Introdução à Eletrônica - elt 8 o diodo zener

Introdução à Eletrônica - elt 8 o diodo zener

(Parte 2 de 2)

15) O diodo zener com um valor de VZ=6,8V, apresentado no circuito abaixo, possui um Izmin=5mA e uma RZ=20Ω. A fonte de alimentação é de 10V nominal com uma variação de ± 2V. Determine:

a) O valor da tensão aplicada a carga com a tensão nominal de 10V.

b) O valor da variação da tensão aplicada a carga quando a alimentação vaiar de ± 2V.

c) Qual o valor da corrente num RL de 1KΩ quando a tensão da fonte estiver com seu valor nominal de 10V.

d)Qual a variação de corrente na carga de 1KΩ quando a variação da fonte for de ± 2V.

e) Qual o valor da corrente num RL de 0,5KΩ quando a tensão da fonte estiver com seu valor nominal de 10V.

f)Qual a variação de corrente na carga de 0,5KΩ quando a variação da fonte for de ± 2V. g) Qual o valor mínimo de RL com o qual o diodo continua operando na sua região zener.

E-mail: eliesio@etrr.com.br

ELIÉSIO 20 h) qual a potência de dissipação máxima no zener com a carga aberta.

16) Projetar um regulador zener que forneça uma tensão ≅ 7,5V a uma carga resistiva com variação de 0 a 15mA a partir de uma fonte de alimentação com variação de 15 a 25V.

17) Sabendo que o diodo zener utilizado no projeto do exercício 16 apresenta uma RZ=10Ω determine a variação de tensão na carga.

18) Um diodo zener apresenta uma tensão nominal de 10V com 10mA e possui uma resistência dinâmica de 50Ω. Que valor de tensão será apresentado se a corrente no diodo cair pela metade.

19) Um diodo apresenta uma tensão de 5,6V, para corrente acima de cinco vezes o seu Izmin de 5mA.Se for usado no projeto de um regulador onde uma tensão de 15V irá alimentar uma carga com corrente variando numa faixa de 0 a 15mA. Determine o valor do resistor Rs e a potência de dissipada no zener.

(Parte 2 de 2)

Comentários