Telecurso 2000 Química Nível Médio - q8d

Telecurso 2000 Química Nível Médio - q8d

8 AULA lQualidade do ar lPrincipal poluente do ar l Concentraçªo lComo se forma o gÆs carbônico lComo se forma o monóxido de carbono lPerigos do monóxido de carbono lComo organizar dados

fiMistura homogŒnea fi Mistura heterogŒnea

O painel que mostra a qualidade do ar chamava a atençªo de um jovem que veio de uma cidadezinha do interior trabalhar na Capital. Era a primeira vez que ele via um mostrador de qualida-mostrador de qualida-mostrador de qualida-mostrador de qualida-mostrador de qualidade do ar.de do ar.de do ar.de do ar.de do ar.

No ônibus, a caminho do trabalho, o jovem conversava com um colega sobre o mostrador. Estava preocupado porque cada dia aparecia uma palavra diferente: REGULAR, INADEQUADA, M` etc.

O colega, que mora hÆ muito tempo na Capital, explicou que o mostrador informava a qualidade do ar. Os dois achavam que o problema da poluiçªo na cidade era o gÆs carbônicogÆs carbônicogÆs carbônicogÆs carbônicogÆs carbônico que sai do escapamento dos carros.

Estavam confundindo gÆs carbônico com um gÆs de nome muito parecido, o monóxido de carbonomonóxido de carbonomonóxido de carbonomonóxido de carbonomonóxido de carbono. O gÆs carbônico nªo Ø tóxico. É um gÆs que sai dos nossos pulmıes quando respiramos. Esse gÆs Ø um componente natural do ar.

Como conhecer a qualidade do ar?

8 AULA

O que vocΠvai aprender qualidade do ar

Isto lhe interessa

Seria bom jÆ saber nonomo nomo nonon momo

AULAO monóxido de carbono Ø um gÆs muito tóxico. Ele pode se formar quando se queima um combustível, principalmente quando a queima Ø feita dentro de casa, com janelas e portas fechadas.

A presença desse gÆs no ar, mesmo em quantidade muito pequena, pode causar problemas graves à saœde. É difícil perceber se hÆ monóxido de carbono no ar, porque esse gÆs nªo tem cor nem cheiro.

Ele forma com o ar uma mistura homogŒneamistura homogŒneamistura homogŒneamistura homogŒneamistura homogŒnea.

O monóxido de carbono Ø tóxico porque se liga fortemente ao sangue, impedindo-o de carregar o oxigŒnio para as cØlulas de todo o corpo. Uma concentraçªo de apenas 0,1% de monóxido de carbono no ar pode causar a morte. Concentraçªo de 0,1% no ar, significa que em 100 litros de ar hÆ 0,1 litro (mais ou menos meio copo) de monóxido de carbono.

O jovem do interior queria saber como era a qualidade do ar de uma cidade grande. Sempre ouvia falar que o ar da cidade era muito ruim. Agora ele encontrou uma maneira de conhecer um pouco melhor a qualidade do ar. Combinou com o colega de anotar todos os dias a palavra que aparecia no painel. O colega tambØm resolveu anotar, para depois poderem comparar as anotaçıes. Eles combinaram que iriam anotar na ida ao trabalho e na volta. Veja nos quadros as anotaçıes que eles fizeram.

2/17hregularHoje eu notei que estava escrito 18h mÆ REGULAR 3/17h10regularDepois M` 18h15regularEstava escrito REGULAR 4/17h5regularNa volta apareceu REGULAR de novo 18h10 inadequada Apareceu REGULAR 5/1 6h55 boa REGULAR 18h30regularHoje estava melhor, estava escrito 6/1 7h10 boa BOA 18h20 regular REGULAR

Hoje apareceu BOA REGULAR

O colega fez as anotaçıes na forma de tabela. É como nós costumamos anotar dados repetitivos.

Queima de lenha ou carvão libera gás carbônico e monóxido de carbono.

AULAQuando o jovem viu a tabela do colega nªo conseguiu entender nada. O amigo explicou como se deve ler uma tabela. Siga as instruçıes a seguir:

No dia 2/1 às 7 horas-REGULAR No dia 2/1 às 18 horas-M` No dia 3/1 às 7 e 10-REGULAR No dia 3/1 às 18 e 15-REGULAR E assim por diante.

Escrevendo os dados na forma de uma tabela, eles ficam muito mais organizados e mais fÆceis de serem vistos no conjunto.

Compare as anotaçıes do colega que estªo na tabela com as que o jovem fez.

O que vocŒ observa? Os dados sªo coerentes?

O colega observou que as anotaçıes do dia 4 nªo estavam concordando. Perguntou ao jovem o que tinha acontecido. A resposta foi:

- Bem nesse dia nªo deu para ver direito porque o ônibus estava muito cheio. Aí eu vi que de tarde era quase sempre a mesma coisa que de manhª. Entªo escrevi a mesma coisa para esse dia que nªo consegui ler.

Atençªo!Atençªo!Atençªo!Atençªo!Atençªo!

Quando anotamos dados de qualquer coisa nunca devemos inventar por conta própria. Se por alguma razªo nªo deu para ver, deve-se deixar o espaço em branco e anotar ao lado por que nªo deu para ver o dado.

A qualidade do ar Ø determinada pela concentraçªo dos poluentes, ou seja, pela quantidade de poluentes em um determinado volume de ar.

Em Química, geralmente se usa o litro ou centímetro cœbico como medida de volume.

Existem vÆrias maneiras de medir a concentraçªo. A porcentagem Ø uma medida de concentraçªo.

O ar da cidade pode ter substâncias que afetam a saœde do ser humano e dos animais e que tambØm podem prejudicar as plantas. É importante saber que a qualidade do ar pode mudar com as condiçıes do tempo. Ela tende a melhorar se o vento e a chuva dispersarem os poluentes.

AULAVocΠprecisa saber

lGÆs carbônicoGÆs carbônicoGÆs carbônicoGÆs carbônicoGÆs carbônico encontra-se naturalmente no ar, tanto nas grandes cidades como nas florestas e nos campos. Ele nªo Ø tóxico. Faz parte do gÆs que soltamos quando respiramos. Num lugar fechado, com muito gÆs carbônico, pode-se morrer sufocado, por falta de ar. O gÆs carbônico se forma quando queimamos madeira, Ælcool, gasolina, gÆs de cozinha etc.

lMonóxido de carbonoMonóxido de carbonoMonóxido de carbonoMonóxido de carbonoMonóxido de carbono nªo Ø natural. É produzido pelo homem quando queima um combustível com pouco ar. Ele nªo se encontra no ar limpo, só no ar poluído. É muito tóxico. Pode atØ matar. Monóxido de carbono se forma quando queimamos madeira, Ælcool, gasolina, gÆs de cozinha etc, numa casa fechada, sem ventilaçªo. Ao ar livre forma-se muito pouco.

lA concentraçªoconcentraçªoconcentraçªoconcentraçªoconcentraçªo de uma substância numa mistura homogŒnea dÆ a quantidade dessa substância num determinado volume da mistura.

lA qualidade do arqualidade do arqualidade do arqualidade do arqualidade do ardepende da quantidade de poluentespoluentespoluentespoluentespoluentes que hÆ nele. Um

dos poluentes Ø o monóxido de carbono.

lA qualidade do ar pode melhorar se o vento ou a chuva dispersarem os poluentes.

lUma tabelatabelatabelatabelatabela tem colunascolunascolunascolunascolunas (vertical) e linhas linhas linhas linhas linhas (horizontal). Em cada coluna anotam-se coisas diferentes. Por exemplo: hora do dia numa coluna e qualidade do ar em outra. Nas linhas dÆ para ler, entªo, coisas que estªo relacionadas. DÆ para saber, por exemplo, qual foi a qualidade do ar numa certa hora do dia.

lQuando fazemos anotaçıes para uma experiŒncia, nunca devemos inventar dados.

Concentraçªo

Quando um químico fala em concentraçªoconcentraçªoconcentraçªoconcentraçªoconcentraçªo, ele estÆ falando quanto de uma substância estÆ dentro de um volume de uma mistura homogŒnea.

Por exemplo, se temos 9,9 litros de ar puro misturado com 0,1 litro de monóxido de carbono, temos 9,9 + 0,1 = 100 litros de ar poluído.

Existe, portanto, 0,1 litro de monóxido de carbono num total de 100 litros de ar, ou seja, hÆ 0,1 em 100. Dizemos que a concentraçªo de monóxido de carbono no ar Ø 0,1 em 100 ou, Ø 0,1 por cento (0,1 %).

Tabelas

A tabelatabelatabelatabelatabela Ø uma forma organizada de anotar coisas. Ela tem no mínimo duas colunascolunascolunascolunascolunas. Em cada uma anota-se uma coisa, por exemplo, a hora e o que estÆ escrito no mostrador. Nas linhaslinhaslinhaslinhaslinhas lŒem-se coisas relacionadas entre si, por exemplo, o que estava escrito no mostrador numa determinada hora.

Vamos pensar mais

AULA TABELATABELATABELATABELATABELA 1 1 1 1 1TABELATABELATABELATABELATABELA 2 2 2 2 2

2/1 7h regular 2/1 ida regular 18h mÆ volta mÆ 3/1 7h10 regular 3/1 ida regular 18h15 regular volta regular 4/1 7h5 regular 4/1 ida regular 18h10 inadequada volta inadequada 5/1 6h55 boa 5/1 ida boa 18h30 regular volta regular 6/1 7h10 boa 6/1 ida boa 18h20 regular volta regular

A Tabela 1 permite saber, por exemplo, o que estava escrito no mostrador no dia 2 de janeiro, às 18 horas. Estava escrito M M M M M.

Na Tabela 2, em vez da hora, foi anotado se o mostrador foi lido na ida ao trabalho ou na volta. Em vez de ida e volta, a gente poderia escrever manhª e tarde.

VocŒ deve ter notado que, na primeira coluna das duas tabelas, o dia nªo estÆ repetido. A observaçªo das 18 horas foi feita no mesmo dia da observaçªo das 7 horas. Como o dia Ø o mesmo, nªo Ø necessÆrio escrever de novo. Se vocŒ achar melhor repetir, pode.

¤Onde me informar sobre a qualidade do ar. ¤Onde existe gÆs carbônico.

¤Que o gÆs carbônico nªo Ø tóxico.

¤Quando se forma gÆs carbônico.

¤Que o monóxido de carbono Ø muito tóxico.

¤Quando se forma monóxido de carbono.

¤O que Ø concentraçªo.

¤Como organizar dados.

¤Por que Ø perigoso queimar carvªo em local fechado.

¤Por que o clima influi na qualidade do ar.

Agora eu sei

AULAExercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1 Por que Ø difícil perceber se hÆ ou nªo monóxido de carbono no ar?

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2 Por que o monóxido de carbono Ø tóxico?

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3 Como se forma o monóxido de carbono?

Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4 Cite duas maneiras de produzir gÆs carbônico.

Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5 Uma mistura de monóxido de carbono e gÆs carbônico Ø homogŒnea?

Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6

Faça um x na coluna do gÆs carbônico ou na do monóxido de carbono, conforme a propriedade que apresentem.

Componente natural do ar Substância tóxica Liga-se fortemente ao sangue GÆs liberado na respiraçªo do homem

Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7 Como se informa a qualidade do ar nas cidades grandes?

Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8 O que significa dizer que a concentraçªo de monóxido de carbono no ar Ø:

a)a)a)a)a) 0,1%? b)b)b)b)b) 0,09%? c)c)c)c)c) 0,005%? Tome como base 100 litros de ar.

Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9 Classifique cada afirmativa a seguir como verdadeira (V) ou falsa (F):

a)a)a)a)a)()A qualidade do ar Ø determinada pela concentraçªo de poluentes. b)b)b)b)b)()A porcentagem Ø uma medida de concentraçªo. c)c)c)c)c)()0,1% de monóxido de carbono no ar significa que, em cada 100 litros de ar, existe 1 litro de monóxido de carbono.

d)d)d)d)d)()Um modo de organizar uma sØrie de dados Ø escrevŒ-los na forma de tabela. e)e)e)e)e)()O gÆs carbônico Ø uma substância tóxica.

Vamos exercitar

AULAExercício 10Exercício 10Exercício 10Exercício 10Exercício 10 Como o tempo pode melhorar a qualidade do ar?

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1

A tabela abaixo apresenta dados da concentraçªo de monóxido de carbono, em porcentagem, nos dias 1 e 2, numa rua da cidade:

a)a)a)a)a)Em qual dia o ar estava mais poluído? b)b)b)b)b)DÆ para se ter uma idØia das condiçıes de vento nos dois dias?

Exercício 12Exercício 12Exercício 12Exercício 12Exercício 12

A seguir sªo dadas algumas informaçıes sobre os problemas causados pelo monóxido de carbono no ar que respiramos: a quantidade de 0,005% diminui a capacidade visual; 0,008% provoca dor de cabeça; 0,015% causa tontura e fraqueza muscular; uma concentraçªo de 0,022% faz o ser humano sentir nÆuseas; 0,09% provoca a morte.

a)a)a)a)a)Organize as informaçıes acima em uma tabela. b)b)b)b)b)Escreva como se lŒ a 4a linha da tabela que vocŒ construiu.

DIADIADIADIADIA 1 1 1 1 1 HORAHORAHORAHORAHORA

CONCENTRAOCONCENTRAOCONCENTRAOCONCENTRAOCONCENTRA˙ˆO (%)(%)(%)(%)(%) DIADIADIADIADIA 2 2 2 2 2

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