Telecurso 2000 Química Nível Médio - q5d

Telecurso 2000 Química Nível Médio - q5d

5AULA5 AULA l Soluçıes l Misturas l Mistura: - homogŒnea

- heterogŒnea lFenômeno natural lConceito de experiŒncia fi Mistura fi Dissolver fi Filtrar

O jornaleiro e o amigo aprenderam que hÆ muitas coisas misturadas na Ægua do mar. Algumas, como galhos de Ærvore, folhas, areia, sªo fÆceis de separar. Pode-se peneirar, decantar ou filtrar. Para purificar a Ægua, quando ela tem alguma substância dissolvida, precisamos destilar.

No nosso dia-a-dia, usamos Ægua da torneira ou Ægua do poço. Essa Ægua nªo

Ø pura. É Ægua que tem algumas substâncias dissolvidas.

Quando uma substância se dissolve na Ægua, nªo conseguimos ver essa substância dentro da Ægua. Se ela nªo se dissolve, nós continuamos vendo a substância e a Ægua separadamente.

Pedacinhos de madeira, pedras ou areia ficam misturados com a Ægua, mas nªo se dissolvem nela.

Colocando-se sal na Ægua, o sal se mistura com a Ægua e se dissolve. ObtØmse uma soluçªo. Portanto:

Soluçªo tambØm Ø mistura.Soluçªo tambØm Ø mistura.Soluçªo tambØm Ø mistura.Soluçªo tambØm Ø mistura.Soluçªo tambØm Ø mistura.

Vamos fazer ginÆstica mentalVamos fazer ginÆstica mentalVamos fazer ginÆstica mentalVamos fazer ginÆstica mentalVamos fazer ginÆstica mental

Todas as soluçıes sªo misturas. Podemos afirmar que todas as misturas sªo soluçıes?

A terra limpa a Ægua?

O que vocΠvai aprender

Seria bom jÆ saber

Isto lhe interessa

AULAPara responder à pergunta da pÆgina anterior, verifique se as frases abaixo estªo certas. Se vocŒ achar que estªo erradas, dŒ um exemplo que mostra que

estªo erradas. lTodos os jogadores sªo altos. Todas as pessoas altas sªo jogadores? lTodo passarinho Ø pequeno. Tudo que Ø pequeno Ø passarinho? lTodos os alunos sªo inteligentes. Todas as pessoas inteligentes sªo alunos?

Retomando a questªo da ginÆstica mental, concluímos que: todas as soluçıes sªo misturas mas nem todas as misturas sªo soluçıes.

Nós nªo usamos Ægua destilada para cozinhar, lavar roupa, beber, tomar banho, regar plantas, etc. Usamos Ægua de torneira ou Ægua de poço.

A Ægua da torneira Ø Ægua do rio que foi tratada. Por isso Ø limpa. A Ægua do poço tambØm Ø limpa. Quando a Ægua entra na terra ela fica limpa.

Às vezes a Ægua do poço pode estar contaminada por micróbios que causam doenças, principalmente quando o poço estÆ perto de uma fossa. Como nós nªo sabemos se alguma fossa estÆ por perto, Ø bom prevenir e colocar cloro no poço. O cloro Ø um desinfetante.

Embaixo da terra hÆ muita Ægua limpa. É a Ægua das chuvas que penetra na terra.

lA Ægua fica limpa quando passa pela terra?

O jornaleiro e o amigo ficaram discutindo como a Ægua fica limpa ao passar pela terra. Eles queriam ver como a terra limpa a Ægua, mas nªo sabiam como fazer para ver isso. Resolveram fazer uma experiŒncia e prepararam um solo artificial.

As Æguas da chuva atravessam a terra e criam “rios subterrâneos”, chamados de lençóis freÆticos.lençóis freÆticos.lençóis freÆticos.lençóis freÆticos.lençóis freÆticos.

IntervaloIntervaloIntervaloIntervaloIntervalo

Fazer experiŒnciaexperiŒnciaexperiŒnciaexperiŒnciaexperiŒncia Ø observar um fenômeno natural, controlando as condiçıes em que ele ocorre.

Os fenômenos naturais sªo muito complicados porque muita coisa influi na sua ocorrŒncia sem nós percebermos. Sendo assim, quando fazemos uma experiŒncia, procuramos ter controle sobre tudo o que influi no fenômeno que queremos observar. A experiŒncia nªo pode ser feita de qualquer jeito. É preciso seguir um mØtodomØtodomØtodomØtodomØtodo.

5 AULA

O jornaleiro e seu amigo querem fazer uma experiŒncia para ver como a

Ægua da chuva entra pela terra e fica limpa. O jornaleiro tinha lido que embaixo da terra tambØm se encontra areia e pedregulho. Por isso eles resolvem pegar um frasco transparente, encher de terra, areia e pedregulho e despejar Ægua suja para ver o que acontece.

Os dois decidem fazer a experiŒncia e ver quem consegue a Ægua mais limpa.

Eles querem comparar os resultados da experiŒncia. Resolvem cortar garrafas de plÆstico de refrigerante para fazer a experiŒncia.

É bom que eles usem o mesmo tipo de garrafa. Se fossem garrafas de tamanhos diferentes, poderiam chegar a resultados diferentes e nªo saber se foi por causa do tamanho das garrafas ou por outro motivo.

floresta infiltração lagos e lagunas águas subterrâneas chuva ou neve evaporação

Chuva, neve, infiltração e evaporação são fenômenos naturais e fazem parte do ciclo da água na natureza.

garrafa de refrigerante cortada rolha furada tubo

AULAEles decidem pegar terra, areia e pedregulho e dividir entre si para fazer a experiŒncia.

A origem do material da experiŒncia tambØm Ø muito importante. Se cada um pegasse terra ou pedregulho diferentes, seria difícil comparar os resultados.

Os nossos amigos jÆ perceberam uma coisa muito importante. Quando vocŒ tem uma dœvida, vocŒ precisa fazer uma experiŒncia e pensar no que vocŒ observou. Vamos ver o que vai acontecer com a experiŒncia deles.

VocŒ precisa saber lHÆ dois tipos de misturas:

fimisturas em que vemos as substâncias separadamente; sªo chamadas misturas heterogŒneasmisturas heterogŒneasmisturas heterogŒneasmisturas heterogŒneasmisturas heterogŒneas .

fimisturas em que nªo vemos as substâncias separadamente; sªo chamadas misturas homogŒneasmisturas homogŒneasmisturas homogŒneasmisturas homogŒneasmisturas homogŒneas.

lPeneirar, decantarPeneirar, decantarPeneirar, decantarPeneirar, decantarPeneirar, decantar e filtrarfiltrarfiltrarfiltrarfiltrar sªo maneiras de separar as substâncias de misturas heterogŒneas.

l Misturas homogŒneas sªo soluçıessoluçıessoluçıessoluçıessoluçıes .

lDestilarDestilarDestilarDestilarDestilar Ø uma tØcnica de separar substâncias que formam uma soluçªo, ou seja, misturas homogŒneas.

lgua potÆvelgua potÆvelgua potÆvelgua potÆvelgua potÆvel Ø Ægua que se pode beber. É Ægua limpa, que nªo tem substâncias ou micróbios que nos prejudicam. Ela contØm substâncias dissolvidas de que nós precisamos.

lgua destiladagua destiladagua destiladagua destiladagua destilada nªo Ø potÆvel. Ela nªo tem nenhuma substância dissolvida. Faltam nela as substâncias de que nós precisamos.

l`gua de torneira Ø Ægua tratada. Tiraram dela todas as substâncias e todos os micróbios prejudiciais à nossa saœde.

l`gua de poço Ø Ægua limpa, se nªo houver fossa por perto. A fossa pode contaminar o poço com micróbios.

l`gua de poço, nªo contaminada com micróbios, Ø Ægua limpa, pois Ø Ægua da chuva que passou pela terra. A terra, por causa da areia e do pedregulho, filtra a Ægua.

lFazer uma experiŒnciaexperiŒnciaexperiŒnciaexperiŒnciaexperiŒncia Ø estudar um fenômeno naturalfenômeno naturalfenômeno naturalfenômeno naturalfenômeno natural de forma controlada. Deixa-se o fenômeno natural ocorrer numa situaçªo em que se conhece tudo o que participa do fenômeno e observa-se o resultado.

pedregulho areia terra

AULAMisturas e soluçıes

Quando misturamos duas ou mais substâncias, podemos obter uma mistu-mistu-mistu-mistu-misturarararara heterogŒneaheterogŒneaheterogŒneaheterogŒneaheterogŒnea ou uma mistura homogŒnea.mistura homogŒnea.mistura homogŒnea.mistura homogŒnea.mistura homogŒnea.

lNa mistura heterogŒneamistura heterogŒneamistura heterogŒneamistura heterogŒneamistura heterogŒnea ainda podemos ver separadamente as substâncias que misturamos. Exemplo: Ægua e areia.

lNa mistura homogŒneamistura homogŒneamistura homogŒneamistura homogŒneamistura homogŒnea nªo podemos mais ver separadamente as substâncias que misturamos. Neste caso formou-se uma soluçªosoluçªosoluçªosoluçªosoluçªo. Exemplo: Ægua e sal.

Portanto, as soluçıes sªo um tipo especial de mistura, em que nªo vemos as substâncias separadamente. Podemos dizer que uma soluçªo Ø uma mistura,uma soluçªo Ø uma mistura,uma soluçªo Ø uma mistura,uma soluçªo Ø uma mistura,uma soluçªo Ø uma mistura, mas uma mistura nªo Ø obrigatoriamente uma soluçªomas uma mistura nªo Ø obrigatoriamente uma soluçªomas uma mistura nªo Ø obrigatoriamente uma soluçªomas uma mistura nªo Ø obrigatoriamente uma soluçªomas uma mistura nªo Ø obrigatoriamente uma soluçªo. Esta Ø uma questªo de lógica.

Podemos inventar outras questıes de lógica desse tipo: Todos os jogadoresTodos os jogadoresTodos os jogadoresTodos os jogadoresTodos os jogadores de basquete sªo altosde basquete sªo altosde basquete sªo altosde basquete sªo altosde basquete sªo altos. Podemos afirmar que todas as pessoas altas sªo jogadores de basquete? Agora Ø sua vez de inventar uma questªo como essa.

ExperiŒncias

Todos nós temos curiosidade de saber como funciona a natureza. Muitas coisas podemos descobrir observandoobservandoobservandoobservandoobservando. Por exemplo, podemos observar a chuva cair e ver para onde corre a Ægua que cai. A Ægua entra na terra.

E depois? O que acontece?

Numa situaçªo dessas fazemos uma experiŒnciaexperiŒnciaexperiŒnciaexperiŒnciaexperiŒncia: estudamos o que ocorre na natureza, mas fazemos isto de maneira controlada.

Estamos imitando a natureza, mas de forma simplificada. Tiramos tudo que achamos que nªo Ø importante. Assim fica mais fÆcil saber o que influi e o que nªo influi no fenômeno que vamos estudar.

Precisamos saber tudo o que usamos na experiŒncia. É bom anotar. Se alguØm vai repetir a experiŒncia, precisa saber se estÆ fazendo tudo igual ou nªo. Isso Ø importante para comparar os resultados de duas experiŒncias. É o que os nossos personagens estªo fazendo.

Enquanto o fenômeno estÆ ocorrendo, tambØm Ø bom anotar tudo o que observamos.

¤O que Ø mistura heterogŒnea. ¤O que Ø mistura homogŒnea.

¤Qual Ø a diferença entre Ægua potÆvel e Ægua destilada.

¤De onde vem a Ægua do poço.

¤Por que a Ægua do poço Ø limpa.

¤O que Ø fazer uma experiŒncia.

¤Como se deve selecionar o material para fazer uma experiŒncia, quando se quer comparar os resultados.

Vamos pensar mais

Agora eu sei

AULAVamosexercitar

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1

A Ægua que passa pela terra Ø uma soluçªo. Pode-se concluir que se trata de uma mistura?

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2 O que acontece com o sal, quando se evapora uma soluçªo de Ægua com sal?

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3 É possível transformar uma soluçªo em mistura heterogŒnea por evaporaçªo?

Complete a tabela abaixo comsimsimsimsimsim ou nªonªonªonªonªo.....
MISTURAMISTURAMISTURAMISTURAMISTURAVEMVEMVEMVEMVEM-----SESESESESE ASASASASAS SUBSTNCIASSUBSTNCIASSUBSTNCIASSUBSTNCIASSUBST´NCIAS

Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4 SEPARADAMENTESEPARADAMENTESEPARADAMENTESEPARADAMENTESEPARADAMENTE Areia + Ægua

Uma colher (de chÆ) de açœcar + um copo de Ægua Pedaços de isopor + Ægua Farinha + Ægua `gua do mar filtrada Carvªo + Ægua `gua potÆvel a)a)a)a)a)Quais dessas misturas sªo homogŒneas? b)b)b)b)b)Quais dessas misturas sªo heterogŒneas?

Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5 Classifique cada afirmativa como verdadeira (V) ou falsa (F) a)a)a)a)a)()`gua do poço, nªo contaminada por micróbios, Ø Ægua pura. b)b)b)b)b)()`gua de poço filtrada tem substâncias dissolvidas. c)c)c)c)c)()Misturas em que nªo vemos as substâncias separadamente sªo soluçıes.

d)d)d)d)d)()Toda mistura Ø uma soluçªo. e)e)e)e)e)()`gua de poço Ø Ægua da chuva.

Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6

VocŒ quer comparar o preço de duas marcas de sabªo em pó. Qual Ø o melhor mØtodo? a)a)a)a)a)Comparar duas embalagens com a mesma quantidade de sabªo em cada uma? b)b)b)b)b)Comparar duas embalagens com quantidades diferentes de sabªo em cada uma? Por quŒ?

Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7 Por que a Ægua do poço Ø limpa, quando nªo hÆ fossa por perto?

Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8 Por que a terra filtra a Ægua?

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