açœcar

- bicarbonato de sódio b)b)b)b)b)Misturas que podem ser separadas por decantaçªo: - terra e Ægua

- areia e Ægua

- farinha e Ægua c)c)c)c)c)Mistura que pode ser separada por peneiraçªo: - pedaços de isopor e Ægua d)d)d)d)d)Misturas que podem ser separadas por filtraçªo: - areia e Ægua

- isopor e Ægua e)e)e)e)e) solvente: sempre Ægua soluto: açœcar bicarbonato de sódio

1.1.1.1.1.corretas: a, b, c, d errada: e 12.12.12.12.12. a)a)a)a)a)Decantar Ø separar o sólido do líquido numa mistura deixando a mistura parada. b)b)b)b)b)Peneirar Ø separar o sólido do líquido numa mistura por meio de uma peneira. c)c)c)c)c)Filtrar Ø separar o sólido do líquido numa mistura por meio de um filtro. 13.13.13.13.13.Ao preparar cafØ, algumas substâncias do cafØ se dissolvemdissolvemdissolvemdissolvemdissolvem na Ægua, que Ø o solventesolventesolventesolventesolvente. O resto fica misturadomisturadomisturadomisturadomisturado. Quando se filtrafiltrafiltrafiltrafiltra, passa uma soluçªosoluçªosoluçªosoluçªosoluçªo, que Ø o cafØ que se toma. No filtrofiltrofiltrofiltrofiltro fica o pó. 14.14.14.14.14.Ao misturar areia com pedregulho, os grªos de areia entram nos vªos formados entre as pedrinhas.

Quando os grªos sªo pequenos eles passam pela peneira; precisa-se filtrar.

Aula 3 Aula 3 Aula 3 Aula 3 Aula 3 ----- O que acontece quando se evapora Ægua do mar? O que acontece quando se evapora Ægua do mar? O que acontece quando se evapora Ægua do mar? O que acontece quando se evapora Ægua do mar? O que acontece quando se evapora Ægua do mar?

1.1.1.1.1.SOLUOSOLUOSOLUOSOLUOSOLUOnªo hÆ sólidonªo dissolvenªo dÆ para

SATURADASATURADASATURADASATURADASATURADA no fundo mais sólido separar por filtraçªo

SOLUOSOLUOSOLUOSOLUOSOLUOnªo hÆdissolve maisnªo dÆ para INSATURADAINSATURADAINSATURADAINSATURADAINSATURADA sólido no sólido separar por fundo filtraçªo

5.5.5.5.5.ObtØm-se uma soluçªo insaturada, adicionando-se Ægua a uma soluçªo saturada. 6.6.6.6.6. OBSERVAOOBSERVAOOBSERVAOOBSERVAOOBSERVAO FENÔMENOFENÔMENOFENÔMENOFENÔMENOFENÔMENO

Um sólido Ø dissolvido na Æguadissoluçªo gua liquida vaporizavaporizaçªo Vapor de Ægua vira liquidocondensaçªo Numa mistura de sólido e líquido odecantaçªo Sólido se deposita no fundo ao passar o cafØ pelo filtro, o pó fica retidofiltraçªo

Aula 4 Aula 4 Aula 4 Aula 4 Aula 4 ----- O que Ø Ægua pura? O que Ø Ægua pura? O que Ø Ægua pura? O que Ø Ægua pura? O que Ø Ægua pura?

1.1.1.1.1.Ao aquecer a Ægua do balªo, ela se vaporiza. 2.2.2.2.2.Do condensador sai Ægua líquida porque o vapor se resfria. 3.3.3.3.3. TEMPOTEMPOTEMPOTEMPOTEMPO OBSERVAOOBSERVAOOBSERVAOOBSERVAOOBSERVAO FENÔMENOFENÔMENOFENÔMENOFENÔMENOFENÔMENO TEMPERATURATEMPERATURATEMPERATURATEMPERATURATEMPERATURA 7 minaparece gotas na parede do balªocondensaçªo 9 minas gotas se formam mais acimacondensaçªo 1 minaparecem gotas no condensadorcondensaçªo100”C 13 mincomeçam a pingar gotas de Ægua líquidacondensaçªo100”C 15 mincontinuam pingando gotascondensaçªo100”C 17 mincontinuam pingando gotas e o volumecondensaçªo100”C de líquido no balªo diminui

7.7.7.7.7.É possível purificar um líquido por filtraçªo, desde que a impureza seja totalmente insolœvel no líquido. Isto raramente acontece. 8.8.8.8.8. OBSERVAOOBSERVAOOBSERVAOOBSERVAOOBSERVAO FENÔMENOFENÔMENOFENÔMENOFENÔMENOFENÔMENO vapor saindo do líquidoevaporaçªo ou vaporizaçªo gotas de Ægua se formando na tampa da panelacondensaçªo roupa molhada secando no varalevaporaçªo líquido formando vapor e este passandoevaporaçªo ou vaporizaçªo para líquidoe condensaçªo líquido fervendo ebuliçªo

Aula 5 Aula 5 Aula 5 Aula 5 Aula 5 ----- A terra limpa a Ægua? A terra limpa a Ægua? A terra limpa a Ægua? A terra limpa a Ægua? A terra limpa a Ægua?

4.4.4.4.4.MISTURAMISTURAMISTURAMISTURAMISTURAVVVVVASASASASAS SUBSTNCIASSUBSTNCIASSUBSTNCIASSUBSTNCIASSUBSTNCIASPERMANECEPERMANECEPERMANECEPERMANECEPERMANECE

lareia + ÆguasimheterogŒnea luma colher de chÆ denªohomogŒnea açœcar + 1 copo de Ægua lpedaços de isopor + ÆguasimheterogŒnea lfarinha + ÆguasimheterogŒnea lÆgua do mar filtradanªohomogŒnea lcarvªo + ÆguasimheterogŒnea l Ægua potÆvel nªo homogŒnea

Falsas: a, d

Aula 6 Aula 6 Aula 6 Aula 6 Aula 6 ----- VocŒ sabe contar a sua experiŒncia? VocŒ sabe contar a sua experiŒncia? VocŒ sabe contar a sua experiŒncia? VocŒ sabe contar a sua experiŒncia? VocŒ sabe contar a sua experiŒncia?

1.1.1.1.1. BILHETEBILHETEBILHETEBILHETEBILHETE 1 1 1 1 1 IMPORTANTEIMPORTANTEIMPORTANTEIMPORTANTEIMPORTANTE NONONONONˆO IMPORTANTEIMPORTANTEIMPORTANTEIMPORTANTEIMPORTANTE - pus terra, pedregulho e areia na garrafaa

- algumas sujeiras da terra ficaram boiandob na Ægua - conforme a Ægua ia descendo parecia queb a areia tambØm ia descendo

BILHETEBILHETEBILHETEBILHETEBILHETE 2 2 2 2 2

- peguei o pedregulho com as mªosc - coloquei o pedregulho dentro da garrafad cuidadosamente - peguei a areia com uma colher de sopac

Explicaçıes:

a)a)a)a)a)Estas informaçıes sªo importantes, mas nªo para comparar as experiŒncias, pois referem-se a coisas que os dois fizeram ou usaram.

b)b)b)b)b)Estas informaçıes sªo importantes. Poderiam ter ajudado a descobrir a diferença entre as duas experiŒncias se o outro com certeza nªo tivesse observado isso. Como o bilhete era incompleto, nªo ajudou. c)c)c)c)c)Estas sªo informaçıes irrelevantes. Neste caso tanto faz usar as mªos ou uma colher para pegar o material. d)d)d)d)d)Estas informaçıes sªo muito vagas. O que significa cuidadosamente? 2.2.2.2.2.1a)1a)1a)1a)1a)Como era para comparar duas experiŒncias, Ø importante ver o que foi feito de diferente. A resposta (a) garante que foi usada a mesma Ægua. 2b)2b)2b)2b)2b)A resposta (b) dÆ uma idØia melhor da garrafa usada. 3b)3b)3b)3b)3b)A resposta (b) garante que foi usada a mesma terra, a mesma areia e o mesmo pedregulho. 4b)4b)4b)4b)4b)A resposta (b) garante que foram usadas quantidades iguais. 5a)5a)5a)5a)5a)A resposta (a) indica claramente em que ordem terra, areia e pedregulho foram colocados na garrafa. 6)6)6)6)6)Um deve ter dado a resposta (a), o outro, a (b), pois os resultados foram diferentes.

b)b)b)b)b)Pıe-se primeiro uma camada de pedregulho na garrafa cortada, depois uma camada de areia e, finalmente, uma de terra. Depois despeja-se a Ægua suja na garrafa em pequenas porçıes. c)c)c)c)c)Nªo se coloca argila porque ela nªo deixa passar a Ægua. 7.7.7.7.7.a)a)a)a)a)Como foi usada a mesma quantidade de pedregulho, areia e terra, na garrafa que tem o dobro do diâmetro, a espessura do material vai ser menor. Portanto, a capacidade de limpar a Ægua deve ser menor. b)b)b)b)b)Se os diâmetros forem iguais, a altura das garrafas nªo vai influir na espessura do material e, portanto, na capacidade de limpar a Ægua.

Aula 7 Aula 7 Aula 7 Aula 7 Aula 7 ----- Como se faz o tratamento da Ægua? Como se faz o tratamento da Ægua? Como se faz o tratamento da Ægua? Como se faz o tratamento da Ægua? Como se faz o tratamento da Ægua?

2.2.2.2.2. ETAPASETAPASETAPASETAPASETAPAS SIMSIMSIMSIMSIM NONONONONˆO

Aula 8 Aula 8 Aula 8 Aula 8 Aula 8 ----- Como conhecer a qualidade do ar? Como conhecer a qualidade do ar? Como conhecer a qualidade do ar? Como conhecer a qualidade do ar? Como conhecer a qualidade do ar?

2. 2. 2. 2. 2.O monóxido de carbono Ø tóxico porque ele se liga fortemente ao sangue, impedindo que o sangue carregue o oxigŒnio para as cØlulas do nosso organismo. Ao se ligar fortemente ao sangue, o monóxido de carbono ocupa o lugar que deveria ser ocupado pelo oxigŒnio; a pessoa morre por falta de oxigŒnio. 3. 3. 3. 3. 3.O monóxido de carbono se forma quando queimamos um combustível com pouco ar, por exemplo, dentro de casa com janelas e portas fechadas.

4. 4. 4. 4. 4.Um meio de produzir gÆs carbônico Ø queimar combustíveis; formam-se gÆs carbônico, vapor de Ægua e outros gases. Outro meio de formar gÆs carbônico Ø a respiraçªo do ser humano.

5. 5. 5. 5. 5.Sim, uma mistura de gÆs carbônico e monóxido de carbono Ø homogŒnea, pois nªo dÆ para perceber as partículas de qualquer das duas substâncias.

CARBÔNICOCARBÔNICOCARBÔNICOCARBÔNICOCARBÔNICODEDEDEDEDECARBONOCARBONOCARBONOCARBONOCARBONO

6. 6. 6. 6. 6. PROPRIEDADEPROPRIEDADEPROPRIEDADEPROPRIEDADEPROPRIEDADE GSGSGSGSGS MONÓXIDOMONÓXIDOMONÓXIDOMONÓXIDOMONÓXIDO - componente natural do arx

7. 7. 7. 7. 7.A qualidade do ar Ø dada pela concentraçªo de substâncias poluentes no ar, ou seja, pela quantidade de poluentes que estªo em um determinado volume de ar. 8. 8. 8. 8. 8.a)a)a)a)a)Uma concentraçªo de 0,1% de monóxido de carbono no ar significa que, em 100 litros de ar, hÆ 0,1 litro de monóxido de carbono.

b)b)b)b)b)Uma concentraçªo de 0,09% significa que, em 100 litros de ar, hÆ 0,09 litro de monóxido de carbono.

12.12.12.12.12.a)a)a)a)a)CONCENTRAOCONCENTRAOCONCENTRAOCONCENTRAOCONCENTRAODEDEDEDEDE
MONÓXIDOMONÓXIDOMONÓXIDOMONÓXIDOMONÓXIDODEDEDEDEDESINTOMASSINTOMASSINTOMASSINTOMASSINTOMAS

b)b)b)b)b)Sim. No dia 1 ventou mais à noite, espalhando o monóxido de carbono. Sua concentraçªo caiu muito às 20 horas. CARBONOCARBONOCARBONOCARBONOCARBONO (%) (%) (%) (%) (%) 0,005Diminuiçªo da capacidade visual 0,008Dor de cabeça 0,015Tontura e fraqueza muscular 0,022 NÆuseas 0,090 Morte b)b)b)b)b)Uma concentraçªo de 0,022% de monóxido de carbono no ar que respiramos provoca nÆuseas.

Aula 9 Aula 9 Aula 9 Aula 9 Aula 9 ----- Ar puro só contØm oxigŒnio? Ar puro só contØm oxigŒnio? Ar puro só contØm oxigŒnio? Ar puro só contØm oxigŒnio? Ar puro só contØm oxigŒnio?

4.4.4.4.4. MATÉRIAMATÉRIAMATÉRIAMATÉRIAMATÉRIA SUBSTNCIASUBSTNCIASUBSTNCIASUBSTNCIASUBSTNCIAPURAPURAPURAPURAPURA MISTURAMISTURAMISTURAMISTURAMISTURA

Ar atmosfØrico purox Ar atmosfØrico poluídox gua do marx gua do poçox gua destiladax gua + areiax

Falsas: a, d A afirmativa (a) Ø falsa porque o ar puro Ø uma mistura de gases, principal mente oxigŒnio, nitrogŒnio e argônio. A afirmativa (d) Ø falsa porque o ar sem poluentes nªo Ø uma substância pura; Ø uma mistura de gases, só que sem os gases poluentes. 6.6.6.6.6.a)a)a)a)a) É uma mistura de gases. Sempre Ø uma mistura homogŒnea. b)b)b)b)b)Nªo. As partículas das substâncias misturadas no estado gasoso sªo muito pequenas.

8.8.8.8.8.a)a)a)a)a)A palha de aço começa a ficar enferrujada. b)b)b)b)b)A Ægua sobe no copo quando a palha de aço começa a enferrujar porque o oxigŒnio do ar, que estÆ dentro do copo, começa se ligar com o ferro da palha de aço e deixa um espaço vazio para a Ægua entrar. 9.9.9.9.9. OBSERVAOOBSERVAOOBSERVAOOBSERVAOOBSERVAO OXIGNIOOXIGNIOOXIGNIOOXIGNIOOXIGNIO NITROGNIONITROGNIONITROGNIONITROGNIONITROG˚NIO

Enferruja o ferrosimnªo Ajuda a fazer o fogosimnªo EstÆ no ar purosimsim É um gÆssimsim É tóxiconªonªo

Aula 10 Aula 10 Aula 10 Aula 10 Aula 10 ----- Do que se compıe o ar? Do que se compıe o ar? Do que se compıe o ar? Do que se compıe o ar? Do que se compıe o ar?

(A)-Torneira do funil (B)-Rolha do frasco (C)-Frasco com saída lateral (D)-Saída lateral do frasco (E)-Tubo de vidro (F)-Rolha que fecha o tubo (G)-Tubo de vidro (H)-Bacia de Ægua 2.2.2.2.2.O ar do frasco (C) passa pelo tubo de vidro com a palha de aço. 3.3.3.3.3.O oxigŒnio se combina com o ferro. 4.4.4.4.4.Sim, colocando uma vela acesa dÆ para saber se tem oxigŒnio ou nitrogŒnio, porque o nitrogŒnio nªo ajuda a queima. 5.5.5.5.5.a)a)a)a)a)NitrogŒnio e oxigŒnio sªo muito diferentes em relaçªo à queima. Leia a resposta da questªo 4 b)b)b)b)b)Sim. OxigŒnio alimenta a respiraçªo e nitrogŒnio nªo alimenta. c)c)c)c)c)Sim. Os dois gases sªo iguais no aspecto. Sªo incolores e nªo tŒm cheiro. d)d)d)d)d)OxigŒnio se liga ao ferro; nitrogŒnio, nªo. 6.6.6.6.6.(V); (F); (V); (V); (F).

1.1.1.1.1. a)a)a)a)a) (A); (C). b)b)b)b)b) (C); (D). c)c)c)c)c) (D). d)d)d)d)d) (G); (D). 12.12.12.12.12.a)a)a)a)a)Porque esse gÆs Ø o nitrogŒnio. O oxigŒnio que estava no ar foi usado para enferrujar o ferro.

b)b)b)b)b)Porque sem o funil, a Ægua entra no frasco (C), ocupa o lugar do ar, mas este ar nªo vai sair apenas pelo tubo lateral (D), mas principalmente, pela boca do frasco (C).

c)c)c)c)c)Senªo entra ar à vontade para o tubo (E) e este ar, com oxigŒnio, tambØm vai para o tubo (G). No fim, o gÆs recolhido na bacia vai conter nitrogŒnio e oxigŒnio.

d)d)d)d)d)Senªo o gÆs nitrogŒnio que sai escapa para o ambiente, misturando-se novamente com o ar. e)e)e)e)e)Porque o tubo (G) estÆ cheio de nitrogŒnio que impede a Ægua de entrar no tubo.

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