Telecurso 2000 Química Nível Médio - q1c

Telecurso 2000 Química Nível Médio - q1c

1 AULA l CiŒncia l Química l MatØria l Substância l Progresso tecnológico lNovos materiais lComo faz o cientista

Para inicar o seu curso de Química, procure no dicionÆrio as seguintes expressıes:

fi Substância fi MatØria fi Tecnologia

É muito comum ouvirmos frases como as do jovem que foi a uma banca de jornal comprar o livro de Química do Telecurso:

- Nunca gostei de Química. Pra dizer a verdade eu odiava Química. Nªo entendia nada! Tinha que decorar tudo!

Provavelmente nªo gostava da Química porque nªo sabia qual era a utilidade de se estudar Química.

Muitas vezes ouvimos alguØm dizer que nªo gosta de “química”, porque ela só faz mal para o ambiente e para as pessoas. Dizem:

A Química Ø a ciŒncia que estuda o comportamento da matØriacomportamento da matØriacomportamento da matØriacomportamento da matØriacomportamento da matØria. Com o conhecimento do comportamento da matØria dÆ para fabricar materiais melhores.

O que vocΠvai aprender

Seria bom jÆ saber

Isto lhe interessa

Eu ª Química

1 AULA

AULACom os novos materiais podemos fabricar instrumentos mais precisos, aparelhos mais confiÆveis, mÆquinas mais resistentes, que melhoram muito a qualidade da nossa vida.

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1 Escreva ao lado das substâncias dois usos diferentes delas.

SUBSTNCIASUBSTNCIASUBSTNCIASUBSTNCIASUBSTNCIAUSOSUSOSUSOSUSOSUSOS
Alumínio
Vidro
Madeira
Carvªo
gua

IntervaloIntervaloIntervaloIntervaloIntervalo

Tudo que existe Ø feito de substânciassubstânciassubstânciassubstânciassubstâncias. Pedras, terra, Ægua e

Ærvores sªo feitas de substâncias. Insetos, passarinhos, animais, mato tambØm sªo feitos de substâncias.

Muitas dessas substâncias estªo na superfície da Terra e a própria

Terra Ø feita de substâncias. O ar tambØm Ø uma substância. O Sol, as estrelas, tudo Ø feito de substâncias.

Graças aos novos materiais houve muito progresso na medicina e na saœde.

As anÆlises, que levavam vÆrios dias para ficarem prontas, hoje sªo feitas em minutos. Nªo se trata só da rapidez, mas tambØm da qualidade dos resultados. Sªo mais confiÆveis porque sªo mais precisos.

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2

Marque simsimsimsimsim nos itens que vocŒ acha que influíram diretamente no progresso do mundo moderno:

a)a)a)a)a)()descoberta do papel; b)b)b)b)b)()invençªo da balança; c)c)c)c)c)()descoberta de que no sol hÆ hidrogŒnio; d)d)d)d)d)()descoberta do mØtodo de extrair silício da areia.

Nas comunicaçıes tambØm aconteceu uma mudança muito grande. Antigamente a comunicaçªo era feita só por meio de livros. Hoje, com a televisªo, praticamente todos podem receber informaçıes do que se passa no mundo, na mesma hora em que estÆ acontecendo. Veja o caso dos jogos de futebol da Copa do Mundo. Todos podem assistir aos jogos ao vivo.

O conforto da vida moderna só Ø possível com a fabricaçªo de novos materiais. Esta vida, que Ø tªo diferente da vida de dez, vinte ou trinta anos atrÆs, só Ø possível por causa da invençªo de novas substâncias. É o conhecimento de Química que permite produzir novas substâncias.

AULAAs novas substâncias sªo produzidas primeiro no laboratório e, depois, fabricadas na indœstria. Todas as substâncias sªo produzidas a partir de alguma

coisa extraída da natureza, seja de um mineral, de uma planta, do petróleo, da Ægua do mar ou do ar.

A Química Ø uma ciŒncia. E ciŒncia Ø um conjunto de conhecimentos que o homem adquiriu, organizou e acumulou ao longo dos anos. Os conhecimentos da Química foram acumulados e organizados nos œltimos duzentos anos.

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3

No quadro a seguir temos algumas substâncias. Escreva na segunda coluna de onde a substância foi extraída (mineral, planta, petróleo, Ægua do mar, ar).

SUBSTNCIASUBSTNCIASUBSTNCIASUBSTNCIASUBSTNCIAMATÉRIAMATÉRIAMATÉRIAMATÉRIAMATÉRIADEDEDEDEDE ORIGEMORIGEMORIGEMORIGEMORIGEM
Ferro
GÆs de cozinha
Gasolina
lcool
Sal de cozinha
PlÆstico

Aprendendo Química, vocŒ vai conhecer um pouco melhor o comportamento da matØria com que vocŒ convive para lidar com a matØria de maneira segura. Isso Ø muito importante, nªo só para vocŒ mas para todos que estªo ao seu redor.

Estudando Química vocŒ tambØm aprende a pensar de forma lógica. Esse treinamento vai ajudÆ-lo muito a resolver problemas do seu dia-a-dia.

Por exemplo: vocŒ pode ser alØrgico a alguma comida. Como vocŒ descobre a causa da sua alergia?

Primeiro vocΠdeve tomar nota de tudo que vocΠcome, todos os dias.

Quando aparece a alergia, vocΠvΠna lista o alimento que foi diferente nesse dia. Depois de algum tempo, vocΠcome de novo esse alimento e vΠse a alergia reaparece.

Como vocŒ deve acompanhar o curso de Química

Durante o curso, vocŒ vai encontrar a descriçªo de muitas experiŒncias simples, que podem ser feitas na sua casa.

É muito importante que vocŒ faça essas experiŒncias e que observe com bastante cuidado o que estÆ acontecendo. Estudar Química Ø, antes de mais nada, aprender a observar.

Cuidado!Cuidado!Cuidado!Cuidado!Cuidado!

As experiŒncias descritas neste livro nªo sªo perigosas, masAs experiŒncias descritas neste livro nªo sªo perigosas, masAs experiŒncias descritas neste livro nªo sªo perigosas, masAs experiŒncias descritas neste livro nªo sªo perigosas, masAs experiŒncias descritas neste livro nªo sªo perigosas, mas acostume-se a tomar cuidado sempre. Tome cuidado especial quan-acostume-se a tomar cuidado sempre. Tome cuidado especial quan-acostume-se a tomar cuidado sempre. Tome cuidado especial quan-acostume-se a tomar cuidado sempre. Tome cuidado especial quan-acostume-se a tomar cuidado sempre. Tome cuidado especial quando a experiŒncia precisar de fogo ou aquecimento. TambØm nªodo a experiŒncia precisar de fogo ou aquecimento. TambØm nªodo a experiŒncia precisar de fogo ou aquecimento. TambØm nªodo a experiŒncia precisar de fogo ou aquecimento. TambØm nªodo a experiŒncia precisar de fogo ou aquecimento. TambØm nªo deixe outras pessoas - principalmente crianças - mexerem na suadeixe outras pessoas - principalmente crianças - mexerem na suadeixe outras pessoas - principalmente crianças - mexerem na suadeixe outras pessoas - principalmente crianças - mexerem na suadeixe outras pessoas - principalmente crianças - mexerem na sua experiŒncia. Elas nªo sabem que cuidados devem tomar. Por isso,experiŒncia. Elas nªo sabem que cuidados devem tomar. Por isso,experiŒncia. Elas nªo sabem que cuidados devem tomar. Por isso,experiŒncia. Elas nªo sabem que cuidados devem tomar. Por isso,experiŒncia. Elas nªo sabem que cuidados devem tomar. Por isso, nªo largue o material de sua experiŒncia em qualquer lugar!nªo largue o material de sua experiŒncia em qualquer lugar!nªo largue o material de sua experiŒncia em qualquer lugar!nªo largue o material de sua experiŒncia em qualquer lugar!nªo largue o material de sua experiŒncia em qualquer lugar!

AULAVocΠprecisa saber

lCom os conhecimentos de Química, podem-se produzir substânciassubstânciassubstânciassubstânciassubstânciasnovas

lQuímicaQuímicaQuímicaQuímicaQuímica Ø uma ciŒncia naturalciŒncia naturalciŒncia naturalciŒncia naturalciŒncia natural. lCiŒncia naturalCiŒncia naturalCiŒncia naturalCiŒncia naturalCiŒncia natural Ø o conhecimento organizado sobre a natureza. lQuímicaQuímicaQuímicaQuímicaQuímica Ø a ciŒncia em que se procura saber do que sªo feitas as substâncias e como elas se transformam. ou materiais novos. Esses materiais materiais materiais materiais materiais podem ser mais duros, mais resistentes, mais leves, mais durÆveis, mais baratos etc., facilitando o seu uso.

lO progresso tecnológicoprogresso tecnológicoprogresso tecnológicoprogresso tecnológicoprogresso tecnológico permitiu fabricar a televisªo, o computador, o aviªo e muitas coisas mais. Tal progresso só foi possível porque novos materiais foram produzidos pelos químicos. lOcorrem muitos acidentes com produtos químicos. Quem sabe Química pode evitar a maioria desses acidentes.

VocŒ precisa sempre lembrar que a Química Ø uma ciŒncia. É uma porçªo de conhecimentos que, aos poucos, foram descobertos sobre as substânciassubstânciassubstânciassubstânciassubstâncias.

Substância Ø tudo o que vocŒ pode pegar. A Ægua Ø uma substância. O ferro, o papel, a tinta, a cera, o algodªo sªo substâncias. O ar Ø uma substância. VocŒ nªo pode pegar o ar, mas pode perceber ou sentir o vento, que Ø uma corrente de ar. Um aparelho de televisªo Ø um objeto feito de vÆrias substâncias: vidro, plÆstico, alumínio.

Os químicos estudam do que sªo feitas as substâncias e o que acontece com elas. Estudam o que acontece quando esquentamos as substâncias, quando esfriamos, quando as jogamos em Ægua, o que acontece com elas no ar etc.

VocŒ certamente jÆ viu anœncios de alguns produtos, principalmente de comidas industrializadas, dizendo que “nªo tŒm Química”. Como a Química pode estar dentro de um produto se Química Ø uma ciŒncia, Ø conhecimento? Química nªo Ø uma substância. O que eles querem dizer Ø que o produto nªo contØm nada que faça mal à saœde. Entªo, talvez fosse melhor anunciar assim: “Nªo contØm substâncias prejudiciais”.

VocŒ jÆ ouviu falar de acidentes com produtos químicos? Vazamento de gÆs tóxico, tombamento de caminhªo de Æcido, explosªo de casa de fogos etc? Muitos acidentes acontecem porque as pessoas nªo tŒm conhecimento de Química, e nªo sabem como as substâncias se comportam.

Se sabemos que uma substância Ø inofensiva, tudo bem. Mas se sabemos que ela pode pegar fogo, pode explodir ou Ø tóxica, vamos tomar cuidado. Nªo vamos deixar a substância perto do fogo e vamos usar luvas para mexer nela.

O homem sempre busca o progresso. Antigamente, quando nªo existiam plÆsticos, detergentes, antibióticos etc., a vida era mais difícil. Para ter mais conforto, maiores facilidades, alimentaçªo melhor, começaram a construir fÆbricas. ChaminØs e rolos de fumaça eram sinais de progresso. Com o tempo, o nœmero de fÆbricas aumentou e a poluiçªo começou a atrapalhar. Rios e mares foram poluídos. As indœstrias começaram a tratar os efluentesefluentesefluentesefluentesefluentes, isto Ø, gases e líquidos, que sªo jogados fora. Mas esse tratamento Ø difícil e caro. Por isso os químicos estªo inventando processos novos de fabricaçªo, sem poluiçªo.

Os novos processos de fabricaçªo vªo chegando aos poucos. Muita coisa ainda tem de ser feita. Nªo sªo só os químicos que devem fazer alguma coisa. O problema só vai ser resolvido se toda a populaçªo conhecer um pouco melhor o mundo material.

Vamos pensar mais

AULAVai ser interessante estudar Química, porque vocŒ vai ver o mundo com outros olhos. Vai saber o que vocŒ come, o que vocŒ veste, do que sªo feitas as

coisas ao seu redor. Com isso vocŒ vai poder tomar decisıes mais acertadas sobre o mundo material.

Agora vocŒ deve estar pensando: “Estudar Química Ø chato, Ø difícil”. Este curso Ø diferente. VocŒ nªo vai decorar uma sØrie de fatos, fórmulas, regras, sem saber por quŒ. VocŒ vai aprender Química para entender as coisas do seu dia-a-dia. Nós chamamos isto de química no contextoquímica no contextoquímica no contextoquímica no contextoquímica no contexto. VocŒ vai aprender Química no contexto da sua vida.

¤O que Ø ciŒncia. ¤O que Ø Química.

¤O que Ø substância.

¤Por que sªo fabricados novos materiais.

¤Para que serve o conhecimento de Química.

¤O que Ø atitude científica e por que Ø importante.

¤Como a Química pode me ajudar no meu dia-a-dia.

Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4 O que Ø Química?

Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5 Qual Ø a diferença entre substância e objeto?

Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6 Por que Ø errado falar que um produto comercial nªo tem “química”?

Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7 O que sªo efluentes?

Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8 Por que antigamente nªo havia problemas de poluiçªo?

Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9 Como foi possível o progresso tecnológico?

Exercício 10Exercício 10Exercício 10Exercício 10Exercício 10 Por que Ø importante saber Química?

Agora eu sei

Vamos exercitar

AULAExercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1 Preencha o quadro abaixo com as palavras:

lencontrado na natureza lnªo encontrado na natureza

gua
PlÆstico
Papel
Vidro
Cimento
Petróleo
Ar
Madeira
Ferro
GÆs de cozinha
Alumínio

Exercício 12Exercício 12Exercício 12Exercício 12Exercício 12

Na questªo 1, existe alguma matØria fabricada artificialmente que nªo seja importante para a vida moderna? Se vocŒ acha que sim, fale por quŒ?

Exercício 13Exercício 13Exercício 13Exercício 13Exercício 13 Escolha a frase melhor e justifique:

lA Química faz mal ao meio ambiente. lO mau uso da Química pelo homem prejudica o meio ambiente.

Exercício 14Exercício 14Exercício 14Exercício 14Exercício 14

Classifique cada uma das afirmativas a seguir como verdadeira (V) ou falsa (F):

a)a)a)a)a)()A Química Ø muito importante para a vida. b)b)b)b)b)()A Química Ø ruim para o homem e para o meio ambiente. c)c)c)c)c)()Estudando Química, vocŒ aprende a pensar de forma lógica. d)d)d)d)d)()As substâncias fabricadas pelo homem sªo feitas de alguma coisa extraída da natureza.

e)e)e)e)e)()A Química prejudica o progresso do mundo moderno.

Exercício 15Exercício 15Exercício 15Exercício 15Exercício 15 a)a)a)a)a)Se alguma comida causou alergia em vocŒ, como vocŒ faria para saber qual foi essa comida? b)b)b)b)b)Após vÆrios dias, o problema alØrgico volta a aparecer. Mas, nesse dia, vocŒ comeu trŒs tipos de alimentos que ainda nªo tinha anotado. Como vocŒ faria para saber qual dos trŒs foi o causador da alergia?

Exercício 16Exercício 16Exercício 16Exercício 16Exercício 16

Olhe ao seu redor, em casa ou no trabalho, e faça uma lista de pelo menos dez coisas fabricadas artificialmente, que sªo importantes para tornar sua vida melhor.

Comentários