Telecurso 2000 Química Nível Médio - q9d

Telecurso 2000 Química Nível Médio - q9d

9 AULA lAr estÆ em toda parte. lAr ocupa um espaço. lAr contØm vÆrios gases. lAr Ø uma soluçªo gasosa. lOxigŒnio ajuda a queimar. lOxigŒnio ajuda a enferrujar. lNitrogŒnio nªo queima. lNitrogŒnio nªo ajuda a enferrujar.

fiSubstância pura fiMistura homogŒnea fi Soluçªo

O jovem que veio de uma cidadezinha do interior para trabalhar na Capital passa uma semana tomando nota dos dados que aparecem no painel que mostra a qualidade do ar. Ele descobre que os gases do escapamento de carros, ônibus e caminhıes sªo os maiores poluidores do ar da Capital.

Aprende tambØm que o gÆs carbônico nªo Ø tóxico. O gÆs que pode atØ matar

Ø o monóxido de carbonomonóxido de carbonomonóxido de carbonomonóxido de carbonomonóxido de carbono. O jovem fica intrigado quando fica sabendo que o ar da sua cidade, que ele achava puro, nªo Ø oxigŒniooxigŒniooxigŒniooxigŒniooxigŒnio puro. Ele nªo acredita que existem outros gases misturados com o oxigŒnio. Quer fazer uma experiŒncia com o ar. Para isso, ele precisa pegar um pouco de ar. Um amigo lhe diz: - Mas isso Ø fÆcil, tem ar em qualquer lugar.

lSerÆ que o ar estÆ mesmo em qualquer lugar?

Se vocŒ acha difícil acreditar, faça a seguinte experiŒncia:

-Pegue uma esponja de plÆstico, mergulhe-a numa bacia de Ægua e esprema a esponja em seguida. Veja o que acontece.

-Pegue um frasco plÆstico vazio e mergulhe a boca dele em Ægua. Aperte o frasco. Observe a saída de bolhas de ar.

-Pegue uma bacia cheia de Ægua. Emborque um copo vazio nela, tomando o cuidado de nªo inclinar o copo. Veja se a Ægua entra no copo.

Ar puro só contØm oxigŒnio?

9 AULA

O que vocΠvai aprender

Seria bom jÆ saber

Para respirar na água, o mergulhador precisa de um tubo de oxigênio.

Isto lhe interessa

AULAExperimente colocar papel de jornal amassado no fundo do copo, vocŒ

vai ver que o papel nªo se molha, mesmo vocŒ mergulhando o copo totalmente na Ægua. O papel nªo se molha porque o ar que estÆ dentro do copo nªo deixa a Ægua chegar no papel.

Num outro copo, coloque papel amassado atØ enchŒ-lo e emborque-o na Ægua. VocŒ vai ver que o papel fica molhado. Isso acontece porque agora nªo hÆ ar entre o papel e a Ægua. Nªo acredita? Entªo faça a experiŒncia. É fÆcil.

lO que vocŒ pode concluir dessa experiŒncia?

Pode concluir que o ar estÆ em todas as partes, atØ mesmo dentro de um frasco vazio.

Agora observe a seguinte experiŒncia:

fiPegue dois copos de vidro de tamanhos bem diferentes tamanhos bem diferentes tamanhos bem diferentes tamanhos bem diferentes tamanhos bem diferentes. Corte dois pedaçinhos de vela de mesmo tamanho, de mais ou menos um dedo de altura. . fiAcenda as velas e cubra rapidamente cada uma delas com um dos copos. Observe qual vela apaga primeiro.

Se fizer a experiŒncia direitinho, vocŒ vai ver que a vela que foi coberta com o copo pequeno apaga primeiro. A vela coberta com o copo maior demora mais para apagar, porque no copo grande a quantidade de ar Ø maior.

lQue conclusªo se pode tirar da experiŒncia da queima das velas?

Com essa experiŒncia, dÆ para saber que o ar tem oxigŒnio. lE da experiŒncia dos copos invertidos na bacia com Ægua?

Por essa experiŒncia, dÆ para saber que dentro de um copo vazio existe ar.

E onde hÆ ar, Ægua nªo entra.

Com essas duas experiŒncias ainda nªo dÆ para concluir que no ar existe oxigŒnio e nitrogŒnio.

AULAFaça entªo a seguinte experiŒncia:

fiColoque um pouco de palhinha de aço molhada no fundo de um copo e emborque o copo na Ægua. Depois de um dia, observe que a palhinha enferrujou. Observe que o nível da Ægua subiu atØ um certo ponto e depois parou, porque sobrou um gÆs que nªo deixou a Ægua entrar. Esse gÆs que nªo enferruja o ferro e que estÆ junto com o oxigŒnio no ar Ø o nitrogŒnionitrogŒnionitrogŒnionitrogŒnionitrogŒnio . Isso prova que no ar no ar no ar no ar no ar temos oxigŒnio oxigŒnio oxigŒnio oxigŒnio oxigŒnio e nitrogŒnio. nitrogŒnio. nitrogŒnio. nitrogŒnio. nitrogŒnio.

O ar Ø uma mistura de vÆrios gases. Os principais sªo oxigŒnio e nitrogŒnio.

O ar que nós chamamos de puro na realidade nªo Ø uma substância pura. É uma mistura de gases que nªo contØm poluentes.

O ar Ø uma soluçªo. Lembre-se que soluçªo Ø toda mistura de duas ou mais substâncias na forma de partículas tªo pequenas que nªo dÆ mais para perceber as substâncias separadamente. Lembra-se da soluçªo de sal em Ægua? Como as substâncias que estªo misturadas no ar sªo gases, nós chamamos o ar de soluçªo soluçªo soluçªo soluçªo soluçªo gasosagasosagasosagasosagasosa .

VocŒ precisa saber lQualquer porçªo de matØria ocupa certo espaço. Mesmo os gases.

lO ar Ø uma mistura homogŒnemistura homogŒnemistura homogŒnemistura homogŒnemistura homogŒneaaaaa de vÆrios gases. No caso de misturas de gases, nªo perguntamos qual Ø o solvente e qual Ø o soluto, pois isto nªo fica claro como nas soluçıes líquidas.

lO ar compıe-se principalmente de nitrogŒnionitrogŒnionitrogŒnionitrogŒnionitrogŒnio e oxigŒniooxigŒniooxigŒniooxigŒniooxigŒnio.

lArgônioArgônioArgônioArgônioArgônio Ø outro gÆs que estÆ no ar, mas em quantidade muito pequena. Ele nªo queima.

lPara haver fogo (uma vela queimando, por exemplo), Ø necessÆrio oxigŒnio. Quando o oxigŒnio acaba, o fogo apaga.

lO oxigŒnio se liga ao ferro. O oxigŒnio, junto com a Ægua, transforma o ferro em ferrugem.

lO nitrogŒnio nªo se liga ao ferro; nªo acontece nada.

AULAToda matØria ocupa espaço. Nªo podemos colocar um livro no lugar em que jÆ estÆ outro livro. Isso tambØm vale para os gases. Se um copo estÆ cheio de ar,

nªo cabe mais nada. Entªo como dÆ para despejar Ægua num copo cheio de ar? O que acontece Ø que o ar Ø mais leve que a Ægua. A Ægua vai para o fundo do copo e o ar escapa por cima. Isso quer dizer que a Ægua só consegue entrar no copo porque o ar sai.

Na experiŒncia de molhar e nªo molhar o papel no copo, o copo foi colocado na Ægua com a boca para baixo. Dessa forma, o ar, mais leve, nªo consegue escapar. Entªo ele fica lÆ e nªo deixa a Ægua entrar.

O ar Ø uma mistura, principalmente de nitrogŒnio e oxigŒnio. Na experiŒncia do copo com a palha de aço no fundo, o oxigŒnio se liga ao ferro, que enferruja. Sobra o nitrogŒnio.

lPor que a Ægua sobe no copo quando a palha de aço enferruja?

Com o enferrujamento da palhinha, gasta-se o oxigŒnio. HÆ menos gÆs no copo. Isso significa que o copo estaria em parte “vazio”. Por isso a Ægua sobe no copo.

Na experiŒncia das velas, os copos estªo cheios de ar. As velas continuam acesas atØ gastarem todo o oxigŒnio. Aí, elas apagam. Apaga primeiro a vela no copo menor, onde hÆ menos ar, pois nesse copo tambØm hÆ menos oxigŒnio para fazer a vela queimar. Nos dois copos sobra nitrogŒnio. TambØm fica gÆs carbônico e vapor de Ægua, que se formaram quando a vela estava queimando. DÆ para ver o vapor de Ægua condensar no copo, formando Ægua líquida.

¤Que o ar estÆ em todas as partes. ¤Que o ar ocupa um espaço.

¤Que o ar Ø uma mistura homogŒnea.

¤Quais sªo os principais gases presentes no ar.

¤O que Ø argônio.

¤Que o oxigŒnio se liga ao ferro.

¤Que o nitrogŒnio nªo se liga ao ferro.

¤O que Ø uma soluçªo gasosa.

Vamos pensar mais

Agora eu sei

AULAExercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1 Quais sªo os principais gases do ar atmosfØrico?

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2

Por que a chama da vela dura mais quando a vela Ø coberta por um copo grande do que quando Ø coberta por um pequeno?

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3

Quais sªo os principais gases que saem do pulmªo quando vocŒ solta o ar que inspirou?

Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4

Identifique, com um x nas respectivas colunas, as substâncias puras e as misturas:

MATÉRIAMATÉRIAMATÉRIAMATÉRIAMATÉRIA SUBSTNCIASUBSTNCIASUBSTNCIASUBSTNCIASUBSTNCIAPURAPURAPURAPURAPURA MISTURAMISTURAMISTURAMISTURAMISTURA

Ar atmosfØrico puro Ar atmosfØrico poluído `gua do mar

`gua do poço

`gua destilada

`gua + areia

Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5 Classifique as alternativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

a)a)a)a)a)()Ar puro Ø oxigŒnio puro. b)b)b)b)b)()O ar Ø uma mistura de gases. c)c)c)c)c)()O ar Ø uma soluçªo gasosa. d)d)d)d)d)()O ar sem poluentes Ø uma substância pura. e)e)e)e)e)( )O ar Ø matØria.

Vamos exercitar

AULAExercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6 a)a)a)a)a)O que Ø uma soluçªo gasosa?

b)DÆ para perceber que as partículas das substâncias que formam uma soluçªo gasosa sªo diferentes? Por quŒ?

Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7

Se vocŒ mergulhar um copo vazio, com a boca para baixo, na posiçªo vertical, numa bacia contendo Ægua, a Ægua entra no copo? Por quŒ?

Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8

Faça a seguinte experiŒncia: coloque um pedaço de palhinha de aço em um copo, respingue um pouco de Ægua na palhinha e emborque o copo, na posiçªo vertical, num recipiente com Ægua. Atençªo: a palha nªo deve cair quando o copo for emborcado! a)a)a)a)a)O que acontece com a palhinha de aço depois de 3 horas? b)b)b)b)b)Por que a Ægua sobe no copo quando a palha de aço enferruja?

Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9 Complete o quadro a seguir com as palavras simsimsimsimsim ou nªonªonªonªonªo:

Enferruja o ferro Ajuda a fazer o fogo EstÆ no ar puro É um gÆs É tóxico

Comentários