Conceitos ... de Gestão - mudan?a planejada-apresenta??o em power point

Conceitos ... de Gestão - mudan?a planejada-apresenta??o em power point

MUDANÇA PLANEJADA

  • ¨ TENTATIVA SISTEMÁTICA DE REFORMULAR

  • UMA ORGANIZAÇÃO DE MODO A AJUDÁ-LA A SE

  • ADAPTAR ÀS MUDANÇAS AMBIENTAIS

  • ( RECONSTRUÇÃO) E LEVÁ-LAS A

  • AUTO-SUSTENTAÇÃO DO NEGÓCIO ¨

PORQUE MUDAR AS ORGANIZAÇÕES

  • . MUDANÇAS AMBIENTAIS AMEAÇAM A SUA SOBREVIVÊNCIA;

  • MUDANÇAS AMBIENTAIS OFERECEM NOVAS OPORTUNIDADES E PROSPERIDADES

  • AS ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES ESTÃO REDUZINDO SUA VELOCIDADE DE ADAPTAÇÃO AS MUDANÇAS AMBIENTAIS

O CAMPO DE FORÇAS DE LEWIN

  • FORÇAS OPOSTAS MANTEM A ORGANIZAÇÃO EM EQUILÍBRIO

  • FORÇAS IMPULSIONADORAS

  • ( FORÇAS DE MUDANÇAS)

  •  FORÇAS RESTRITIVAS

  • ( MANTEM O STATUS-QUO)

  • ENTROPIA X HOMEOSTASE  DILEMA DAS ORGANIZAÇÕES

FONTES POTENCIAIS DE RESISTÊNCIAS A MUDANÇAS

  • CULTURA ORGANIZACIONAL: O JEITO COMO FAZEMOS AS COISAS

  • INTERESSES PESSOAIS : SEGURANÇA DO EMPREGO; PERDA DE PODER; GRUPOS DE INTERESSE COMO BARREIRA

  • PERCEPÇÕES DOS OBJETIVOS E DAS ESTRATÉGIAS DA ORGANIZAÇÃO : ¨OS BONS E VELHOS TEMPOS¨ ;

  • ¨TIME QUE ESTÁ GANHANDO NÃO SE MEXE¨; ¨SEMPRE DEU CERTO, SEMPRE OBTIVEMOS SUCESSO¨ ; ¨TEMOS IUM MERCADO CATIVO E FIEL

O PROCESSO DE MUDANÇA SEGUNDO LEWIN

  • 1ª FASE  DESCONGELAR : TORNAR TÃO ÓBVIA A NECESSIDADE DE MUDANÇA A PONTO DE SER FACILMENTE VISTA E ACEITA EM SUA OCORRÊNCIA

O PROCESSO DE MUDANÇA SEGUNDO LEWIN

  • 2ª FASE  MUDAR: DESENVOLVER UM NOVO PADRÃO. UTILIZAR-SE DE UM OU MAIS AGENTES DE MUDANÇA ( COLABORADORES) QUE IRÃO LIDERAR E GUIAR O PROCESSO (PREFERENCIALMENTE FORMADORES DE OPINIÃO )

O PROCESSO DE MUDANÇA SEGUNDO LEWIN

  • 3ª FASE  RECONGELAR: SIGNIFICA TRANSFORMAR EM PARADIGMAS O NOVO PADRÃO DE COMPORTAMENTO

  • ¨A CRIATIVIDADE E A INOVAÇÃO SÃO A PRINCIPAL FORÇA IMPULSIONADORA QUE DEVERÁ PROVOCAR MUDANÇAS SUBSTANCIAIS NAS ORGANIZAÇÕES ATRAVÉS DA RUPTURA DOS PARADIGMAS ¨

AÇÕES QUE PARALIZAM A INOVAÇÃO

  • VER COM SUSPEITA QUALQUER NOVA IDÉIA QUE VENHA DE BAIXO

  • INSISTIR NA NECESSIDADE QUE OS COLABORADORES PRECISAM DE APROVAÇÃO PARA AGIR, QUE SE SUBMETAM A TODA BUROCRACIA

  • PEDIR AOS DEPARTAMENTOS OU COLABORADORES QUE DESAFIEM OU CRITIQUEM AS PROPOSTAS UM DOS OUTROS COMO FORMA DE SUBSIDIAR SUA DECISÃO

  • EXPRIMIR LIVRIMENTE CRÍTICAS E GUARDAR ELOGIOS

  • TRATAR A IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS COMO SINAL DE FRACASSO. DESENCORAJAR AS PESSOAS A COMUNICAR O QUE NÃO ESTÁ FUNCIONANDO

  • CONTROLAR TUDO CUIDOSAMENTE

  • CONTROLAR O FLUXO DE INFORMAÇÕES

  • PUNIR O ERRO DE AÇÃO

  • ASSUMIR A POSTURA DO CHEFÃO QUE CONHECE TUDO SOBRE O NEGÓCIO

ALGUMAS RECOMENDAÇÕES PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE

  • DESENVOLVER E IMPLEMENTAR A CULTURA A ACEITAÇÃO ÀS MUDANÇAS  COMPARTILHAMENTO DE VISOES E OBJETIVOS

  • ENCORAJAR A FORMULAÇÃO DE NOVAS IDÉIAS

  • ENTENDER O FRACASSO COMO PRINCIPAL FONTE DE APRENDIZADO

  • ENCORAJAR E PERMITIR A CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÕES E APRENDIZADOS POR TODA A ORGANIZAÇÃO

  • ESTABELECER OBJETIVOS CLAROS E DAR LIBERDADE PARA ALCANÇÁ-LOS

  • MOSTRAR RECONHECIMENTO AO COMPORTAMENTO CRIATIVO ATRAVÉS DE AÇÕES DE REFORÇO CONSTANTES

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