1. TEMA: Mecanismo de adaptação dos animais.

  1. Duração Aula: 50 minutos

  1. OBJETIVOS:

  • Conhecer os grupos de animais pelas quais passaram pelo processo de adaptação no ambiente.

  • Relacionar à sobrevivência desses animais ao processo adaptação no ambiente em que vivem.

  1. CONTEÚDOS:

    • Adaptação na Defesa (Camuflagem ou mimetismo (répteis); Produção de veneno (serpentes, aracnídeos)).

    • Adaptação na Reprodução (Desenvolvimento incompleto com estágio larval (anfíbios / girino) Desenvolvimento exclusivamente dentro de ovo (ovíparos / aves); Desenvolvimento parcialmente dentro de ovo e no interior do organismo materno (ovovivíparos / peixes); Desenvolvimento exclusivamente no interior do organismo materno (mamíferos placentários / homem)).

    • Adaptação na Alimentação (Formato do bico (arara, beija-flor, colhereiro); Formato e disposição dos dentes (herbívoros / girafa, carnívoros / leão); Formato da língua (tamanduá)).

    • Adaptação no Ambiente (Terrestre e arbóreo (aparelho locomotor quadrúpede e bípede, a cauda dos primatas); Aquático (nadadeira de cauda das lontras); Aéreo (asas do morcego)).

  1. RECURSOS

  • Quadro branco

  • Pincel

  • Livros didáticos de biologia

  • Jogo Lúdico – Jogo da Memória

  1. Metodologia:

6.1 Serão organizados os alunos em oito grupos de cinco pessoas, cada grupo ganharão cartas de jogo da memória sobre a adaptação dos organismos, os temas utilizados para o jogo será defesa, camuflagem, alimentação e ambiente, os temas serão divididos de dois em dois grupos, por exemplo, o grupo 1 e 2 ficará com tema defesa, o grupo 3 e 4 alimentação e assim sucessivamente. O jogo da memória será organizado em três cartas para cada espécie que sofreu adaptação, a carta um terá a imagem e o nome de um determinado animal que sofreu adaptação, como exemplo, um réptil, como o camaleão que obteve a camuflagem como mecanismo de defesa; na segunda carta estará o tipo de adaptação que ele sofreu, se é de defesa, de reprodução ou alimentação; e na terceira carta terá a explicação da função desse tipo de adaptação relacionando ao ambiente e sua sobrevivência. E assim ocorrerá para todos os outros temas, ganha o grupo que conseguir completar o jogo em menos tempo.

  1. AVALIAÇÃO

7.1 A avaliação será realizada por meio de dois questionários individuais, o primeiro será aplicado antes do jogo como uma atividade complementar feita em sala de aula para ver a compreensão dos alunos diante do conteúdo aplicado em sala de aula, o segundo será aplicado após a brincadeira, onde será de acordo com o que jogaram, contendo perguntas como: “O que é adaptação nos organismos e qual sua importância?” “Cite os tipos de adaptação ocorrentes nos animais” “Exemplifique animais pelos quais passaram por processos de adaptação e relacione à sua sobrevivência” e entre outras. Desse modo, poderá ser avaliado o nível cognitivo dos alunos em relação a esse tema comparando o antes e o depois da aplicação do jogo.

Comentários