Apostil...iologia - biologia - aula 17 - heran?a dos cromossomos sexuais

Apostil...iologia - biologia - aula 17 - heran?a dos cromossomos sexuais

Aula 17

Herança dos cromossomos sexuais

Quando observamos os conjuntos cromossômicos de células diplóides masculinas e femininas, percebemos a diferença em um dos pares dos cromossomos: os cromossomos sexuais.

O cromossomo X é bem maior que o cromossomo Y; portanto, existe uma região no cromossomo X, que não tem correspondência ao Y.

O sexo masculino é heterogamético, isto é, os cromossomos sexuais são diferentes (X e Y), enquanto o sexo feminino é homogamético, e os cromossomos sexuais são iguais (X X). Observe a produção dos gametas abaixo:

Herança ligada ao sexo

Nessa herança, os alelos estão localizados no segmento nãohomólogo do cromossomo X.

Na espécie humana, a hemofilia e o daltonismo são exemplos de herança ligada ao sexo (ao cromossomo X), assim como nas drosófilas, a determinação da cor dos olhos também é uma herança ligada ao sexo.

Hemofilia

A hemofilia é uma doença hereditária, caracterizada pela falta de coagulação sangüínea, acarretando a morte por hemorragia. Essa anomalia é determinada por um gene recessivo h. Os possíveis genótipos e fenótipos correspondentes são:

Daltonismo

O daltonismo é uma doença em que as pessoas afetadas apresentam deficiência na distinção das cores vermelha, verde e azul. A anomalia é condicionada pelo gene recessivo d, ligado ao sexo.

Imoprtante

Mulheres hemofílicas são muito raras , devido à baixa freqüência do gene h.

Genótipo Fenótipo

XHXH Normal

XHXh Normal portadora

XhXh Hemofílica

YNormal

Xh Y Hemofílica

Os possíveis genótipos e fenótipos correspondentes são:

Herança restrita ao sexo

É a herança em que os genes estão localizados na região nãohomóloga do cromossomo Y. Os genes são denominados holândricos e só aparecem nos homens. Como exemplo, podemos citar a hipertricose, presença de pêlos em grande quantidade, nas narinas e nas orelhas dos homens. Observe o heredograma abaixo:

O alelo que condiciona a hipertricose é transmitido de um homem afetado para todos os filhos.

Calvície

É uma herança condicionada por um alelo autossômico, porém comporta-se como dominante nos homens, e recessivo nas mulheres.

Importante:

Os homens daltônicos e hemofílicos transmitem os alelos d e h somente para as filhas.

Genótipo Fenótipo

XDXD Normal

XHXh Normal portadora

XdXd Daltônico

YNormal

Xh Y Hemofílica

Os possíveis genótipos e fenótipos correspondentes são:

Nas mulheres, a calvície nunca é tão pronunciada como nos homens.

Exercícios

1) (Fuvest) – No heredograma abaixo, ocorrem dois meninos hemofílicos. A hemofilia tem herança recessivo ligada ao cromossomo X.

a) Qual é a probabilidade de que uma segunda criança de I-4 e I- 5 seja afetada? b) Qual é a probabilidade de I-2 ser portador do alelo que causa a hemofilia? c) Se o avô materno de I-4 era afetado , qual era o fenótipo do avô materna? Justifique sua resposta.

MulherHomem
CCcalvacalvo
Ccnormalcalvo

Genótipo Fenótipo ccnormal normal

2) Considere as seguintes afirmações sobre uma mulher daltônica.

I. Seu pai é daltônico. I. Sua mãe possui o alelo para daltonismo. I. Sua avó paterna não possui o alelo para o daltonismo.

Dessas afirmações, somente:

a) I é verdadeiro. b) I é verdadeiro. c) I é verdadeiro. d) I e I são verdadeiros. e) I e II são verdadeiros.

3) Um homem e uma mulher normais tiveram um menino hemofílico. A probabilidade desse casal vir a ter uma menina hemofílica é:

a) 100% b) 75% c) 50% d) 25% e) zero

4) (Fuvest) – Com relação à espécie humana, pergunta-se:

a) Por que é o pai quem determina o sexo da prole? b) Porque os filhos homens de pai hemofílico nunca herda essa característica do pai?

Resolução

Resposta do exercício 1: a) _ ou 25%. b) _ ou 50%.

c) A avó materna era normal (XHX- ) porque I-2, que é XhXh , herdou o cromossomo Xh do pai e o XH da mãe.

Resposta do exercício 2: D Resposta do exercício 3: E

Resposta do exercício 4: a) Porque o sexo masculino no espécie humana é heterogamético (XY), portanto produz 50% espermatozóides com o cromossomo X e 50% de espermatozóide Y. b) Porque a hemofilia é condicionado por um gene h localizado no cromossomo X e o homem transmite para os seus descendentes do sexo masculino o cromossomo Y.

Comentários