Telecurso 2000 Química Nível Médio - q6d

Telecurso 2000 Química Nível Médio - q6d

6 AULA

Eu pus terra, pedregulho e areia na garrafa e passei Ægua. A terra era meio vermelha. A areia estava molhada. Na hora que pus a Ægua, algumas sujeiras da terra ficaram boiando na Ægua. Conforme a Ægua ia descendo, parecia que a areia tambØm ia descendo junto.

Em primeiro lugar, peguei o pedregulho com as mãos e coloquei dentro da garrafa cuidadosamente. Após isso, peguei a areia com uma colher de sopa e coloquei também cuidadosamente na garrafa. Lavei com água e sabão e enxagüei a colher que usei para pôr a areia, e enxuguei cuidadosamente com um pano. Peguei a terra com a colher e pus na garrafa. Finalmente passei água.

VocŒ sabe contar a sua experiŒncia? l Permeabilidade l Filtraçªo lMØtodo científico l Relatório fi Filtrar fi Peneirar

O jornaleiro e seu amigo conseguiram tirar as impurezas da Ægua do mar, atØ mesmo o sal dissolvido na Ægua.

Eles viram como se faz a destilaçªo da Ægua e obtiveram Ægua pura.

Aprenderam que a Ægua destilada Ø muito importante, mas no dia-a-dia sabem que usamos Ægua da torneira ou Ægua do poço.

Queriam saber agora como a Ægua da chuva, que passa atravØs da terra, fica limpa. Decidiram fazer uma experiŒncia. Numa garrafa de plÆstico, montaram um solo artificial e passaram Ægua.

Chegaram a resultados diferentes. Um conseguiu Ægua muito limpa; o outro, nªo. Compararam o que fizeram. Nªo chegaram a nenhuma conclusªo. Procuraram o chefe para pedir ajuda. O chefe estava muito ocupado e pediu que escrevessem o que fizeram. Ele encontrou os seguintes bilhetes:

BILHETEBILHETEBILHETEBILHETEBILHETE 1 1 1 1 1BILHETEBILHETEBILHETEBILHETEBILHETE 2 2 2 2 2

6 AULA

O que vocΠvai aprender

Seria bom jÆ saber

Isto lhe interessa

AULAExercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1 Leia com cuidado os dois bilhetes e marque no quadro abaixo as informaçıes que vocŒ acha que ajudam a comparar o resultado das duas experiŒncias.

BILHETEBILHETEBILHETEBILHETEBILHETE 1 1 1 1 1IMPORTANTEIMPORTANTEIMPORTANTEIMPORTANTEIMPORTANTENONONONONOIMPORTANTEIMPORTANTEIMPORTANTEIMPORTANTEIMPORTANTE

Pus terra, pedregulho e areia na garrafa. Passei Ægua. A terra era meio vermelha. A areia estava molhada. Algumas sujeiras da terra ficaram boiando na Ægua. Conforme a Ægua ia descendo, parecia que a areia tambØm ia descendo.

BILHETEBILHETEBILHETEBILHETEBILHETE 2 2 2 2 2IMPORTANTEIMPORTANTEIMPORTANTEIMPORTANTEIMPORTANTENONONONONOIMPORTANTEIMPORTANTEIMPORTANTEIMPORTANTEIMPORTANTE

Peguei o pedregulho com as mªos. Coloquei o pedregulho cuidadosamente na garrafa. Peguei a areia com uma colher de sopa. Coloquei a areia cuidadosamente na garrafa. Lavei a colher com Ægua e sabªo. Enxuguei a colher cuidadosamente. Peguei a terra com a colher e pus na garrafa. Passei Ægua.

lDepois de fazer esta anÆlise, vocŒ acha que o chefe estava com razªo de nªo ter entendido os bilhetes?

Nos dois relatórios faltam informaçıes importantes e hÆ informaçıes desnecessÆrias. (Para saber melhor por que algumas informaçıes sªo importantes e outras, nªo, leia o gabarito do exercício.)

O chefe preparou uma lista de perguntas para eles responderem. Vamos ver as perguntas do chefe.

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2 Na relaçªo a seguir, escolha a opçªo que vocŒ acha melhor (a ou b).

1.1.1.1.1.Que Ægua vocŒ usou para fazer a experiŒncia?Que Ægua vocŒ usou para fazer a experiŒncia?Que Ægua vocŒ usou para fazer a experiŒncia?Que Ægua vocŒ usou para fazer a experiŒncia?Que Ægua vocŒ usou para fazer a experiŒncia? (a)(a)(a)(a)(a)Usei a mesma Ægua que o meu amigo usou. (b)(b)(b)(b)(b)Usei Ægua misturada com terra, que preparamos colocando terra em um copo de Ægua.

AULA2.2.2.2.2.Que material vocŒ usou para fazer a experiŒncia (copo plÆstico,Que material vocŒ usou para fazer a experiŒncia (copo plÆstico,Que material vocŒ usou para fazer a experiŒncia (copo plÆstico,Que material vocŒ usou para fazer a experiŒncia (copo plÆstico,Que material vocŒ usou para fazer a experiŒncia (copo plÆstico, lata, garrafa de plÆstico)?lata, garrafa de plÆstico)?lata, garrafa de plÆstico)?lata, garrafa de plÆstico)?lata, garrafa de plÆstico)?

(a)(a)(a)(a)(a)Usei garrafa plÆstica que peguei no quintal. (b)(b)(b)(b)(b)Usei garrafa plÆstica de l litro cortada ao meio.

3.3.3.3.3.De onde vocΠpegou a terra, a areia e o pedregulho?De onde vocΠpegou a terra, a areia e o pedregulho?De onde vocΠpegou a terra, a areia e o pedregulho?De onde vocΠpegou a terra, a areia e o pedregulho?De onde vocΠpegou a terra, a areia e o pedregulho? (a)(a)(a)(a)(a)Peguei perto do rio que passa ao lado da casa do meu amigo. (b)(b)(b)(b)(b)Peguei no mesmo lugar que o meu amigo.

4.4.4.4.4.Qual foi a quantidade de terra, areia e pedregulho que vocŒ usou?Qual foi a quantidade de terra, areia e pedregulho que vocŒ usou?Qual foi a quantidade de terra, areia e pedregulho que vocŒ usou?Qual foi a quantidade de terra, areia e pedregulho que vocŒ usou?Qual foi a quantidade de terra, areia e pedregulho que vocŒ usou? (a)(a)(a)(a)(a)Usei o mÆximo que pude colocar na garrafa. (b)(b)(b)(b)(b)Usei quantidade igual à do meu amigo.

5.5.5.5.5.Em que ordem vocΠcolocou a terra, a areia e o pedregulho?Em que ordem vocΠcolocou a terra, a areia e o pedregulho?Em que ordem vocΠcolocou a terra, a areia e o pedregulho?Em que ordem vocΠcolocou a terra, a areia e o pedregulho?Em que ordem vocΠcolocou a terra, a areia e o pedregulho? (a)(a)(a)(a)(a)Primeiro coloquei pedregulho, em segundo lugar coloquei areia e no fim coloquei a terra.

(b)(b)(b)(b)(b)Pedregulho, areia e terra.

6.6.6.6.6.Qual foi o resultado que vocŒ obteve?Qual foi o resultado que vocŒ obteve?Qual foi o resultado que vocŒ obteve?Qual foi o resultado que vocŒ obteve?Qual foi o resultado que vocŒ obteve? (a)(a)(a)(a)(a)A Ægua ficou turva. (b)(b)(b)(b)(b)A Ægua ficou limpa.

Leia no gabarito as melhores respostas para as perguntas do chefe. Mesmo depois de ler as respostas dos dois, o chefe ainda nªo conseguiu saber o que estava acontecendo. Porque eles tinham usado o mesmo tipo de garrafa, a mesma quantidade de areia, terra e pedregulho, e esses materiais eram do mesmo lugar. Só quando os dois trouxeram as garrafas que eles prepararam Ø que o chefe notou qual era a diferença entre as duas experiŒncias.

Para explicar o que aconteceu, o chefe encheu trŒs copos: um com cafØ, outro com arroz e o terceiro com feijªo.

Quando se batem os copos na mesa, o volume diminui porque os grªos se acomodam melhor, enchendo os espaços vazios.

O volume de cafØ diminui mais que o de arroz e feijªo porque os grªos de cafØ sªo menores. O espaço entre os grªos de cafØ Ø menor, por isso eles se acomodam melhor.

Foi o que aconteceu com o solo de um deles. Ele socou mais o solo. Com isso os vªos ficaram menores, o que ajudou a limpar a Ægua.

café arroz feijão

AULAImagine vocŒ com um monte de coisas penduradas na roupa, tentando passar por um vªo muito, muito estreito. O que acontece? VocŒ acaba perdendo quase tudo que estÆ pendurado em vocŒ, nªo Ø?

Agora foi o jornaleiro quem disse: - Eu só nªo entendi por que a Ægua pÆra no fundo do poço. Por que ela nªo vai entrando, entrando, entrando...

O chefe completa a explicaçªo: - É que na terra, alØm de areia e pedregulho tem argila tambØm. Eu devo ter aqui no laboratório uma amostra de argila. Eu vou mostrar para vocŒs.

- Observe bem a posiçªo da Ægua. Que conclusªo vocŒ pode tirar? O amigo do jornaleiro diz: - JÆ sei. Como os grªos da argila sªo muito pequenos, eles ficam tªo juntinhos, tªo juntinhos que nem a Ægua passa mais. É isso, chefe?

O chefe respondeu: - Exatamente. Aí, a Ægua se acumula em cima da argila.

É muito importante aprender o mØtodo para fazer experiŒncias. Para comparar os resultados de duas experiŒncias, elas devem ser feitas com o mesmo equipamento, o mesmo material, tomando-se ainda o cuidado de controlar as condiçıes da experiŒncia.

Nªo Ø só em Química que vocŒ precisa fazer experiŒncias. Seja qual for o seu trabalho, às vezes vocŒ pode querer experimentar alguma coisa nova para ver se Ø melhor. Quando vocŒ for experimentar alguma coisa, tome os seguintes cuidados:

fisepare uma pequena amostra para fazer a experiŒncia; fifaça a experiŒncia nova, seguindo exatamente tudo o que era feito antes, mudando só uma œnica coisa. Por exemplo, se vocŒ quer ver se uma tinta Ø melhor que outra, deve pintar o mesmo material, do mesmo tamanho, usar o mesmo tipo de pincel, aplicar o mesmo nœmero de demªos, deixar secar no mesmo lugar, deixar na mesma posiçªo; fianote todas as observaçıes que sªo importantes para a experiŒncia.

pedregulho areia argila

AULAVocŒ precisa saber lPara saber como a natureza funciona, observamos os fenômenos naturais.fenômenos naturais.fenômenos naturais.fenômenos naturais.fenômenos naturais.

lMuitas vezes Ø difícil observar um fenômeno natural como ele ocorre na natureza. Entªo, fazemos uma experiŒncia.experiŒncia.experiŒncia.experiŒncia.experiŒncia.

lFazer uma experiŒncia Ø estudar um fenômeno natural de forma controlada. Observa-se o fenômeno natural numa situaçªo simplificada.

lQuando fazemos uma experiŒncia, Ø muito importante anotar tudo o que

lSe fazemos duas experiŒncias e nas duas usamos os mesmos objetos, as mesmas substâncias e fazemos tudo igualzinho, obtemos os mesmos resultados, isto Ø, observamos as mesmas coisas.

lA Ægua da chuva passa por camadas de terra, areia e pedregulho. Essas camadas filtram a Ægua que, entªo, fica limpa.

Nos œltimos duzentos anos, inœmeros químicos fizeram muitas e muitas experiŒncias. JÆ pensou, se eles nªo tivessem anotado nada? O material e as substâncias que usaram, o que fizeram, o que observaram, o que concluíram. Todo o trabalho estaria perdido. Nós precisaríamos descobrir tudo de novo. E vocŒ nem poderia estar desfrutando do conforto material do mundo moderno, pois nada de química seria conhecido. AlguØm pode descobrir alguma coisa, mas se nªo anota o que fez, nªo hÆ como passar sua descoberta adiante.

Precisamos aprender a anotar e a relatar o que fazemos, sabendo distinguir o que Ø importante daquilo que nªo Ø. Essa habilidade pode ser usada em todas as profissıes, nªo só na de químico.

¤Como fazer uma experiŒncia. ¤O que Ø preciso anotar quando se faz uma experiŒncia.

¤Como as camadas da terra filtram a Ægua da chuva, deixando-a limpa.

¤Por que a terra compacta filtra melhor.

¤Por que a argila nªo deixa passar a Ægua.

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3

Considere dois recipientes iguais contendo, cada um, a mesma quantidade de terra. Em um deles a terra foi bastante comprimida e no outro, nªo. Se vocŒ adicionar quantidades iguais de Ægua nos dois recipientes, em qual deles a Ægua descerÆ mais lentamente? Por quŒ?

Vamos pensar mais

Agora eu sei

Vamos exercitar

AULAExercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4 Considere trŒs recipientes iguais, um com pedregulho, outro com areia e outro

com argila. Se vocŒ adicionar a mesma quantidade de Ægua a cada um, em qual dos trŒs a Ægua descerÆ mais rapidamente? E mais lentamente? Por quŒ?

Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5 O experimento de limpeza de Ægua pelo solo foi feito usando-se uma garrafa de plÆstico, pedregulho, areia e terra. Marque com um x os itens abaixo, que sªo importantes para comparar os resultados de dois experimentos.

a)a)a)a)a)()tamanho das garrafas plÆsticas; b)b)b)b)b)()quantidade de pedregulho, areia e terra em cada experimento; c)c)c)c)c)()pegar o pedregulho, a areia e a terra com uma colher lavada com Ægua e sabªo; d)d)d)d)d)( )pedregulho, areia e terra tirados do mesmo lugar; e)e)e)e)e)( )medir a quantidade de cada material usado para fazer o solo artificial.

Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6 Suponha que vocŒ queira obter Ægua limpa montando um solo artificial.

a)a)a)a)a)Faça uma relaçªo de todo o material que vocŒ vai usar. b)b)b)b)b)Descreva como vocŒ vai fazer o experimento. c)c)c)c)c)Por que vocŒ nªo coloca tambØm uma camada de argila?

Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7

A figura a seguir representa um experimento para limpar a Ægua por meio de um solo artificial.

Faça uma previsªo do resultado de uma experiŒncia usando duas garrafas, cheias com as mesmas quantidades de pedregulho, areia e terra, no caso que: a)a)a)a)a)o diâmetro de uma garrafa Ø o dobro da outra; b)b)b)b)b)os diâmetros das garrafas sªo iguais, mas as alturas sªo diferentes. Pedregulho, areia e terra foram comprimidos da mesma forma.

água areia pedregulho fino pedregulho grosso rolha furada tubo água limpa

Comentários