Telecurso 2000 Química Nível Médio - q3d

Telecurso 2000 Química Nível Médio - q3d

3AULA3 AULA lSoluçªo saturada lSoluçªo insaturada l Solvente l Soluto l Concentraçªo l Evaporaçªo l Condensaçªo l Fenômeno fiMudança de estado físico da matØria.

O jornaleiro fica cada vez mais preocupado com a quantidade de Ægua que nós gastamos sem saber.

-JÆ pensou, quanta Ægua se gasta e a gente nªo sabe! Sªo 450 litros de Ægua para cada ovo que a gente come em casa. Pensei que para criar galinha só precisasse de Ægua para dar de beber.

Para produzir uma dœzia de ovos sªo consumidos 54mil litros de Ægua.

O que vocΠvai aprender

Isto lhe interessa estado sólido aquece esfria aquece esfria estado líquido estadogasosoSeria bom jÆ saber

O que acontece quando se evapora Ægua do mar?

AULASó agora ele percebeu que, para criar galinha, alØm da Ægua para beber, Ø preciso Ægua para irrigar o milho que ela come, para fabricar o fertilizante etc.

O jornaleiro anda tªo preocupado que, nas horas de pouco movimento na banca, folheia revistas que trazem alguma coisa sobre Ægua. Ele quer descobrir uma maneira de tirar o sal da Ægua do mar. AtØ sonhou que construía uma fÆbrica para conseguir isso.

Ele ainda nªo conseguiu imaginar um jeito de separar o sal dissolvido na Ægua do mar. Ele quer fazer experiŒncias para purificar Ægua do mar. Como nªo tem Ægua do mar, um amigo que trabalha num laboratório deu a idØia de preparar Ægua do mar artificial, misturando sal e Ægua.

IntervaloIntervaloIntervaloIntervaloIntervalo

Em ciŒncia nós usamos muito a palavra fenômenofenômenofenômenofenômenofenômeno. E fenômenofenômenofenômenofenômenofenômeno quer dizer acontecimento.

Quando o sal se dissolve, temos um fenômeno. Quando uma flor desabrocha, a Ægua vaporiza, a madeira apodrece ou o papel queima, temos outros fenômenos. Esses fenômenos sªo chamados fenômenos naturaisfenômenos naturaisfenômenos naturaisfenômenos naturaisfenômenos naturais.

Ir à escola, mudar o governo, seguir a moda, sªo fenômenos sociais. Na ciŒncia nós estudamos só os fenômenos naturais. Em Química estudamos só os fenômenos naturais que ocorrem com a matØria.

sólido sólido + líquido sólido + líquido sólido líquido

Decantação Filtr ação

AULAO jornaleiro tentou dissolver o sal na Ægua, mas a quantidade de Ægua nªo foi suficiente. Sobrava sal sem se dissolver. Esse tipo de soluçªo, que nªo consegue mais dissolver soluto, se chama soluçªo saturadasoluçªo saturadasoluçªo saturadasoluçªo saturadasoluçªo saturada.

O jornaleiro acrescentou mais Ægua, atØ dissolver todo sal. Essa soluçªo se chama soluçªo insaturadasoluçªo insaturadasoluçªo insaturadasoluçªo insaturadasoluçªo insaturada.

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1

Preencha o quadro, escolhendo trŒs frases da lista abaixo para definir soluçªo saturada e soluçªo insaturada. -HÆ sólido no fundo.

-Dissolve mais sólido.

-DÆ para separar por filtraçªo.

-Nªo hÆ sólido no fundo.

-Nªo dissolve mais o sólido.

-Nªo dÆ para separar por filtraçªo.

1
2
3
1
2
3

O jornaleiro conseguiu preparar Ægua do mar artificial. Depois, seguiu a sugestªo do amigo e ferveu a Ægua. A Ægua evaporou e começou a formar sal. Ele nªo conseguiu obter Ægua pura porque o vapor que sai precisa ser captado e resfriado.

solução saturada: tem a quantidade máxima de soluto que o solvente consegue dissolver sal sem dissolver

Preparação de uma solução insaturada

+= águasolução saturada solução insaturada: tem mais solvente que a saturada

3 AULA vapor d’água água do mar água fria

É difícil fazer isso em casa porque precisa-se de um aparelho especial: o aparelho deaparelho deaparelho deaparelho deaparelho de destilaçªodestilaçªodestilaçªodestilaçªodestilaçªo .

Entªo, o jornaleiro leu uma notícia que falava da possibilidade de retirar o sal da Ægua do mar e de Æguas salobras que passam embaixo da terra, em regiıes secas, como o Nordeste.

VocŒ precisa saber lHÆ uma quantidade mÆxima de soluto que pode ser dissolvida numa quantidade de solvente. Acrescentando mais soluto, mesmo agitando bastante, ele nªo se dissolve. Ele vai para o fundo do recipiente.

lA soluçªo saturadasoluçªo saturadasoluçªo saturadasoluçªo saturadasoluçªo saturada contØm a mÆxima quantidade de soluto que pode ser dissolvida na quantidade de solvente usada para preparar a soluçªo. Essa quantidade mÆxima chama-se solubilidadesolubilidadesolubilidadesolubilidadesolubilidade da substância.

lA soluçªo insaturadasoluçªo insaturadasoluçªo insaturadasoluçªo insaturadasoluçªo insaturada contØm menos soluto do que a solubilidade da substância permite.

lAcrescentando solvente a uma soluçªo saturada, ela se torna insaturada.

lPara ter certeza de que uma soluçªo estÆ saturada, deve haver soluto nªo dissolvido no fundo do recipiente.

lVaporVaporVaporVaporVapor de Ægua Ø Ægua no estado gasoso. lTodo líquido forma vapor quando Ø aquecido. lCondensaçªoCondensaçªoCondensaçªoCondensaçªoCondensaçªo Ø a transformaçªo de vapor em líquido.

Um pesquisador da Universidade de

São Paulo desenvolveu um projeto de dessalinizador solar, capaz de transformar a água salgada do mar em água pura e potável.

Com o seu dessalinizador, é possível atingir o padrão de salinidade reco- mendado pela Organização Mundial de Saúde. O resultado é água tão pura que fica igual à água da chuva. Para chegar no teor salino ideal, é preciso recompor com 90% do líquido dessalinizado e 10% de água natural. Trecho de notícia de O Estado de S. Paulo, 2/4/95

Engenheiro quer usar calor para dessalinizar a água do mar água destilada

AULA Dissoluçªo

A matØria Ø formada de partículas tªo pequenas que nªo podemos vŒ-las. A

Ægua e o sal sªo formados de partículas. As partículas da Ægua sªo diferentes das partículas do sal.

No sólido, as partículas do sal estªo bem arrumadas, pois elas se atraem fortemente. As partículas da Ægua líquida estªo mais soltas, pois elas se atraem menos.

Sal e Ægua tambØm se atraem. Quando se dissolve sal em Ægua, muitas partículas de Ægua sªo atraídas pelas partículas de sal. Entªo, estas se soltam. A agitaçªo ajuda a dissolver, porque com ela sempre chegam novas partículas de Ægua perto do sal.

Numa soluçªo, muitas partículas do solvente ficam ao redor de partículas do soluto. Por isso o soluto se dissolve. Assim dÆ para entender por que hÆ uma quantidade mÆxima de soluto que pode ser dissolvida em certa quantidade de solvente. fiQuando faltam partículas de solvente para rodear as de soluto, nªo dÆ para dissolver mais soluto. Diz-se que a soluçªo estÆ saturadasaturadasaturadasaturadasaturada. fiQuando hÆ partículas de solvente sobrando para rodear as de soluto, mais soluto pode ser dissolvido e a soluçªo Ø insaturadainsaturadainsaturadainsaturadainsaturada.

Evaporaçªo e condensaçªo

Aquecendo Ægua, as partículas se movimentam mais depressa. Entªo elas ficam mais soltas, mais livres umas das outras. Aí começa a formar vapor.

Para as partículas de um líquido ficarem livres, Ø necessÆrio aquecŒ-lo. No início do aquecimento apenas poucas partículas se movimentam depressa e, por isso, forma-se pouco vapor.

A determinada temperatura, muitas partículas ficam rÆpidas. Essa temperatura Ø a temperatura de ebuliçªotemperatura de ebuliçªotemperatura de ebuliçªotemperatura de ebuliçªotemperatura de ebuliçªo do líquido.

Nessa temperatura o líquido ferveferveferveferveferve. As partículas de algumas substâncias atraem-se mais do que as de outras.

Quando as partículas se atraem fortemente, precisa-se aquecer mais o líquido para ele se transformar em vapor. Entªo, sua temperatura de ebuliçªo Ø maior. Por isso as substâncias tŒm temperaturas de ebuliçªo diferentes.

Partículas de Ægua em forma de vapor batem em todo lugar, pois se movem rapidamente. Quando batem em alguma coisa fria, o vapor se transforma em líquido. Diz-se que o vapor condensacondensacondensacondensacondensa. CondensaçªoCondensaçªoCondensaçªoCondensaçªoCondensaçªo Ø a passagem de uma substância na forma de vapor para a forma líquida.

partículas de sal partículas de sal

Vamos pensar mais partículas de água

AULA¤O nome da soluçªo que tem tanto soluto que ele nªo se dissolve mais. ¤O nome da soluçªo em que Ø possível dissolver mais soluto.

¤O que acontece quando se evapora solvente de uma soluçªo insaturada.

¤Como se prepara uma soluçªo saturada a partir de uma soluçªo insaturada.

¤Porque, quando se aquece um líquido, se forma vapor.

¤Porque, quando se esfria o vapor, se obtØm o líquido.

¤O que Ø temperatura de ebuliçªo.

¤O que Ø vaporizaçªo.

¤O que Ø condensaçªo.

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2

Como Ø o nome do fenômeno em que o soluto desaparece no meio do solvente?

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3 É possível dissolver mais soluto numa soluçªo insaturada?

Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4 Como podemos obter uma soluçªo saturada?

Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5 Como podemos obter uma soluçªo insaturada?

Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6

Preencha os quadros em branco com os nomes dos fenômenos ou a observaçªo correspondente ao fenômeno.

Agora eu sei

OBSERVAO FENÔMENO Um sólido Ø dissolvido na Ægua `gua líquida vaporiza

Condensaçªo

Numa mistura de sólido e líquido, o sólido se deposita no fundo Ao passar o cafØ pelo filtro, o pó fica retido

Vamos exercitar

AULAExercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7 Classifique cada uma das afirmativas como verdadeira (V) ou falsa (F).

a)a)a)a)a)()Por filtraçªo, Ø possível separar, o soluto do solvente de uma soluçªo saturada.

b)b)b)b)b)()Em um litro de uma soluçªo saturada hÆ mais soluto do que em um um litro de uma insaturada, da mesma substância.

c)c)c)c)c)()Adicionando solvente a uma soluçªo saturada, ela se torna insaturada.

d)d)d)d)d)()É possível dissolver mais soluto em uma soluçªo saturada.

Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8

Descreva o que acontece quando se ferve Ægua do mar em um recipiente aberto.

Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9

Descreva como vocŒ prepararia uma soluçªo saturada de açœcar em Ægua. A partir dessa soluçªo saturada, como vocŒ prepararia uma soluçªo insaturada?

Exercício 10Exercício 10Exercício 10Exercício 10Exercício 10 Classifique cada uma das afirmativas como verdadeira (V) ou falsa (F).

a)a)a)a)a)()Com o aquecimento, as partículas de um líquido ganham mais velocidade.

b)b)b)b)b)()Aquecendo-se a Ægua líquida, forma-se gelo. c)c)c)c)c)()A temperatura em que um líquido ferve Ø chamada temperatura de ebuliçªo.

d)d)d)d)d)()Temperatura de ebuliçªo baixa significa que as partículas do líquido se atraem fortemente.

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1

O que acontece com as partículas do açœcar e da Ægua, quando se dissolve açœcar em Ægua?

Comentários