600 questões pa...a banca da ANAC - simulado - teoriadev+?o (150quest+?es)

600 questões pa...a banca da ANAC - simulado - teoriadev+?o (150quest+?es)

(Parte 1 de 2)

1- A manutenção do aeroclube executou uma inspeção de pré-vôo pela manhã, antes do primeiro vôo. O comandante da aeronave deverá: a) apenas fazer constar no Relatório de Vôo tal fato, b) executar seu próprio pré-vôo, c) apenas conferir o abastecimento e o peso e balanceamento, d) efetuar novo pré-vôo, somente após ter sido realizado o primeiro vôo.

2 - A pressão atmosférica é do tipo: a) estática, b) dinâmica, c) invariável, d) diferencial.

3 - Na atmosfera, um corpo recebe pressão por todos os lados. A pressão atmosférica é uma pressão: a) estática, b) dinâmica, c) de impacto, d) total.

4 - A pressão dinâmica depende de: a) peso do fluído e velocidade de escoamento, b) densidade do fluído e velocidade de escoamento, c) pequena resistência ao avanço e sustentação, d) resistência ao avanço e sustentação.

5- Densidade ou massa específica é: a) a quantidade de matéria por unidade de volume, b) a quantidade de matéria existente num corpo, c) o peso de um corpo, d) o peso por unidade de volume.

6 - Num local de maior densidade atmosférica obtêm-se: a) menor potência e maior sustentação, b) menor sustentação e menor potência, c) maior potência e menor sustentação, d) maior sustentação e maior potência.

7 - Quando a pressão do ar aumenta a densidade: a) diminui, b) aumenta, c) fica igual, d) é indiferente.

8 - Quando o ar atmosférico aquece, a densidade: a) diminui, b) aumenta, c) fica igual, d) é indiferente.

9 - Em uma pista, quanto maior a temperatura: a) maior tração, b) maior atrito dos pneus, c) menor velocidade de estol, d) maior a corrida de decolagem.

10 - A densidade do ar atmosférico é: a) diretamente proporcional a pressão e temperatura, b) inversamente proporcional a pressão e temperatura, c) diretamente proporcional a pressão e inversamente proporcional a temperatura, d) inversamente proporcional a pressão e diretamente proporcional a temperatura.

1 - A densidade do ar depende dos seguintes fatores: a) somente da pressão e temperatura, b) somente da altitude e da umidade, c) velocidade e pressão atmosférica, d) altitude, pressão, temperatura e umidade.

12 - A densidade do ar aumenta com: a) menor altitude/maior temperatura, b) menor altitude/menor temperatura, c) maior altitude/menor temperatura, d) maior altitude/maior temperatura.

13 - Assinale a afirmativa errada: a) a temperatura de um fluído é variável, b) a massa de um corpo é invariável, c) o peso de um corpo é invariável, d) o volume de um gás é variável.

14 - O teorema de Bernoulli é aplicado na construção de: a) tubo de Pitot, b) tubo de Venturi, c) velocímetro, d) altímetro.

15 - Convertendo-se a temperatura de 28º Celsius para a escala Fahrenheit, obtém-se: a) 32º F, b) 60º F, c) 82,4º F, d) 108,4º F.

16 - Quando o ar escoar uniformemente por um tubo, nós teremos na parte mais estreita desse tubo: a) maior temperatura, b) maior pressão estática, c) menor velocidade do ar, d) maior pressão dinâmica.

17 - A expressão "força x distância" representa: a) aceleração, b) trabalho, c) peso, d) energia.

18 - Todo corpo tende a permanecer em estado de repouso (parado ou em movimento retilíneo e uniforme) a menos que uma força externa atue sobre ele. Esta lei de Newton é também conhecida como: a) ação e reação, b) inércia, c) gravitação universal, d) estabilidade.

19 - A força resultante de todas as componentes paralelas ao deslocamento da aeronave, denomina-se: a) peso, b) tração, c) sustentação, d) arrasto.

20 - A força ou reação que tende a frear um corpo que se desloca no ar, é a/o: a) arrasto, b) tração, c) peso, d) torque.

21 - A força aerodinâmica que num aerofólio é perpendicular ao vento relativo (escoamento) é conhecida como: a) arrasto, b) resultante aerodinâmica, c) sustentação, d) tração.

2 - Todo corpo que se desloca em um fluido, sofre desse meio uma reação que pode ser decomposta em duas componentes, denominadas: a) ação e reação, b) peso e vento relativo, c) tração e gravidade, d) sustentação e resistência ao avanço.

23 - Para que um corpo se mantenha em movimento com velocidade constante e em linha reta, é preciso que: a) exista uma força aplicada sobre ele, b) as forças sobre ele sejam nulas, c) a resultante das forças que atuam sobre ele seja nula, d) qualquer das alternativas anteriores.

24 - Assinale a resposta errada. "A força de arrasto é diretamente proporcional: a) à densidade do ar, b) ã velocidade de deslocamento, c) à área ou superfície do corpo, d) ao coeficiente de arrasto.

25 - Sobre a força de sustentação num aerofólio, podemos afirmar que: a) ela será sempre positiva, b) é uma componente do peso do helicóptero, c) será sempre perpendicular ao vento relativo, d) será sempre contrária ao peso e vertical.

26 - A resultante aerodinâmica é imaginariamente dividida em duas forças chamadas sustentação (L) e arrasto (D). É correto afirmar que: a) o arrasto pode ser positivo, negativo ou nulo, b) a sustentação não pode ter valores negativos, c) a sustentação é a componente vertical da resultante aerodinâmica, d) a tração é a resultante de todas as componentes paralelas ao deslocamento.

27 - O vento aparente que sopra sobre um corpo em movimento na atmosfera, na mesma direção e sentido contrário ao seu movimento, denomina-se vento: a) paralelo, b) relativo, c) contrário, d) magnético.

28 - Um automóvel trafega a 80 km/h. Se o vento soprar no sentido contrário a 20 km/h, a velocidade do automóvel em relação ao ar será de: a) 60 km/h, b) 100 km/h, c) 80 km/h, d) 82,4km/h.

29 - O ponto em torno do qual um corpo está estaticamente equilibrado é denominado: a) centro de pressão (CP), b) centro de gravidade (CG), c) ponto de tração (PT), d) coeficiente de sustentação (CL).

30- É estável uma aeronave que possui: a) CG a frente, área a frente do CG maior e diedro positivo, b) CG a frente, área superior ao CG maior e diedro positivo, c) CG a frente, área inferior ao CG maior e enflechamento positivo, d) CG atrás e área superior maior ao CG e enflechamento positivo.

31 - Se o CG de uma ACFT, após o balanceamento ficar a frente do limite dianteiro, durante o vôo ocorrerá um/uma: a) aumento de arrasto, b) diminuição dos esforços do piloto, c) aumento na controlabilidade da ACFT, d) diminuição no consumo de combustível.

32 - O centro de pressão é o ponto de aplicação do/da: a) peso, b) sustentação, c) arrasto total, d) força centrífuga.

3 - O ponto de aplicação do peso em uma aeronave, denomina-se centro de: a) tração, b) pressão, c) gravidade, d) estabilidade.

34 - Uma aeronave tem três eixos, em torno dos quais executa seus movimentos. O ponto de cruzamento desses eixos é o centro de: a) pressão, b) gravidade, c) movimento, d) aerodinâmica.

35 - O movimento de uma aeronave em torno do seu eixo transversal, é denominado: a) rolagem, b) arfagem, c) bancagem, d) guinada.

36 - Quando se leva o comando dos ailerons para a esquerda, o/os: a) movimento de arfagem é iniciado, b) compensadores são levados para a posição neutra, c) aileron esquerdo é baixado e o direito levantado, d) aileron direito é baixado e o esquerdo levantado.

37 - A superfície aerodinâmica é aquela que ao se deslocar através do ar produz: a) somente sustentação, b) grande resistência ao avanço, c) pequena resistência ao avanço, d) resistência ao avanço e sustentação.

38 - Uma superfície aerodinâmica produz SEMPRE: a) pouco força útil ao vôo, b) muita força útil ao vôo, c) grande resistência ao avanço, d) pequena resistência ao avanço.

39 - Num perfil aerodinâmico, o ponto de intercessão da resultante aerodinâmica com a linha da corda recebe o nome de: a) centro de gravidade (CG), b) centro de pressão (CP), c) ponto da pá, d) ponto do helicóptero.

40 - As condições meteorológicas ideais para um maior rendimento de um aerofólio são: a) ar frio e úmido, b) ar frio e seco, c) ar quente e seco, d) ar quente e úmido.

41 - Define-se espessura de um aerofólio como sendo: a) o desvio entre a linha média e a corda do perfil, b) o ponto em que a curvatura atinge seu máximo, c) a distância entre a corda e pontos do intradorso e extradorso, d) a maior distância entre a cambra superior e cambra inferior.

42 - Num aerofólio, uma força aerodinâmica que tem a mesma direção e sentido que o vento relativo, é denominada: a) arrasto, b) sustentação, c) tração, d) resultante aerodinâmica.

43 - Nos perfis assimétricos, o ângulo de sustentação nula é: a) zero, b) negativo, c) positivo, d) maior que l.

4 - Nos perfis simétricos, o ângulo de sustentação nula é: a) zero, b) positivo, c) negativo, d) maior que um.

45 - Num aerofólio de perfil assimétrico, teremos sustentação nula com um ângulo de ataque de: a) 0º, b) 45º, c) 60º, d) 90º.

46- Num perfil assimétrico o aumento do ângulo de ataque desloca o centro de pressão para: a) frente, b) trás, c) cima, d) o lado.

47 - A eficácia de um perfil é a razão entre: a) o coeficiente de arrasto e o coeficiente de sustentação, b) o coeficiente de sustentação e o coeficiente de arrasto, c) a resultante aerodinâmica e a sustentação, d) a resultante aerodinâmica e a tração.

48 - Um aerofólio de perfil simétrico não produzirá sustentação quando: a) o ângulo de ataque for positivo, b) o ângulo de incidência for positivo, c) o ângulo de ataque for zero (nulo), d) a velocidade do vento relativo for inferior a 10 nós (Kt).

49 - O tipo de perfil em que o centro de pressão é considerado invariável com a mudança do ângulo de ataque, é denominado: a) axial, b) coaxial, c) simétrico, d) assimétrico.

50 - O estol é definido como sendo o ponto onde os filetes de ar sofrem um(a): a) aumento de velocidade, b) diminuição de velocidade, c) deslocamento do aerofólio, d) acréscimo do atrito com o aerofólio.

51 - Quando se aumenta o ângulo de ataque num perfil assimétrico a resultante aerodinâmica: a) é inversamente proporcional ao ângulo de ataque, b) mantém-se numa posição fixa sobre a corda média aerodinâmica, c) passa através da corda média em posições variáveis em direção ao bordo de ataque, d) passa através da corda média em posições variáveis em direção ao bordo de fuga.

52 - Quando um aerofólio atinge o ângulo de ataque crítico, tem-se: a) CL máximo e CD mínimo, b) CL mínimo e CL alto, c) CL máximo e CD alto, d) CL mínimo e CD mínimo.

53 - O coeficiente de sustentação de um aerofólio atinge seu valor máximo no ângulo: a) mínimo, b) de estol ou crítico, c) de maior rendimento (ótimo), d) de arrasto mínimo.

54 - Valores de CL negativos relacionam-se com ângulos de ataque próprios para vôos: a) de dorso, b) em altas velocidade, c) em cabradas violentas, d) em velocidades médias.

5 - A especificação NACA-0012, indica que no aerofólio: a) o perfil é simétrico, indicado pelo "0", b) a razão de fineza está situada a 25% da corda média, c) o 12 indica a espessura ( razão de fineza), em porcentagem da corda, d) todas as alternativas anteriores são corretas.

56 - A corda média do perfil de um aerofólio é uma linha imaginária que: a) une a raiz à ponta do aerofólio, b) une o bordo de ataque ao bordo de fuga, c) divide o aerofólio exatamente ao meio, d) une a cambra inferior à cambra superior.

57 - O ângulo de ataque é formado entre o: a) vento relativo e a corda, b) eixo longitudinal e a corda da asa, c) eixo longitudinal e o vento relativo, d) vento relativo e a direção do arrasto.

58 - O ângulo formado pela corda média do perfil aerodinâmico e o eixo longitudinal da aeronave é denominado ângulo: a) de ataque, b) de incidência, c) diedro, d) de "enflechamento".

59 - O ângulo formado entre a corda do perfil e a direção do vento relativo, chama-se ângulo: a) de ataque, b) de incidência, c) de atitude, d) da trajetória.

60 - A linha imaginária que une o bordo de ataque ao bordo de fuga de um aerofólio é denominada: a) corda, b) linha de curvatura média, c) flecha, d) ordenada.

61- A linha imaginária de um aerofólio que é eqüidistante da cambra inferior e da cambra superior, é denominada: a) curvatura, b) linha de curvatura média, c) corda, d) espessura.

62 - A razão entre a envergadura e a corda de um aerofólio é denominada: a) alongamento, b) espessura, c) razão média, d) comprimento.

63 - O alongamento, ou razão de aspecto, é a razão entre a: a) envergadura e a área da asa de uma aeronave, b) envergadura e a corda da asa de uma aeronave, c) área e a envergadura da asa de uma aeronave, d) corda média geométrica e a corda média aerodinâmica.

64 - Alongamento de uma asa é a relação entre: a) envergadura e CMA, b) envergadura e CMG, c) CMA e envergadura, d) CMG e centro de pressão.

65 - O ângulo de incidência é formado entre o: a) vento relativo e a corda da asa, b) eixo longitudinal e a corda da asa, c) eixo longitudinal e o vento relativo, d) vento relativo e a direção do arrasto.

6 - Para se conhecer o ângulo de ataque é necessário que se leve em consideração o vento relativo e o/a: a) horizonte, b) corda do perfil, c) eixo transversal, d) eixo longitudinal.

67 - As superfícies de comando que produzem as forças necessárias para controlar o avião, atuam com base no/na: a) variação do impacto, b) variação do ângulo de ataque, c) variação do ângulo de incidência, d) impacto do ar alterando o plano fixo.

68 - O ângulo de sustentação nula nos aerofólios é conseguido com ângulos de ataque: a) negativos nos perfis simétricos, b) iguais a zero nos perfis assimétricos, c) iguais a zero nos perfis simétricos, d) positivos em quaisquer perfis, simétricos e assimétricos.

69- A relação entre a sustentação e a resistência ao avanço de um perfil de aerofólio chamase: a) coeficiente de sustentação, b) eficácia do perfil, c) sustentação do perfil, d) ângulo crítico.

70 - O estol pode ocorrer: a) no vôo em turbulência, b) com o aumento da potência, c) com o aumento da velocidade, d) com a redução do ângulo de ataque.

71 - O movimento de uma aeronave em torno do seu eixo transversal, é denominado: a) rolagem, b) arfagem, c) bancagem, d) guinada.

72 - Quando se leva o comando dos ailerons para a esquerda, o/os: a) movimento de arfagem é iniciado, b) compensadores são levados para a posição neutra, c) aileron esquerdo é baixado e o direito levantado, d) aileron direito é baixado e o esquerdo levantado.

73 - A superfície dorsal de um aerofólio, por onde os filetes de ar do vento relativo passam com maior velocidade, chama-se: a) cambra inferior, b) cambra superior, c) centro de pressão, d) corda do aerofólio.

74 - A troca de hélice em uma aeronave modifica a potência: a) efetiva, b) nominal, c) disponível, d) necessária.

75 - Se aumentarmos o ângulo de ataque além do valor entre o coeficiente de sustentação é máximo, os filetes de ar não mais conseguem acompanhar a curvatura superior do aerofólio e se desprendem da superfície, formando-se turbulento. Tal fenômeno ocorre imediatamente após um ângulo denominado: a) crítico ou de estol, b) de sustentação máxima, c) de perda, d) qualquer das anteriores.

76 - A hélice de passo ajustável tem SEMPRE bom rendimento: a) em qualquer situação, b) numa determinada RPM, c) na condição para a qual foi ajustada, d) quando os ajustes ocorrem durante o vôo.

7- O recuo da hélice é traduzido como a diferença entre o/a: a) passo real e o passo efetivo, b) passo te´rico e o passo efetivo, c) potência útil e potência nominal, d) potência efetiva e potência nominal.

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