Sistemas Agroflorestais

Sistemas Agroflorestais

Sistemas Agroflorestais

Sistemas agroflorestais são formas de uso ou manejo da terra, nos quais se combinam espécies arbóreas (frutíferas e/ou madeireiras) com cultivos agrícolas e/ou criação de animais, de forma simultânea ou em seqüência temporal e que promovem benefícios econômicos e ecológicos. Os sistemas agroflorestais ou agroflorestas apresentam como principais vantagens, frente a agricultura convencional, a fácil recuperação da fertilidade dos solos, o fornecimento de adubos verdes, o controle de ervas daninhas, entre outras coisas.

A integração da floresta com as culturas agrícolas e com a pecuária oferece uma alternativa para enfrentar os problemas crônicos de degradação ambiental generalizada e ainda reduz o risco de perda de produção. Outro ponto vantajoso dos sistemas agroflorestais é que, na maioria das vezes, as árvores podem servir como fonte de renda, uma vez que a madeira e, por vezes, os frutos das mesmas podem ser explorados e vendidos. A combinação desses fatores encaixa as agroflorestas no modelo de agricultura sustentável. Nos sistemas agroflorestais, associa-se a agricultura e a pecuária com árvores, combinando produção e conservação dos recursos naturais. Além de buscar atender às várias necessidades dos produtores rurais, como a obtenção de alimento, extração de madeira, cultivo de plantas medicinais, os SAF’s diversifica a produção proporcionando uma oferta mais estável de produtos ao longo do ano. Os sistemas agroflorestais podem auxiliar na conservação dos solos, das microbacias e áreas florestais.

      • Há quatro tipos de sistemas agroflorestais:

1.      Sistemas agrossilviculturais - combinam árvores com cultivos agrícolas anuais;

2.      Sistemas agrossilvipastoris - combinam árvores com cultivos agrícolas e animais;

3.      Sistemas silvipastoris - combinam árvores e pastagens (animais);

4.      Sistemas de enriquecimento de capoeiras com espécies de importância econômica.

Fontes Bibliográficas;

Internet;

http://www.ciflorestas.com.br

www.pt.wikipedia.org

Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Unidade Acadêmica de Serra Talhada – UAST

Agronomia 2011.2

Wandersson Ferreira Saraiva

Sistemas Agroflorestais

Serra Talhada - Outubro 2011

Wandersson Ferreira Saraiva

Sistemas Agroflorestais

Trabalho de pesquisa orientado pelo professor Genival da disciplina de Introdução a Agronomia, no 1º período de Agronomia da UFRPE/UAST, para aquisição de novos conhecimentos.

Serra Talhada - Outubro 2011

Comentários