Sistema para rede de farmácias

Sistema para rede de farmácias

(Parte 1 de 2)

Unidade Acadêmica de Serra Talhada Sistemas de Informações 2013.1

Sistema para rede de farmácias

Serra Talhada 2013

Diagrama de Casos de Uso. Diagrama de Classes

Documentação do projeto (Casos de Uso) Documentação do projeto (Casos de Uso)

Caso de Uso - Controle de Funcionários

Nome: Controle de Funcionários

Visão geral: O Gerente consulta os dados relativos a cada funcionário

Objetivo: Manipular os cadastros dos funcionários. Ator primário: Gerente.

Pré-condição: O ator precisa estar logado no sistema e ter privilégios de gerente.

Pós-condição: Lista de funcionários atualizada.

Seqüência típica de eventos: 1. Gerente clica na aba “Controle de Funcionários”. 2. Na aba “Gerenciar Funcionários” o Gerente escolhe entre “Cadastrar Funcionário”, “Editar Funcionário”, “Remover Funcionário” ou “Buscar Funcionário”. 3. Gerente faz as alterações que deseja. 4. Gerente salva o sistema com os novos dados.

Seqüência alternativa: 2a. Adicionar funcionário. Caso de uso “Cadastrar funcionário” <<extend>>. 2b. Alterar funcionário. Caso de uso “Editar funcionário” <<extend>>. 2c. Consultar funcionário. Caso de uso “Buscar funcionário” <<extend>>. 2d. Excluir funcionário. Caso de uso “Remover funcionário” <<extend>>.

Caso de Uso - Remover Funcionários

Nome: Remover Funcionário

Visão geral: O gerente utiliza do sistema para demitir funcionários. Objetivo: Excluir dados do funcionário.

Ator primário: Gerente. Ator secundário: ------

Pré-condição: O ator precisa estar logado no sistema e ter privilégios de gerente.

Pós-condição: Lista de funcionários atualizada.

Seqüência típica de eventos: 1. Gerente informa o nome do funcionário a ser excluído. 2. Sistema localiza o funcionário (Caso de Uso “Buscar funcionário” <<include>>). 3. Funcionário é excluído e sistema é salvo com a nova configuração.

Seqüência alternativa: 1a. Não existe.

Caso de Uso - Cadastrar Funcionários

Nome: Cadastrar Funcionário

Visão geral: O gerente usa de suas funcionalidades para cadastrar um funcionário no sistema.

Objetivo: Adicionar novo funcionário.

Pré-condição: O ator precisa estar logado no sistema e ter privilégios de gerente.

Pós-condição: Lista de funcionários atualizada.

Seqüência típica de eventos: 1. Gerente entra com os dados do funcionário. (Caso de Uso

“Verificação de Cadastros” <<include>>). 2. Gerente salva os dados do novo funcionário.

Caso de Uso - Editar Funcionários

Nome: Editar Funcionário

Visão Geral: O gerente usa de suas funcionalidades para editar\modificarem um funcionário no sistema.

Objetivo: Alterar dados do cadastro de um funcionário.

Pré-condição: O ator precisa estar logado no sistema e ter privilégios de gerente.

Pós-condição: Cadastro do funcionário atualizado.

Seqüência típica de eventos: 1. Gerente informa o nome do funcionário a ser alterado. 2. Sistema localiza o funcionário (Caso de Uso “Buscar funcionário” <<include>>). 3. Funcionário é editado e o sistema é salvo com a nova configuração.

Seqüência alternativa: 1a. Cadastro não existe .

Caso de Uso - Buscar Funcionários

Nome: Buscar Funcionário Visão Geral: O gerente busca\lista os funcionários.

Objetivo: Consultar dados de um funcionário.

Pré-condição: O ator precisa estar logado no sistema e ter privilégios de gerente.

Pós-condição:

Seqüência típica de eventos: 1. Gerente informa o nome do funcionário a ser consultado. 2. Sistema localiza funcionário e exibe seus dados na tela. 3. A consulta é finalizada.

Seqüência alternativa: 1a. Não existe.

Caso de Uso - Verificação de Cadastros

Nome: Verificação de Cadastros

Visão Geral: O gerente, caixa ou o atendente verifica o cadastro do funcionário.

Objetivo: Verificar se registro já existe no banco de dados.

Ator primário: Gerente Atores secundários: Caixa, Atendente. Pré-condição: O ator precisa estar logado no sistema. Pós-condição:

Seqüência típica de eventos: 1. O sistema verifica se o registro já está cadastrado. 2. Sistema envia a resposta para o ator.

Seqüência alternativa:

Caso de Uso - Controle de Produtos

Nome: Controle de Produto

Visão Geral: O atendente e gerente controlam todo o estoque estando logado no sistema.

Objetivo: Controlar o estoque de produtos. Ator primário: Gerente.

Ator secundário: Atendente. Pré-condição: O ator precisa estar logado. Pós-condição: Lista de Produtos atualizada.

Seqüência típica de eventos: 1. O ator clica na aba “Gerenciar Produto” 2. Na aba “Gerenciar Produto” aparecerão as opções: “Cadastrar Produto”, “Editar Produto”, “Remover Produto” e “Buscar Produto”. 3. O ator faz as alterações que deseja. 4. O ator salva o sistema com os novos dados.

Seqüência alternativa: 2a. Cadastrar produto. Caso de Uso “Cadastrar Produto” <<extend>> 2b. Editar produto. Caso de Uso “Editar Produto” <<extend>> 2c. Buscar produto. Caso de uso “Buscar Produto” <<extend>> 2d. Remover produto. Caso de uso “Remover Produto” <<extend>>

Caso de Uso - Cadastrar Produto

Nome: Cadastrar Produto

Visão Geral: O gerente e atendente cadastram produtos, estando logado no sistema.

Objetivo: Adicionar novo produto.

Ator primário: Gerente. Ator secundário: Atendente. Pré-condição: O ator precisa estar logado no sistema. Pós-condição: Lista de produtos atualizada.

Seqüência típica de eventos: 1. O ator entra com os dados do produto. (Caso de uso “Verificação de Cadastros” <<include>>).

2. O ator salva os dados do produto.

Seqüência alternativa:

Caso de Uso - Remover Produto

Nome: Remover Produto

Visão Geral: O gerente e atendente podem remover produtos, estando logado no sistema.

Objetivo: Excluir um produto do banco de dados do sistema

Ator primário: Gerente. Ator secundário: Atendente. Pré-condição: O ator precisa estar logado no sistema. Pós-condição: Lista de produtos atualizada.

Seqüência típica de eventos: 1. O ator informa o nome do produto a ser excluído. 2. Sistema localiza o produto (Caso de Uso “Buscar produto” <<include>>). 3. Produto é excluído e sistema é salvo com a nova configuração.

Seqüência alternativa: 1a. Não existe.

Caso de Uso - Editar Produto

Nome: Editar Produto

Visão Geral: O gerente ,atendente e caixa podem editar produtos, estando logado no sistema.

Objetivo: Alterar dados do produto. Ator primário: Gerente.

Ator secundário: Atendente. Pré-condição: O ator precisa estar logado no sistema. Pós-condição: Dados do produto atualizados.

Seqüência típica de eventos: 1. O ator informa o nome do produto a ser alterado. 2. Sistema localiza o produto (Caso de Uso “Buscar produto” <<include>>). 3. Produto é editado e sistema é salvo com a nova configuração.

Seqüência alternativa: 1a. Não existe.

Caso de Uso - Buscar Produto

Nome: Buscar Produto

Visão Geral: O gerente ,atendente, podem buscar por produtos, estando logado no sistema.

Objetivo: Consultar dados de um produto.

Ator primário: Gerente. Ator secundário: Atendente. Pré-condição: O ator precisa estar logado no sistema. Pós-condição:

Seqüência típica de eventos: 1. O ator informa o nome do produto a ser consultado. 2. Sistema localiza produto e exibe seus dados na tela. 3. A consulta é finalizada.

Seqüência alternativa: 1a. Não existe.

Caso de Uso – Controle de Clientes

Nome: Controle de Clientes

Visão Geral: O gerente, caixa e vendedor podem controlar os dados de clientes, tem que estar logados no sistema.

Objetivo: Controlar os cadastros dos clientes.

Ator primário: Gerente. Ator secundário: Caixa,Vendedor. Pré-condição: O ator precisa estar logado. Pós-condição: Lista de clientes atualizada

Seqüência típica de eventos: 1. Ator clica na aba “Gerenciar Clientes”. 2. Na aba “Gerenciar Clientes” o ator escolhe entre “Cadastrar Cliente”, “Editar Cliente”, “Remover Cliente” ou “Buscar Cliente”. 3. Ator faz as alterações que deseja. 4. Ator salva o sistema com os novos dados.

Seqüência alternativa: 2a. Adicionar cliente. Caso de uso “Cadastrar Cliente” <<extend>>. 2b. Alterar cliente. Caso de uso “Editar Cliente” <<extend>>. 2c. Consultar cliente. Caso de uso “Buscar Cliente” <<extend>>. 2d. Excluir cliente. Caso de uso “Remover Cliente” <<extend>>.

Caso de Uso - Cadastrar Clientes

Nome: Cadastrar Cliente Visão Geral: O gerente, caixa e vendedor podem cadastrar clientes no sistema.

Objetivo: Adicionar novo cliente.

Ator primário: Gerente. Ator secundário: Caixa,Vendedor. Pré-condição: O ator precisa estar logado no sistema. Pós-condição: Lista de clientes atualizada.

Seqüência típica de eventos: 1. Ator entra com os dados do cliente. (Caso de uso “Verificação de Cadastro” <<include>>). 2. Ator salva os dados do novo cliente.

Caso de Uso - Remover Cliente

Nome: Remover Cliente

Visão Geral: O gerente, caixa e vendedor podem remover clientes do banco de dados.

Objetivo: Excluir dados do cliente.

Ator primário: Gerente.

Ator secundário: Caixa,Vendedor. Pré-condição: O Ator precisa estar logado no sistema. Pós-condição: Lista de clientes atualizada.

Seqüência típica de eventos: 1. Ator informa o nome do cliente a ser excluído. 2. Sistema localiza o cliente (Caso de Uso “Buscar cliente” <<include>>). 3. Cliente é excluído e sistema é salvo com a nova configuração.

Seqüência alternativa: 1a. Cadastro inexistente.

Caso de Uso - Editar Cliente

Nome: Editar Cliente

Visão Geral: O gerente, caixa e vendedor editam dados do cliente,o ator informa o nome,o sistema busca pelo cliente, o ator editar os dados e salva.

Objetivo: Alterar dados de um cliente.

Ator primário: Gerente. Ator secundário: Caixa,Vendedor. Pré-condição: O ator precisa estar logado no sistema. Pós-condição: Dados do cliente atualizados.

Seqüência típica de eventos: 1. Ator informa o nome do cliente a ser alterado. 2. Sistema localiza o cliente (Caso de Uso “Buscar cliente” <<include>>). 3. Cliente é editado e sistema é salvo com a nova configuração.

Seqüência alternativa: 1a. Não existe.

Caso de Uso - Buscar Cliente

Nome: Buscar Cliente

Visão Geral: O gerente, caixa e vendedor buscam por cliente através do seu nome, o sistema retorna com seus dados.

Objetivo: Consultar dados de um cliente. Ator primário: Gerente.

Ator secundário: Caixa,Vendedor. Pré-condição: O ator precisa estar logado no sistema. Pós-condição: ----------

Seqüência típica de eventos: 1. Ator informa o nome do cliente a ser consultado. 2. Sistema localiza funcionário e exibe seus dados na tela. 3. A consulta é finalizada.

Seqüência alternativa: 1a. Não existe.

Caso de Uso - Controle de Pagamentos

Nome: Controle de Pagamentos

Visão Geral: O caixa ou o gerente tem o controle de pagamento,escolhem a forma de pagamento,o ator necessita de estar logado no sistema.

Objetivo: Controlar as formas de pagamento. Ator primário: Caixa.

Ator secundário: Gerente. Pré-condição: O ator precisa estar logado. Pós-condição: Pagamento efetuado.

Seqüência típica de eventos: 1. O Ator clica na aba “Controle de Pagamento”. 2. O Ator escolherá entre as seguintes opções: “Cheque”, “Dinheiro” ou “artão”..

Seqüência alternativa: 2a. Pagamento em cheque. Caso de uso Pagamento em cheque <<extend>> 2b. Pagamento em dinheiro. Caso de uso Pagamento em dinheiro <<extend>> 2c. Pagamento no cartão. Caso de uso Pagamento em cartão <<extend>>

Caso de Uso - Pagamento em Dinheiro

Nome: Pagamento em Dinheiro

Visão Geral: Caixa ou gerente recebem manualmente o pagamento do cliente, o sistema informa se a necessidades de troco, o ator precisa estar logado no sistema.

Objetivo: Receber do cliente em dinheiro. Ator primário: Caixa.

Ator secundário: Gerente. Pré-condição: O ator precisa estar logado no sistema. Pós-condição: -------------------

Seqüência típica de eventos: 1. Ator informa o valor da compra ao sistema. 2. Ator informa valor dado pelo cliente. 3. Sistema informa se há necessidade de troco.

Caso de Uso - Pagamento em Cheque

Nome: Pagamento em Cheque

Visão Geral: Caixa ou gerente verifica o cheque,verifica a situação do cliente e o sistemas informa se há necessidades de troco, o ator precisa esta logado no sistema.

Objetivo: Receber a compra em cheque. Ator primário: Caixa.

Ator secundário: Gerente. Pré-condição: O ator precisa estar logado no sistema. Pós-condição: -----------------

Seqüência típica de eventos: 1. Ator informa o valor da compra ao sistema. 2. O ator verifica o cadastro do cliente. (Caso de uso “Verificar situação d3o cliente” <<include>>). 3. Ator informa valor dado pelo cliente. 4. Sistema informa se há necessidade de troco.

Caso de Uso - Pagamento em Cartão

Nome: Pagamento em Cartão

Visão Geral: Caixa passa cartão através do pin-pad, digitando os dados ou passando o cartão manualmente. O sistema comunica-se com as administradoras de cartão e retorna uma resposta se a transação foi aprovada ou não.

Objetivo: Receber a compra no Cartão Ator primário: Caixa.

Ator secundário: Gerente. Pré-condição: O ator precisa estar logado no sistema. Pós-condição: -----------------

Seqüência típica de eventos: 1. Ator informa o valor da compra ao sistema. 2. O ator verifica o cadastro do cliente. (Caso de uso “Verificar situação do cliente” <<include>>). 3. Ator informa valor dado pelo cliente.

Caso de Uso - Verificar Situação do Cliente

Nome: Verificar Situação do Cliente

Visão Geral: O caixa e o gerente podem verificar se determinado cliente tem pendência,o ator precisa estar logado no sistema.

Objetivo: Verificar se cliente tem alguma pendência no estabelecimento.

Ator primário: Caixa. Ator secundário: Gerente. Pré-condição: O ator precisa estar logado no sistema. Pós-condição: --------

Seqüência típica de eventos: 1. Ator verifica se cliente tem cadastro na farmácia (Caso de Uso

“Buscar cliente” <<include>>). 2. Ator verifica condição do cliente. 3 Ator finaliza compra.

Seqüência alternativa: 1a. Caso o cliente não seja cadastrado é feito um novo cadastro. Caso de uso “Cadastrar cliente” <<extend>>.

Caso de Uso - Realizar Vendas

Nome: Realizar Vendas

Visão Geral: O gerente e o caixa tem o controle de saida de produtos, o ator precisa estar logado no sistema.

Objetivo: Controlar a saída de produtos vendidos.

Ator primário: Gerente. Ator secundário: Caixa. Pré-condição: O ator precisa estar logado no sistema.

Pós-condição: 1. O estoque deverá estar atualizado.

2. A lista de vendas deverá estar atualizada.

Seqüência típica de eventos: 1. Ator escolhe os produtos. 2. Ator define a quantidade de produtos. 3. O sistema realiza a venda. (Caso de Uso “Controle de Pagamentos” <<include>>). 3. Conclui venda. (Caso de uso “Atualizar estoque” <<include>>).

Seqüência alternativa: 2a. Se houver uma quantidade insuficiente de produtos o sistema alertará o ator.

Caso de Uso - Atualizar Estoque

Nome: Atualizar Estoque

Visão Geral: O gerente e o caixa podem atualizar o estoque, tem que estar logados no sistemas para efetuar essa ação.

Objetivo: Manipular as saídas de produtos vendidos. Ator primário: Gerente.

Ator secundário: Caixa. Pré-condição: O ator precisa estar logado no sistema. Pós-condição: O estoque deverá estar atualizado. Seqüência típica de eventos: 1. É descontado do estoque atual os produtos que foram vendidos.

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