Telecurso 2000 Química Nível Médio - qui45

Telecurso 2000 Química Nível Médio - qui45

AULA 45 lPropriedades dos plÆsticos l TermoplÆsticos lOrganizar uma tabela fiO que Ø matØria-prima fiPetróleo Ø uma importante fonte natural de matØrias-primas fiIndœstrias petroquímicas usam deri- vados do petróleo como matØriasprimas fiO que Ø dissolver fiFusªo de sólidos

A matØria-prima usada para fabricar detergentes sªo substâncias extraídas do petróleo. O petróleo Ø fonte de muitas substâncias. Outra classe de compostos extremamente importantes para a vida moderna sªo os plÆsticos e a matØriaprima para fabricar os plÆsticos tambØm Ø tirada do petróleo.

O emprego de plÆsticos Ø cada vez maior. Coisas que atØ hÆ pouco tempo eram feitas de metal hoje sªo feitas de plÆstico. Madeiras, vidros, tecidos e atØ papel foram substituídos por plÆsticos. As principais vantagens dos plÆsticos sªo as seguintes: sªo mais leves, mais durÆveis, mais fÆceis de moldar, e nªo sªo atacados pela Ægua. Um exemplo disso sªo os sacos plÆsticos para embalagem. Hoje se usa saco plÆstico para embalar quase tudo. Desde compras nas feiras e nos supermercados atØ aparelhos ultra sofisticados sªo embalados com plÆsticos. A quantidade de plÆstico usada Ø enorme. É por isso que existe muita preocupaçªo na reciclagem do plÆstico.

VocŒ jÆ deve ter observado que o plÆstico amolece com o calor. Essa Ø uma propriedade tªo importante que Ø usada para classificar os plÆsticos. Aqueles que amolecem com o calor sªo chamados de tttttermoplÆsticosermoplÆsticosermoplÆsticosermoplÆsticosermoplÆsticos. Nós chamamos tudo de plÆstico, mas na verdade existem muitos tipos de plÆstico, que sªo feitos de substâncias diferentes. Mesmo os plÆsticos feitos a partir da mesma substância podem ter propriedades diferentes, dependendo da maneira como foram fabricados.

45 A U L A

O que vocΠvai aprender

Os plÆsticos sªo todos iguais?

Seria bom jÆ saber

Isto lhe interessa

AULA45 lE por que o plÆstico nªo se dissolve na Ægua?

Para vocŒ poder entender melhor a explicaçªo sobre plÆsticos, faça o seguinte: examine cuidadosamente alguns saquinhos plÆsticos usados na embalagem de alimentos, e veja se hÆ entre eles diferença na maciez e na resistŒncia ao rasgo com a ponta do dedo.

As propriedades de qualquer material tŒm relaçªo com aestrutura daestrutura daestrutura daestrutura daestrutura da
matØriamatØriamatØriamatØriamatØriaComo no caso do plÆstico, se Ø macio, duro, se amolece com o calor ou

VocŒ deve ter observado que alguns saquinhos podem ser rasgados facilmente; outros jÆ sªo muito difíceis de rasgar. Estes œltimos sªo usados principalmente na embalagem de arroz e de feijªo. Alguns saquinhos sªo macios enquanto outros sªo durinhos. nªo, todas essas propriedades estªo relacionadas com a estrutura da matØria.

Organize as suas observaçıes, escrevendo tudo o que vocŒ conseguiu perceber sobre as propriedades dos saquinhos plÆsticos. VocŒ deve ter escrito alguma coisa semelhante a esta.

Sempre Ø bom apresentar informaçıes em forma de tabela. Mas essa tabela pode ser melhorada. Vamos ver como.

O formato da tabela estÆ bom. Escrever numa coluna “saquinho” e na outra, “observaçªo” tambØm estÆ bom, mas pode ser melhorado: em vez de saquinho, escrevemos “amostra”. Outro detalhe que podemos melhorar Ø a classificaçªo dos saquinhos: em vez de descrevŒ-los (pequeno, de supermercado etc.), podemos numerÆ-los (1, 2, 3). Quanto às observaçıes, o melhor Ø usar o mínimo de palavras possível e escrever as propriedades sempre na mesma ordem. Por exemplo, macio ou duro, fÆcil ou difícil de rasgar, fino ou grosso etc. A tabela fica assim:

Devemos tambØm numerar as amostras, para identificar: (1) saquinho pequeno, (2) de supermercado e (3) de arroz.

Quando se fala em petróleo, os compostos de que as pessoas se lembram sªo gasolina, óleo diesel etc. Mas as substâncias extraídas do petróleo sªo matØriasprimas para a fabricaçªo de uma variedade muito grande de produtos œteis. Todos os plÆsticos sªo fabricados de substâncias extraídas do petróleo.

SAQUINHOSAQUINHOSAQUINHOSAQUINHOSAQUINHO pequeno de supermercado de arroz

É macio, rasgou fÆcil, Ø fininho.

Rasga fÆcil, Ø duro, Ø fininho. É mais grosso, Ø difícil de rasgar, Ø macio.

AMOSTRAAMOSTRAAMOSTRAAMOSTRAAMOSTRA 1 macio, rasga fÆcil, fino duro, rasga fÆcil, fino macio, difícil de rasgar, grosso

AULA45VocŒ precisa saber lOs plÆsticosplÆsticosplÆsticosplÆsticosplÆsticos sªo fabricados de substâncias extraídas do petróleo.

l PlÆsticos podem ser recicladosrecicladosrecicladosrecicladosreciclados .

lPlÆsticos nªo se dissolvem em Ægua. Alguns tipos amolecem quando aquecidos.

lExistem diferentes tipos de plÆstico, dependendo das substâncias de que sªo feitos e do modo de fabricaçªo. Cada tipo de plÆstico tem propriedades diferentes.

lAs propriedades de um material dependem da estruturaestruturaestruturaestruturaestrutura das molØculas de que Ø formado.

Existem vÆrios tipos de plÆstico, cada um fabricado a partir de uma matØriaprima diferente. A fonte natural de todas essas matØrias-primas para fazer plÆsticos Ø sempre o petróleo. Cada plÆstico tem uma aplicaçªo diferente, que depende das suas propriedades.

Muitos plÆsticos tŒm nomes bem conhecidos, como isopor, nÆilon e acrílico.

Outros sªo conhecidos pelos seus nomes químicos, que sempre começam por polipolipolipolipoli. Alguns sªo sempre mencionados por uma sigla, como PVC e PET, que sªo abreviaturas dos nomes químicos.

Na tabela a seguir sªo dados alguns plÆsticos e o respectivo uso. No entanto, muitos plÆsticos tŒm mais de uma aplicaçªo. Às vezes um mesmo plÆstico Ø usado para finalidades bem diferentes, porque tem propriedades diferentes, dependendo de como Ø fabricado. Por exemplo, poliuretanopoliuretanopoliuretanopoliuretanopoliuretano Ø usado como enchimento de colchªo numa forma esponjosa, em que a massa de plÆstico estÆ cheia de bolhas de gÆs. TambØm Ø usado para fazer peças, tais como pÆra-choques de automóveis, numa forma bastante dura.

Evidentemente, vocŒ nªo precisa decorar os nomes dos plÆsticos; basta perceber a enorme variedade que hÆ entre eles.

Os plÆsticos dos saquinhos, apesar de parecidos, tŒm pequenas diferenças.

VocŒ deve ter percebido que alguns saquinhos rasgam mais facilmente, outros sªo mais duros, ou mais transparentes ou fazem um barulho característico ao serem amassados. É sempre o mesmo plÆstico, mas fabricado de modo diferente, tendo entªo propriedades diferentes.

Vamos pensar mais

NOMENOMENOMENOMENOMEDODODODODO PLSTICOPLSTICOPLSTICOPLSTICOPL`STICO

isopor PVC nÆilon acrílico

PET polietileno polipropileno poliuretano material de embalagem tubos de Ægua tecidos lentes inquebrÆveis garrafas de refrigerante saquinhos plÆsticos potes de margarina enchimento de colchªo

AULA 45

Agora eu sei

Alguns plÆsticos amolecem quando aquecidos. Isso permite transformÆ-los em objetos com a forma desejada, por simples aquecimento e prensagem num molde. Estes plÆsticos sªo chamados termoplÆsticostermoplÆsticostermoplÆsticostermoplÆsticostermoplÆsticos. Um exemplo Ø o polietileno dos saquinhos. Outros plÆsticos nªo derretem. Quando aquecidos a altas temperaturas, decompıem-se. Esses plÆsticos, quando sªo fabricados, jÆ recebem a forma final do objeto desejado. Ou Ø feito um bloco, que depois Ø recortado. Estes plÆsticos sªo chamados de termofixostermofixostermofixostermofixostermofixos. Exemplo: o poliuretano.

Os plÆsticos sªo substâncias inertes, nªo reagem com nada. De um lado isso

Ø bom, pois torna os objetos de plÆstico muito durÆveis. Por outro lado, quando um material plÆstico Ø jogado no lixo, torna-se um problema. O plÆstico fica ali por muitos e muitos anos, pois nªo Ø atacado pela chuva, pelos raios solares nem por micróbios. Por essa razªo ele Ø um poluente bastante sØrio. Por isso Ø importante nªo jogar fora artigos de plÆstico, mas reciclarreciclarreciclarreciclarreciclar.

A reciclagem de plÆsticos nªo Ø fÆcil. O reaproveitamento dos termoplÆsticos

Ø atØ certo ponto simples, uma vez que podem ser derretidos e transformados em outros objetos. JÆ os termofixos sªo mais problemÆticos, pois nªo podem ser derretidos; só cortados. Por isso, na reciclagem, os plÆsticos precisam ser separados quanto ao tipo. Nªo se pode misturar plÆsticos.

Observe saquinhos plÆsticos e potes. Em muitos deles vocŒ deve encontrar o símbolo da reciclagem, trŒs setas formando um triângulo. No meio do triângulo aparece um nœmero, que indica o tipo de plÆstico.

Modernamente jÆ existem alguns plÆsticos biodegradÆveis ou fotodegradÆveis. Eles sªo atacados por micróbios ou pela luz e, assim, destruídos.

oDe onde vem a matØria-prima dos detergentes. oDe onde vem a matØria-prima dos plÆsticos. oCitar trŒs vantagens dos plÆsticos. oO que sªo termoplÆsticos. oQue existem diferentes plÆsticos para fazer saquinhos.

oQue as propriedades de um material dependem da estrutura das molØculas que o compıem.

oComo organizar, numa tabela, minhas observaçıes sobre as propriedades de diversos materiais.

AULA45

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1

Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaçıes a seguir: a)a)a)a)a)( ) PlÆsticos sªo fabricados com substâncias extraídas do petróleo. b)b)b)b)b)( ) PlÆsticos nªo podem ser reciclados. c)c)c)c)c)( ) PlÆstico Ø muito difícil de se dissolver. d)d)d)d)d)( ) TermoplÆsticos dissolvem-se com facilidade. e)e)e)e)e)( ) Todos os plÆsticos amolecem quando aquecidos.

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2 O que sªo termoplÆsticos?

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3

Alguns plÆsticos amolecem e derretem quando aquecidos. Isso quer dizer que eles se dissolvem? Explique.

Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4

Descreva as propriedades de um saquinho plÆstico que vocŒ usaria para embalar alimentos líquidos. Explique sua resposta.

Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5

Muitos materiais sªo feitos de plÆsticos semelhantes aos que se usa para fabricar os diferentes saquinhos. Alguns desses materiais sªo: engradados de bebidas, potes de margarina, frascos de produtos de limpeza, capacetes de segurança. Analise esses materiais e observe se eles apresentam as mesmas propriedades apresentadas para os saquinhos de plÆstico. O que vocŒ pode concluir?

Vamos exercitar

Comentários