Telecurso 2000. Física Completo. - 17fis

Telecurso 2000. Física Completo. - 17fis

17 AULA

O momento do gol

Falta 1 minuto para terminar o jogo. Final de campeonato! O jogador entra na Ærea adversÆria driblando, e fica de frente para o gol. A torcida entra em delírio gritando “Chuta! Chuta! Chuta!”

Mas, em vez de chutar, o jogador fica “ciscando” dentro da Ærea, pra lÆ e pra cÆ, atØ que um adversÆrio lhe dÆ um tranco e pronto: ele desaba feito uma jaca madura!

A torcida entra em desespero: “PŒnalti! PŒnalti! PŒnalti!” O juiz, que estava perto do lance, apita com convicçªo e corre para a marca fatal.

pra cima; alguØm joga a bola longe, alguØm vai buscarMas nªo tem jeito.

Confusªo, empurra-empurra, choradeira, todos falando com o indicador Apitou, tÆ apitado. Bola parada. Jogador e goleiro frente a frente. Tudo pronto.

O que o jogador precisa fazer para marcar o gol?

Parece muito fÆcil marcar um gol de pŒnalti, mas na verdade o espaço que a bola tem para entrar Ø pequeno. Observe na Figura 1:

Esse problema se parece com o de colocar uma bola de bilhar dentro da caçapa: um desvio na direçªo da tacada pode fazer com que erremos a caçapa.

Sabemos que nªo basta força para chutar a bola: Ø preciso chutÆ-la na direçªodireçªodireçªodireçªodireçªo correta, para que a bola vÆ exatamente no lugar que queremos.

O chute tem que ser preciso, porque o tempo em que o pØ do jogador fica em contato com a bola Ø muito pequeno e nªo hÆ possibilidade de corrigir a direçªo da bola depois do chute.

17 A U L A

AULA Impulso

Quando uma força Ø aplicada sobre um corpo durante um período de tempo muito curto, dizemos que esse corpo recebe um impulsoimpulsoimpulsoimpulsoimpulso.

Assim, quando chutamos uma bola de futebol, ou damos uma tacada numa bola de bilhar, ou mesmo quando empurramos um jogador, estamos dando a eles um impulsoimpulsoimpulsoimpulsoimpulso. Podemos entªo definir impulso da seguinte maneira:

Impulso Ø uma força aplicada duranteImpulso Ø uma força aplicada duranteImpulso Ø uma força aplicada duranteImpulso Ø uma força aplicada duranteImpulso Ø uma força aplicada durante um período de tempo muito curto.um período de tempo muito curto.um período de tempo muito curto.um período de tempo muito curto.um período de tempo muito curto.

Observe o grÆfico abaixo que mostra a força aplicada a uma bola de futebol, durante um chute:

Podemos escrever essa definiçªo de forma matemÆtica e dizer a mesma coisa:e dizer a mesma coisa:e dizer a mesma coisa:e dizer a mesma coisa:e dizer a mesma coisa:

I = ρ F D · t onde a unidade de impulso Ø o newton-segundo (N · s).

Lembre-se de que para acertar a bola nªo basta aplicar uma força grande ou pequena, mas Ø preciso dar ela a direçªo corretaa direçªo corretaa direçªo corretaa direçªo corretaa direçªo correta.

É exatamente por isso que definimos impulsoimpulsoimpulsoimpulsoimpulso como um vetor vetor vetor vetor vetor.

A intensidade do impulsointensidade do impulsointensidade do impulsointensidade do impulsointensidade do impulso Ø determinada pela intensidade da força, multiplicada pelo intervalo de tempo no qual ela estÆ sendo aplicada. E a direçªo direçªo direçªo direçªo direçªo e o sentido sentido sentido sentido sentido do impulso serªo exatamente os mesmos que a direçªo e o sentido da força. Por isso, Ø necessÆrio aplicar a força na direçªo correta para fazer o gol.

Quantidade de movimento

O que acontece com um corpo, quando lhe damos um impulso? Se um corpo estÆ parado e lhe damos um impulso ele irÆ se movimentar, ou seja, sua velocidade vai mudar de zero para algum outro valor. Por exemplo, a bola do pŒnalti: ela estÆ parada, mas, depois de receber um impulso dado pelo chute do jogador, ela se deslocarÆ, ou seja, sua velocidade irÆ variarsua velocidade irÆ variarsua velocidade irÆ variarsua velocidade irÆ variarsua velocidade irÆ variar.

For•a

Tempo} Dt = 0,01 s

Figura 2

Figura 3

AULAJÆ sabemos, pela Segunda Lei de Newton que quando uma força Ø aplicada sobre um corpo, ele adquire uma aceleraçªo, ou seja, sua velocidade varia. Mas

o que estamos fazendo aqui Ø aplicando uma força e levando em conta o período de tempo durante o qual essa força foi aplicada, o que caracteriza o impulsoimpulsoimpulsoimpulsoimpulso.

contribuem para descrever o estado de movimento de um corpo:a massa massa massa massa massa e a

Se a bola for muito pesada, serÆ mais difícil fazŒ-la se mover, isto Ø, modificar sua velocidade. Se a bola for leve, serÆ mais fÆcil alterar sua velocidade, ou seu estado de movimento. Isso significa que Ø mais fÆcil dar um impulso numa bola com uma massa pequena do que numa com a massa grande. Assim, dois fatores velocidade.velocidade.velocidade.velocidade.velocidade.

Quando dizemos estado de movimentoestado de movimentoestado de movimentoestado de movimentoestado de movimento, queremos dizer que o corpo tem uma certa quantidade de movimentoquantidade de movimentoquantidade de movimentoquantidade de movimentoquantidade de movimento, que Ø uma grandeza que pode ser medida. TambØm dizemos que, se um corpo tem pouca quantidade de movimento, Ø fÆcil parÆ-lo; mas, se tem muita quantidade de movimento, Ø difícil fazŒ-lo parar.

Passo-a-passo

Se um ônibus vem com uma velocidade pequena de 0,2 m/s, mas sua massa

Ø muito grande, 4.0 kg, nªo Ø fÆcil parÆ-lo. Se um ciclista vem com sua bicicleta, onde a somas das suas massas Ø 80 kg, com uma velocidade de 10 m/s, tambØm nªo vai ser fÆcil parÆ-lo. Podemos definir uma equaçªo matemÆtica que descreve a quantidade do movimento:ρq = m · ρ v

Sua unidade, no sistema Internacional (SI) serÆ o kg · m/s.kg · m/s.kg · m/s.kg · m/s.kg · m/s. Sabemos que a velocidadevelocidadevelocidadevelocidadevelocidade Ø uma grandeza vetorial grandeza vetorial grandeza vetorial grandeza vetorial grandeza vetorial, por isso, a quantidadequantidadequantidadequantidadequantidade de movimento de movimento de movimento de movimento de movimento tambØm Ø uma grandeza vetorial.

Como os dois estªo andando em linha reta, podemos, com a expressªo acima, calcular o módulo da quantidade de movimento do ônibus e do ciclista:

qciclista = 80 × 10 = 800 kg × m ou seja, os dois tŒm a mesma quantidade de movimento, apesar de serem corpos completamente distintos. Podemos entªo concluir que:

Quando um impulso Ø dado a um corpo, ele altera suaQuando um impulso Ø dado a um corpo, ele altera suaQuando um impulso Ø dado a um corpo, ele altera suaQuando um impulso Ø dado a um corpo, ele altera suaQuando um impulso Ø dado a um corpo, ele altera sua quantidade de movimento, pois altera sua velocidade.quantidade de movimento, pois altera sua velocidade.quantidade de movimento, pois altera sua velocidade.quantidade de movimento, pois altera sua velocidade.quantidade de movimento, pois altera sua velocidade.

Chuta a bola!

Finalmente, nosso jogador vai chutar. Tudo preparado, bola parada, goleiro imóvel, esperando o momento em que o jogador vai dar o impulso na bola.

Quando chutar a bola, o jogador estarÆ aplicando uma força sobre ela, que pode ser escrita como:

F = mbola × ρ a

AULASabemos que a bola vai ser acelerada por alguns instantes, isto Ø, sua velocidade vai variar. Usamos a definiçªo de aceleraçªo:

D ρ v

D t e substituindo na expressªo da força, assim obtemos:

F = m ×

D ρ v

D tque pode ser escrito de outra forma:

F × D t= m × D ρ v

O produto da força pelo intervalo de tempo, Ø o impulso dado à bola.

O símbolo D t , representa a diferença entre dois instantes de tempo, o inicialinicialinicialinicialinicial e o finalfinalfinalfinalfinal. Nesse caso, D v Ø a diferençadiferençadiferençadiferençadiferença da velocidade no intervalo de tempo isto Ø; a velocidade depois do chute menos a velocidade antes do chute. Podemos entªo escrever: ρ

F × D t = m × (ρ vdepois - ρ vantes)

F × D t = m × ρ vdepois - m × ρ vantes

Usando as definiçıes de impulso e de quantidade de movimento:

qantes - ρ qdepois

Podemos entªo escrever que:

I = D ρ q

Essa relaçªo entre o impulso e a quantidade de movimento Ø bastante reveladora, pois mostra exatamente o que estÆvamos pensando:

Quando um corpo recebe um impulso,Quando um corpo recebe um impulso,Quando um corpo recebe um impulso,Quando um corpo recebe um impulso,Quando um corpo recebe um impulso, sua quantidade de movimento varia!sua quantidade de movimento varia!sua quantidade de movimento varia!sua quantidade de movimento varia!sua quantidade de movimento varia!

Passo-a-passo

“Chuta forte!”, gritava a torcida. Nosso jogador estÆ pronto para chutar a bola. SerÆ que dÆ para calcular o intervalo de tempo em que o pØ do jogador fica em contato com a bola?

Podemos fazer uma avaliaçªo: uma bola de futebol pesa em torno de 400 gramas, ou 0,4 kg, e a força que o jogador exerce quando chuta a bola Ø, em mØdia, de 2.0 N. A bola, que estava parada, após o chute parte com uma velocidade de 50 m/s, aproximadamente.

O impulso varia a quantidade de movimento da bola. Como a bola vai se deslocar na mesma direçªo em que for dado o chute, podemos usar apenas o módulo do impulso e da quantidade de movimento:

I = D q = m × vfinal - m × vinicial

AULAPela definiçªo de impulso, podemos escrever:

I = F · D t = m × vfinal - m × vinicial Substituindo os valores conhecidos, temos:

2.0 · Dt = 0,4 · 50 - 0,4 · 0

Assim:

Isto Ø, o pØ do jogador fica em contato com a bola por apenas 1 centØsimo de segundo. Mas o problema ainda nªo estÆ resolvido. O jogador tem de chutar a bola na direçªo corretadireçªo corretadireçªo corretadireçªo corretadireçªo correta, para fazer o gol:

Figura 4. Vista superior da área, no momento em que o jogador vai chutar a gol.

Nosso jogador mira, concentra-se, toma impulso e chuta com fØ!

Vetor variaçªo da quantidade de movimento ou vetor impulso

A bola parte com uma velocidade aproximada de 50 m/s em direçªo ao canto direito do gol; o goleiro, pula para o canto esquerdo do gol; a torcida jÆ comemorava quando, na frente da bola, surgiu a trave.

“Na trave!” grita o locutor. Vamos entender o que houve. Como podemos ver na Figura 5, a bola tomou a direçªo da trave e voltou exatamente pelo mesmo caminho. Supondo que a bola manteve sua velocidade de 50 m/s, ela bateu na trave e voltou com a mesma velocidade.

Podemos calcular a variaçªo da quantidade de movimento da bola? Sim.

Para isso precisamos lembrar que a quantidade de movimento Ø um vetor, bem como sua variaçªo.

v v

Figura 5. A bola em sua trajetória (a) rumo à trave e (b) na volta. ab

AULAq fq i Figura 6

q iq fFigura 7 -

A Figura 6 mostra o diagrama de vetores da quantidade de movimento. Para calcular a variaçªo da quantidade de movimento Ø preciso subtrair o vetor ρ qfinaldo vetor ρ qinicial

Para subtrair graficamente dois vetores, basta mudar o sentido do vetor que estÆ subtraindo (Figura 7), ou seja:

D ρ q = ρ qf - ρ qi qinicial = (-1) ρ q inicialinicialinicialinicialinicial

Isso significa que multiplicar um vetor por um nœmero negativo Ø o mesmo que inverter o seu sentido. Entªo o módulo da variaçªo a quantidade de movimento serÆ:

D q = qfinal - (-qinicial) = qfinal + qinicial = mvfinal + mvinicial D q = 0,4 · 50 + 0,4 · 50

D q = 40 Ns

Esse Ø o impulso que a bola recebeu no choque com a trave.

I = D q = 40 Ns

Qual terÆ sido a força que a trave fez na bola, sabendo que o tempo de contato entre a bola e a trave foi de aproximadamente 0,01 s? Se o impulso dado pela trave foi 40 Ns, podemos escrever pela definiçªo que:

I = F · D q = 40 Ns

Podemos entªo calcular a força da trave sobre a bola:

D t

Isso equivale a sofrer uma pancada de uma massa de 400 kg. “Pobre bola”!

Vamos voltar aos momentos finais desse dramÆtico pŒnalti. Nosso jogador, apesar de estar chocado com a bola na trave, rapidamente se recompôs e, percebendo que a bola voltava na sua direçªo, preparou-se para dar novamente um poderoso chute e dessa vez nªo teve perdªo, mandou uma bomba para dentro do gol!

A torcida, antes desesperada, passou a comemorar, naquele œltimo minuto.

Em campo, os jogadores pulavam como crianças, agradecendo ao “milagre” de a trave ter dado um impulso na bola exatamente na direçªo por onde ela tinha vindo, atØ onde estava o nosso jogador...

Nesta aula, aprendemos dois conceitos:

I = ρ F × D t, que expressa a açªo de uma força num

intervalo de tempo muito curto; q = mρ v, e obtivemos a relaçªo entre essas duas grandezas, dada pela equaçªo

I = D ρ q

•aprendemos, tambØm, que essas grandezas sªo descritas por vetores, ou seja, que tŒm módulo, direçªo e sentido.

AULAExercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1

Um jogador de bilhar dÆ uma tacada na bola branca, numa direçªo paralela ao plano da mesa. A bola sai com uma velocidade de 4 m/s. Considere que sua massa Ø de 0,15 kg e que o impacto entre a bola e o taco durou 0,02 s. Calcule a intensidade do impulso recebido pela bola, sabendo que ela estava parada antes da tacada, e a força que o taco exerce sobre a bola.

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2

Que velocidade deve ter um Fusca, de massa igual a 1.500 kg, para ter a mesma quantidade de movimento de um caminhªo de carga, que tem uma velocidade de 60 km/h e uma massa de 7,5 toneladas (1 t = 1.0 kg)?

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3

Num acidente de trânsito, um Fusca, com massa de 1.500 kg, vinha a uma velocidade de 36 km/h, ou seja, 10 m/s. O motorista, distraído, nªo viu um caminhªo parado na rua e foi direto contra a sua traseira, parando logo em seguida. Calcule o impulso dado ao caminhªo. E, supondo que o choque demorou 0,1 segundo, calcule a força do impacto.

Comentários