Telecurso 2000 Química Nível Médio - qui47

Telecurso 2000 Química Nível Médio - qui47

AULA 47

O que vocΠvai aprender

47 A U L A lFormaçªo de precipitados lConcentrar e diluir soluçıes fiO que significa solœvel e insolœvel fiO que sªo hidróxidos e carbonatos fiO que Ø reaçªo química fiO que sªo cÆtions e ânions

Quanta coisa œtil se faz com o petróleo. PlÆsticos de todas as espØcies, detergentes, tintas, fibras de tecidos, sem esquecer dos combustíveis, para carros, para indœstria e atØ o gÆs de cozinha. Os plÆsticos tŒm propriedades diferentes que estªo relacionadas com a estrutura deles. As estruturas por sua vez, dependem das condiçıes em que eles sªo preparados. Mesmo usando a mesma matØria-prima Ø possível obter polímeros diferentes. Existem vÆrios tipos de polímeros: os polietilenos, o poliestireno, o PVC etc.

Todas essas matØrias-primas, etileno, estireno e cloreto de vinila, sªo fabricadas a partir do petróleo. Substâncias extraídas do petróleo sªo usadas tambØm na fabricaçªo de detergentes. Os sabıes sªo fabricados com gorduras de origem animal ou vegetal.

VocŒ teve oportunidade atØ de preparar um sabªo seguindo uma receita que foi dada na Aula 4. Foi observado que o sabªo nªo espuma ao lavar as mªos sujas com cal. A explicaçªo estÆ na formaçªo de um composto insolœvel com o cÆlcio contido na cal.

O cÆlcio Ø um íon que forma composto insolœvel com o íon carbonato. O composto insolœvel que se forma Ø o carbonato de cÆlcio, que, quando existe na natureza, Ø chamado de calcÆrio ou mÆrmore.

O carbonato de cÆlcio se forma tambØm quando se deixa a soluçªo de cal ao ar livre. Forma-se um sólido branco na superfície da soluçªo, que parece uma casquinha. Se essa mistura for agitada, o sólido irÆ misturar-se com a soluçªo, mas nªo se dissolverÆ. É insolœvel.

Precipitar, o que Ø isso?

Seria bom jÆ saber

Isto lhe interessa

AULA47

VocŒ deve estar pensando: como se forma o carbonato de cÆlcio, se a cal dissolvida em Ægua nªo foi misturada com nada?

Para acontecer uma reaçªo Ø preciso misturar duas substâncias. Entªo, se nªo houver mistura, como pôde acontecer uma reaçªo?

Se o composto insolœvel se formou na superfície da soluçªo, quer dizer que a soluçªo deve ter reagido com alguma coisa que existe no ar. Nesse caso a soluçªo de cal reagiu com o gÆs carbônico do ar. A reaçªo Ø a seguinte:

CaO + H2O fi Ca(OH)2 calÆguahidróxido de cÆlcio

Ca(OH)2+CO2fi CaCO3
hidróxido de cÆlciogÆs carbônicocarbonato de cÆlcio

O sólido branco Ø o carbonato de cÆlcio que precipitou.

química. O sólido insolœvel Ø chamado de química. O sólido insolœvel Ø chamado de química. O sólido insolœvel Ø chamado de química. O sólido insolœvel Ø chamado de química. O sólido insolœvel Ø chamado de precipitadoprecipitadoprecipitadoprecipitadoprecipitado

Nós, químicos, usamos a palavra Nós, químicos, usamos a palavra Nós, químicos, usamos a palavra Nós, químicos, usamos a palavra Nós, químicos, usamos a palavra precipitarprecipitarprecipitarprecipitarprecipitar quando queremos dizer quando queremos dizer quando queremos dizer quando queremos dizer quando queremos dizer que se formou uma substância insolœvel como resultado de uma reaçªoque se formou uma substância insolœvel como resultado de uma reaçªoque se formou uma substância insolœvel como resultado de uma reaçªoque se formou uma substância insolœvel como resultado de uma reaçªoque se formou uma substância insolœvel como resultado de uma reaçªo (Veja no dicionÆrio o significado da palavra:Veja no dicionÆrio o significado da palavra:Veja no dicionÆrio o significado da palavra:Veja no dicionÆrio o significado da palavra:Veja no dicionÆrio o significado da palavra: precipitadoprecipitadoprecipitadoprecipitadoprecipitado.)

Existem muitos outros carbonatos que sªo insolœveis. Por exemplo: carbonato de cobre, que Ø o sólido azulado que se forma na superfície dos objetos de cobre. Pode formar-se um precipitado na reaçªo de duas soluçıes.

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1 ˝ons de cobre reagem com íons de carbonato, resultando em carbonato de cobre. Escreva essa reaçªo usando fórmulas químicas.

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2 ˝ons de ferro reagem com íons de carbonato, formando carbonato de ferro. Escreva essa reaçªo usando fórmulas químicas.

AlØm dos carbonatos, alguns hidróxidos sªo insolœveis. Por exemplo: hidróxido de ferro, hidróxido de cobre, hidróxido de magnØsio etc.

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3 Escreva essas reaçıes de formaçªo de hidróxidos usando fórmulas químicas.

47Quando se formam precipitados, a soluçªo que fica em cima ainda contØm íons dissolvidos, apesar de a soluçªo ficar límpida.

Lembre-se de que a transparŒncia nªo quer dizer que a Ægua seja pura.

Quando se precipita hidróxido de cobre, o líquido que fica em cima ainda contØm íons de cobre. Se esse líquido for separado e se adicionarmos mais um pouco de soluçªo de hidróxido de sódio, precipitarÆ mais hidróxido de cobre. Isso quer dizer que ainda havia íons de cobre sobrando na soluçªo.

SerÆ entªo que eram os íons hidróxido que tinham acabado? Na realidade, na soluçªo existem os dois íons, o cobre e o hidróxido. Mas a concentraçªo deles Ø tªo baixa que nªo precipitaram mais.

Em qualquer precipitaçªo, a soluçªo que estÆ acima do precipitado contØm os íons que formam o precipitado, em concentraçªo muito baixa.

Hoje vocŒ aprendeu que, quando se mistura duas soluçıes, pode haver a formaçªo de um composto insolœvel.

Esses compostos insolœveis que se formam sªo chamados, em química, de precipitadosprecipitadosprecipitadosprecipitadosprecipitados . A soluçªo que fica em cima dos precipitados ainda tem íons dissolvidos.

VocŒ precisa saber lPrecisamos sempre lembrar de que as substâncias que estªo no ar, principalmente oxigŒnio e gÆs carbônico, podem reagir com outras substâncias.

lPrecipitado Ø uma substância sólida insolœvel, que se forma numa reaçªo.

lPrecipitaçªo Ø a formaçªo de uma substância sólida insolœvel, durante uma reaçªo.

lQuando se borbulha gÆs carbônico pela soluçªo de certas substâncias, precipitam-se carbonatos.

lQuando se adiciona hidróxido de sódio na soluçªo de certos sais, precipitamse hidróxidos.

lQuando uma substância precipita-se, isto Ø, forma um sólido insolœvel, ainda sobram íons dessa substância na soluçªo. Isso quer dizer que parte da substância ainda estÆ dissolvida.

Precipitado Ø uma substância sólida insolœvel, que se forma numa reaçªo.

Geralmente o precipitado vai para o fundo do recipiente. Por isso ele pode ser separado do resto da soluçªo por decantaçªo. Essa separaçªo tambØm pode ser feita por filtraçªo, que Ø mais rÆpida.

Vamos escrever a equaçªo de algumas das reaçıes vistas na seçªo Isto lheIsto lheIsto lheIsto lheIsto lhe interessainteressainteressainteressainteressa.

Vamos pensar mais

AULA47

Quando se adiciona soluçªo de carbonato de sódio a uma soluçªo de cloreto de cÆlcio, precipita carbonato de cÆlcio:

CaCl2 + Na2CO3 fi CaCO3 + 2NaCl

Cloreto de cÆlcio, CaCl2, Ø solœvel em Ægua, assim como carbonato de sódio,

Na2CO3. O carbonato de cÆlcio, CaCO3, porØm, Ø insolœvel e precipita-se. O cloreto de sódio, NaCl, que tambØm se forma nessa reaçªo, Ø solœvel; ele nªo se precipita. Note que a equaçªo estÆ com os coeficientes acertados; verifique que hÆ o mesmo nœmero de Ætomos de cada tipo do lado dos reagentes (antes da seta) e do lado dos produtos (à direita da seta). Foi preciso escrever um 2 na frente do NaCl, porque do lado dos reagentes o Na e o Cl aparecem duas vezes.

Quando se adiciona soluçªo de hidróxido de sódio a uma soluçªo de sulfato de cobre, precipita-se hidróxido de cobre.

CuSO4 + 2NaOH fi Cu (OH)2 + Na2SO4

O sulfato de cobre, CuSO4, Ø solœvel em Ægua, dando uma soluçªo azul. O hidróxido de sódio, NaOH, Ø solœvel, mas o hidróxido de cobre, Cu(OH)2, Ø insolœvel e precipita-se. O precipitado Ø azul. O sulfato de sódio, Na2SO4, Ø solœvel. Note que a equaçªo estÆ com os coeficientes acertados.

oEm que forma carbonato de cÆlcio existe na natureza.

oQue uma soluçªo de cal reage com o gÆs carbônico do ar e o que se forma nessa reaçªo.

oO que significa precipitar precipitar precipitar precipitar precipitar em química.

oO que Ø um precipitado.

oCitar dois carbonatos insolœveis.

oQue a soluçªo que fica junto com um precipitado ainda contØm os íons que formam o precipitado.

Agora eu sei

AULA47

Vamosexercitar

Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4

Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaçıes a seguir: a)a)a)a)a)()Hidróxido de sódio Ø uma base. b)b)b)b)b)()Numa reaçªo onde hÆ formaçªo de precipitado, a mistura resultante Ø uma soluçªo.

c)c)c)c)c)()Todo precipitado Ø um sólido branco. d)d)d)d)d)()Carbonato de sódio Ø um sal. e)e)e)e)e)()Para concentrar uma soluçªo adiciona-se mais soluto.

Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5

Quando se mistura uma soluçªo de carbonato de sódio em Ægua com outra de cloreto de cobre, obtØm-se um preciptado azul de carbonato de cobre. a)a)a)a)a)Escreva, com palavras, a equaçªo para essa reaçªo. b)b)b)b)b)Os produtos dessa reaçªo sªo solœveis ou nªo em Ægua? Por quŒ?

Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6 O que vocŒ entende por formaçªo de precipitado numa reaçªo química?

Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7

Quando se mistura soluçªo de hidróxido de sódio com soluçªo de cloreto de ferro, obtØm-se um precipitado. O que deve ser esse composto? Explique.

Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8 Num frasco existe uma soluçªo de hidróxido de sódio em Ægua.

a)a)a)a)a)Como fazer para concentrar essa soluçªo? b)b)b)b)b)E para diluir?

Comentários