Conceitos ... de Gestão - conceitos b?sicos de gest?o apresenta??o power

Conceitos ... de Gestão - conceitos b?sicos de gest?o apresenta??o power

CONCEITOS BÁSICOS DE GESTÃO

  • PROPOSTA

OBJETIVO(S):

  • A partir de uma análise crítica e da contextualização dos conceitos que refletem a ambiência Organizacional; das funções primordiais de um gestor, da visão da ruptura de era em curso e sua influência na gestão,da compreensão da mudança como um processo , propiciar aos alunos uma reflexão sobre o contexto atual e futuro e , a construção de uma visão de Gestão na era do conhecimento

EMENTA:

  • A ambiência organizacional ( organização,cultura , clima , visão sistêmica);

  • A ruptura de era e seus reflexos na gestão

  • As funções primordiais de um gestor numa visão sistêmica da Gestão;

  • A mudança como um processo

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Unidade 1. A Ambiência Organizacional

  • Levantamento de expectativas e apresentação da disciplina

  • AS Organizações

  • Conceituação

  • Cultura

  • Clima

  • A visão Sistêmica

  • A influência da Globalização

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Unidade 2. Era Industrial x Era do Conhecimento

  • . Conceituação

  • . Visão paradigmática de ambas as eras

  • . Reflexões sobre a influência da ruptura no Gestor e

  • na Gestão:

  • - autoconhecimento

  • -determinismo x probabilismo

  • -interconectividade; interdependência e

  • interatividade

  • -O ciclo de vida

  • - paralisia x flexibilidade de paradigmas

  • . A busca da Organização plena

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Unidade 3. OS ADMINISTRADORES:HABILIDADES;PAPÉIS E FUNÇÕES

  • . O QUE É ADMINISTRAR

  • .HABILIDADES DO ADMINISTRADOR

  • .PAPÉIS DO ADMINISTRADOR

  • . FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR

  • - PLANEJAR : CONCEITOS E TENDÊNCIAS

  • - ORGANIZAR: CONCEITOS E TENDÊNCIAS

  • - DIRIGIR: CONCEITOS E TENDÊNCIAS

  • - CONTROLAR: CONCEITOS E TENDÊNCIAS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Unidade 4. Mudança planejada

  • Conceituação

  • O campo de forças de Lewin

  • Fases

  • Ações inibidoras

  • Ações propulsoras

METODOLOGIA

  • As aulas serão conduzidas de maneira a levar o aluno a atingir o objetivo definido para a disciplina.

  • Para isso, serão utilizadas diversas técnicas de ensino-aprendizagem, bem como, os recursos do ambiente virtual de aprendizagem - 28 Horas, que se alternam em função do assunto tratado na aula:

  • - Exposição dialogada introdutória a cada unidade de estudo.

  • - Leitura e análise crítica de textos indicados a partir da bibliografia selecionada.

METODOLOGIA

  • Discussão e problematização de temáticas propostas, através simulação de situações do cotidiano, de estudo de casos e debates em fóruns.

  • Utilização de recursos audiovisuais alternativos: transparências , slides de PowerPoint, vídeos, filmes, entre outros recursos disponíveis.

  • Elaboração de trabalhos pelos alunos e utilização de dinâmicas de grupo, sob a orientação do professor, a partir de temáticas propostas, com apresentação das sínteses pelos alunos, utilizando-se diferentes formas de exposição.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO:

    • 1a. verificação: a nota será composta por três itens: prova individual (peso 2) + nota do professor(peso 1)+ Auto-Avaliação (peso 1)
    • Construção do Conhecimento: Trabalho em grupo ( Modelo
    • preliminar ¨A Organização Plena¨- questionário aplicado a realidade do aluno+ síntese das conclusões do grupo frente a contextualização das respostas( tendo como referência os modelos fornecidos). Esse trabalho valerá como 50% da nota da 2a. verificação
    • Objetivo: Visa possibilitar ao aluno, através de uma fotografia instantânea do contexto empresarial em que se encontra inserido(percepção sua e de outros), analisar e
    • compreender sua Organização nos diversos aspectos
    • abordados no ambiente de aprendizagem.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO:

  • Atividade Complementar: Os alunos deverão apresentar, tendo como referência a Teoria do Campo de Forças do Lewin ,e o conhecimento adquirido na construção do conhecimento ( item B), elaborar uma proposta concreta para tornar sua Organização mais criativa,flexível e inovadora

  • Prova Final:trabalho individual de pesquisa e análise sobre as implicações da ruptura de era na Gestão

BIBLIOGRAFIA:

  • Livros sugeridos:

        • Metanoia – Roberto Adami Tranjan- Editora Gente
        • A empresa de corpo, mente & alma- Roberto Adami Tranjan
        • Como integrar liderança e espiritualidade – Jair Moggi e Daniel Burkhard
        • Administração – Stoner James A F e Freeman R. Rdward – LTC Editores
        • A quinta disciplina: estratégias e ferramentas para construir uma Organização que aprende- Peter Senge- Qualitymark

Bibliografia Complementar:

  • Revistas:

  • HSM management

  • Época Negócios

  • Exame

  • Você S.A

Comentários