Telecurso 2000 Química Nível Médio - qui44

Telecurso 2000 Química Nível Médio - qui44

AULA 4

O que vocΠvai aprender

4 A U L A lComo produzir sabªo lQuando detergente Ø melhor que sabªo l`gua dura e Ægua mole fiComo detergentes e sabıes limpam a sujeira fiO que Ø óxido de cÆlcio fiFórmulas dos íons carbonato e sulfato fiO que significa solœvel e insolœvel

Os detergentes sªo formados por substâncias que tŒm uma parte (polar) que se liga às molØculas de Ægua e uma parte (apolar) que se mistura com as gorduras. Os detergentes na Ægua formam gotinhas muito pequenas, que sªo polares por fora e apolares por dentro. A parte polar (com carga) atrai as molØculas de Ægua e a gordura Ø atraída pela parte apolar (sem carga).

Os detergentes tŒm a capacidade de diminuir a força que une as molØculas de Ægua que ficam na superfície. Isso faz com que o oxigŒnio que estÆ dissolvido, por exemplo, na Ægua do rio saia e a Ægua fique pobre em oxigŒnio. É por isso que o detergente despejado nos rios representa problemas para peixes e plantas aquÆticas.

Os detergentes tŒm uma cadeia de carbono muito longa, que as bactØrias nªo podem destruir. Por isso eles continuam nos rios, sem serem destruídos. Os detergentes modernos sªo feitos com substâncias que tŒm cadeias carbônicas que podem ser quebradas pelas bactØrias. Sªo os detergentes biodegradÆveis.

O sabªo Ø feito de gorduras animais ou vegetais que sªo biodegradÆveis, isto

Ø, existem bactØrias que destroem as molØculas das gorduras usadas para fabricar os sabıes. A seguir Ø apresentada uma receita de sabªo, utilizada para fazer sabªo apenas em pequenas quantidadespequenas quantidadespequenas quantidadespequenas quantidadespequenas quantidades.

Cuidado!Cuidado!Cuidado!Cuidado!Cuidado! O Ælcool Ø inflamÆvel, por isso deixe o frasco longe da chama do fogªo.O Ælcool Ø inflamÆvel, por isso deixe o frasco longe da chama do fogªo.O Ælcool Ø inflamÆvel, por isso deixe o frasco longe da chama do fogªo.O Ælcool Ø inflamÆvel, por isso deixe o frasco longe da chama do fogªo.O Ælcool Ø inflamÆvel, por isso deixe o frasco longe da chama do fogªo.

Existe Ægua dura?

Seria bom jÆ saber

Isto lhe interessa

Água dura cria uma crosta

44RRRRRECEITAECEITAECEITAECEITAECEITADEDEDEDEDE SABOSABOSABOSABOSABO CASEIROCASEIROCASEIROCASEIROCASEIRO

AULA IngredientesIngredientesIngredientesIngredientesIngredientes

25 g de gordura vegetal (1 colher das de sopa cheia) 1 colher das de sopa de Ælcool 7 ml de hidróxido de sódio (soda) 50% (1 colher das de sopa)

Modo de fazerModo de fazerModo de fazerModo de fazerModo de fazer

Coloque a gordura numa panela e aqueça atØ derretŒ-la. Numa panelinha, coloque o Ælcool e a soda e aqueça atØ a fervura. Aqueça com cuidado, porque o Ælcool pode pegar fogo! Coloque a gordura derretida sobre a mistura de Ælcool e soda. Misture bem. Apague o fogo e continue misturando atØ formar uma pasta lisa.

Experimente usar esse sabªo ou outro qualquer para lavar as mªos sujas de cal ou de giz. VocŒ perceberÆ que nªo se formarÆ espuma. Experimente lavar as mªos sujas de cal ou de giz usando detergente.

O que acontece Ø o seguinte: na cal existe cÆlcio, e o sabªo comum Ø formado por uma substância que tem um grupo de Ætomos que, quando encontra íons de cÆlcio, forma um composto insolœvel. A parte polar do sabªo Ø formada de íons carbonato. Isso nªo acontece com o detergente, porque o detergente nªo tem íons carbonato. A parte polar do detergente que atrai Ægua Ø formada geralmente por íons sulfato, que nªo formam compostos insolœveis com cÆlcio.

Acontece a mesma coisa quando se usa sabªo com Ægua do mar. O sabªo nªo espuma e o detergente espuma.

Existem muitas Æguas naturais que sªo ricas em íons cÆlcio, principalmente as Æguas encontradas perto de praias. Essas Æguas sªo chamadas de Æguas durasÆguas durasÆguas durasÆguas durasÆguas duras.

A Ægua que tem muitos íons de cÆlcio, de ferro e de magnØsio Ø chamada de Ægua duraÆgua duraÆgua duraÆgua duraÆgua dura e as outras que nªo tŒm esses íons sªo chamadas de ÆguasÆguasÆguasÆguasÆguas molesmolesmolesmolesmoles. No Brasil, a Ægua dura nªo Ø muito comum. Esse tipo de Ægua Ø mais comum na Europa.

AlØm de nªo espumar, a Ægua dura causa um problema maior nas indœstrias.

O problema acontece nas caldeiras para produzir vapor. Quando se aquece a Ægua dura forma-se uma crosta dura na parte de dentro da caldeira. Como essa crosta nªo deixa o calor passar, Ø preciso aquecer mais, e o excesso de aquecimento pode provocar a explosªo da caldeira, causando acidentes muito graves. Por isso a Ægua usada na indœstria tem de ser amolecida. Esse amolecimento pode ser feito com detergentes.

AULA44VocŒ precisa saber lDetergentes biodegradÆveisDetergentes biodegradÆveisDetergentes biodegradÆveisDetergentes biodegradÆveisDetergentes biodegradÆveis servem de alimento para micróbios. Assim, esses detergentes sªo destruídos e nªo poluem rios e lagos.

lSabªoSabªoSabªoSabªoSabªo Ø fabricado por meio da fervura de soda cÆustica com algum tipo de gordura.

lgua duragua duragua duragua duragua dura contØm muitos íons de cÆlcio. A Ægua fica dura quando passa por rochas calcÆrias.

l˝ons de cÆlcio reagem com sabªo, formando uma substância insolœvel em Ægua. Aí o sabªo nªo funciona mais.

l˝ons de cÆlcio nªo reagem com detergentes. Por isso detergentes funcionam mesmo com Ægua dura.

lQuando Ægua dura absorve gÆs carbônico do ar, forma-se carbonato decarbonato decarbonato decarbonato decarbonato de cÆlciocÆlciocÆlciocÆlciocÆlcio, que Ø insolœvel. Nas caldeiras industriais isso Ø perigoso, porque o carbonato de cÆlcio forma uma crosta nas tubulaçıes da caldeira, que entªo pode entupir.

Detergentes e sabıes sªo substâncias cujas molØculas tŒm uma cabeça polar e uma cauda apolar. A cabeça polar tem carga elØtrica, positiva ou negativa. A cauda apolar Ø uma cadeia de Ætomos de carbono.

A fórmula de um detergente bastante usado na indœstria Ø a seguinte:

e a de um sabªo típico Ø:

A diferença principal nªo Ø tanto o tamanho da cadeia de Ætomos de carbono, mas o tipo de cabeça polar. O problema com a Ægua dura acontece porque o sabªo forma uma substância insolœvel com íons de cÆlcio.

Essa substância nªo funciona como sabªo, pois a cabeça polar foi neutralizada pelo íon de cÆlcio.

-cauda apolarcabeça polar

Vamos pensar mais

AULA44 oQual Ø a estrutura das molØculas de detergente.

oComo os detergentes influem na força de atraçªo das molØculas na superfície da Ægua.

oPor que os detergentes comuns poluem os rios. oO que sªo detergentes biodegradÆveis. oQue os sabıes sªo biodegradÆveis. oComo fabricar um sabªo caseiro. oPor que sabªo nªo espuma quando a Ægua tem íons de cÆlcio. oPor que um detergente funciona mesmo com íons de cÆlcio na Ægua. oO que Ø Ægua dura. oQuais sªo os dois principais problemas que a Ægua dura causa.

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1 Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmaçıes:

a)a)a)a)a)()Cal Ø óxido de cÆlcio. b)b)b)b)b)() A diferença entre sabªo e detergente estÆ na cadeia de Ætomos de carbono.

c)c)c)c)c)() Detergentes biodegradÆveis sªo formados por substâncias cujas molØculas tŒm uma cadeia de Ætomos de carbono que Ø quebrada por bactØrias. d)d)d)d)d)() Quando se mistura sabªo em Ægua dura forma-se um composto solœvel em Ægua. e)e)e)e)e)() Detergentes formam espuma em Ægua dura.

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2 Explique a diferença entre:

a)a)a)a)a)detergente comum e detergente biodegradÆvel; b)b)b)b)b)sabªo e detergente.

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3 O que Ø Ægua dura?

Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4 Compare as açıes de sabıes e detergentes em Ægua dura.

Agora eu sei

Vamos exercitar

Comentários