química para o nono ano

química para o nono ano

(Parte 3 de 7)

PENEIRAÇÃO ou TAMISAÇÃO:

É usada para separar componentes de misturas de sólidos de tamanhos diferentes; passa-se a mistura por uma peneira. Exemplo: Separação da areia dos pedregulhos

Consiste em colocar a mistura de dois sólidos em um líquido de densidade intermediária entre os mesmos. Exemplo: Separação do isopor da areia.

Consiste em colocar a mistura em um líquido que dissolva apenas um dos componentes. Exemplo: Separação do sal da areia.

Consiste em passar a mistura pela ação de um imã. Exemplo: Separação de limalha de ferro da areia.

ou gasoso, retendo a parte sólida da mistura

Consiste em passar a mistura por uma superfície porosa (filtro), que deixa passar o componente líquido

Consiste em deixar a mistura em repouso sob a ação do sol e do vento até que o componente líquido passe para o estado de vapor, deixando apenas o componente sólido. Exemplo: Obtenção do sal a partir da água do mar

Consiste em deixar a mistura em repouso até que o componente mais denso se deposite no fundo do recipiente. Exemplo: A poeira formada sob os móveis

Quando os componentes da mistura heterogênea são líquidos imiscíveis usamos o funil de decantação ou funil de bromo para separá-los.

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Consiste em colocar a mistura em um aparelho chamado centrífuga, que acelera a decantação, usando a força centrífuga.

A destilação é um processo que se utiliza para separar os componentes de uma mistura homogênea e pode ser dividida em destilação simples e destilação fracionada.

Consiste em aquecer uma mistura homogênea de um líquido com um sólido, até que o componente líquido sofra, totalmente, vaporização seguida de condensação, ficando no balão de destilação o componente sólido. Exemplo: Obtenção da água pura a da água do mar

Consiste em aquecer uma mistura homogênea de dois líquidos com ponto de ebulição diferentes, até que o líquido de menor ponto de ebulição sofra vaporização seguida de uma condensação. Exemplo: Purificação do álcool retirando água

Exercícios:

01) Considere a mistura de água e éter, dois líquidos imiscíveis entre si. Para separar esses dois líquidos, o processo adequado é:

a) liquefação. b) filtração. c) decantação. d) dissolução fracionada. e) sublimação.

02) Numa das etapas do tratamento de água para as comunidades, o líquido atravessa espessas camadas de areia. Esta etapa é uma:

a) decantação. b) filtração. c) destilação. d) flotação. e) levigação.

03) De uma mistura heterogênea de dois líquidos imiscíveis e de densidades diferentes pode-se obter os líquidos puros por meio de:

I. Sublimação. I. Decantação. I. Filtração.

Dessas afirmações, apenas:

a) I é correta. b) I é correta. c) I é correta. d) I e I são corretas. e) I e II são corretas.

04) A flotação é um dos métodos de beneficiamento do carvão mineral. Isso é possível, porque a fração rica em matéria carbonosa e a fração rica em cinzas apresentam diferentes:

a) pontos de fusão. b) densidades. c) pontos de ebulição. d) estados físicos. e) comportamentos magnéticos.

05) O processo adequado, para separar ferro de ouro, ambos em pó, é o de:

a) filtração. b) destilação. c) liquefação fracionada. d) decantação. e) separação magnética.

06) Necessitou-se retirar o conteúdo do tanque de combustível de um carro. Para isso, fez-se sucção com um pedaço de mangueira introduzido no tanque, deixando-se escorrer o líquido para um recipiente colocado no chão. Esse processo é chamado de:

a) decantação b) filtração c) sifonação d) centrifugação e) destilação

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07) O esquema abaixo mostra um transportador de uma mistura de ferro e areia. Deseja-se que a mistura seja separada logo que saia do transportador. Qual dos procedimentos abaixo solucionaria melhor o problema?

C areia + ferro a) Inclinar o transportador. b) Colocar água na mistura.

c) Imantar a roda A.

d) Imantar a roda B.

e) Imantar o funil C.

umada qual pode-se retirar o ferro,
utilizando-se um processodenominado
Os termos que preenchem

08) Limalha de ferro junto com areia fina constituem corretamente e ordenadamente as lacunas são:

a) mistura homogênea; físico; dissolução fracionada. b) mistura heterogênea; mecânico; ventilação. c) substância composta; mecânico; separação magnética. d) mistura heterogênea; mecânico; separação magnética. e) mistura homogênea; físico; destilação.

09) Em uma ETA (estação de tratamento de água) usa-se, geralmente, a seqüência dos seguintes tratamentos:

a) decantação, cloração, filtração e floculação. b) pirólise, sulfatação, filtração e cloração. c) floculação, calcinação, oxigenação e filtração. d) floculação, decantação, filtração e cloração. e) floculação, oxigenação, pirólise e cloração.

10) Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Os compostos Cl2, O2, H2O e C2H4 são todos substâncias simples.

I. Os compostos Cl2, O2, H2O e C2H4 são todos substâncias compostas.

I. É possível separar de uma mistura, de líquidos com pontos de ebulição diferentes, por destilação fracionada.

IV. É possível separar os componentes de uma mistura gasosa por sifonação.

a) I é verdadeira; I, II e IV são falsas. b) I é verdadeira; I, I e IV são falsas. c) I e I são verdadeiras; I e IV são falsas. d) I, I e IV são verdadeiras; I é falsa. e) I, II e IV são verdadeiras; I é falsa.

1) Considere as seguintes misturas:

I. ar + poeira. I. mercúrio metálico + água. I. água + nitrato de potássio (solúvel em água)

Para separar os componentes dos sistemas faz-se, respectivamente, uma:

a) filtração, destilação e decantação. b) destilação, filtração, decantação. c) filtração decantação, filtração. d) decantação, destilação, filtração. e) filtração, decantação, destilação.

Objetivo: Demonstrar que a densidade de uma mistura pode ser maior que a densidade de uma substância pura

Material: Garrafa pet de 2 litros transparente.

Faca do tipo serra; álcool comercial. Óleo de cozinha. Um recipiente de vidro pequeno e transparente. Água da torneira.

Procedimento:

Colocar um pouco de óleo de cozinha no recipiente de vidro e completar o restante com álcool (Atenção: colocar devagar).

Com a faca, cortar a parte superior da garrafa e colocar o recipiente de vidro com cuidado dentro da garrafa pet.

Adicionar álcool até que todo recipiente de vidro tenha sido coberto, acrescentar um pouco mais de álcool (dois a três dedos) (Atenção: O álcool deve ser adicionado vagarosamente e deve escorrer pelas paredes internas da garrafa). Observar.

Da mesma maneira que procedeu com o álcool, adicionar água até que o óleo venha para a parte superior.

Análise:

O óleo fica na parte inferior mesmo depois de adicionar o álcool, pois possui densidade menor que o álcool. Porém, com a adição da água a mistura álcool-água passa a ter densidade maior que a do óleo.

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Objetivo: Separar os componentes de uma mistura heterogênea por meio de filtração, decantação, dissolução fracionada, catação, flotação, sublimação e imantação.

Procedimento: Filtração.

Juntar as soluções de sulfato de cobre e hidróxido de sódio para obtermos hidróxido de cobre I (precipitado azul) e em seguida filtrar o mesmo.

CuSO4 + 2 NaOH Cu(OH)2 + Na2SO4 Decantação.

Misturar óleo com água em funil de separação deixando decantar a mistura. Separar seus componentes utilizando o funil de separação.

Dissolução fracionada.

Preparar uma mistura de AREIA + SAL DE

COZINHA e adicioná-la à água. Agitar a mistura e filtrar.

A areia é retida pelo filtro e o destilado pode ser separado por evaporação ou destilação simples. Flotação.

Colocar pedras e isopor em um copo de béquer com água.

Separação magnética.

Misturar fubá e pó de ferro e em seguida aproximar um imã.

Sublimação. a) Faça a montagem, conforme mostra a figura abaixo.

b) Coloque dentro do béquer a mistura (naftalina + sal de cozinha). c) Coloque sobre o béquer o vidro de relógio em gelo em cima. d) Acenda a fonte de calor e inicie o aquecimento até quando toda a naftalina tiver sido sublimada.

OBJETIVO: Mostrar como separar os componentes de uma solução líquida (sólido com líquido ou líquido com líquido).

No balão de destilação coloque a solução aquosa (aproximadamente 50 mL) de sulfato de cobre e aqueça de modo a entrar em ebulição recolhendo o destilado em um copo de béquer. No balão de destilação coloque a mistura de acetona com água (em torno de 50 mL) e aqueça de modo a entrar em ebulição recolhendo o destilado em um copo de béquer.

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PERGUNTAS: 1) Qual a diferença entre destilação simples e destilação fracionada? 2) Qual a cor da solução de sulfato de cobre? 3) Que cor possui o destilado na solução de sulfato de cobre? Justifique sua resposta.

Toda e qualquer alteração que a matéria venha a sofrer é denominada de transformação ou fenômeno.

Algumas transformações (fenômenos) são reversíveis, isto é, podem ser desfeitas com uma certa facilidade, ou ainda, não produzem um novo tipo de substância. Tais transformações são chamadas de FÍSICAS

Uma pedra de gelo derretendo. O sal que dissolvemos na água pode ser recuperado com a evaporação da água.

As transformações (fenômenos) que produzem um novo tipo de substância são chamadas de QUÍMICAS. Exemplos:

A queima da madeira produz a cinza. Uma fruta amadurecendo.

01) Considere as seguintes tarefas realizadas no diaa-dia de uma cozinha e indique aquelas que envolvem transformações químicas.

1 Aquecer uma panela de alumínio. 2 Acender um fósforo. 3 Ferver água. 4 Queimar açúcar para fazer caramelo. 5 Fazer gelo.

02) Qual dos processos abaixo envolve transformação química? a) sublimação do gelo seco (CO2 sólido) b) evaporação da água c) emissão de luz por uma lâmpada incandescente d) dissolução de açúcar em água e) respiração

03) Em qual dos eventos mencionados abaixo, não ocorre transformação química? a) emissão de luz por um vagalume. b) fabricação de vinho a partir da uva. c) crescimento da massa de pão. d) explosão de uma panela de pressão. e) produção de iogurte a partir do leite.

04) Em quais das passagens grifadas abaixo está ocorrendo transformação química?

1. “O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado”. 2. “A chama da vela confundia-se com o brilho nos seus olhos”. 3. “Desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração”. 4. “Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha tesoura enferrujando no fundo da gaveta”.

Estão corretas apenas:

05) Fenômeno químico é aquele que altera a natureza da matéria, isto é, é aquele no qual ocorre uma transformação química. Em qual alternativa não ocorre um fenômeno químico? a) A formação do gelo no congelador. b) Queima do carvão. c) Amadurecimento de uma fruta. d) Azedamento do leite. e) A combustão da parafina em uma vela.

06) A seguir temos três afirmações. Analise-as, dizendo se estão certas ou erradas.

I. A evaporação da água dos mares e dos rios é um exemplo de reação química.

I. Se misturarmos hidróxido de sódio com ácido clorídrico, formar-se-ão cloreto de sódio e água. Teremos exemplo de reação química.

I. Amarelecimento de papel é fenômeno químico.

a) I é certa. b) I e I são certas. c) I e I são certas. d) I e II são certas. e) todas são certas.

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exemplo de fenômeno

07) Aquecendo uma fita de magnésio (Mg) até a combustão, notamos o desprendimento de fumaça, restando um pó branco (MgO). Isto é

a) físico, pois alterou a estrutura do magnésio. b) químico, pois houve a formação de nova substância. c) físico, pois podemos juntar o pó branco e a fumaça, recuperando o magnésio. d) químico, pois não alterou a estrutura das substâncias. e) físico pois houve a formação de nova substância.

08) Dentre as transformações abaixo, assinale a alternativa que apresenta um fenômeno químico:

a) Obtenção da amônia a partir de hidrogênio e nitrogênio. b) Obtenção do gelo a partir de água pura. c) Obtenção de oxigênio líquido a partir de ar atmosférico. d) Solidificação da parafina. e) Sublimação da naftalina.

09) Indicar a alternativa que representa um processo químico:

c) Destilação fracionada do ar líquido

a) Dissolução do cloreto de sódio em água. b) Fusão da aspirina. d) Corrosão de uma chapa de ferro. e) Evaporação de água do mar.

Objetivo: Identificar e distinguir fenômenos físicos e químicos.

FENÔMENOS FÍSICOS: 1ª experiência:

Forrar uma cápsula de porcelana com papel de alumínio e aquecer um pedaço de parafina em fogo brando.

Anotar as alterações que ocorrem durante o aquecimento. Deixar esfriar e anotar o resultado final.

Parafina sólidaParafina líquida.

RESFRIAMENTO Parafina líquida Parafina sólida

2ª experiência:

Colocar alguns cristais de iodo em um béquer.

Cobrir o béquer com vidro de relógio contendo água até 2/3 do seu volume. Colocar esse conjunto sobre uma tela de amianto e aquece-lo com chama baixa até que os vapores de iodo cheguem ao vidro de relógio. Esperar 30 segundos e desligar a chama. Deixar esfriar o sistema por 5 minutos. Retirar o vidro de relógio cuidadosamente e jogar fora a água. Observar a parte externa dele

Ocorre a sublimação do iodo sólido e os vapores, ao encontrarem as paredes frias do vidro sofrem ressublimação a iodo sólido novamente.

I2 (sólido) I2(gasoso) RESFRIAMENTO

Colocar o IODO em um recipiente fechado e aquecê-lo em banho Maria, para que a sua sublimação seja mais rápida.

FENÔMENOS QUÍMICOS: 1ª experiência: Coloque em um tubo de ensaio:

• 5 mL de solução de nitrato de chumbo e 5 mL de solução de iodeto de potássio. Observe a formação de um sólido amarelo

Pb(NO3)2 + 2 KI PbI2 + 2 KNO3 O precipitado de iodeto de chumbo é solúvel a quente em excesso de iodeto de potássio.

Aquecer o tubo contendo o precipitado amarelo até que ele desapareça. Esfriar sob banho de água fria até que o precipitado seja regenerado em cristais mais perfeitos (chuva de ouro).

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2ª experiência: Coloque em um tubo de ensaio:

• 5 mL de NaCl e 5 mL de AgNO3. Observe a formação de um precipitado branco (AgCl).

OBJETIVO: Reproduzir parte do tratamento da água através de uma reação de dupla troca. MATERIAIS:

• Erlenmeyer.

• Sulfato de alumínio.

• Hidróxido de cálcio.

• Terra.

• Água. MODO DE FAZER:

• Em aproximadamente 30 mL de água no erlenmeyer, adicione um pouco de terra (só para a água ficar turva) e, agite o sistema.

• Acrescente 4 medidas de sulfato de alumínio e agite até a dissolução.

• Acrescente 2 medidas de hidróxido de cálcio (ou hidróxido de sódio) e agite.

• Aguarde 10 minutos, observe, anote e explique.

• Filtre o sobrenadante e recolha o filtrado.

ANÁLISE DO EXPERIMENTO: • A reação

3 Ca(OH)2 + Al2(SO4)3 2 Al(OH)3 + 3 CaSO4 produz o hidróxido de alumínio, precipitado

consigo

gelatinoso, que se deposita no fundo do recipiente arrastando impurezas sólidas

Os diferentes tipos de átomos (elementos químicos) são identificados pela quantidade de prótons (P) que possui. Esta quantidade de prótons recebe o nome de número atômico e é representado pela letra Z.

Verifica-se que em um átomo o n.º de prótons é igual ao n.º de elétrons (E), isto faz com que esta partícula seja um sistema eletricamente neutro.

Outra grandeza muito importante nos átomos é o seu número de massa (A), que corresponde à soma do número de prótons (Z ou P) com o n.º de nêutrons (N).

Com esta mesma expressão poderemos, também calcular o n.º atômico e o n.º de nêutrons do átomo.

Z = A - Ne N = A - Z

É o conjunto de átomos que possuem o mesmo número atômico.

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