Telecurso 2000 Química Nível Médio - q2d

Telecurso 2000 Química Nível Médio - q2d

2AULA2 AULA

DÆ para separar o sal da Ægua do mar? lMØtodos de separaçªo de um sólido de um líquido: - Decantaçªo

- Peneiraçªo

- Filtraçªo l Dissoluçªo l Soluçªo l Soluto l Solvente

Procure no dicionÆrio o significado das seguintes palavras:

fi transparente fi turvo

Surgiu um problema no rio que abastece de Ægua uma cidade. VÆrias pessoas deram sua opiniªo:

-Eu nªo me importo com o problema da Ægua porque, quando falta Ægua, eu tomo suco. - disse um adolescente.

Uma senhora comentou: -Eu uso tªo pouca Ægua, quase nªo faço nada em casa... Um jornaleiro, que passava as horas de calma na banca lendo revistas de

CiŒncias, disse:

-Ando muito preocupado com o problema da Ægua. Eu li que, para fabricar um litro de suco em lata, gasta-se mais ou menos 100 litros de Ægua, só na fabricaçªo da lata. JÆ pensou quanta Ægua a gente estÆ usando sem saber?! SerÆ que nªo vai faltar Ægua?

Preocupado com o problema, o jornaleiro pensou no mar: -Eu nunca vi o mar de perto, mas deve ser uma coisa enorme. Eu li que mais de 97% de toda Ægua que existe na Terra estªo no mar. Isso quer dizer que de cada 100 litros de Ægua, 97 litros estªo no mar! Quase toda a Ægua estÆ no mar. No entanto, nós nªo usamos a Ægua do mar porque Ø salgada. SerÆ que nªo dÆ para separar o sal dessa Ægua?

O que vocΠvai aprender

Seria bom jÆ saber

Isto lhe interessa

AULA Ele chegou atØ a sonhar com o mar. No

sonho, o jornaleiro encheu de Ægua do mar um balde e levou para casa. Despejou um pouco dessa Ægua num copo.

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1 Observe a figura acima e marque simsimsimsimsim ou nªonªonªonªonªo no quadro abaixo.

Areia no fundo do copo Galho boiando `gua turva

`gua transparente

Com a mªo, o jornaleiro tirou do copo de Ægua galhos e folhas. A Ægua continuou turva. Decidiu deixÆ-la em repouso. Esse mØtodo de separar um sólido de um líquido, deixando-o em repouso, chama-se decantaçªodecantaçªodecantaçªodecantaçªodecantaçªo.

Depois, ele despejou a Ægua num outro copo, mas sem cuidado, e acabou misturando tudo de novo. A separaçªo do líquido, por decantaçªo, precisa ser feita com cuidado.

Como nªo conseguiu separar a parte sólida da parte líquida por decantaçªo, ele decidiu passar a Ægua por uma peneira. Só as sujeiras maiores ficam na peneira. A areia nªo Ø separada com a peneira porque seus grªos sªo muito pequenos e passam pela peneira. A Ægua que passa Ø turva porque estÆ misturada com grªozinhos de areia.

água do mar água + areiadecantação água areia água do mar + areia

2 AULA água puraágua do mar filtrada

Nem peneirando, ele conseguiu limpar a Ægua. Entªo, resolveu filtrÆ-la, usando papel de filtro de cafØ.

A Ægua do mar, depois de filtrada, ficou transparente. Mas isso nªo quer dizer que o jornaleiro obteve Ægua pura. O sal nªo ficou no papel de filtro, pois continua na Ægua.

Quando se compara a Ægua pura com a Ægua do mar filtrada, nªo se nota nenhuma diferença. Ambas sªo incolores e transparentes.

Colocando o sal na Ægua e agitando bem, nªo dÆ mais para ver o sal. Dizemos que o sal se dissolveudissolveudissolveudissolveudissolveu na Ægua.

gua com alguma coisa dissolvida chama-segua com alguma coisa dissolvida chama-segua com alguma coisa dissolvida chama-segua com alguma coisa dissolvida chama-segua com alguma coisa dissolvida chama-sesoluçªosoluçªosoluçªosoluçªosoluçªo.....

Nªo Ø só com Ægua que se prepara uma soluçªo. Qualquer líquido, como

Ælcool, gasolina, acetona etc., pode dissolver substâncias. Pense em outros líquidos que vocŒ conhece.

A substância que se dissolve Ø oA substância que se dissolve Ø oA substância que se dissolve Ø oA substância que se dissolve Ø oA substância que se dissolve Ø osolutosolutosolutosolutosoluto.....
O líquido que dissolve o soluto Ø o O líquido que dissolve o soluto Ø o O líquido que dissolve o soluto Ø o O líquido que dissolve o soluto Ø o O líquido que dissolve o soluto Ø o solventesolventesolventesolventesolvente

Uma soluçªo Ø sempre transparente, mas pode ser incolor ou colorida. O leite nªo Ø uma soluçªo, pois nªo Ø transparente.

Por decantaçªo nªo dÆ para separar o soluto do solvente. A decantaçªo só serve para separar misturas de sólido com líquido.

Lembra-se como se faz uma decantaçªo e como se faz uma filtraçªo? Os dois mØtodos sªo muito usados na indœstria para separar misturas de sólidos e líquidos.

filtração

AULAExercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2 Para vocŒ perceber as vantagens e as desvantagens dos dois mØtodos, preencha o quadro a seguir com as palavras maior e menor.

MÉTODOMÉTODOMÉTODOMÉTODOMÉTODODEDEDEDEDE SEPARAOSEPARAOSEPARAOSEPARAOSEPARAOTEMPOTEMPOTEMPOTEMPOTEMPOCUSTOCUSTOCUSTOCUSTOCUSTO

Decantaçªo Filtraçªo

Quando se mistura uma substância com Ægua, esta pode ficar turva ou transparente.

Use as palavras turvaturvaturvaturvaturva, transparente transparente transparente transparente transparente, colorida, incolor colorida, incolor colorida, incolor colorida, incolor colorida, incolore brancabrancabrancabrancabranca para

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3 preencher o quadro abaixo:

lQuando a Ægua fica turvaturvaturvaturvaturva, a substância nªo se dissolveu. Ela estÆ só misturada com a Ægua, sem se dissolver. Para separar a substância que estÆ só misturada com a Ægua, vocŒ pode decantar, peneirar ou filtrar.

lQuando a Ægua fica transparentetransparentetransparentetransparentetransparente, a substância se dissolveu na Ægua. Nesse caso formou-se uma soluçªo. Numa soluçªo, as substâncias nªo podem ser separadas por filtraçªo, peneiraçªo ou decantaçªo.

Todos os dias temos alguma dœvida, como aconteceu com o jornaleiro. Para tirar a dœvida, vocŒ pode perguntar para alguØm ou procurar num livro. Muitas vezes, nós queremos saber coisas que sªo difíceis de achar nos livros. É importante aprender a fazer o que o jornaleiro fez: descobrirdescobrirdescobrirdescobrirdescobrir. E para descobrir a resposta, precisamos aprender a observar, experimentar e pensar.

VocŒ estÆ achando que tudo aquilo que o jornaleiro imaginou nªo deu certo, nªo Ø? Nªo. Ele jÆ conseguiu uma coisa muito importante: separar uma mistura de sólidos e líquidos por decantaçªo e filtraçªo.

Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4

Pense no seu dia-a-dia e lembre-se de quando jÆ separou misturas. Qual dos mØtodos que apresentamos vocŒ costuma usar? Pense nas substâncias que usa e veja quais se dissolvem na Ægua. Se vocŒ nªo tem certeza, tente descobrir, experimente!

Agora, para o nosso jornaleiro só falta separar o sal dissolvido na Ægua.

AULAVocŒ precisa saber lMuitas vezes tomamos Ægua sem perceber. Por exemplo, num suco.

lMuitas coisas que nem contŒm Ægua precisam de muita Ægua para serem fabricadas. Um exemplo Ø a lata de refrigerante.

lMais de 97 % da Ægua do nosso planeta estªo no mar.

lA Ægua do mar nªo pode ser consumida diretamente porque tem sal dissolvido.

lDecantarDecantarDecantarDecantarDecantar serve para separar um sólido de um líquido, quando estªo misturadosmisturadosmisturadosmisturadosmisturados. Coloca-se a misturamisturamisturamisturamistura num copo e espera-se atØ o sólido ir para o fundo do copo. Para isso funcionar, o sólido nªo pode estar dissolvidodissolvidodissolvidodissolvidodissolvido no líquido.

lPeneirarPeneirarPeneirarPeneirarPeneirar Ø outra maneira de separar um sólido de um líquido.

Para isso funcionar, os grªos do sólido precisam ser maiores que os furos da peneira.

lFiltrarFiltrarFiltrarFiltrarFiltrar Ø mais uma maneira de separar um sólido de um líquido. Só que, neste caso, o sólido pode ser um pó muito fino. Para filtrar, passa-se a mistura de sólido e líquido por um papel de filtropapel de filtropapel de filtropapel de filtropapel de filtro. O sólido fica no papel de filtro e o líquido passa.

lgua filtradagua filtradagua filtradagua filtradagua filtrada nªo Ø pura. Ela contØm substâncias dissolvidasdissolvidasdissolvidasdissolvidasdissolvidas.

lSoluçªoSoluçªoSoluçªoSoluçªoSoluçªo Ø a mistura de um sólido com um líquido, sem que se possa ver o sólido. A soluçªo Ø sempre transparente. DÆ para ver atravØs dela.

lQuando se dissolve uma substância colorida na Ægua, a soluçªo fica transparente e colorida. Apesar de colorida, dÆ para ver atravØs da soluçªo.

lSolutoSolutoSolutoSolutoSoluto Ø o sólido que se dissolve no líquido. lSolventeSolventeSolventeSolventeSolvente Ø o líquido que dissolve o sólido. lO solutosolutosolutosolutosoluto se dissolve no solventesolventesolventesolventesolvente, formando uma soluçªosoluçªosoluçªosoluçªosoluçªo.

lPara separar as substâncias de uma misturamisturamisturamisturamistura pode-se decantar, peneirar ou filtrar.

lPara separar as substâncias de uma soluçªosoluçªosoluçªosoluçªosoluçªo nªo adianta decantar, peneirar ou filtrar.

l ObservarObservarObservarObservarObservar , experimentarexperimentarexperimentarexperimentarexperimentar e pensarpensarpensarpensarpensar sªo importantes para descobrirdescobrirdescobrirdescobrirdescobrir alguma coisa nova.

AULAComo todas as substâncias, a Ægua pode se misturar com outras substâncias. Mas a Ægua tem uma propriedade especial: ela nªo só se mistura como tambØm dissolve muitas substâncias, formando soluçıes.

Muitas das substâncias misturadas ou dissolvidas na Ægua sªo prejudiciais ao homem. As substâncias que estªo misturadas sªo menos perigosas, pois podem ser vistas e separadas mais facilmente.

A Ægua de um rio, quando passa por uma cidade grande, geralmente Ø poluída, pois recebe o esgoto da cidade e aquilo que algumas indœstrias jogam nesse rio. Hoje, a maioria das indœstrias faz o tratamento de efluentes antes de jogar a Ægua no rio.

Micróbios que vivem na Ægua dos rios alimentam-se de substâncias que provŒm de animais e plantas. Encontrando bastante alimento, esses micróbios multiplicam-se. Como precisam respirar, gastam todo o oxigŒnio da Ægua do rio. Com isso, falta oxigŒnio para os peixes e eles morrem. Outras substâncias, como metais pesados, sªo venenos para o homem. Todas essas substâncias sªo difíceis de separar da Ægua, pois estªo dissolvidas nelas.

TØcnica da decantaçªo

Nosso jornaleiro nªo conseguiu separar a areia da Ægua do mar por decantaçªo. Na hora de despejar a Ægua limpa, ele misturou tudo de novo.

Para isso dar certo, deve-se inclinar o copo só um pouco, aumentando a inclinaçªo à medida que a Ægua vai saindo. Se isso nªo funcionar para tirar o restinho de Ægua, pode-se usar um conta-gotas. Se a quantidade de Ægua for muito grande ¾ no caso de um balde ¾ pode-se tirar a Ægua com um sifªosifªosifªosifªosifªo. Para isso pıe-se a ponta de uma pequena mangueira no balde, só um pouquinho acima do sólido decantado. A outra ponta da mangueira vai num outro balde, que deve estar um pouco abaixo do primeiro. Puxa-se a Ægua atØ ela começar a correr sozinha.

Para fazer o líquido escoar atravØs do sifªo, encha a mangueira com o líquido que vai ser puxado e faça como na figura acima.

Cuidado!Cuidado!Cuidado!Cuidado!Cuidado!

Quando usar sifªo, nunca puxe o líquido com a boca. Mesmo queQuando usar sifªo, nunca puxe o líquido com a boca. Mesmo queQuando usar sifªo, nunca puxe o líquido com a boca. Mesmo queQuando usar sifªo, nunca puxe o líquido com a boca. Mesmo queQuando usar sifªo, nunca puxe o líquido com a boca. Mesmo que vocŒ tome cuidado para o líquido nªo entrar na boca, na hora devocŒ tome cuidado para o líquido nªo entrar na boca, na hora devocŒ tome cuidado para o líquido nªo entrar na boca, na hora devocŒ tome cuidado para o líquido nªo entrar na boca, na hora devocŒ tome cuidado para o líquido nªo entrar na boca, na hora de aspirar, vocŒ vai respirar seus vapores e isso Ø muito prejudicial.aspirar, vocŒ vai respirar seus vapores e isso Ø muito prejudicial.aspirar, vocŒ vai respirar seus vapores e isso Ø muito prejudicial.aspirar, vocŒ vai respirar seus vapores e isso Ø muito prejudicial.aspirar, vocŒ vai respirar seus vapores e isso Ø muito prejudicial. Use uma bombinha.Use uma bombinha.Use uma bombinha.Use uma bombinha.Use uma bombinha.

Vamos pensar mais sifão

AULATØcnica da filtraçªo

Num laboratório de Química, usa-se um papel de filtropapel de filtropapel de filtropapel de filtropapel de filtro redondo para filtrar. Dobra-se esse papel duas vezes. Abrindo-o como mostra a figura abaixo, coloca- se o papel num funilfunilfunilfunilfunil e o funil, num suporte. Despeja-se a mistura que se quer filtrar no papel, com o cuidado de nunca encher totalmente o funil.

ObservaçªoObservaçªoObservaçªoObservaçªoObservaçªo: a haste do funil deve ficar encostada na parede do recipiente que vai receber o líquido.

¤Que tipo de mistura pode ser separado por decantaçªo. ¤Como se faz uma filtraçªo.

¤Por que filtraçªo Ø melhor do que decantaçªo.

¤O que Ø dissolver.

¤Como a Ægua fica quando se dissolve uma substância nela.

¤O que Ø soluçªo.

¤O que Ø solvente.

¤O que Ø soluto.

¤Por que algumas substâncias se dissolvem na Ægua e outras substâncias nªo se dissolvem.

Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5 Como obtemos uma soluçªo de Ægua colorida?

Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6 A soluçªo Ø sempre transparente?

Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7 É possível ter uma soluçªo colorida transparente?

Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8 Por que o leite nªo Ø soluçªo?

Vamos exercitar mistura (sólido + líquido) funil com papel de filtro sólido separado líquido separado bØquer folha inicial depapel de filtrodobradaao meiodobrada em quatro cone adaptado ao funil de filtraçªo o cone formado

Dobradura do papel de filtroMontagem final

Agora eu sei

AULAExercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9 Verifique se as substâncias do quadro abaixo se dissolvem na Ægua. Coloque

uma colher (de chÆ) de cada um desses materiais num copo com Ægua. Elas devem ser testadas separadamente.

Terra
Açœcar
Areia
Pedaços de isopor
Farinha
Bicarbonato de sódio

Veja o que vocŒ observou e responda: a)a)a)a)a)Quais foram as substâncias que se dissolveram na Ægua? b)b)b)b)b)Quais sªo as misturas que podem ser separadas por decantaçªo? c)c)c)c)c)Quais sªo as misturas que podem ser separadas por peneiraçªo? d)d)d)d)d)Quais sªo as misturas que podem ser separadas por filtraçªo? e)e)e)e)e)Identifique o solvente e o soluto nas soluçıes formadas.

Exercício 10Exercício 10Exercício 10Exercício 10Exercício 10 Na Ægua do mar, o que Ø solventesolventesolventesolventesolvente e o que Ø solutosolutosolutosolutosoluto?

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1 Identifique as alternativas corretas:

a)a)a)a)a)Quando se adiciona um pouco de sal a um copo com Ægua, obtØm-se uma soluçªo. b)b)b)b)b)`gua filtrada pode conter substâncias dissolvidas. c)c)c)c)c)A areia da Ægua do mar pode ser separada por filtraçªo. d)d)d)d)d)Uma soluçªo transparente pode ser colorida. e)e)e)e)e)O sal da Ægua do mar pode ser separado por decantaçªo.

Exercício 12Exercício 12Exercício 12Exercício 12Exercício 12

Explique o que Ø: a)a)a)a)a) decantar; b)b)b)b)b) peneirar; c)c)c)c)c) filtrar.

Exercício 13Exercício 13Exercício 13Exercício 13Exercício 13

Use as palavras que vocŒ aprendeu nesta aula para explicar o que acontece quando vocŒ prepara cafØ.

Exercício 14Exercício 14Exercício 14Exercício 14Exercício 14

Mostre por meio de um desenho o que acontece quando se mistura areia e pedregulhos.

Exercício 15Exercício 15Exercício 15Exercício 15Exercício 15

Por que, para certas misturas, Ø melhor peneirar e, para outras, Ø melhor filtrar para separar o sólido do líquido?

Exercício 16Exercício 16Exercício 16Exercício 16Exercício 16 Como se separa um sólido de um líquido por peneiraçªo e por filtraçªo?

Exercício 17Exercício 17Exercício 17Exercício 17Exercício 17

Observe a tØcnica da filtraçªo apresentada na seçªo Vamos pensar maisVamos pensar maisVamos pensar maisVamos pensar maisVamos pensar mais. DŒ o nome de cada material usado.

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