Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Conceitos Básicos de Gestão - conceitos b?sicos de gest?o - unidade 2, Notas de estudo de Física

Conceitos Básicos de Gestão. Introdução ao Empreendedorismo.

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 21/09/2010

luis-carlos-menezes-victor-1
luis-carlos-menezes-victor-1 🇧🇷

4.6

(102)

292 documentos

1 / 36

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe Conceitos Básicos de Gestão - conceitos b?sicos de gest?o - unidade 2 e outras Notas de estudo em PDF para Física, somente na Docsity! Organização Plena : uma mudança cultural na gestão Marco Antônio Henriques Novembro,2008 Para reflexão... Somos efetivamente gestores de nossas vidas? deT=Eit-[o] Informação Paradigma da Era Industrial CEL TSE e EU) Geradoras de receitas (ser pensante) Propositor de soluções - > Ferramentas, metodologias, tecnologias como instrumentos acessórios -> foco no negócio Criação de novos ativos - Inovação Baseado no poder do gestor - > Apoiar os colaboradores Usada para dar significado, visando o comprometimento. (compartilhamento) Ativos Intangíveis (capital intelectual e humano, produção de soluções que agreguem valor, customização) Flexibilidade de Paradigmas - > Enfase na busca do equilibrio Homeostasia x Entropia Alguma reflexões... A partir da ruptura...  Importância do conceito de si  Visão Mecânica Visão Sistêmica Interconectividade; Interdependência Determinístico x Probabilístico Especialização x Multifuncional  Compreensão do ciclo de vida  Paralisia x Flexibilidade de Paradigmas Continuando...  Equação de cultura da gestão na era do conhecimento Compreensão Compartilhamento Significado Comprometimento = Resultado A Busca da Empresa Plena  A Tríade Corpo, Mente e Alma Mente ( Pensar) Visão , Direção Corpo Fazer - > Recursos/Procesos - > Resultados Alma Sentir -> Relações (clima) A MENTE  ¨Mesmo que esteja no trilho certo, você acabará sendo atropelado se ficar lá em pé por muito tempo¨ Mark Twain A MENTE  Ela dá o rumo, a direção,destino,sentido e assegura a longevidade ( VISÃO)  É responsável por definir o FOCO, o nicho que será atendido,as alternativas de produtos,serviços e diferenciais competitivos. Não sem antes analisar e avaliar as tendências ambientais  Construção de cenários ¨Aqueles que não tentam criar o futuro que desejam precisam agüentar o futuro que conseguem¨ -> representa a imagem de mundo que geramos a partir da análise do macroambiente e suas tendências -> lembrem-se cada um de nós reage não ao mundo, mas a nossa imagem de mundo...  Não inventaram ainda a máquina que cria,imagina e sonha, essa são capacidade apenas dos seres humanos  Empresas precisam de idéias -> A criatividade é hoje o principal insumo com que podemos contar  As pessoas só colocam seus talentos criativos à disposição das Organizações se e, tão somente se estiverem comprometidas com a visão da Organização ( compartilhamento de objetivos e da missão )  A alma está ligada a energia vital que faz a diferença para outras Organizações-> é baseada no conjunto de crenças e valores das pessoas  Uma das maiores características de uma Organização com alma é a disposição de todos em servir uns aos outros A ALMA  Liderança com alma: Um líder é o melhor quando apenas se sabe que ele existe. Não tão bom quando é honrado e louvado. Menos quando é temido e pior quando odiado. Mas de um bom líder, quando seu trabalho estiver terminado E sua obra completada, todos dirão: FOMOS NÓS QUE FIZEMOS!  Lao Tsé A ALMA O CORPO  ¨Se já construístes castelos no ar não te envergonhe deles: estão onde deveriam estar. Agora constrói seus alicerces¨ Henry Thoureau FIDELIZAÇÃO: a contribuição da MENTE  ¨A mera sobrevivência é uma aspiração medíocre. Qualquer um pode sobreviver de uma forma ou de outra. A vantagem é sobreviver galantemente, É sentir a emoção intensa da maestria comercial; Não sentir apenas o odor agradável do sucesso, Mas experimentar a sensação profunda de grandeza empresarial. Theodore Levitt FIDELIZAÇÃO: a contribuição da MENTE  Não existe mais diferencial competitivo definitivo-> as informações , as tecnologias e os processos estão criando produtos parecidos e similares  Para se criar diferencias que realmente façam a diferença é fundamental manter a mente (criatividade e inovação) em permanente funcionamento e, trazer o cliente para dentro do processo, direcionando as ações para surpreendê-lo. ad EMPRESA PARCIALMENTE DESFOCADA Produtos e serviços esperados Produtos e serviços oferecidos Satisfação nm Desperdício Insatisfação EMPRESA FOCADA NAS NECESSIDADES DOS CLIENTES Produtos e serviços oferecidos Produtos e serviços esperados 1 Satisfação Não existe desperdício nem insatisfação Não basta romper com a rigidez dos organogramas , dos fluxogramas , do excesso de controle , dos bloqueios mentais ,mas sim de gerar a energia do comprometimento, em ultima análise a fé na construção de um futuro que todos acreditam como o melhor A criatividade, normalmente,é produto do lúdico do divertimento, de ambientes sadios com clima positivo Confiança, ética, compartilhamento,compaixão, equilíbrio, empatia são vocábulos fundamentais para a plena energização da Empresa pela Alma. COMPROMETIMENTO: a contribuição da ALMA RESULTADO: a contribuição do CORPO  ¨O capital em si não é mau; mas o mau uso dele transforma-o num mal¨ Mahatma Ghandi  O resultado advém das ações das pessoas junto aos recursos físicos,materiais,técnicos e financeiros da empresa em favor de uma visão compartilhada  O resultado não é produzido só pelo corpo e,sim pela tríade funcionando em harmonia. RESULTADO: a contribuição do CORPO  As velhas armadilhas :  O importante não é fazer com que os colaboradores vistam a camisa da Empresa .  Melhor faze-los¨vestir a cabeça¨da Empresa¨- TIBURCIUS  Isso não é da minha área  Isso está fora da minha alçada  Esse não é o meu departamento  Essas afirmações significam que a visão está abandonada e,todos estão mergulhados nas tarefas e, esquecendo os resultados Sistema de Suporte de Gestão Sistema de decisão Altemativas abrangentes e criativas baseadas no pensamento sistêmico e no processo de tomada de decisão em equipe Sistema de informação Utilização simultânea dos indicadores de resultado, de mercado e de clima Sistema de ação Ação grupal sobre os problemas e as razões que explicam suas verdadeiras causas (visíveis ou não) ORDEM NO CAOS  ¨ Quem deseja ter o certo sem o errado, A ordem sem a desordem, Não compreende os princípios Do céu e da Terra. Não sabe de que maneira As coisas estão interligadas No principio da interdependência¨. Chuang Tsu  A Empresa plena não surge naturalmente,necessita de gerenciamento -> problema mais comum: esforço e tempo dedicado pelos líderes ao que ela já tem de sobra;  O pensamento, a visão sistêmica e a capacidade de diagnosticar permitido pelo entendimento da tríade levam os líderes a concentrarem tempo e esforço no que a Empresa necessita, realmente, para atingir o equilíbrio; ORDEM NO CAOS Macro Habilidades do Gestor  Na era do Conhecimento A. Capacidade de leitura de ambiente:Ouvir o silêncio, enxergar através da fala;ler sentimentos B. Empatia C. Caapcidade de influenciar a través do Poder -> Inspirador D. Visão Acabativa - > resultados compartilhados E. Visão Empreendedora: ousar, inovar, reconstruir, antenado com as mudanças F. Senso de Direção: capacidade de vislumbrar o futuro e indicar o lugar que queremos chegar ( Visão) G. Ser um Educador H. Capacidade para Recrutar pesoas que agreguem valor Macro Habilidades do Gestor  Princípios Fundamentais:  Confiável/Integridade: comportamento expressa o discurso  Ética: não transigir com relaçao a prícipios importantes
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved