Telecurso 2000 Química Nível Médio - q0apres1

Telecurso 2000 Química Nível Médio - q0apres1

Nós, que escrevemos este livro, gostamos muito de Química. Gostamos tanto que dedicamos a vida a ela, nos laboratórios ou nas salas de aula. Com este curso, desejamos que tambØm vocŒ partilhe esse prazer conosco. Sabe por quŒ? Porque sempre Ø mais fÆcil lidar com aquilo de que gostamos.

mento de Química. Pense bemO mundo em que vivemos sofre inœmeras

Talvez vocŒ esteja se perguntando por que Ø necessÆrio ter algum conhecitransformaçıes, e cada vez com maior velocidade. Em todas elas, hÆ a presença notÆvel de computadores e outras mÆquinas sofisticadas. E nisso, a Química tem um papel importantíssimo, pois Ø a ciŒncia que permite, por exemplo, o desenvolvimento de novos materiais para a construçªo de todas essas mÆquinas modernas. É a Química tambØm que permite a pesquisa de substâncias destinadas à saœde e ao bem-estar do ser humano.

Talvez vocŒ nªo tenha uma imagem muito animadora da QuímicaTalvez
ela lhe pareça apenas um amontoado de fórmulas e nomes complicadosNªo

Olhe a seu redor: a Química estÆ presente em tudo. Para entender o mundo que nos cerca, exercendo plenamente nosso papel de cidadªo - nos casos em que, por exemplo, nossa saœde pœblica pode ser ameaçada - Ø preciso ter, pelo menos, as noçıes elementares da ciŒncia química. se preocupe! Nas primeiras 25 aulas do nosso curso, nªo aparece nenhuma fórmula. VocŒ vai aprender do que sªo feitas as coisas e vai ter idØia de como um químico trabalha. VocŒ verÆ que muito daquilo que um químico faz, principalmente sua maneira de raciocinar, terÆ aplicaçªo no seu trabalho, seja ele qual for.

Neste curso, vamos tratar de assuntos bem gerais, relacionados com aquilo com que temos contato todo dia, como a ÆguaÆguaÆguaÆguaÆgua, o ar ar ar ar ar e os metaismetaismetaismetaismetais. É claro que vocŒ jÆ conhece todas essas coisas. Mas, agora, vai descobrir como um químico olha para elas. O que ele analisa nessas coisas e o que ele realiza com elas.

Para entender bem o raciocínio de um químico, Ø importante que vocŒ acompanhe com atençªo as descriçıes de experiŒnciasexperiŒnciasexperiŒnciasexperiŒnciasexperiŒncias que estªo neste livro, pois Ø por meio delas que descobrimos e verificamos fatos, dos mais simples aos mais complicados. VocŒ verÆ que pode realizar em sua casa todas as experiŒncias aqui relatadas. Mas nªo se esqueça de que o importante Ø descobrir por si mesmo o que acontece em cada uma delas.

Para facilitar seus estudos, cada aula foi dividida em seçıes. Na primeira, mostramos resumidamente O que vocŒ vai aprender O que vocŒ vai aprender O que vocŒ vai aprender O que vocŒ vai aprender O que vocŒ vai aprender na aula.

A segunda seçªo Ø uma lista do que Seria bom jÆ saberSeria bom jÆ saberSeria bom jÆ saberSeria bom jÆ saberSeria bom jÆ saber. Se vocŒ se sentir inseguro em relaçªo a algum assunto dessa lista, volte às aulas anteriores para

Apresentaçªo tirar as dœvidas. Isto lhe interessaIsto lhe interessaIsto lhe interessaIsto lhe interessaIsto lhe interessa, como o nome diz, deve ser lida e relida com muita atençªo.

Se vocŒ estÆ acompanhando o Telecurso 2000, Ø provÆvel que queira fazer algum exame. Para auxiliÆ-lo nessa tarefa, hÆ um resumo dos conhecimentos essenciais de cada capítulo na seçªo VocŒ precisa saberVocŒ precisa saberVocŒ precisa saberVocŒ precisa saberVocŒ precisa saber. Nela, a linguagem Ø mais próxima da que vocŒ vai encontrar nos exames.

A seçªo Vamos pensarVamos pensarVamos pensarVamos pensarVamos pensar mostrarÆ com mais detalhes o que foi estudado na aula, para que vocŒ amplie seus conhecimentos.

Finalmente, depois de tanto estudar, vocΠvai poder dizer: Agora eu seiAgora eu seiAgora eu seiAgora eu seiAgora eu sei.

Nessa parte, hÆ uma lista de afirmaçıes como, por exemplo, Agora eu sei por que preciso estudar Química. Se vocŒ souber, faça um tique no quadradinho correspondente à afirmaçªo. Se nªo souber alguma delas, releia o capítulo com atençªo, procurando aquilo que nªo entendeu.

No entanto, para ter certeza de que entendeu mesmo a aula, nada melhor que resolver os exercícios. Portanto, VamosVamosVamosVamosVamos exercitarexercitarexercitarexercitarexercitar. Algumas vezes, serÆ necessÆrio rever o capítulo ou mesmo aulas anteriores. Mas nªo desista, tente resolver todas as questıes. Depois, confira suas respostas com o gabarito, no final do volume.

Esperamos que, ao final do curso, vocŒ ame a Química tanto quanto nós. Vamos lÆ!

AUTORIAAUTORIAAUTORIAAUTORIAAUTORIA Reiko IsuyamaReiko IsuyamaReiko IsuyamaReiko IsuyamaReiko Isuyama (coordenadora) - Doutora em Química; Professora de Química Inorgânica do Instituto de Química da Universidade de Sªo Paulo.

Peter Wilhelm TiedemannPeter Wilhelm TiedemannPeter Wilhelm TiedemannPeter Wilhelm TiedemannPeter Wilhelm Tiedemann - Doutor em Química; Professor de Físico-química do Instituto de Química da Universidade de Sªo Paulo.

Vera Lucia PardiniVera Lucia PardiniVera Lucia PardiniVera Lucia PardiniVera Lucia Pardini - Doutora em Química; Professora de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade de Sªo Paulo.

Adelaide Maria Vieira ViveirosAdelaide Maria Vieira ViveirosAdelaide Maria Vieira ViveirosAdelaide Maria Vieira ViveirosAdelaide Maria Vieira Viveiros - Doutora em Química; Professora de Química Inorgânica na Universidade Federal da Bahia.

AGRADECIMENTOSAGRADECIMENTOSAGRADECIMENTOSAGRADECIMENTOSAGRADECIMENTOS Conselho BritânicoConselho BritânicoConselho BritânicoConselho BritânicoConselho Britânico Aparecido Ribeiro SouzaAparecido Ribeiro SouzaAparecido Ribeiro SouzaAparecido Ribeiro SouzaAparecido Ribeiro Souza - Bacharel em Química; Aluno de Pós-graduaçªo do Instituto de Química da Universidade de Sªo Paulo.

Cleonice RochaCleonice RochaCleonice RochaCleonice RochaCleonice Rocha - Bacharel em Química; Aluna de Pós-graduaçªo do Instituto de Química da Universidade de Sªo Paulo.

Roque CruzRoque CruzRoque CruzRoque CruzRoque Cruz - Bacharel em Física; Professor de Química do 2” Grau na Organizaçªo Tatuiense de Ensino.

Wanda de OliveiraWanda de OliveiraWanda de OliveiraWanda de OliveiraWanda de Oliveira - Professora do Instituto de Química da Universidade de Sªo Paulo.

Comentários