Telecurso 2000. Física Completo. - 22 1faprealu2

Telecurso 2000. Física Completo. - 22 1faprealu2

Bem-vindo ou bem-vinda! Este Ø o seu segundo volume do curso de Físicacurso de Físicacurso de Físicacurso de Físicacurso de Física! Apresentamos os principais conceitos estudados em Física. A maioria deles aparece em situaçıes que podem ser observadas no seu dia-a-dia, em casa, na rua, no trabalho, no cØu...

Com isso, buscamos mostrar a vocŒ que os fenômenos físicos ocorrem em todo lugar e a todo momentotodo lugar e a todo momentotodo lugar e a todo momentotodo lugar e a todo momentotodo lugar e a todo momento, e que os conhecimentos da Física estªo acessíveis a todas as pessoas que tŒm curiosidade em relaçªo a eles, mesmo as pessoas que estejam fora das universidades ou dos laboratórios científicos.

Essa maneira de expor idØias - por meio de situaçıes comuns, observando o que ocorre ao nosso redor - facilita a compreensªo dos conceitos científicos, muitas vezes abstratos, e ajuda a explicar os mais diversos fenômenos que ocorrem na natureza.

Seu livro de Física estÆ dividido em dois volumes. No primeiro, vocŒ aprende um pouco mais sobre os fenômenos físicos e de que modo essa ciŒncia estuda tais fenômenos. Observar fenômenos relacionados aos movimentosmovimentosmovimentosmovimentosmovimentos, analisa forçasforçasforçasforçasforças, verifica que existem diferentes formas de energia energia energia energia energia na natureza, descobre fenômenos que ocorrem, por exemplo, quando mergulhamos objetos em líquidos, e muitas outras questıes. Nesta parte da Física, a maioria dos fenômenos estudados sªo macroscópicosmacroscópicosmacroscópicosmacroscópicosmacroscópicos, isto Ø, sªo visíveis para todos nós.

No segundo volume, vocŒ aprende mais coisas sobre o calorcalorcalorcalorcalor e a temperatu-temperatu-temperatu-temperatu-temperaturarararara, sobre o somsomsomsomsom, sobre a luzluzluzluzluz e como ela se comporta, e estuda fenômenos relacionados à eletricidadeeletricidadeeletricidadeeletricidadeeletricidade. AlØm disso, vŒ alguns temas de Física ModernaFísica ModernaFísica ModernaFísica ModernaFísica Moderna, como a tªo falada Física NuclearFísica NuclearFísica NuclearFísica NuclearFísica Nuclear. Nessa parte, vocŒ estuda a interpretaçªo microscópicamicroscópicamicroscópicamicroscópicamicroscópica dos fenômenos, isto Ø, interpretaçªo daquilo que nªo Ø diretamente observado a olho nu. Os livros estªo organizados da seguinte maneira.

Cada aula abre com a seçªo Para começarPara começarPara começarPara começarPara começar. Ali vocŒ vai encontar uma introduçªo ao principal assunto tratado na aula. Apresentamos uma situaçªo, ou uma pergunta, relacionada aos conceitos que serªo discutidos.

A aula, propriamente dita, tem início na seçªo Fique li-Fique li-Fique li-Fique li-Fique ligadogadogadogadogado. Aí Ø bom ficar bem atento, pois serªo discutidos e explicados os conceitos novos.

Apresentaçªo

Outras duas seçıes vªo aparecer com freqüŒncia:

Com a mªo na massaCom a mªo na massaCom a mªo na massaCom a mªo na massaCom a mªo na massa, na qual sugerimos atividades ou exercícios para serem feitos no decorrer da aula.

Passo-a-passoPasso-a-passoPasso-a-passoPasso-a-passoPasso-a-passo, em que apresentamos exemplos ou exercícios resolvidos detalhadamente.

Para terminarPara terminarPara terminarPara terminarPara terminar,na qual apresentamos, de forma reduzi-

No final da aula existem mais duas seçıes importantes: da, os principais conceitos discutidos.

Finalmente, na seçªo Mªos à obraMªos à obraMªos à obraMªos à obraMªos à obra, vocŒ vai encontrar alguns exercícios que vªo ajudar a fortalecer seus estudos.

Esperamos que, a partir deste estudo, vocŒ, caro aluno ou cara aluna, passe a observar de outra forma a natureza que o[a] cerca, e mais do que isso, saiba que a ciŒncia Ø uma maneira mais organizada de estudar o que acontece na natureza, e que o conhecimento - que vem sendo acumulado durante sØculos e milŒnios - Ø fruto da curiosidade de vÆrias geraçıes de homens e de mulheres.

Compreendendo melhor a ciŒncia, Ø possível observar o mundo com outros olhos, com os olhos nªo apenas de um simples observador, mas de um cidadªo ou de uma cidadª que compreende muitas coisas e que pode participar da construçªo das transformaçıes que ocorrem no mundo de hoje e na nossa sociedade!

Desejamos a vocΠbons estudos!

AUTORIAAUTORIAAUTORIAAUTORIAAUTORIA Alberto Gaspar Cristiano Rodrigues de Mattos - coordenador Ernst W. Hamburger - supervisor Norberto Cardoso Ferreira Roberta Simonetti

APOIOAPOIOAPOIOAPOIOAPOIO Universidade de Sªo Paulo

Comentários