Telecurso 2000 Química Nível Médio - qui38

Telecurso 2000 Química Nível Médio - qui38

(Parte 1 de 2)

O que vocŒ vai aprender l `cidos l Bases lNeutralizaçªo de Æcidos l pH lTransporte de substâncias corrosivas fiO que a indœstria química produz fiO que Ø matØria-prima fiO que Ø Æcido sulfœrico fiO que Ø cal fiHidróxido de cÆlcio Ø uma base fiO que Ø um indicador fiComo se formam os cÆtions e os ânions

É muito importante aprendermos química para que possamos compreender como as coisas sªo feitas. É preciso estar atento ao que ocorre com toda a Ægua que circula pela natureza, bem como com toda a atmosfera terrestre. Muitas vezes, o ser humano despeja no ar e na Ægua substâncias poluentes que acabam por prejudicar o equilíbrio de todo o planeta.

Tudo o que precisamos para viver - roupas, alimentos, materiais de construçªo, tintas, objetos, etc. - Ø feito de matØrias-primas que sªo retiradas dos minØrios, do ar, da Ægua do mar, do petróleo e das plantas. Os químicos transformam tais substâncias, de modo que elas sejam de grande utilidade para o homem. Geralmente, as indœstrias químicas sªo construídas perto das fontes de matØria-prima e, portanto, longe do consumidor.

Como Ø utilizada para a fabricaçªo de diversos produtos, a matØria-prima Ø produzida em grande quantidade por essas indœstrias e, em seguida, transportada de um local para outro.

Como saber se a chuva Ø Æcida?

Seria bom jÆ saber

Isto lhe interessa

Esculturas ao ar livre sofrem a ação da chuva ácida

AULA38

Toda carga deve ser transportada com cuidado, pois um acidente no transporte de produtos químicos, por exemplo, pode acarretar sØrias conseqüŒncias. Desse modo, os motoristas que transportam esse tipo de substância devem receber um treinamento especial para a prevençªo de acidentes, bem como para a tomada das providŒncias necessÆrias num caso como esse.

Um dos compostos fabricados em grande escala pela indœstria química Ø o

Ainda que nªo libertando vapores quando concentrado, o Æcido sulfœricoÆcido sulfœricoÆcido sulfœricoÆcido sulfœricoÆcido sulfœricoØ

Æcido clorídricoÆcido clorídricoÆcido clorídricoÆcido clorídricoÆcido clorídrico, que Ø conhecido comercialmente como Æcido muriÆticoÆcido muriÆticoÆcido muriÆticoÆcido muriÆticoÆcido muriÆtico. É um líquido altamente corrosivo, que liberta vapores extremamente irritantes - podendo provocar queimaduras graves e, em contato com os olhos, atØ cegueira. muito mais corrosivo que o Æcido clorídrico. Devido à sua grande capacidade de absorçªo de Ægua, ao ser derramado sobre papel ou pano, por exemplo, ele retira todos os Ætomos de hidrogŒnio e oxigŒnio da molØcula desses materiais, transformando-os em carvªo. Por essa razªo, o Æcido sulfœrico provoca queimaduras muito graves ao entrar em contato com a pele.

Ao misturar Æcidos concentrados com Ægua Ø preciso tomar muito cuidado, pois desse contato resulta uma enorme libertaçªo de calor.

No caso de diluir um Æcido, deve-se sempre colocar Æcido sobre aNo caso de diluir um Æcido, deve-se sempre colocar Æcido sobre aNo caso de diluir um Æcido, deve-se sempre colocar Æcido sobre aNo caso de diluir um Æcido, deve-se sempre colocar Æcido sobre aNo caso de diluir um Æcido, deve-se sempre colocar Æcido sobre a Ægua e nunca o contrÆrio.Ægua e nunca o contrÆrio.Ægua e nunca o contrÆrio.Ægua e nunca o contrÆrio.Ægua e nunca o contrÆrio.

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1

Faça uma comparaçªo entre dois acidentes com caminhıes: um que transporta bananas e outro que transporta Æcido concentrado. Pense nos prejuízos para o motorista, para a carga transportada, para o sistema ecológico, etc, no caso dos dois acidentes.

As instruçıes para o motorista que transporta substâncias como os Æcidos, sªo as seguintes: em caso de acidentes, evite que o líquido entre nos bueiros, esgotos ou rios; cubra o Æcido derramado com cal ou carbonato de sódio; avise imediatamente o Corpo de Bombeiros.

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2

Por que o motorista deve evitar que o Æcido derramado entre nos bueiros, esgotos ou rios? lVocŒ deve estar se perguntando por que o Æcido derramado deve ser coberto com cal. O que serÆ que acontece quando o Æcido clorídrico reaje com cal?

BANANABANANABANANABANANABANANA PRODUTOPRODUTOPRODUTOPRODUTOPRODUTOPERIGOSOPERIGOSOPERIGOSOPERIGOSOPERIGOSO

Motorista

Economia do país Populaçªo da regiªo Sistema ecológico Carga transportada

AULA38

ExperiŒnciaExperiŒnciaExperiŒnciaExperiŒnciaExperiŒncia

Pegue um pedacinho de folha de repolho roxo, amasse em um poucoPegue um pedacinho de folha de repolho roxo, amasse em um poucoPegue um pedacinho de folha de repolho roxo, amasse em um poucoPegue um pedacinho de folha de repolho roxo, amasse em um poucoPegue um pedacinho de folha de repolho roxo, amasse em um pouco de Ægua e prepare uma soluçªo. Divida em dois copos. Num delesde Ægua e prepare uma soluçªo. Divida em dois copos. Num delesde Ægua e prepare uma soluçªo. Divida em dois copos. Num delesde Ægua e prepare uma soluçªo. Divida em dois copos. Num delesde Ægua e prepare uma soluçªo. Divida em dois copos. Num deles coloque um pouco de vinagre e, no outro, coloque um pedacinho decoloque um pouco de vinagre e, no outro, coloque um pedacinho decoloque um pouco de vinagre e, no outro, coloque um pedacinho decoloque um pouco de vinagre e, no outro, coloque um pedacinho decoloque um pouco de vinagre e, no outro, coloque um pedacinho de sabªo (se vocŒ tiver, use cal em vez de sabªo). Em seguida, misturesabªo (se vocŒ tiver, use cal em vez de sabªo). Em seguida, misturesabªo (se vocŒ tiver, use cal em vez de sabªo). Em seguida, misturesabªo (se vocŒ tiver, use cal em vez de sabªo). Em seguida, misturesabªo (se vocŒ tiver, use cal em vez de sabªo). Em seguida, misture bem e veja a cor das duas soluçıes.bem e veja a cor das duas soluçıes.bem e veja a cor das duas soluçıes.bem e veja a cor das duas soluçıes.bem e veja a cor das duas soluçıes. Coloque a soluçªo de Ægua com sabªo (ou com cal), aos poucos, noColoque a soluçªo de Ægua com sabªo (ou com cal), aos poucos, noColoque a soluçªo de Ægua com sabªo (ou com cal), aos poucos, noColoque a soluçªo de Ægua com sabªo (ou com cal), aos poucos, noColoque a soluçªo de Ægua com sabªo (ou com cal), aos poucos, no copo que tem a soluçªo com o vinagre, atØ que esta mude de cor.copo que tem a soluçªo com o vinagre, atØ que esta mude de cor.copo que tem a soluçªo com o vinagre, atØ que esta mude de cor.copo que tem a soluçªo com o vinagre, atØ que esta mude de cor.copo que tem a soluçªo com o vinagre, atØ que esta mude de cor. Agora prepare mais soluçªo de vinagre e a coloque, aos poucos, naAgora prepare mais soluçªo de vinagre e a coloque, aos poucos, naAgora prepare mais soluçªo de vinagre e a coloque, aos poucos, naAgora prepare mais soluçªo de vinagre e a coloque, aos poucos, naAgora prepare mais soluçªo de vinagre e a coloque, aos poucos, na soluçªo que mudou de cor.soluçªo que mudou de cor.soluçªo que mudou de cor.soluçªo que mudou de cor.soluçªo que mudou de cor.

fiPor que as duas soluçıes (com o vinagre e a outra com sabªo ou cal) tŒm cores diferentes? fiPorque no repolho roxo hÆ uma substância especial que, em soluçªo com íons H+ tem cor diferente de quando em soluçªo com íons OH- . A cor avermelhada - que aparece na soluçªo com vinagre - ocorre com todas as substâncias que tŒm íons H+ ; portanto, concluímos que o vinagre Ø um

Æcido. JÆ a cor azulada - que aparece nas soluçıes com sabªo ou cal - ocorre com todas as substâncias que tŒm íons OH- ; portanto, pode-se concluir que o sabªo e a cal sªo bases.

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3 O que sªo Æcidos?

Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4 O que sªo bases?

chamadasindicadoresindicadoresindicadoresindicadoresindicadores. O chÆ preto tambØm pode funcionar como indicador:

As substâncias que mudam de cor na presença de Æcidos e de bases sªo experimente pingar limªo no chÆ e observe a mudança de cor.

Para saber se uma soluçªo Ø Æcida ou bÆsica, usamos os indicadores comerciais. Dentre os vÆrios tipois existentes, os mais comuns sªo: a fenolftaleína e o vermelho de metila. A fenolftaleína Ø incolor em meio bÆsico e vermelha em meio Æcido. O vermelho de metila Ø amarelo em meio bÆsico e vermelho em meio Æcido.

Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5

Que cor a soluçªo de Æcido clorídrico adquire ao lhe adicionarmos fenolftaleína?

Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6 Que cor a soluçªo de cal adquire ao lhe adicionarmos vermelho de metila?

Os indicadores tŒm cores diferentes em meio Æcido e em meio bÆsico, mas cada um tem uma cor característica. É muito comum usarmos uma mistura de indicadores para verificar a acidez de uma soluçªo. Muitas vezes usamos o chamado papel indicador: ao mergulhÆ-lo na Ægua, devido à sua capacidade de absorçªo e por estar impregnado de indicador, sua cor Ø alterada de acordo com a concentraçªo de íons H+ presentes na soluçªo.

AULA38

Ao derramarmos Æcido no chªo, por exemplo, Ø preciso cobri-lo com cal ou carbonato de sódio, pois para neutralizar a açªo de um Æcido Ø preciso provocar uma reaçªo dos íons H+ do Æcido com os íons OH- da base. Desse modo, a soluçªo torna-se neutra, porque os íons se juntam e formam Ægua.

+
+OH+ OH+ OH+ OH+ OH
-
fiH H H H H22222OOOOO

Repare que a molØcula de Ægua Ø a soma de um H +

Com que finalidade procuramos saber quanto de íons H+ tem uma soluçªo?

Ao ser derramado numa estrada, por exemplo, o Æcido pode cair num rio.

Como os peixes sªo muito sensíveis à concentraçªo de íons H+ , Ø preciso saber se o pH da Ægua foi alterado, a fim de tomarmos as providŒncias necessÆrias para impedir um dano ainda maior em à natureza.

Quando se fala de soluçıes de Æcidos e bases, que nªo sejam concentradas, fala-se em pH, em vez de concentraçªo de íon H+ . É o caso, por exemplo, do pHpHpHpHpH que aparece nos rótulos de alguns produtos como o xampu.

AULA38

A soluçªo neutra tem pH igual a sete (pH = 7). Assim, todas as soluçıes que tŒm pH menor que sete sªo Æcidas, enquanto que as que tŒm pH maior que sete sªo bÆsicas.

Para medirmos o pH de uma soluçªo, basta colocarmos algumas gotas de indicador numa pequena amostra, ou mesmo mergulharmos apenas um pedacinho de papel indicador nessa amostra da soluçªo.

O uso de indicadores nos permite, por exemplo, determinar o pH da Ægua da chuva e, desse modo, saber se ela Ø Æcida ou nªo.

lOtransporte de produtos químicostransporte de produtos químicostransporte de produtos químicostransporte de produtos químicostransporte de produtos químicos Ø feito por caminhıes, trens, navios, etc.

VocΠprecisa saber

Esse transporte Ø necessÆrio porque nem sempre as substâncias sªo produzidas perto das indœstrias que fabricam os produtos finais. Motoristas que transportam produtos perigosos precisam de treinamento especial.

lO Æcido clorídricoÆcido clorídricoÆcido clorídricoÆcido clorídricoÆcido clorídrico, tambØm conhecido como Æcido muriÆticoÆcido muriÆticoÆcido muriÆticoÆcido muriÆticoÆcido muriÆtico, Ø um líquido corrosivo que libera vapores irritantes e provoca queimaduras.

lOÆcido sulfœricoÆcido sulfœricoÆcido sulfœricoÆcido sulfœricoÆcido sulfœrico Ø um líquido corrosivo e desidratante, ou seja, que retira

Ægua dos materiais que entram em contato com ele.

lPara diluirmos um Æcido, devemos jogar o Æcido na Æguajogar o Æcido na Æguajogar o Æcido na Æguajogar o Æcido na Æguajogar o Æcido na Ægua, e nunca o contrÆrio.

lcidoscidoscidoscidoscidos sªo substâncias que tŒm cÆtions H+ .

lBasesBasesBasesBasesBases sªo substâncias que tŒm ânions OH- .

lIndicadoresIndicadoresIndicadoresIndicadoresIndicadores sªo substâncias que assumem cor diferente quando sªo adicionadas a um Æcido ou uma base.

lNeutralizaçªoNeutralizaçªoNeutralizaçªoNeutralizaçªoNeutralizaçªo Ø a reaçªo de um Æcido com uma base. Assim, ocorre a formaçªo de Ægua, no momento em que os cÆtions H+ do Æcido reajem com os ânions OH- da base.

Um Æcido Ø neutralizado por uma base quando todos os seus íons H + reagirem com todos os íons OH- da base.

lpHpHpHpHpH Ø um nœmero que indica se uma soluçªo Ø Æcida ou bÆsica. A soluçªo Ø neutra se o seu pH Ø igual a sete (pH = 7), Æcida se o seu pH Ø menor que sete (quanto menor o pH, mais Æcida a soluçªo) e bÆsica se o pH for maior que sete (quanto maior o pH, mais bÆsica Ø a soluçªo).

Na aula passada, aprendemos que o Ætomo de hidrogŒnio tem um nœcleo formado apenas por um próton e que, ao perder um elØtron, esse Ætomo forma o cÆtion H+ . Esse cÆtion Ø muito importante, pois estÆ presente em todos os Æcidos.

Numa soluçªo de Æcido clorídrico, por exemplo, hÆ alta concentraçªo de cÆtions

Por outro lado, na soluçªo de uma base hÆ ânions OH- . Vimos que um ânion

Ø formado quando um Ætomo ganha elØtrons. Os elementos nªo-metais - que ganham elØtrons e formam ânions - pertencem a um grupo de Ætomos, OH, que tŒm um elØtron a mais, formando o ânion OH- . É muito comum encontrarmos grupos com elØtrons a mais e que, portanto, formam ânions.

Vamos pensar mais

AULA38

Para sabermos o quanto uma soluçªo pode ser Æcida ou bÆsica, foi criada uma escala numØrica: a escala de pH, com variaçªo de 1 a 7 para soluçıes Æcidas e de 7 a 14 para soluçıes bÆsicas. Veja o esquema abaixo:

De acordo com a escala de pH, veja alguns exemplos, lembrando que os nœmeros nªo precisam ser inteiros:

A maioria dos peixes morre quando o pH da Ægua em que estªo fica abaixo de 4,5. Isso demonstra como Ø prejudicial um derramamento de Æcido num rio quando hÆ acidente no transporte de produtos perigosos.

oPor que hÆ necessidade de transportar produtos químicos desde a indœstria química atØ a fÆbrica de produtos finais.

oO que sªo Æcidos. oReconhecer um Æcido. oO que sªo bases. oReconhecer uma base. oO que sªo indicadores. oO nome de trŒs indicadores. oO que Ø neutralizaçªo. oO que Ø pH. oPorque o Æcido sulfœrico Ø corrosivo. oComo se deve acrescentar Ægua em um Æcido.

básico neutroácido 7

Agora eu sei

AULA38

Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7

Classifique como verdadeira(V) ou falsa(F) cada uma das afirmaçıes abaixo: a)a)a)a)a)()Indicador Ø uma substância que indica a cor de uma soluçªo.

c)c)c)c)c)()˝ons positivos sªo formados quando um Ætomo ganha elØtrons. d)d)d)d)d)()Cal Ø uma substância Æcida. e)e)e)e)e)()`cido muriÆtico Ø o nome comercial do Æcido clorídrico.

Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8 O que Ø uma substância corrosiva?

Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9 Por que o papel fica preto ao colocarmos Æcido sulfœrico sobre ele?

Exercício 10Exercício 10Exercício 10Exercício 10Exercício 10 Por que o transporte de Æcido sulfœrico Ø perigoso?

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1

Por que algumas substâncias químicas, como os Æcidos, precisam ser transportados de um local para outro?

Exercício 12Exercício 12Exercício 12Exercício 12Exercício 12 O que Ø a reaçªo de neutralizaçªo? DŒ dois exemplos.

Exercício 13Exercício 13Exercício 13Exercício 13Exercício 13

Por que, em caso de acidente, Ø preciso jogar cal sobre o Æcido clorídrico derramado?

Exercício 14Exercício 14Exercício 14Exercício 14Exercício 14 .Que tipo de substância deve ser usada para a neutralizaçªo de um Æcido? Por que?

Exercício 15Exercício 15Exercício 15Exercício 15Exercício 15 A seguir sªo dadas algumas reaçıes de neutralizaçªo:

I)I)I)I)I)cido clorídrico+Hidróxido de sódiofiNaCl+H2O HCl NaOH

I)I)I)I)I)HCl+Hidróxido de cÆlcio fi Cloreto de cÆlcio+`gua

Ca(OH)2 I)I)I)I)I)cido sulfœrico+NaOHfiSulfato de sódio+`gua

H2SO4Na2SO4

IV)IV)IV)IV)IV)H2SO4+Hidróxido de cÆlciofiSulfato de cÆlcio+H2O a)a)a)a)a)Escreva cada uma das reaçıes acima usando fórmulas. b)b)b)b)b)Quando necessÆrio, acerte a estequiometria da reaçªo. c)c)c)c)c)Responda: que produtos foram formados nessas reaçıes?

Exercício 16Exercício 16Exercício 16Exercício 16Exercício 16 Como devemos proceder para saber se a Ægua da chuva Ø Æcida ou nªo?

Exercício 17Exercício 17Exercício 17Exercício 17Exercício 17 O que Ø uma soluçªo neutra?

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