Telecurso 2000 Química Nível Médio - qui31

Telecurso 2000 Química Nível Médio - qui31

AULA 31

O que a indœstria química faz

A U L A 31

O que vocΠvai aprender

Seria bom jÆ saber

Isto lhe interessa lO que a indœstria química produz lOnde instalar uma indœstria química lPor que as indœstrias químicas se agrupam num local lA indœstria química transforma os produtos naturais em substâncias mais œteis fiElemento químico fiSubstância pura fi Mistura fiMØtodos de separaçªo fiMØtodos de purificaçªo fi MatØria-prima fi Transformaçªo química fi`cido sulfœrico

A indœstria química transforma substâncias que existem na natureza em produtos que sªo œteis para a vida que levamos no mundo moderno.

Todos os dias utilizamos materiais fabricados pela indœstria química: alimentos; remØdios; veículos de transporte; aparelhos de comunicaçªo, como o telefone e a televisªo; roupas; inœmeros objetos de plÆstico; vÆrios tipos de tinta etc. Tudo isso Ø fabricado com substâncias produzidas pela indœstria química.

Os jornais e a TV freqüentemente dªo notícias de acidentes com produtos químicos. Esses acontecimentos talvez levem as pessoas a pensar que seria melhor acabar com essas indœstrias. Mas, se acabarmos com as indœstrias químicas, como vamos fabricar os plÆsticos, o papel para jornal, livros e revistas ou os remØdios de que necessitamos? É preciso lembrar que todas essas coisas sªo produtos de reaçıes químicas.

Na realidade, a indœstria química faz as transformaçıes de substâncias em escala industrial. Transforma as substâncias que se encontram na natureza, e que nªo podem ser usadas diretamente, em substâncias com as características que queremos.

JÆ aprendemos que existem cerca de cem elementos químicos, que sªo a base de milhıes de substâncias. Pela combinaçªo desses cem elementos, obtØm-se toda a variedade de substâncias que conhecemos. Muitas dessas substâncias existem na natureza e podem ser usadas diretamente, depois de separadas as impurezas. Outras precisam ser transformadas e fabricadas.

AULA31

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1 Mencione alguns mØtodos de separaçªo de misturas de sólidos.

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2 Quais sªo os mØtodos usados para purificar sólidos?

Para fabricar as substâncias que nos interessam, Ø preciso fazer vÆrias reaçıes. Compostos como Æcido sulfœrico, hidróxido de sódio, Æcido clorídrico, cloro sªo usados para fazer essas reaçıes.

Esses compostos nªo aparecem no produto final que nós usamos. Mas sem eles Ø impossível produzir as substâncias que nos interessam.

O Æcido sulfœrico Ø uma das substâncias mais importantes da indœstria química. É a substância fabricada em maior quantidade no mundo. No Brasil se fabricam 5 milhıes de toneladas de Æcido sulfœrico por ano!

Falando 5 milhıes de toneladas, nªo dÆ para saber se Ø bastante ou nªo, nªo Ø?

É possível ter uma idØia da quantidade de Æcido usado se pensarmos quanto

Æcido cada pessoa no Brasil consome por ano. Dividindo 5 milhıes de toneladas pela populaçªo do Brasil, que Ø de aproximadamente 150 milhıes de habitantes, dÆ mais de 30 kg de Æcido sulfœrico por pessoa.

outros usos (fabricação de explosivos, pesticidas, tinturas, baterias)30% Fabricação de fertilizantes

(sulfato e fosfato de amônio) super fosfato

Fabricação de detergentes11%

Fabricação de tintas e pigmentos8% Fabricação de fibras e papéis

5% Fabricação de plásticos

Outros usos

AULA31

VocŒ pode estar pensando: “Eu nªo uso nada disso. Nunca usei nem um grama de Æcido sulfœrico”.

Na realidade, dificilmente alguØm vai usar o Æcido sulfœrico diretamente, mas ele Ø usado, por exemplo, na fabricaçªo de adubos. Quando vocŒ come alguma coisa que vem de uma planta que foi adubada, vocŒ estÆ consumindo Æcido sulfœrico.

O mesmo acontece com outros produtos químicos. Dificilmente vocŒ vai ver alguØm usando Æcido sulfœrico ou hidróxido de sódio, ou amônia por aí. AliÆs, isso acontece com a grande maioria dos produtos químicos. A indœstria química fabrica substâncias que nªo sªo usadas diretamente pelo pœblico. Mas, sem essas substâncias, nªo dÆ para fabricar os produtos que nós usamos.

É como o caso da Ægua usada para fabricar latas de refrigerantes. A lata que nós usamos nªo tem Ægua, mas foi usado muita Ægua para fabricar a lata. Sem a Ægua nªo seria possível fabricar a lata.

Toda matØria que nós usamos, seja o que for, estava antes em algum lugar no mundo, de um outro jeito. Quase sempre, antes de usar o material para fazer uma reaçªo, nós precisamos separar os outros compostos que estªo juntos. Quando as substâncias estªo na natureza, elas estªo misturadas com muitas outras e por isso Ø preciso fazer a separaçªo. Só depois elas sªo transformadas.

As indœstrias químicas, que fabricam produtos que sªo usados por muitas outras indœstrias, produzem em grandes quantidades porque as instalaçıes das fÆbricas sªo muito caras. Por isso nªo vale a pena montar fÆbricas para produzir quantidades pequenas.

Localizaçªo das indœstrias químicas no Brasil:

É muito importante observar que dificilmente se monta uma indœstria química sozinha, num lugar isolado. Geralmente existem vÆrias fÆbricas instaladas muito perto.

CE (8) RN (2)

MA (5)PA (6)PI (5)

PB (4) PE (28)

AL (8)

SE (3) BA (81)

MG (81) ES (7)

RJ (157)

RS (96) SC (50)

PR (59) SP (6)

AM (10)

MT (3) GO (6)

MS (3)

NORTE1..0 16
NORDESTE1.. 144
CENTRO-OESTE1..0 12
SUDESTE1.. 911
SUL1.. 205

AULA 31 plásticos fibras detergentes tintas e pigmentos

porto para

fertilizantes desembarque de matéria-prima

Quando se faz uma reaçªo para fabricar uma substância, geralmente se formam outras substâncias que nªo interessam. Assim, Ø bom que se tenha uma fÆbrica por perto que use essa outra substância. Esse processo pode baratear o custo da fabricaçªo, jÆ que a primeira fÆbrica estÆ descartando o produto. Por outro lado, tambØm ajuda a resolver problemas ambientais, porque esses produtos nªo sªo jogados fora.

O local para se instalar uma indœstria química tem de ser muito bem pensado, porque precisa ficar perto da matØria-prima, do consumidor e da fonte de energia. A indœstria química consome muita energia, tanto na forma de calor como na forma de eletricidade.

VocŒ precisa saber lA indœstria químicaindœstria químicaindœstria químicaindœstria químicaindœstria química produz as substâncias intermediÆrias que servem para fabricar os materiais que nós usamos.

lAs indœstrias químicas indœstrias químicas indœstrias químicas indœstrias químicas indœstrias químicas geralmente estªo agrupadas num mesmo local. Sªo vÆrias fÆbricas que produzem produtos diferentes, uma perto da outra.

lAs indœstrias químicasindœstrias químicasindœstrias químicasindœstrias químicasindœstrias químicas agrupam-se para que uma fÆbrica possa utilizar como matØria-prima um dos produtos que seriam jogados fora de uma outra fÆbrica.

lAlgumas substâncias produzidas pela indœstria químicaindœstria químicaindœstria químicaindœstria químicaindœstria química sªo: Æcido sulfœrico, Æcido clorídrico, hidróxido de sódio, amônia, cloro.

lAs substâncias que se encontram na natureza geralmente estªo misturadas umas com as outras. Elas precisam ser separadas e purificadas, antes de entrar no processo de fabricaçªo.

lAs indœstrias químicasindœstrias químicasindœstrias químicasindœstrias químicasindœstrias químicas estªo localizadas perto da fonte de matØria-prima ou perto da fonte de energia ou perto do consumidor.

lcido sulfœricocido sulfœricocido sulfœricocido sulfœricocido sulfœrico Ø a substância produzida em maior escala (maior quantidade) no mundo e no Brasil.

lA maior parte do Æcido sulfœrico Ø usada para fabricar adubosadubosadubosadubosadubos.

Geralmente as fábricas de produtos químicos estão instaladas uma perto da outra, para que uma possa aproveitar os produtos que não interessam à outra.

AULA31

Vimos que a indœstria química produz as substâncias que servem para fabricar os materiais que nós usamos. Essas substâncias sªo chamadas de intermediÆriosintermediÆriosintermediÆriosintermediÆriosintermediÆrios .

A localizaçªo da indœstria estÆ relacionada com o custo do produto. Porque custa caro transportar matØrias-primas, energia e o próprio produto fabricado. Por isso geralmente vemos muitas fÆbricas juntas, uma usando como matØriaprima o produto final da outra. Por exemplo, Ø comum ver uma fÆbrica de adubos ao lado de uma fÆbrica de Æcido sulfœrico, muitas vezes pertencendo a uma mesma empresa. Lembre-se de que o Æcido sulfœrico Ø usado para fabricar adubos.

Mas por que existe a indœstria química? HÆ dois motivos principais.

A indœstria química permite obter produtos essenciais em quantidadeA indœstria química permite obter produtos essenciais em quantidadeA indœstria química permite obter produtos essenciais em quantidadeA indœstria química permite obter produtos essenciais em quantidadeA indœstria química permite obter produtos essenciais em quantidade suficiente.suficiente.suficiente.suficiente.suficiente.

No início da existŒncia do homem sobre a Terra, ele usou o que havia na natureza para se alimentar, para se proteger do frio e para morar. Hoje, sem adubos, para fazer a terra produzir mais, sem defensivos agrícolas, para nªo deixar pragas destruírem as lavouras, e sem conservantes, para fazer os alimentos durarem mais, nªo seria possível alimentar bem a populaçªo da Terra. É a indœstria química que produz os adubos, os defensivos agrícolas e os conservantes que sªo colocados nos alimentos.

A indœstria química permite produzir materiais novos e melhores.A indœstria química permite produzir materiais novos e melhores.A indœstria química permite produzir materiais novos e melhores.A indœstria química permite produzir materiais novos e melhores.A indœstria química permite produzir materiais novos e melhores. Na natureza existem muitos materiais e muitas substâncias œteis para nós.

PorØm, podemos melhorar esses materiais e essas substâncias ou fabricar outros, que sejam melhores para nós. Vamos pensar nos remØdios. Muitas doenças podem ser curadas com plantas que jÆ eram conhecidas pelos índios. Mas podese separar só a substância que atua como remØdio. Para fazer essa separaçªo precisamos do conhecimento da química. Muitos remØdios, como os antibióticos, sªo produzidos pela indœstria química. Podemos tambØm pensar em materiais de construçªo, como o aço, que Ø muito resistente, mas muito pesado. Hoje temos plÆsticos mais resistentes que o ferro e muito mais leves.

oO que a indœstria química faz. oPor que as indœstrias químicas ficam agrupadas num local. oO que as indœstrias químicas procuram usar como matØria-prima. oO que sªo intermediÆrios. oQue as substâncias se encontram misturadas na natureza. oQual Ø a substância mais produzida no Brasil e no mundo. oQual Ø o principal uso do Æcido sulfœrico.

Vamos pensar mais

Agora eu sei

AULA31

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3

Sabendo que o enxofre nªo se dissolve e flutua na Ægua, explique como vocŒ faria para separar a areia que vem misturada com o enxofre retirado das minas.

Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4

O ar atmosfØrico Ø uma das fontes naturais de substâncias. Explique como se pode separar a poeira do ar atmosfØrico.

Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5

Sal Ø fonte natural da fabricaçªo de cloro e de hidróxido de sódio. Como se pode purificar uma quantidade de sal que foi contaminado com areia?

Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6

Faça uma lista de dez (10) materiais que sªo importantes para a sua vida e que usam substâncias fabricadas pela indœstria química.

Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7

Por que as indœstrias químicas produzem quantidades muito grandes de um dado produto?

Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8

O ar Ø uma substância que existe na natureza e Ø usado como matØria-prima em muitos processos industriais. O ar pode ser usado diretamente ou deve ser purificado antes do uso? Explique.

Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9

Analise trŒs (3) pontos que devem ser levados em conta quando se vai instalar uma indœstria química.

Exercício 10Exercício 10Exercício 10Exercício 10Exercício 10

Cite trŒs contribuiçıes importantes da indœstria química para a sociedade moderna.

Vamos exercitar

Comentários