Telecurso 2000 Química Nível Médio - q26 2apres2

Telecurso 2000 Química Nível Médio - q26 2apres2

Se vocŒ comprou este Volume 2 de Química do Telecurso 2000, deve ter passado pelo Volume 1 sem perder o entusiasmo. Isso Ø muito bom!

Acreditamos que, depois de tudo o que aprendeu na primeira etapa, vocŒ esteja vendo a Química com outros olhos. Deve estar percebendo como os conhecimentos nessa Ærea sªo importantes para entender nossa vida. Afinal, tudo o que nos rodeia passou por um processo químico.

VocŒ viu como a Ægua Ø purificada, tanto na natureza como no laboratório e na estaçªo de tratamento, por meio de processos químicos. VocŒ viu que o ar Ø importante para plantas e animais, mas que pode ser facilmente poluído, tornando-se prejudicial à vida na Terra. Viu o papel do oxigŒnio do ar na queima e que esta, sem os devidos cuidados, pode acabar em incŒndio. Por outro lado, vocŒ aprendeu como se combate um incŒndio. VocŒ tambØm aprendeu que as substâncias, como a Ægua e o carbono, percorrem um ciclo na natureza e que muitas vezes o homem interfere nesse ciclo. É o caso de alguns metais que, depois de extraídos pelo homem da natureza, acabam voltando a ela. Modernamente, os metais sªo reciclados, aproveitando-se as sucatas.

químicas sªo importantes e como elas facilitam a comunicaçªocomunicaçªocomunicaçªocomunicaçªocomunicaçªoentre os quími-

Neste segundo volume, vocŒ vai começar a entender por que as fórmulas cos. VocŒ vai descobrir como funcionam as indœstrias químicas indœstrias químicas indœstrias químicas indœstrias químicas indœstrias químicas e quais sªo as principais substâncias produzidas por elas. Vai perceber que nªo dÆ para evitar o transporte de produtos químicostransporte de produtos químicostransporte de produtos químicostransporte de produtos químicostransporte de produtos químicos, apesar de ser muito perigoso. Por outro lado, vai aprender o que deve ser feito para transportar produtos químicos com segurança. Um desses produtos Ø a soda cÆustica, que Ø muito corrosiva mas fundamental para o preparo de um produto totalmente inofensivo: o sabªo. Ou serÆ que o sabªo nªo Ø tªo inofensivo assim? VocŒ vai ver como ele Ø fabricado e os cuidados que devem ser tomados com sabªo e detergentessabªo e detergentessabªo e detergentessabªo e detergentessabªo e detergentes para nªo poluírem os rios. Os plÆsticosplÆsticosplÆsticosplÆsticosplÆsticos sªo um capítulo muito interessante. Hoje em dia, eles sªo muito usados, pois podem ser produzidos com as propriedades que se desejar. Finalmente, vocŒ vai tirar uma dœvida: Mais Ø sempre melhor?Mais Ø sempre melhor?Mais Ø sempre melhor?Mais Ø sempre melhor?Mais Ø sempre melhor? Aí vocŒ vai entender por que se deve seguir à risca uma receita mØdica.

Este volume segue o mesmo padrªo do primeiro. Para facilitar seus estudos, cada aula foi dividida em seçıes. Na primeira, mostramos resumidamente o queo queo queo queo que vocŒ vai aprendervocŒ vai aprendervocŒ vai aprendervocŒ vai aprendervocŒ vai aprender na aula.

Apresentaçªo

A segunda seçªo Ø uma lista do que seria bom jÆ saberseria bom jÆ saberseria bom jÆ saberseria bom jÆ saberseria bom jÆ saber. Se vocŒ se sentir inseguro em relaçªo a algum assunto dessa lista, volte às aulas anteriores para tirar as dœvidas.

A terceira seçªo de cada aula vocŒ deve ler e reler com muita atençªo, pois ela traz o que estÆ no programa de televisªo e isto lhe interessaisto lhe interessaisto lhe interessaisto lhe interessaisto lhe interessa. Tudo o que os personagens da aula de TV falam e fazem Ø explicado, só que aqui, numa conversa direta com vocŒ, o leitor deste livro.

Se vocŒ estÆ acompanhando o Telecurso 2000, Ø provÆvel que queira fazer algum exame. Para auxiliÆ-lo nessa tarefa, hÆ um resumo dos conhecimentos essenciais de cada capítulo. Esse resumo traz o mínimo que vocŒ precisa sabervocŒ precisa sabervocŒ precisa sabervocŒ precisa sabervocŒ precisa saber e nele, a linguagem Ø mais próxima da que vocŒ vai encontrar nos exames.

Depois que vocΠestudou os principais assuntos da aula, vamos pensar maisvamos pensar maisvamos pensar maisvamos pensar maisvamos pensar mais, ver o assunto com mais detalhes e ampliar os conhecimentos que vocΠacabou de adquirir.

Finalmente, depois de tanto estudar, vocŒ vai poder dizer: agora eu seiagora eu seiagora eu seiagora eu seiagora eu sei. VocŒ vai encontrar uma lista de afirmaçıes como, por exemplo, Agora eu sei o que Ø ser alfabetizado em ciŒncias. Se vocŒ souber, marque o quadradinho correspondente à afirmaçªo. Se nªo souber algumas delas, releia o capítulo com atençªo, procurando aquilo que nªo entendeu.

No entanto, para ter certeza de que entendeu mesmo a aula, nada melhor que resolver exercícios. Portanto, vamos exercitarvamos exercitarvamos exercitarvamos exercitarvamos exercitar. Tente resolver todos os exercícios. Nªo desista. Se tiver dificuldades, reveja o capítulo ou mesmo aulas anteriores. Depois, confira suas respostas com o gabarito, no final do volume.

Finalmente, lembre-se de que vocŒ jÆ venceu a primeira etapa do curso de Química. Temos certeza de seu sucesso tambØm nesta etapa final.

AUTORIAAUTORIAAUTORIAAUTORIAAUTORIA Reiko IsuyamaReiko IsuyamaReiko IsuyamaReiko IsuyamaReiko Isuyama (coordenadora) - Doutora em Química; Professora de Química Inorgânica do Instituto de Química da Universidade de Sªo Paulo.

Peter Wilhelm TiedemannPeter Wilhelm TiedemannPeter Wilhelm TiedemannPeter Wilhelm TiedemannPeter Wilhelm Tiedemann - Doutor em Química; Professor de Físico-química do Instituto de Química da Universidade de Sªo Paulo.

Vera Lucia PardiniVera Lucia PardiniVera Lucia PardiniVera Lucia PardiniVera Lucia Pardini - Doutora em Química; Professora de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade de Sªo Paulo.

Adelaide Maria Vieira ViveirosAdelaide Maria Vieira ViveirosAdelaide Maria Vieira ViveirosAdelaide Maria Vieira ViveirosAdelaide Maria Vieira Viveiros - Doutora em Química; Professora de Química Inorgânica da Universidade Federal da Bahia.

AGRADECIMENTOSAGRADECIMENTOSAGRADECIMENTOSAGRADECIMENTOSAGRADECIMENTOS Universidade de Sªo PauloUniversidade de Sªo PauloUniversidade de Sªo PauloUniversidade de Sªo PauloUniversidade de Sªo Paulo Conselho BritânicoConselho BritânicoConselho BritânicoConselho BritânicoConselho Britânico Aparecido Ribeiro de SouzaAparecido Ribeiro de SouzaAparecido Ribeiro de SouzaAparecido Ribeiro de SouzaAparecido Ribeiro de Souza - Bacharel em Química; Aluno de Pós-graduaçªo do Instituto de Química da Universidade de Sªo Paulo.

Cleonice RochaCleonice RochaCleonice RochaCleonice RochaCleonice Rocha - Bacharel em Química; Aluna de Pós-graduaçªo do Instituto de Química da Universidade de Sªo Paulo.

Comentários