Telecurso 2000 Química Nível Médio - q10d

Telecurso 2000 Química Nível Médio - q10d

10 AULA lComposiçªo do ar lFazer experiŒncias com gases lO oxigŒnio se liga ao ferro fiMistura homogŒnea fiSoluçªo gasosa fiO ar Ø uma mistura

Parece que o jovem nªo ficou muito convencido de que no ar tem oxigŒnio e nitrogŒnio.

Observe bem a experiŒncia a seguir. Esta experiŒncia Ø feita usando a seguinte aparelhagem:

Acompanhe na figura da aparelhagem as letras A, B, C, D, E, F, G e H, seguindo as instruçıes dadas. fiFunil com uma torneira (A) na parte de baixo. fiA haste do funil foi colocada numa rolha (B) e essa rolha foi adaptada a um frasco (C). A rolha estÆ bem apertada e por isso nªo entra ar por aí. fiO frasco (C) tem uma saída (D). fiA saída (D) estÆ ligada ao tubo (E) que tem a palhinha de aço dentro. fiA saída do tubo com a palha estÆ fechada com outra rolha (F). fiNo meio da rolha (F) passa um tubo de vidro (G) que estÆ mergulhado numa bacia (H) com Ægua.

Do que se compıe o ar?

10 AULA

O que vocΠvai aprender

Seria bom jÆ saber

Isto lhe interessa equipamento para experiências com gases

Não é um alimento, mas não podemos viver sem ele. É invisível, apesar de ser a mais comum de todas as substâncias. Está sempre conosco, mas só o percebemos quando ele se move, quando tem cheiro ou quando está poluído. É o ar. É a atmosfera da Terra. É um gás. Podemos sobreviver sem alimento durante semanas; sem água, durante dias; mas, sem ar, não duramos mais do que alguns minutos. Esse gás, que mantém nossa vida o tempo todo, entra em nossos pulmões como uma mistura de substâncias simples.

AULAExercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1 Desenhe as peças correspondentes às letras da figura do equipamento.

Agora vamos ver como se faz a experiŒncia: fiColocar Ægua no funil. fiAbrir a torneira.

fiComeçar a aquecer o tubo com a palhinha de aço . fiDepois de 2 ou 3 minutos, recolher, num frasco, o gÆs que sai do tubo (H).

Para entender a experiŒncia, responda às perguntas dos exercícios a seguir.

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2

Para onde vai o ar que estava no frasco C quando se abre a torneira e a Ægua começa a entrar nesse frasco?

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3 Qual Ø o gÆs que se combina com o ferro?

AULAExercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4 Colocando uma vela acesa no ar que estÆ no frasco, dÆ para saber se o gÆs

Ø oxigŒnio ou nitrogŒnio?

Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5

Pelas observaçıes da experiŒncia, o que vocŒ pode concluir em relaçªo ao comportamento do oxigŒnio e do nitrogŒnio? Marque as alternativas que vocŒ acha que mostram melhor as qualidades dos dois gases:

a)a)a)a)a)oxigŒnio e nitrogŒnio se comportam de formas muito semelhantes em relaçªo à queima; b)b)b)b)b)oxigŒnio e nitrogŒnio tŒm comportamentos muito diferentes em relaçªo à respiraçªo dos animais; c)c)c)c)c)oxigŒnio e nitrogŒnio sªo gases incolores e nªo tŒm cheiro; d)d)d)d)d)oxigŒnio e nitrogŒnio se comportam de forma semelhante em relaçªo ao ferro.

Os gases sªo formados de partículas tªo minœsculas que nªo dÆ para vŒ-las.

Por isso, sempre que dois ou mais gases se misturam, formam uma mistura homogŒnea, isto Ø, uma soluçªo.

Quando se diz ar atmosfØrico puro ar atmosfØrico puro ar atmosfØrico puro ar atmosfØrico puro ar atmosfØrico puro, nªo se quer dizer substância pura. Ar puro quer dizer ar que nªo tem substâncias poluentesar que nªo tem substâncias poluentesar que nªo tem substâncias poluentesar que nªo tem substâncias poluentesar que nªo tem substâncias poluentes.

O ar do campo Ø mais puro que o da cidade, mas isso nªo quer dizer que Ø oxigŒnio puro. O ar, mesmo no campo, Ø uma mistura, principalmente de oxigŒnio e nitrogŒnio.

VocŒ precisa saber lO ar Ø uma mistura homogŒneamistura homogŒneamistura homogŒneamistura homogŒneamistura homogŒnea formada na maior parte de nitrogŒnionitrogŒnionitrogŒnionitrogŒnionitrogŒnio e oxigŒniooxigŒniooxigŒniooxigŒniooxigŒnio, e de argônioargônioargônioargônioargônio e gÆs carbônicgÆs carbônicgÆs carbônicgÆs carbônicgÆs carbônicooooo em quantidades muito pequenas.

lO oxigŒnio reage com o ferro, que enferruja. lO ferro enferruja mais depressa se for aquecido. lO nitrogŒnio nªo reage com o ferro.

lUma vela queima no ar por causa do oxigŒnio. O oxigŒnio Ø necessÆrio para haver fogo.

lO nitrogŒnio nªo deixa uma vela queimar.

AULAComo funciona o aparelho para mostrar que no ar hÆ nitrogŒnio? Por que o ar passa em cima da palhinha de aço?

Aqui se aplica o princípio de que duas coisas nªo podem ocupar o mesmoduas coisas nªo podem ocupar o mesmoduas coisas nªo podem ocupar o mesmoduas coisas nªo podem ocupar o mesmoduas coisas nªo podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo.lugar ao mesmo tempo.lugar ao mesmo tempo.lugar ao mesmo tempo.lugar ao mesmo tempo. Quando entra Ægua no frasco (C), ela vai para o fundo, porque Ø mais pesada. O ar tem de dar lugar a ela. Como ele Ø mais leve, escapa pela saída (D) do frasco. O ar precisa sair para a Ægua entrar.

O ar Ø uma mistura, principalmente de nitrogŒnio e oxigŒnio. Quando ele entra no tubo (E), encontra o ferro quente. Só o oxigŒnio reage com o ferro, que enferruja. Sobra o nitrogŒnio, que sai pelo tubo (G) e enche o frasco. Colocando esse frasco cheio de nitrogŒnio em cima de uma vela acesa, ela apaga imediatamente, porque o nitrogŒnio nªo deixa nada queimar.

¤Quais sªo os principais gases presentes no ar. ¤Quando o ferro enferruja mais depressa.

¤Separar o nitrogŒnio do ar.

¤Como se faz uma experiŒncia com gases.

¤Como se deve fazer para recolher um gÆs.

¤Que a Ægua Ø mais pesada que o ar.

Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6

Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmativas a seguir: a)a)a)a)a)()O ar puro Ø uma mistura de oxigŒnio, nitrogŒnio e outros gases. b)b)b)b)b)()A vela acende por causa do nitrogŒnio que tem no ar. c)c)c)c)c)()O oxigŒnio enferruja o ferro. d)d)d)d)d)()O argônio Ø um gÆs que tem no ar atmosfØrico. e)e)e)e)e)()O argônio Ø um poluente do ar.

Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7 Cite duas características que diferenciam o oxigŒnio do nitrogŒnio.

Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8 O que Ø ar puro?

Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9 Por que o ar do campo Ø mais puro que o ar de uma cidade grande?

Exercício 10Exercício 10Exercício 10Exercício 10Exercício 10 É possível separar os gases do ar atmosfØrico por filtraçªo? Por quŒ?

Vamos pensar mais

Agora eu sei

Vamos exercitar

AULAExercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1 Observe a figura abaixo que representa um esquema do aparelho usado

para obtençªo de nitrogŒnio. A seguir, complete com as letras (A), (B), (C), (D), (E), (F), ou (G), os espaços vazios em cada uma das sentenças a seguir:

a)a)a)a)a)Antes de abrir a torneira _, o frasco _ estÆ cheio de ar.

b)b)b)b)b)Quando a Ægua começa a entrar no frasco _, ela ocupa o lugar do ar que estava nesse frasco e o ar sai pelo tubo _.

c) c) c) c) c) O ar que sai pelo tubo _ enferruja a palhinha de aço.

d)d)d)d)d) O ar que sai pelo tubo de vidro _ contØm menos oxigŒnio que o ar que sai pelo tubo _, pois parte do oxigŒnio foi usado para enferrujar a palha de aço.

Exercício 12Exercício 12Exercício 12Exercício 12Exercício 12 .Analise novamente todo o experimento estudado na questªo 1 e diga por quŒ:

a)a)a)a)a) O gÆs que sai pelo tubo (G) e Ø recolhido na bacia com Ægua, nªo ajuda a queimar.

b)b)b)b)b) Nªo se pode colocar Ægua no frasco (C), diretamente, sem usar o funil. c)c)c)c)c) É preciso ter rolhas fechando o tubo onde estÆ a palhinha de aço. d)d)d)d)d) O tubo (G) precisa estar dentro da Ægua. e)e)e)e)e) Quando se coloca o tubo (G) na Ægua, a Ægua nªo sobe por ele.

Exercício 13Exercício 13Exercício 13Exercício 13Exercício 13

O que significa dizer que, no ar atmosfØrico, tem 21% de oxigŒnio e 78% de nitrogŒnio? equipamento para experiências com gases

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