Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Conceitos Básicos de Gestão, Notas de estudo de Física

Conceitos Básicos de Gestão. Introdução ao Empreendedorismo.

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 21/09/2010

luis-carlos-menezes-victor-1
luis-carlos-menezes-victor-1 🇧🇷

4.6

(102)

292 documentos

1 / 24

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe Conceitos Básicos de Gestão e outras Notas de estudo em PDF para Física, somente na Docsity! CONCEITOS BÁSICOS DE GESTÃO • Em grupo: Refletir sobre as seguintes questões • Qual a expectativa do Grupo em relação a disciplina Conceitos Básicos de Gestão? • Somos, realmente, Gestores da nossa vida? A AMBIÊNCIA ORGANIZACIONAL UNIDADE I CULTURA - CONCEITO • AMBIENTE DE CRENÇAS;VALORES;COSTUMES; TRADIÇÕES;CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DE CONVÍVIO SOCIAL E RELACIONAMENTO ENTRE AS PESSOAS; • PADRÕES EXPLÍCITOS E IMPLÍCITOS DE COMPORTAMENTO ADQUIRIDOS E TRANSMITIDOS AO LONGO DO TEMPO E, QUE CONSTITUEM UMA CARACTERÍSTICA PRÓPRIA DE CADA SOCIEDADE CULTURA- CONCEITO ( CONTINUAÇÃO) • A SOCIEDADE ATRAVÉS DA CULTURA IMPÕE EXPECTATIVAS E NORMAS DE CONDUTA À SEUS MAMBROS, CONDICIONANDO-OS AO COMPORTAMENTO SOCIALMENTE ACEITÁVEL AOS SEUS PADRÕES;CRENÇAS;VALORES;COSTUMES E PRÁTICAS SOCIAIS. CULTURA ORGANIZACIONAL-CONCEITO • SIGNIFICA O MODO DE VIDA;O SISTEMA DE CRENÇAS E VALORES SOCIAIS QUE CONDICIONAM AS INTERAÇÕES E RELAÇÕES INTRA E INTERPESSOAIS E, QUE CARACTERIZAM CADA ORGANIZAÇÃO. • É A MANEIRA DE SER DE CADA EMPRESA E DE SEUS COLABORADORES CLIMA - CARACTERÍSTICAS • DESFAVORÁVEL NEGATIVO REJEIÇÃO FRIEZA FRUSTRAÇÃO DISTANCIAMENTO SOCIAL = ALIENAÇÃO • NEUTRO ZERO LETARGIA APATIA INDEFINIÇÃO INDIFERENÇA = DESINTERESSE CLIMA – CARACTERÍSTICAS CONTIN... . FAVORÁVEL POSITIVO ACEITAÇÃO CALOR HUMANO SATISFAÇÃO (MOTIVAÇÃO) RECEPTIVIDADE (PESSOAS E IDÉIAS) = COMPROMETIMENTO • O LÍDER PODE NÃO TER MUITAS CONDIÇÕES PESSOAIS PARA INTERVIR E MODIFICAR A CULTURA DA ORGANIZAÇÃO DIRETAMENTE, PORÉM QUASE SEMPRE TEM PLENAS CONDIÇÕES DE ALTERAR E MELHORAR O CLIMA ORGANIZACIONAL DE SUA ÁREA;EQUIPE OU PROJETO REFLEXÃO • “ CADA ORGANIZAÇÃO É UM SISTEMA COMPLEXO COM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS REFLETIDAS NA SUA CULTURA E NO SEU CLIMA. ESSE CONJUNTO DEVE SER,PERMANENTEMENTE, OBSERVADO;ANALISADO E APERFEIÇOADO ( SEM PERDA DOS VALORES BÁSICOS – DNA DE RAÍZ), DE MODO A ACOMPANHAR AS MUTAÇÕES DA SOCIEDADE E RESULTAR NUM MAIOR ENGANJAMENTO DE TODOS COM OS OBJETIVOS E COM A VISÃO FUTURA DA ORGANIZAÇÃO”. O ESPÍRITO DE NOSSO TEMPO REFLEXÕES • Aceleração contínua das mudanças; • O inexorável processo de cosmopolitismo e globalização do mundo, com suas virtudes e não virtudes; • A emergência de uma nova forma de pensar- o pensar tradicional já não atende aos paradigmas que estão emergindo (genoma;física quântica; nanatecnologia etc...); • O processo de desmaterialização, cujos sintomas já começamos a sentir de forma tênue ( era do conhecimento; resgate de valores morais; etc...); • O aumento da consciência das pessoas e das comunidades aumentando o nível de exigências e demandas – preservação ambiental;responsabilidade social; • Percepção cada vez maior de que as 24 horas do dia estão se reduzindo na correria do dia a dia; • A emergência de questões éticas nos ambientes : familiares, empresarial e político. A ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA- DEFINIÇÃO A) Um conjunto de elementos (parte ou órgãos componentes); B) Dinamicamente relacionados (em interação formando uma rede de comunicações em decorrência da interdependência entre as partes); C) Que desenvolvem uma atividade ( operação ou processo do sistema); D) Para atingir um propósito ou objetivo (finalidade do sistema); E) Operando sobre dados/ energia/ matéria (insumos ou entrada do sistema); F) Colhidos no meio ambiente que o circunda (com o qual interage dinamicamente) G) Para fornecer informações/ energia/ matéria ao ambiente ( saídas; produtos ou resultados. ORGANIZAÇÃO COMO SISTEMA ABERTO - CARACTERÍSTICAS • COMPORTAMENTO PROBABILISTICO E NÃO DETERMINÍSTICO . A ORGANIZAÇÃO COMO TODOS OS SISTEMAS SOCIAIS SÃO ABERTOS AFETADOS POR MUDANÇAS EM SEUS AMBIENTES DENOMINADAS – VARIÁVEIS EXTERNAS; . O AMBIENTE É POTENCIALMENTE SEM FRONTEIRAS/ LIMÍTES, INCLUINDO VARIÁVEIS DESCONHECIDAS E INCONTROLÁVEIS; . O COMPORTAMENTO HUMANO NUNCA É TOTALMENTE PREVISÍVEL (VIDE HÁBITO DOS CONSUMIDORES;REGRAS DE FORNECEDORES. NORMAS DE AGÊNCIAS REGULADORAS ETC...); . EXISTE A PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA DE DETREMINADOS FATORES MAS JAMAIS A DETERMINAÇÃO DE QUE AQUELE FATOR OCORRERÁ (TENDÊNCIAS) ORGANIZAÇÃO COMO SISTEMA ABERTO – CARACTERÍSTICAS CONTIN... • ORGANIZAÇÃO COMO PARTE DE UMA SOCIEDADE MAIOR E CONSTITUÍDA DE PARTES MENORES: . ORGANIZAÇÕES COMO PARTES DE UM SISTEMA MAIOR (SUBSISTEMA); . A INTERAÇÃO PRODUZ UM TODO QUE NÃO PODE SER ANALISADO PELA SIMPLES OBSERVAÇÃO DAS PARTES ISOLADAMENTE. • ITERDEPENDÊNCIA ENTRE AS PARTES : . A ORGANIZAÇÃO É UM SISTEMA SOCIAL COM PARTES INTERDEPENDENTES E INTER-RELACIONADAS; . A ORGANIZAÇÃO NÃO É UM SISTEMA MECÂNICO ONDE UMA PARTE PODE SER ALTERADA SEM UM EFEITO IMEDIATO SOBRE AS DEMAIS. ORGANIZAÇÃO COMO SISTEMA ABERTO – CARACTERÍSTICAS CONTIN... • FRONTEIRAS OU LIMITES: . LINHA QUE SERVE PARA DEMARCAR O QUE ESTÁ DENTRO DO SISTEMA OU DO SUBSISTEMA; . SISTEMAS SOCIAIS POSSUEM FRONTEIRAS QUE SE SUPERPÕEM (EX: UM INDIVÍDUO PODE SER MEMBRO DE 2 OU MAIS ORGANIZAÇÕES AO MESMO TEMPO); . AS FRONTEIRAS DAS ORGANIZAÇÕES VARIAM QUANTO AO GRAU DE PERMEABILIDADE QUE AS DIFERENCIA MAIOR OU MENOR INTERCÂM- BIO COM O MEIO AMBIENTE
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved