Telecurso 2000. Física Completo. - 01fis

Telecurso 2000. Física Completo. - 01fis

(Parte 2 de 2)

ELETROMAGNETISMOELETROMAGNETISMOELETROMAGNETISMOELETROMAGNETISMOELETROMAGNETISMO Carga elØtrica

Corrente elØtrica Campos elØtricos Campos magnØticos Ondas eletromagnØticas lO que Ø, de fato, a luz? lO que compıe todas as coisas? lO que sªo microondas?

ATÔMICAATÔMICAATÔMICAATÔMICAATÔMICA/////NUCLEARNUCLEARNUCLEARNUCLEARNUCLEAR `tomos Nœcleos

Fótons ElØtrons

Raio de luz Reflexªo Refraçªo Lentes Espelhos

AULAAplicaçıes da Física

Desde tempos imemoriais homens e mulheres investigam os fenômenos dafenômenos dafenômenos dafenômenos dafenômenos da naturezanaturezanaturezanaturezanatureza para poderem viver melhor. Sua curiosidade os fez aprofundar em seus conhecimentos sobre os ciclos do dia e da noite, sobre as fases da Lua, as estaçıes do ano; sobre como se desenvolvem plantas e animais, para melhorar a agricultura e as criaçıes, e assim produzir mais alimentos; sobre como produzir e controlar o fogo, e inventar ferramentas que facilitam o trabalho.

A construçªo de casas, represas, pontes; a utilizaçªo da roda, de carros e dos diferentes tipos de mÆquinas, tudo isso foi sendo incorporado ao conhecimento da humanidade.

Nos œltimos sØculos, a ciŒncia vem avançando muito rapidamente, assim como a tecnologia, que aplica os conhecimentos científicos a situaçıes prÆticas. Tornou-se possível fazer mÆquinas muito pesadas - os aviıes - voarem, facilitando, depois, a construçªo de outras - as naves espaciais, que levaram o homem à Lua e que nos ajudam a desvendar os mistØrios do universo.

JÆ se conhece muita coisa sobre o universo e as estrelasestrelasestrelasestrelasestrelas, mas as pesquisas ainda nªo se esgotaram. Sabemos que o Sol, a estrela mais próxima da Terra, Ø essencial para a existŒncia da vida em nosso planetaplanetaplanetaplanetaplaneta.

Praticamente toda energiaenergiaenergiaenergiaenergia utilizada na Terra provØm do Sol: ele nos fornece luzluzluzluzluz e calorcalorcalorcalorcalor, que sªo fundamentais para a manutençªo da vida. E, hoje, existem equipamentos que permitem aproveitar mais e melhor essa energia.

Um ramo importante da Física Ø a Física Nuclear, que deu origem a reatores nucleares que produzem energia elØtricaenergia elØtricaenergia elØtricaenergia elØtricaenergia elØtrica. Com os conhecimentos desse ramo da Física tambØm foi possível construir bombas nucleares, que sªo as armas de destruiçªo mais ameaçadoras, para a humanidade e para nosso planeta, jÆ construídas.

No entanto, graças a esse mesmo conjunto de conhecimentos, foram desenvolvidos equipamentos e tØcnicas para a Medicina que salvam muitas vidas, pois permitem saber como estªo funcionando os órgªos no interior do corpo humano. Exemplo disso sªo as radiografias (chapas de raios Xraios Xraios Xraios Xraios X), as tomografias e as ultra-sonografias.

Os conhecimentos adquiridos no ramo da Física Atômica nos permitiram construir lâmpadas especiais que produzem o laserlaserlaserlaserlaser - um tipo de luzluzluzluzluz dotada de certas características que permitem fazer microcirurgias (como as realizadas nos olhos), abrir cortes e fechÆ-los em cirurgias diversas, dispensando, em algumas situaçıes, o uso do bisturi. O laser tem tambØm muitas aplicaçıes na indœstria, como em dispositivos para cortar metais, em aparelhos de somsomsomsomsom que fazem as chamadas “leituras digitais” e em outros equipamentos.

AULAA invençªo dos computadores tambØm ocorreu em conseqüŒncia da aplicaçªo de conceitos da Física à Eletrônica e à Microeletrônica. A utilizaçªo de

computadores vem revolucionando as indœstrias com a automatizaçªo dos processos de produçªo, como, por exemplo, nas fÆbricas de automóveis, de tecidos e de alimentos. TambØm estÆ presente em bancos e lojas: os cartıes magnØticos de bancos e de crØdito sªo usados como substitutos do dinheiro.

Nossa sociedade estÆ aproveitando cada vez mais os avanços científicos e tecnológicos que possibilitam uma melhor qualidade de vida para um nœmero cada vez maior de pessoas. O resultado desses avanços aparecem na maior quantidade e na melhor qualidade de alimentos, na melhoria da saœde, numa vida mais longa, na maior comunicaçªo entre as pessoas (livros, jornais, rÆdio, televisªo, informÆtica), entre outras coisas.

Na próxima aula, vamos dar o primeiro passo dessa longa caminhada pelo mundo da Físicamundo da Físicamundo da Físicamundo da Físicamundo da Física.

(Parte 2 de 2)

Comentários