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Guias e Dicas
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Fichamento de numero 09 de historia da arte do prof Rodrigo trabalho do Pires.docx10bc, Notas de estudo de Urbanismo

fichamento pires

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 06/07/2013

Francisco-Ferreira-Pires-9
Francisco-Ferreira-Pires-9 🇧🇷

4.8

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Baixe Fichamento de numero 09 de historia da arte do prof Rodrigo trabalho do Pires.docx10bc e outras Notas de estudo em PDF para Urbanismo, somente na Docsity! Fichamento Aluno: Francisco Ferreira Pires, Turma 3001. GOMBRICH, Ernest H. A História da Arte. 15ª edição. Rio de Janeiro: LCT, 2000. Capitulo 09 A IGREJA MILITANTE “Nenhuma construção completa sobreviveu na Inglaterra do período saxão, e existem bem poucas igrejas do período anterior àquela data que possam ainda ser vistas em qualquer parte da Europa.”(p.171) Como nesse período saxão poucas das igrejas, sobreviveu mais os normandos na Inglaterra tinham um estilo de construção que ganharia uma nova forma de construção na Normandia e em outras regiões onde os nobres e os bispos eram os senhores feudais. “O estilo em que esses edifícios foram construídos é conhecido na Inglaterra como estilo normando e no continente europeu, como estilo românico.”(p.171) Pois esse estilo cresceu por mais de um século após a invasão da normanda. “A impressão geral causada por essas igrejas normandas ou românicas é, contudo, muito diferente das velhas basílicas.”(p.173) Nessas igrejas tanto românia e normandas tem arcos redondos e pés-direitos dando uma robustez enorme em seu conjunto dando uma sensação do eterno. “Há poucas decorações, as janelas são poucas, mas as paredes e torres inteiriças lembram-nos as fortalezas medievais” (p.173 Fig.111) Pois essas fortalezas de pedras com poucas aberturas, erguida pela Igreja em terras de guerreiros e camponeses tinham a tarefa de combater as forcas do mal. Para triunfar no juízo do fim do mundo com isso superara as trevas até triunfar vencendo o mal. “Havia um problema relacionado com a construção de igrejas que absorvia a atenção de todos os bons arquitetos era a tarefa de dar a esses impressionantes edifícios de pedra um apropriado e confiável telhado de pedra.”(p.175) Com as construções dessas igrejas eram muito robustas os arquitetos tinham grande preocupação em contorna seu peso, eles procurava abobadar essas edificações, pois elas exigiam um grande conhecimento e técnicas. Por isso usavam arcos para contornar esses pesos que tinham, pois a nave tinha grandes larguras. “Em vista disso, os arquitetos normandos começaram a ensinar diferentes métodos.”(p.175) Os arquitetos procuraram logo difundir esse conhecimento, pois bastava usar esses arcos para contornar esses esforços com seções triangulares entre os pilares. “Conquista, projetou a primeira abóbada em “canhão seguido” para o seu imponente interior (Fig.113) mal se apercebesse das imensas possibilidades técnicas então criadas.”(p.176) O arquiteto, usando o método de abóbada usando a nova técnica conseguiu contornar o imponente interior. “Foi na França que as igrejas românicas começaram a ser decoradas com esculturas, embora a palavra “decorar”, também nesse caso, seja um tanto enganadora.”(p.176) Pois tudo que pertencia à igreja tinha uma função, pois foi na França que as igrejas românicas passaram a ser decoradas pois a palavra decorar seja enganadora neste caso. “Os teólogos cristãos consideraram que os sustentáculos do trono de Deus significavam os quatro evangelistas, e semelhante visão era um tema perfeito para decorar a entrada principal de uma igreja.”(p.176) Então as igrejas passaram a ser decoradas com as pinturas e esculturas de seus santos onde a arte passou a ser chamada de arte sagra-te onde os artistas puderam retratar nas suas pinturas os evangelistas tanto um aspecto receptivo para demostrar aos fiéis de quem poderia interceder por eles para que fosse salvos na eterna glória. “Assim, os ensinamentos da Igreja sobre o objetivo último de nossa vida terrena foram consubstanciados nessas esculturas do pórtico de uma igreja.”(p.177) Pois os efeitos dessas imagens levantavam o espirito das pessoas chegando a ser comparadas a palavras de um pregador quando estava fazendo o seu sermão. “O que se torna ainda mais impressionante é a sua solenidade maciça.”(p.177) E mais fácil olhar o que é representado se onde essas imagens se ajusta a grandiosidade dessas construções mostrando essas igrejas como edificios. “Mas não são apenas essas inscrições que sublinham a importância atribuída ao valor de cada detalhe.”(p.179) Como se pode vê na (p.179 Fig. 118) a representação de uma pia batismal, que recebeu ornamentos decorativos, pois esses artistas eram especialistas com trabalho em bronze. (De fato em nenhuma outra época a arte europeia se aproximou mais dos ideais desse gênero de arte oriental do que no apogeu do estilo românico), pois podia vê como era grande as possibilidades que os artistas tinham em trabalhar a arte através do bronze como podemos cita a pia batismal retratando a sena no Rio Jordão onde Cristo foi batizado pelas mãos de São João Batista como se pode ver que anjos que guardavam no Rio Jordão pois o artista que fez a bia como ela estivesse sendo sustentada por bois com isso eles quis valorizar cada detalhes para expressar sua arte.
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