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química para o nono ano, Notas de estudo de Química

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Tipologia: Notas de estudo

2012
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adriana-maranhao-5 🇧🇷

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Baixe química para o nono ano e outras Notas de estudo em PDF para Química, somente na Docsity! COLÉGIO ANCHIETA QUÍMICA 9º ANO Prof. Agamenon Roberto Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 2 SUMÁRIO Conteúdo Página Introdução à Química 03 Propriedades da matéria 05 Segurança no laboratório 07 Materiais de laboratório 08 Experiências. 13 Substâncias puras 14 Experiências 15 Misturas 16 Estados físicos da matéria 17 Experiências 18 Separando os componentes de uma mistura 19 Experiência 22 As transformações da matéria 24 Experiências. 25 Número atômico e número de massa 26 Íons 29 Comparando átomos 29 Eletrosfera do átomo 30 Classificação periódica dos elementos químicos 32 Ligações químicas 37 Experiências 41 Funções inorgânicas 41 Experiências 44 Reações químicas 47 Experiências 49 Massas e medidas 50 Leis das reações químicas 51 Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 5 PROPRIEDADES DA MATÉRIA Quando olhamos à nossa volta, percebemos que alguns materiais aquecem mais rápidos que outros e que, outros se quebram com maior facilidade, alguns são verdes outros são incolores, temos materiais com algum odor, etc. Em outras palavras, a matéria possui algumas características chamadas de propriedades da matéria. Algumas destas propriedades podem ser observadas em todas as matérias e outras são características de certo grupo. As propriedades observadas em toda matéria são denominadas de propriedades gerais enquanto que aquelas que podemos observar em certo grupo de matéria são chamadas de propriedades específicas. As propriedades GERAIS mais importantes são: EXTENSÃO Denomina-se extensão à propriedade que a matéria tem de ocupar um lugar no espaço, isto é, toda matéria ocupa um lugar no espaço que corresponde ao seu volume. A unidade padrão de volume é o metro cúbico (m3), mas o litro (L) é também muito usado. MASSA É a quantidade de matéria que forma um corpo. A massa tem como unidade principal o quilograma (kg). INÉRCIA É a tendência natural que os corpos têm de manter seu estado de repouso ou de movimento numa trajetória reta. A medida da inércia de um corpo corresponde à de sua massa. Assim, quanto maior a massa de um corpo, maior será a sua inércia (apresenta maior resistência à mudança do seu estado de repouso ou de movimento). IMPENETRABILIDADE É a propriedade que os corpos têm de não poder ocupar um mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo. COMPRESSIBILIDADE É a propriedade que os corpos possuem de terem seu volume reduzido quando submetido a determinada pressão. Isto ocorre porque a pressão diminui os espaços existentes entre as partículas constituintes do corpo. ELASTICIDADE É a propriedade que um corpo tem de voltar a sua forma inicial, cessada a força a que estava submetido. A elasticidade a compressibilidade variam de um corpo para outro. Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 6 INDESTRUTIBILIDADE É a propriedade que a matéria tem de não poder ser criada nem destruída, apenas ser transformada. Esta propriedade constitui um dos princípios básicos da química, ciência que estuda as transformações das substâncias. PROPRIEDADES ESPECÍFICAS Além das propriedades comuns a todas as matérias, há propriedades específicas que, por sua vez, dividem-se em organolépticas, químicas e físicas. • ORGANOLÉPTICAS São as propriedades pelas quais certas substâncias impressionam nossos sentidos: Cor, sabor, brilho, odor, etc. • QUÍMICAS As propriedades químicas são aquelas que caracterizam quimicamente as substâncias. Vale destacar a combustão, a hidrólise e a reatividade. • FÍSICAS São as propriedades que caracterizam as substâncias fisicamente, diferenciando-as entre si. As mais importantes são: Ponto de fusão, ebulição, solidificação e condensação. Também destacamos a solubilidade, a densidade, a solubilidade e a condutibilidade. Uma das propriedades físicas de grande importância é a densidade que corresponde ao quociente entre a massa e o volume de um corpo. Quanto maior for a massa de um corpo por unidade de volume, maior será a sua densidade e vice-versa. 1 mL de água 1 mL de ferro 1 mL de chumbo pesa 1 g pesa 7,86 g pesa 11,40 g d = m / v A densidade pode ser medida em: g / mL , g / cm3 , kg / L , etc. 01) Massa, extensão e impenetrabilidade são exemplos de: a) propriedades funcionais. b) propriedades químicas. c) propriedades particulares. d) propriedades físicas. e) propriedades gerais. 02) Qual das propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida? a) ponto de ebulição e densidade. b) ponto de fusão e dureza. c) cor e densidade. d) ponto de fusão e visão. e) cor e paladar. 03) Densidade é uma propriedade definida pela relação: a) massa / pressão b) massa / volume c) massa / temperatura d) pressão / temperatura e) pressão / volume 04) Com relação às propriedades da matéria e às mudanças de fase das substâncias e das misturas, é FALSO afirmar: a) Cor, odor e sabor são propriedades químicas. b) Densidade, solubilidade, temperatura de ebulição e temperatura de fusão são propriedades usadas na identificação de uma substância. c) As substâncias, durante a mudança de fase, mantêm a temperatura constante. d) As propriedades químicas podem ser usadas como critério na determinação de grau de pureza das substâncias. e) A densidade é uma propriedade física da matéria. Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 7 05) Uma pessoa comprou um frasco de éter anidro. Para se certificar que o conteúdo do frasco não foi alterado com a adição de solvente, basta que ele determine, com exatidão, I. A densidade. II. O volume. III. A temperatura de ebulição. IV. A massa. Dessas afirmações, são corretas APENAS: a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e III. e) III e IV. 06) Qual a massa de 3 mL de acetona, sabendo que sua densidade absoluta é de 0,792 g/mL ? a) 3,787 g. b) 0,264 g. c) 3,792 g. d) 2,208 g. e) 2,376 g. LABORATÓRIO O laboratório é um local feito especificamente para a realização de experimentos. Devemos ter neste local instalação de água, gás e eletricidade, além de boa iluminação e ventilação. Segurança no Laboratório Num laboratório devemos seguir algumas normas básicas de segurança: 1. Não se deve correr no laboratório. 2. Colocar os livros e os casacos nos locais apropriados; 3. Não comer, nem beber no espaço do laboratório; 4. Não provar absolutamente nada no laboratório; 5. Não abandonar nunca uma montagem ou uma experiência laboratorial; 6. Não ter comportamentos irresponsáveis, nem brincadeiras no espaço do laboratório, pois podem ter conseqüências muito graves; 7. Desligar os bicos de gás, apagar todas as chamas de lamparinas e verificar que os equipamentos elétricos se encontram devidamente fechados antes de deixar o laboratório; 8. Lavar sempre as mãos depois da realização dos ensaios; 9. Evitar tocar na boca, olhos e nariz quando se trabalha em laboratório, pois podem estar contaminadas; 10. Ler cuidadosamente os rótulos dos frascos e embalagens dos reagentes que utilizar; 11. Usar bata e vestuário que possa proteger de derrames e acidentes; 12. Não se deve andar com os cabelos soltos no laboratório; 13. Usar óculos de proteção sempre que se usar substâncias explosivas, nocivas ou inflamáveis; 14. Utilizar luvas para proteger as mãos de substâncias cáusticas ou corrosivas (como os ácidos). Em caso de acidente, deve sempre informar o responsável do laboratório do sucedido. Adiar a possibilidade de ser ajudado pode trazer graves conseqüências e dificultar uma resolução mais simples! Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 10 PISSETA: Usada para a lavagem de materiais ou recipientes através de jatos de água, álcool ou solventes. FUNIL: Possui colo curto ou longo, biselado na extremidade inferior. Usado na filtração, com retenção de partículas sólidas, não deve ser aquecido. FUNIL DE BUCHNER: É utilizado em filtração por sucção ou à vácuo, sendo acoplado ao kitassato. KITASSATO: É semelhante a um erlenmeyer, porém apresenta uma saída lateral. É utilizado na filtração á vácuo. SUPORTE: Peça metálica usada para a montagem de aparelhagem em geral. FUNIL DE DECANTAÇÃO ou SEPARAÇÃO: É um aparelho de forma aproximadamente esférica ou de pera, possui na sua parte superior uma abertura com tampa de vidro esmerilhada e, na parte inferior, um prolongamento em forma de tubo. Onde há uma torneira. CONDENSADOR: Grande tubo provido de uma serpentina interna, utilizada na destilação. Tem por finalidade condensar os vapores do líquido. Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 11 BALÃO DE DESTILAÇÃO: Semelhante ao balão de fundo chato, sendo que possui uma saía lateral que é ligada a um condensador. É utilizado para efetuar destilações em pequeno porte. TELA DE AMIANTO: Suporte para as peças que serão aquecidas. A função do amianto é distribuir uniformemente o calor recebido pelo bico de bunsen. TRIPÉ DE FERRO: Sustentáculo para efetuar aquecimentos juntamente com a tela de amianto. BURETA: Tubo de vidro graduado, maior que a pipeta e provido de uma torneira na parte inferior. Este material é graduado para medidas precisas de volumes de líquidos. Permite o escoamento do líquido, sendo bastante utilizado em uma operação no laboratório chamada de titulação. GARRA: Peça metálica usada para a montagem de aparelhagem em geral ANEL ou ARGOLA: Usada como suporte para funil ou tela metálica. Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 12 TRIÂNGULO DE PORCELANA: Suporte para cadinho de porcelana, quando usado diretamente na chama do bico de bunsen. CADINHO: Recipiente de forma tronco-cônica, às vezes provido de tampa, e feito de prata, porcelana ou ferro. É resistente à elevadas temperaturas, sendo por esse motivo usado em calcinações. VIDRO DE RELÓGIO: Peça de vidro na forma côncava que é usado em análises, para evaporações. Não pode ser aquecido diretamente no bico de bunsen. ALMOFARIZ, PISTILO ou GRAL: Aparelho de metal, porcelana, cristal ou ágata. É uma versão científica do pilão, destinado a pulverização de sólidos. DESSECADOR: É utilizado no armazenamento de substâncias que necessitam de uma atmosfera com baixo teor umidade. Também pode ser usado para manter as substâncias sob pressão reduzida. PLACA DE PETRI: Placa circular de bordos altos que se justapõem, utilizada para crescimento bacteriano em meios adequados. CENTRÍFUGA: Aparelho constituído por um carrossel de caçambas metálicas ou plásticas às quais se encaixam tubos de centrífuga. Instrumento que serve para acelerar a sedimentação de sólidos em suspensão em líquidos. ESTUFA: Equipamento empregado na secagem de materiais, por aquecimento, em geral até 200ºC. Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 15 Exercícios: 01) Qual alternativa tem apenas substâncias simples? a) Fe, O3 e H2O2. b) CO, NaOH e NaCl. c) He, H2 e CO. d) O2, N2 e Ag. e) H2O2, H2O e NH3. 02) Quantas substâncias simples existem entre as substâncias de fórmula O3, H2O2, P4, I2, C2H4, CO2 e He? a) 5. b) 4. c) 3. d) 2. e) 1. 03) A seqüência a na qual todas as substâncias simples apresentam atomicidades diferentes entre si é: a) H2, H2O, H2O2, O2. b) S8, Fe, O2, P4. c) F2, Al, N2, O3. d) CH4, CCl4, H2SO4, HClO4. e) Fe, N2, O3, Ag. 04) Em que grupo tem apenas substâncias compostas: a) NaOH, H2 e HCl. b) H2O, H2SO4 e NaHCO3. c) Cl2, O2 e H2. d) Cl2, HCl e O2. e) Ag, Au e CO. 05) Sobre substâncias simples são formuladas as seguintes proposições: I. São formadas por um único elemento químico. II. Suas fórmulas são representadas por dois símbolos químicos. III. Podem ocorrer na forma de variedades alotrópicas IV. Não podem formar misturas com substâncias compostas. São FALSAS, apenas: a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) I, III e IV. 06) Uma substância X é decomposta em duas substâncias W e Y; estas, por sua vez, não podem ser decompostas em outras substâncias. Com relação a esse fenômeno, podemos afirmar que: a) X é uma substância simples. b) W e Y são substâncias simples. c) W é uma substância simples e Y é uma substância composta. d) W e Y são substâncias compostas. e) X, W e Y são substâncias compostas. 07) Sobre o bicarbonato de sódio (NaHCO3), afirma-se que é: a) substância composta e tem quatro átomos em sua molécula. b) substância composta, sendo constituída por seis átomos. c) substância simples. d) substância simples formada por quatro elementos químicos. e) uma substância composta formada por três substâncias. 09) A combustão do gás de cozinha (gás butano) é representada pela equação química abaixo: C4H10 + 13 / 2 O2  4 CO2 + 5 H2O O número de substâncias simples e o número de substâncias compostas presentes nesta reação são, respectivamente: a) 1 e 1. b) 1 e 2. c) 1 e 3. d) 3 e 1. e) 4 e 0. 08) O gás carbônico (CO2) é: a) uma substância simples. b) formado por dois elementos. c) elemento químico. d) uma mistura homogênea. e) mistura heterogênea. ELETRÓLISE DA ÁGUA MATERIAL NECESSÁRIO: • Água destilada. • Ácido sulfúrico. • Fonte de eletricidade. • Recipiente de vidro (béquer,...). • 2 tubos de ensaio. MODO DE FAZER: • No recipiente de vidro coloque água destilada e, aproximadamente, 3 mL de ácido sulfúrico. • Encha os dois tubos de ensaio com esta solução. • Introduza os eletrodos, que deverão estar conectados à fonte de eletricidade, em cada tubo, conforme a figura abaixo. Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 16 pilhas solução PERGUNTAS e SOLICITAÇÕES: • Escreva a equação do processo. • Quais os produtos obtidos? • Indique em quais eletrodos cada produto está sendo produzido. • Identifique as substâncias simples e as compostas. MISTURAS Se a matéria for constituída por mais de um tipo de molécula teremos uma mistura. As misturas podem ser classificadas em HOMOGÊNEAS e HETEROGÊNEAS. A mistura que possui apenas um único aspecto é denominada de homogênea. Exemplos: Misturas homogêneas: água + álcool ; álcool + gasolina sal + água; oxigênio + hidrogênio A mistura que tiver mais de um aspecto será heterogênea. Misturas heterogêneas: óleo + água ; gasolina + água Cada aspecto visível em uma mistura é denominado de FASE.  a mistura “água + óleo” possui duas fases, portanto, é mistura bifásica.  a mistura “ água + limalha de ferro + sal + pó de serra “ possui três fases então, será uma mistura trifásica. Exercícios: 01) Representa uma mistura heterogênea o sistema: a) gasolina e água. b) álcool e água. c) gasolina e álcool. d) água e sal de cozinha. e) açúcar e água. 02) Representa uma mistura homogênea e uma substância simples o grupo: a) água + sal e H2. b) água + óleo e NaCl. c) ar atmosférico e H2O. d) água + álcool e H2O. e) água + gasolina e H2. 03) A água mineral filtrada (sem gás) é: a) uma substância pura. b) uma mistura heterogênea. c) uma mistura homogênea. d) uma substância composta. e) um elemento químico. 04) Indique a alternativa FALSA: a) Um sistema contendo apenas água e um pouco de açúcar forma uma mistura homogênea. b) Uma substância pura sempre constituirá um sistema monofásico. c) A água e o álcool etílico formam misturas homogêneas em quaisquer proporções. d) A água do filtro é uma mistura homogênea. e) Toda mistura homogênea tem uma única fase. 05) Fase pode ser definida como: a) uma parte homogênea de um sistema, separada das outras por limites bem definidos. b) qualquer porção da matéria de composição química conhecida. c) qualquer parte homogênea ou heterogênea de um sistema. d) qualquer das definições. e) uma mistura heterogênea. 06) Os termos substância simples, substância composta e mistura de substâncias se aplicam, respectivamente: a) à água, ao ar e ao cobre. b) ao cobre, à água e ao ar. c) ao ar, ao cobre e à água. d) a água, ao cobre e ao ar. e) ao ar, à água e ao cobre. Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 17 07) Todas as “águas” com denominações a seguir podem exemplificar soluções (misturas homogêneas) de sólidos em um líquido, exceto: a) água potável. b) água destilada. c) água açucarada. d) água mineral. e) água do mar. 08) (UNICAP-PE) As seguintes afirmativas referem-se a substâncias puras e misturas: 0 0 A água do mar é uma substância pura. 1 1 O bronze (liga de cobre e estanho) é uma mistura. 2 2 O etanol é uma substância pura. 3 3 O oxigênio é uma mistura. 4 4 O ar é, praticamente, uma mistura de oxigênio e nitrogênio. ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA A matéria pode ser encontrada em três estados físicos: SÓLIDO, LÍQUIDO e GASOSO. ESTADO SÓLIDO: Possui forma e volume constante. ESTADO LÍQUIDO: Possui forma variável (forma do recipiente) e volume constante. ESTADO GASOSO: Possui forma e volume variáveis. MUDANÇAS DE ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA Podemos alterar o estado físico de uma matéria modificando a temperatura e a pressão. A vaporização pode ocorrer de três formas diferentes: evaporação, ebulição e calefação. Podemos observar que durante as mudanças de estado das substâncias puras a temperatura se mantém constante, enquanto que, nas misturas, a temperatura sofre alteração. Exercícios: 01) Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão: Substância PF (°C) PE (°C) Cloro – 101,0 – 34,6 Flúor – 219,6 – 188,1 Bromo – 7,2 58,8 Mercúrio – 38,8 356,6 Iodo 113,5 184 A 50°C, encontram-se no estado líquido: a) cloro e flúor. b) cloro e iodo. c) flúor e bromo. d) bromo e mercúrio. e) mercúrio e iodo. 02) Como se chama a mudança do estado líquido para sólido? a) solidificação. b) transformação. c) vaporização. d) sublimação. e) passagem. temperatura tempo s l g s l+ + l SUBSTÂNCIA PURA g temperatura tempo s l g s l+ + l MISTURAS COMUNS g Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 20 VENTILAÇÃO: Consiste em separar os componentes da mistura por uma corrente de ar, que arrasta o componente mais leve. Exemplo: Separação dos grãos do café de suas cascas. PENEIRAÇÃO ou TAMISAÇÃO: É usada para separar componentes de misturas de sólidos de tamanhos diferentes; passa-se a mistura por uma peneira. Exemplo: Separação da areia dos pedregulhos FLOTAÇÃO: Consiste em colocar a mistura de dois sólidos em um líquido de densidade intermediária entre os mesmos. Exemplo: Separação do isopor da areia. DISSOLUÇÃO FRACIONADA: Consiste em colocar a mistura em um líquido que dissolva apenas um dos componentes. Exemplo: Separação do sal da areia. SEPARAÇÃO MAGNÉTICA: Consiste em passar a mistura pela ação de um imã. Exemplo: Separação de limalha de ferro da areia. FILTRAÇÃO: Consiste em passar a mistura por uma superfície porosa (filtro), que deixa passar o componente líquido ou gasoso, retendo a parte sólida da mistura. EVAPORAÇÃO: Consiste em deixar a mistura em repouso sob a ação do sol e do vento até que o componente líquido passe para o estado de vapor, deixando apenas o componente sólido. Exemplo: Obtenção do sal a partir da água do mar DECANTAÇÃO: Consiste em deixar a mistura em repouso até que o componente mais denso se deposite no fundo do recipiente. Exemplo: A poeira formada sob os móveis Quando os componentes da mistura heterogênea são líquidos imiscíveis usamos o funil de decantação ou funil de bromo para separá-los. Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 21 CENTRIFUGAÇÃO: Consiste em colocar a mistura em um aparelho chamado centrífuga, que acelera a decantação, usando a força centrífuga. DESTILAÇÃO: A destilação é um processo que se utiliza para separar os componentes de uma mistura homogênea e pode ser dividida em destilação simples e destilação fracionada. DESTILAÇÃO SIMPLES: Consiste em aquecer uma mistura homogênea de um líquido com um sólido, até que o componente líquido sofra, totalmente, vaporização seguida de condensação, ficando no balão de destilação o componente sólido. Exemplo: Obtenção da água pura a da água do mar DESTILAÇÃO FRACIONADA: Consiste em aquecer uma mistura homogênea de dois líquidos com ponto de ebulição diferentes, até que o líquido de menor ponto de ebulição sofra vaporização seguida de uma condensação. Exemplo: Purificação do álcool retirando água Exercícios: 01) Considere a mistura de água e éter, dois líquidos imiscíveis entre si. Para separar esses dois líquidos, o processo adequado é: a) liquefação. b) filtração. c) decantação. d) dissolução fracionada. e) sublimação. 02) Numa das etapas do tratamento de água para as comunidades, o líquido atravessa espessas camadas de areia. Esta etapa é uma: a) decantação. b) filtração. c) destilação. d) flotação. e) levigação. 03) De uma mistura heterogênea de dois líquidos imiscíveis e de densidades diferentes pode-se obter os líquidos puros por meio de: I. Sublimação. II. Decantação. III. Filtração. Dessas afirmações, apenas: a) I é correta. b) II é correta. c) III é correta. d) I e II são corretas. e) II e III são corretas. 04) A flotação é um dos métodos de beneficiamento do carvão mineral. Isso é possível, porque a fração rica em matéria carbonosa e a fração rica em cinzas apresentam diferentes: a) pontos de fusão. b) densidades. c) pontos de ebulição. d) estados físicos. e) comportamentos magnéticos. 05) O processo adequado, para separar ferro de ouro, ambos em pó, é o de: a) filtração. b) destilação. c) liquefação fracionada. d) decantação. e) separação magnética. 06) Necessitou-se retirar o conteúdo do tanque de combustível de um carro. Para isso, fez-se sucção com um pedaço de mangueira introduzido no tanque, deixando-se escorrer o líquido para um recipiente colocado no chão. Esse processo é chamado de: a) decantação b) filtração c) sifonação d) centrifugação e) destilação Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 22 07) O esquema abaixo mostra um transportador de uma mistura de ferro e areia. Deseja-se que a mistura seja separada logo que saia do transportador. Qual dos procedimentos abaixo solucionaria melhor o problema? A B C areia + ferro TRANSPORTADOR a) Inclinar o transportador. b) Colocar água na mistura. c) Imantar a roda A. d) Imantar a roda B. e) Imantar o funil C. 08) Limalha de ferro junto com areia fina constituem uma ............... da qual pode-se retirar o ferro, utilizando-se um processo ............... denominado ........................ . Os termos que preenchem corretamente e ordenadamente as lacunas são: a) mistura homogênea; físico; dissolução fracionada. b) mistura heterogênea; mecânico; ventilação. c) substância composta; mecânico; separação magnética. d) mistura heterogênea; mecânico; separação magnética. e) mistura homogênea; físico; destilação. 09) Em uma ETA (estação de tratamento de água) usa-se, geralmente, a seqüência dos seguintes tratamentos: a) decantação, cloração, filtração e floculação. b) pirólise, sulfatação, filtração e cloração. c) floculação, calcinação, oxigenação e filtração. d) floculação, decantação, filtração e cloração. e) floculação, oxigenação, pirólise e cloração. 10) Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I. Os compostos Cl2, O2, H2O e C2H4 são todos substâncias simples. II. Os compostos Cl2, O2, H2O e C2H4 são todos substâncias compostas. III. É possível separar de uma mistura, de líquidos com pontos de ebulição diferentes, por destilação fracionada. IV. É possível separar os componentes de uma mistura gasosa por sifonação. a) I é verdadeira; II, III e IV são falsas. b) III é verdadeira; I, II e IV são falsas. c) I e III são verdadeiras; II e IV são falsas. d) I, III e IV são verdadeiras; II é falsa. e) II, III e IV são verdadeiras; I é falsa. 11) Considere as seguintes misturas: I. ar + poeira. II. mercúrio metálico + água. III. água + nitrato de potássio (solúvel em água) Para separar os componentes dos sistemas faz-se, respectivamente, uma: a) filtração, destilação e decantação. b) destilação, filtração, decantação. c) filtração decantação, filtração. d) decantação, destilação, filtração. e) filtração, decantação, destilação. DENSIDADE DAS MISTURAS Objetivo: Demonstrar que a densidade de uma mistura pode ser maior que a densidade de uma substância pura Material:  Garrafa pet de 2 litros transparente.  Faca do tipo serra; álcool comercial.  Óleo de cozinha.  Um recipiente de vidro pequeno e transparente.  Água da torneira. Procedimento: Colocar um pouco de óleo de cozinha no recipiente de vidro e completar o restante com álcool (Atenção: colocar devagar). Com a faca, cortar a parte superior da garrafa e colocar o recipiente de vidro com cuidado dentro da garrafa pet. Adicionar álcool até que todo recipiente de vidro tenha sido coberto, acrescentar um pouco mais de álcool (dois a três dedos) (Atenção: O álcool deve ser adicionado vagarosamente e deve escorrer pelas paredes internas da garrafa). Observar. Da mesma maneira que procedeu com o álcool, adicionar água até que o óleo venha para a parte superior. Análise: O óleo fica na parte inferior mesmo depois de adicionar o álcool, pois possui densidade menor que o álcool. Porém, com a adição da água a mistura álcool-água passa a ter densidade maior que a do óleo. Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 25 07) Aquecendo uma fita de magnésio (Mg) até a combustão, notamos o desprendimento de fumaça, restando um pó branco (MgO). Isto é exemplo de fenômeno... a) físico, pois alterou a estrutura do magnésio. b) químico, pois houve a formação de nova substância. c) físico, pois podemos juntar o pó branco e a fumaça, recuperando o magnésio. d) químico, pois não alterou a estrutura das substâncias. e) físico pois houve a formação de nova substância. 08) Dentre as transformações abaixo, assinale a alternativa que apresenta um fenômeno químico: a) Obtenção da amônia a partir de hidrogênio e nitrogênio. b) Obtenção do gelo a partir de água pura. c) Obtenção de oxigênio líquido a partir de ar atmosférico. d) Solidificação da parafina. e) Sublimação da naftalina. 09) Indicar a alternativa que representa um processo químico: a) Dissolução do cloreto de sódio em água. b) Fusão da aspirina. c) Destilação fracionada do ar líquido. d) Corrosão de uma chapa de ferro. e) Evaporação de água do mar. EXPERIÊNCIA FENÔMENOS FÍSICOS E FENÔMENOS QUÍMICOS Objetivo: Identificar e distinguir fenômenos físicos e químicos. FENÔMENOS FÍSICOS: 1ª experiência: Forrar uma cápsula de porcelana com papel de alumínio e aquecer um pedaço de parafina em fogo brando. Anotar as alterações que ocorrem durante o aquecimento. Deixar esfriar e anotar o resultado final. AQUECIMENTO Parafina sólida Parafina líquida. RESFRIAMENTO Parafina líquida Parafina sólida 2ª experiência: Colocar alguns cristais de iodo em um béquer. Cobrir o béquer com vidro de relógio contendo água até 2/3 do seu volume. Colocar esse conjunto sobre uma tela de amianto e aquece-lo com chama baixa até que os vapores de iodo cheguem ao vidro de relógio. Esperar 30 segundos e desligar a chama. Deixar esfriar o sistema por 5 minutos. Retirar o vidro de relógio cuidadosamente e jogar fora a água. Observar a parte externa dele Ocorre a sublimação do iodo sólido e os vapores, ao encontrarem as paredes frias do vidro sofrem ressublimação a iodo sólido novamente. AQUECIMENTO I2 (sólido) I2(gasoso) RESFRIAMENTO Colocar o IODO em um recipiente fechado e aquecê-lo em banho Maria, para que a sua sublimação seja mais rápida. FENÔMENOS QUÍMICOS: 1ª experiência: Coloque em um tubo de ensaio: • 5 mL de solução de nitrato de chumbo e 5 mL de solução de iodeto de potássio. Observe a formação de um sólido amarelo (PbI2). Pb(NO3)2 + 2 KI  PbI2 + 2 KNO3 O precipitado de iodeto de chumbo é solúvel a quente em excesso de iodeto de potássio. Aquecer o tubo contendo o precipitado amarelo até que ele desapareça. Esfriar sob banho de água fria até que o precipitado seja regenerado em cristais mais perfeitos (chuva de ouro). Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 26 2ª experiência: Coloque em um tubo de ensaio: • 5 mL de NaCl e 5 mL de AgNO3. Observe a formação de um precipitado branco (AgCl). NaCl + AgNO3  AgCl + NaNO3 TRATAMENTO DA ÁGUA OBJETIVO: Reproduzir parte do tratamento da água através de uma reação de dupla troca. MATERIAIS: • Erlenmeyer. • Sulfato de alumínio. • Hidróxido de cálcio. • Terra. • Água. MODO DE FAZER: • Em aproximadamente 30 mL de água no erlenmeyer, adicione um pouco de terra (só para a água ficar turva) e, agite o sistema. • Acrescente 4 medidas de sulfato de alumínio e agite até a dissolução. • Acrescente 2 medidas de hidróxido de cálcio (ou hidróxido de sódio) e agite. • Aguarde 10 minutos, observe, anote e explique. • Filtre o sobrenadante e recolha o filtrado. ANÁLISE DO EXPERIMENTO: • A reação 3 Ca(OH)2 + Al2(SO4)3  2 Al(OH)3 + 3 CaSO4 produz o hidróxido de alumínio, precipitado gelatinoso, que se deposita no fundo do recipiente arrastando impurezas sólidas consigo. II BIMESTRE NÚMERO ATÔMICO (Z) Os diferentes tipos de átomos (elementos químicos) são identificados pela quantidade de prótons (P) que possui. Esta quantidade de prótons recebe o nome de número atômico e é representado pela letra Z. Z = P Verifica-se que em um átomo o n.º de prótons é igual ao n.º de elétrons (E), isto faz com que esta partícula seja um sistema eletricamente neutro. P = E NÚMERO DE MASSA (A) Outra grandeza muito importante nos átomos é o seu número de massa (A), que corresponde à soma do número de prótons (Z ou P) com o n.º de nêutrons (N). A = Z + N Com esta mesma expressão poderemos, também calcular o n.º atômico e o n.º de nêutrons do átomo. Z = A - N e N = A - Z ELEMENTO QUÍMICO É o conjunto de átomos que possuem o mesmo número atômico. Os elementos químicos são representados por símbolos, que podem ser constituído por uma ou duas letras. Quando o símbolo do elemento é constituído por uma única letra, esta deve ser maiúscula. Se for constituída por duas letras, a primeira é maiúscula e a segunda minúscula. Alguns símbolos são tirados do nome do elemento em latim. Nome Símbolo Nome Símbolo Hidrogênio H Telúrio Te Hélio He Polônio Po Lítio Li Flúor F Berílio Be Cloro Cl Boro B Bromo Br Indio In Germânio Ge Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 27 Nome Símbolo Nome Símbolo Vanádio V Actínio Ac Cálcio Ca Iodo I Bário Ba Astato At Rádio Ra Neônio Ne Sódio Na Argônio Ar Potássio K Criptônio Kr Césio Cs Xenônio Xe Magnésio Mg Radônio Rn Alumínio Al Zinco Zn Carbono C Ouro Au Silício Si Prata Ag Estanho Sn Mercúrio Hg Chumbo Pb Ferro Fe Nitrogênio N Cobre Cu Fósforo P Urânio U Arsênio As Cobalto Co Antimônio Sb Platina Pt Bismuto Bi Níquel Ni Oxigênio O Manganês Mn Enxofre S Urânio U Selênio Se Tório Th Aplicações: 01) Qual é a principal propriedade que caracteriza um elemento químico? a) Número de massa b) Número de prótons c) Número de nêutrons d) Energia de ionização e) Diferença entre o número de prótons e de nêutrons 02) Um átomo que possui 20 prótons, 22 nêutrons e 20 elétrons apresenta, respectivamente, número atômico e número de massa iguais a: a) 20 e 20. b) 20 e 22. c) 22 e 20. d) 20 e 42. e) 42 e 20. 03) Um átomo de certo elemento químico tem número de massa igual a 144 e número atômico 70. Podemos afirmar que o número de nêutrons que encontraremos em seu núcleo é: a) 70. b) 74. c) 144. d) 210. e) 284. 04) Os símbolos dos elementos químicos flúor, prata, ferro, fósforo e magnésio são, respectivamente: a) F, P, Pr, K e Hg. b) Fr, Ag, F, Po e Mo. c) F, Ag, Fe, P e Mg. d) Fe, Pt, Fm, F e Mg. e) F, Pr, Fe, P e Mn. 05) A substância de uso cotidiano “soda cáustica” é representada pela fórmula NaOH. Os elementos constituintes deste composto são: a) potássio, oxigênio e hidrogênio. b) prata, ósmio e hélio. c) sódio, oxigênio e hidrogênio. d) ouro, oxigênio e hidrogênio. e) sódio, ozônio e hidrogênio. 06) Com relação às características do átomo e ao conceito de elemento químico, assinale a afirmação correta: a) Um elemento químico é caracterizado pelo número de massa. b) Os átomos de um mesmo elemento químico obrigatoriamente devem apresentar o mesmo número de nêutrons. c) Na eletrosfera, região que determina a massa do átomo, encontram-se os elétrons. d) O número de massa é a soma do número de prótons com o número de elétrons. e) Um elemento químico é constituído de átomos de mesma carga nuclear. 07) Um elemento químico é caracterizado pelo(a) ... I) número atômico. II) carga nuclear. III) número de nêutrons. IV) número de massa. V) símbolo. Estão corretos os itens: a) I, II e IV. b) I, II e V. c) I, II, IV e V. d) III, IV e V. e) I, II, III, IV e V. 08) (UERJ) Um sistema é formado por partículas que apresentam composição atômica: 10 prótons, 10 elétrons e 11 nêutrons. A ele foram adicionadas novas partículas. O sistema resultante será quimicamente puro se as partículas adicionadas apresentarem a seguinte composição atômica: a) 21 prótons, 10 elétrons e 11 nêutrons. b) 20 prótons, 20 elétrons e 22 nêutrons. c) 10 prótons, 10 elétrons e 12 nêutrons. d) 11 prótons, 11 elétrons e 12 nêutrons. e) 11 prótons, 11 elétrons e 11 nêutrons. 09) O número atômico de um determinado átomo é conhecido. Para se determinar o seu número de massa, é preciso conhecer-se também o número de: a) nêutrons. b) oxidação. c) prótons. d) Avogadro. e) elétrons. Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 30 02) Um átomo possui 19 prótons, 20 nêutrons e 19 elétrons. Qual dos seguintes átomos é seu isótopo? a) 18A 41. b) 19B 40. c) 18C 38. d) 39D 58. e) 20E 39. 03) Um átomo do elemento químico X é isótopo de 20A 41 e possui mesmo número de massa que o 22B 44. Com base nessas informações, podemos concluir que o átomo do elemento X possui: a) 22 prótons. b) 24 nêutrons. c) 20 nêutrons. d) número de massa igual a 61. e) número de massa igual a 41. 04) A tabela abaixo apresenta o número de prótons e nêutrons dos átomos A, B, C e D. Átomo Prótons Nêutrons A 17 18 B 16 19 C 17 19 D 18 22 O átomo isótopo de “A” e o átomo de mesmo número de massa de “A” são, respectivamente: a) C e B. b) C e D. c) B e C. d) D e B. e) B e D. 05) As espécies químicas A B 3x x + 5 3x - 2 2x - 10 e representam átomos ISÓTOPOS. O valor de “x” é: a) 5. b) 10. c) 15. d) 20. e) 25. 06) Num exercício escolar, um professor pediu a seus alunos que imaginassem um átomo que tivesse o número atômico igual ao seu número de chamada e o número de nêutrons 2 unidades a mais que o número de prótons. O aluno de número 15 esqueceu de somar 2 para obter o número de nêutrons e, conseqüentemente, dois alunos imaginaram átomos isóbaros. Isso ocorreu com os alunos de números de chamadas: a) 14 e 15. b) 13 e 15. c) 15 e 16. d) 12 e 15. e) 15 e 17. ELETROSFERA DO ÁTOMO Em torno do núcleo do átomo temos uma região denominada de eletrosfera que é dividida em 7 partes chamada camadas eletrônicas ou níveis de energia. Do núcleo para fora estas camadas são representadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q. Em cada camada poderemos encontrar um número máximo de elétrons, que são: K L M N O P Q 2 8 18 32 32 18 8 Os elétrons de um átomo são colocados, inicialmente, nas camadas mais próximas do núcleo. Exemplos: O átomo de sódio possui 11 elétrons, assim distribuídos: K = 2; L = 8; M = 1. O átomo de bromo possui 35 elétrons, assim distribuídos: K = 2; L = 8; M = 18; N = 7 Verifica-se que a última camada de um átomo não pode ter mais de 8 elétrons. Quando isto ocorrer, devemos colocar na mesma camada, 8 ou 18 elétrons (aquele que for imediatamente inferior ao valor cancelado) e, o restante na camada seguinte. Exemplos: O átomo de cálcio tem 20 elétrons, inicialmente, assim distribuídos: K = 2; L = 8; M = 10 Como na última camada temos 10 elétrons, devemos colocar 8 elétrons e 2 elétrons irão para a camada N. K = 2; L = 8; M = 8; N = 2 Exercícios: 01) Um átomo tem número de massa 31 e 16 nêutrons. Qual o número de elétrons no seu nível mais externo? a) 2. b) 4. c) 5. d) 3. e) 8. Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 31 02) Em quais níveis de energia o césio (Z = 55) no estado fundamental apresenta 18 elétrons? a) 2 e 3. b) 2 e 4. c) 2 e 5. d) 3 e 4. e) 3 e 5. 03) O átomo 3x + 2 A 7x tem 38 nêutrons. O número de elétrons existente na camada de valência desse átomo é: a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5. 04) O selênio, elemento químico de número atômico 34, é empregado na fabricação de xampu anticaspa. A configuração eletrônica desse elemento químico permite afirmar que o número de elétrons no seu nível de valência é: a) 3. b) 4. c) 5. d) 6. e) 7. 05) Um elemento cujo átomo possui 20 nêutrons apresenta distribuição eletrônica no estado fundamental K = 2, L = 8, M = 8, N = 1, tem: a) número atômico 20 e número de massa 39. b) número atômico 39 e número de massa 20. c) número atômico 19 e número de massa 20. d) número atômico 19 e número de massa 39. e) número atômico 39 e número de massa 19. 06) O bromo, único halogênios que nas condições ambiente se encontra no estado líquido, formado por átomos representados por 35Br 80, apresenta: a) 25 elétrons na camada de valência. b) 2 elétrons na camada de valência. c) 7 elétrons na camada de valência. d) 35 partículas nucleares. e) 45 partículas nucleares. 07) Sendo o nível N = 1 (com um elétron) o mais energético e externo de um átomo, podemos afirmar que: I. O número total de elétrons desse átomo é igual a 19. II. Esse átomo apresenta 4 camadas eletrônicas. III. Sua configuração eletrônica é K = 1; L = 8; M = 8; N = 1. a) apenas a afirmação I é correta. b) apenas a afirmação II é correta. c) apenas a afirmação III é correta. d) as afirmações I e II são corretas. e) as afirmações II e III são corretas. 08) Um elemento químico da família dos halogênios (7 elétrons na camada de valência) apresenta 4 níveis energéticos na sua distribuição eletrônica. O número atômico desse elemento é: a) 25. b) 30. c) 35. d) 40. e) 45. APROFUNDAMENTO Pesquisando o átomo, Sommerfeld chegou à conclusão que os elétrons de um mesmo nível não estão igualmente distanciados do núcleo porque as trajetórias, além de circulares, como propunha Bohr, também podem ser elípticas. Esses subgrupos de elétrons estão em regiões chamadas de subníveis e podem ser de até 4 tipos: subnível s, que contém até 2 elétrons, subnível p, que contém até 6 elétrons, subnível d, que contém até 10 elétrons, subnível f, que contém até 14 elétrons, Os subníveis em cada nível são: K L M N O P Q 1s 2s 2p 3s 3p 3d 4s 4p 4d 4f 5s 5p 5d 5f 6s 6p 6d 7s 7p Cada subnível possui um conteúdo energético, cuja ordem crescente é dada, na prática pelo diagrama de Linus Pauling. 1s 2s 2p 3s 3p 3d 4s 4p 4d 4f 5s 5p 5d 5f 6s 6p 6d 7s 7p Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 32 Os elétrons de um átomo são localizados, inicialmente, nos subníveis de menores energias. Exemplos: O átomo de cálcio possui número atômico 20, sua distribuição eletrônica, nos subníveis será... 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 O átomo de cobalto tem número atômico 27, sua distribuição eletrônica, nos subníveis será: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d7 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d7 Exercícios: 01) Agrupando os subníveis 4f, 6p, 5s e 3d em ordem crescente de energia, teremos: a) 5s, 3d, 4f, 6p. b) 3d, 4f, 6p, 5s. c) 6p, 4f, 5s, 3d. d) 3d, 5s, 4f, 6p. e) 4f, 6p, 5s, 3d. 02) O número de elétrons no subnível 4p do átomo de manganês (25Mn) é igual a: a) 2. b) 5. c) 1. d) 4. e) zero. 03) O átomo 3x + 2 A 7x tem 38 nêutrons. O número de elétrons existente na camada de valência desse átomo é: a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5. 04) O átomo de um elemento químico tem 14 elétrons no 3° nível energético (n = 3). O número atômico desse elemento é: a) 14. b) 16. c) 24. d) 26. e) 36. 05) Dois elementos químicos são muito usados para preparar alguns dos sais utilizados em fogos de artifícios, para dar os efeitos de cores. Estes dois elementos possuem as seguintes configurações eletrônicas terminadas em 3d9 e 5s2. Quais os números atômicos destes elementos químicos, respectivamente: a) 27 e 28. b) 27 e 48. c) 29 e 38. d) 29 e 48. e) 27 e 38. 06) Um elemento cujo átomo possui 20 nêutrons apresenta distribuição eletrônica no estado fundamental 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1, tem: a) número atômico 20 e número de massa 39. b) número atômico 39 e número de massa 20. c) número atômico 19 e número de massa 20. d) número atômico 19 e número de massa 39. e) número atômico 39 e número de massa 19. III BIMESTRE CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS INTRODUÇÃO No nosso dia-a-dia o ato de classificar as coisas é algo corriqueiro. Em um faqueiro colocamos em um mesmo espaço as facas, em outro os garfos, etc. Agrupar coisas semelhantes facilita a localização, a identificação, enfim, facilita em vários aspectos. Os elementos químicos sempre foram agrupados de modo a termos elementos semelhantes juntos, tendo desta maneira o desenvolvimento de várias tabelas até os nossos dias atuais. Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 35 09) Relativamente aos elementos A, B, C e D da tabela a seguir, é correto afirmar que: elementos camadas de valência A 4 elétrons B 7 elétrons C 1 elétron D 2 elétrons a) A e B pertencem à mesma família da tabela periódica. b) C é metal alcalino terroso. c) A pertence à família dos calcogênios. d) B é um halogênio. e) D tem número atômico igual a 12. APROFUNDAMENTO Os elementos que estão no subgrupo A são denominados de representativos e os do subgrupo B de transição. Os elementos representativos possuem o último elétron em um subnível “s” ou “p”. Al (Z = 13) 1s² 2s² 2p6 3s² 3p1 O último elétron se encontra no subnível “p”, portanto, ele é representativo. Os elementos de transição possuem o último elétron em um subnível “d” ou “f”. Sc (Z = 21) 1s² 2s² 2p6 3s² 3p6 4s² 3d1 O último elétron se encontra no subnível “d”, portanto, ele é de transição. No grupo 3B e no 6º período se encontra uma série de elementos denominada de série dos lantanídeos. No grupo 3B e no 7º período encontramos uma série de elementos denominada de série dos actinídeos. Estas duas séries são os elementos de transição interna que possuem o elétron diferencial em subnível “f”. Para os elementos representativos a sua família é identificada pelo total de elétrons na camada de valência (última camada). Exemplos: O cloro tem 17 elétrons. 1s² 2s² 2p6 3s² 3p5 ou K = 2 L = 8 M = 7 Observamos que ele possui 7 elétrons na última camada, então, se encontra na família 7A da classificação periódica. Os elementos de transição interna estão localizados na família 3B. 01)A configuração eletrônica de um átomo é 1s² 2s² 2p6 3s² 3p6 4s² 3d5. Para este elemento podemos afirmar I. É elemento representativo II. É elemento de transição. III. Seu número atômico é 25. IV. Possui 7 subníveis de energia. a) somente I é correta. b) somente II e III são corretas. c) somente II, III e IV são corretas. d) todas são corretas. e) todas são falsas. 02) (PUC-PR) O subnível mais energético do átomo de um elemento químico no estado fundamental é “5p4”. Portanto, o seu número atômico e sua posição na tabela periódica serão: a) 40, 5A, 4º período. b) 34, 4A, 4º período. c) 52, 6A, 5º período. d) 56, 6A, 5º período. e) 55, 5A, 5º período. 03)Um elemento, no estado fundamental, tem 4s², como subnível mais energético. A posição deste elemento é: a) família 2 B e 6º período. b) família 2 A e 5º período. c) família 1 B e 4º período. d) família 2 A e 4º período. e) família 8 B e 5º período. 04)Um determinado elemento químico está situado no 4º período e na família 6A. O número atômico desse elemento é: a) 52. b) 34. c) 35. d) 33. e) 53. 05) Qual o número atômico de um elemento químico do 5o período da classificação periódica e que apresenta 10 elétrons no quarto nível de energia? a) 22. b) 40. c) 38. d) 46. e) 48. Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 36 METAIS, SEMIMETAIS, AMETAIS e GASES NOBRES Podemos classificar os elementos químicos de acordo com suas propriedades físicas em metais, semimetais, ametais e gases nobres. A IUPAC recomenda que esta classificação seja, apenas, metais, ametais e gases nobres. Vamos mostrar a classificação tradicional mostrando paralelamente a sugerida pela IUPAC. METAIS Constitui a maior parte dos elementos químicos. Suas principais características são: Sólidos nas condições ambientes, exceto o mercúrio, que é líquido. São bons condutores de eletricidade e calor. São dúcteis e maleáveis. Possuem brilho característico. AMETAIS ou NÃO METAIS Apenas 11 elementos químicos fazem parte deste grupo (C, N, P, O, S, Se, F, Cl, Br, I e At). Suas características são opostas à dos metais. Podem ser sólidos (C, P, S, Se I e At), líquido (Br) ou gasosos (N, O, F e Cl). São maus condutores de eletricidade e calor. Não possuem brilho característico. Não são dúcteis nem maleáveis. Cgrafite Enxofre SEMIMETAIS Possuem propriedades intermediárias entre os metais e os ametais. Este grupo é constituído por 7 elementos químicos (B, Si, Ge, As, Sb, Te e Po). São sólidos nas condições ambientes. GASES NOBRES São todos gases nas condições ambientes e possuem grande estabilidade química, isto é, pouca capacidade de combinarem com outros elementos. Constituem os gases nobres os elementos He, Ne, Ar, Kr, Xe e Rn. O elemento químico hidrogênio não é classificado em nenhum destes grupos, ele possui características próprias. Nas condições ambientes é um gás, sendo bastante inflamável. A IUPAC recomenda que o grupo dos semimetais deixe de existir e, seus elementos deverão fazer parte dos metais e dos não metais. Sendo assim distribuídos: Ge, Sb e Po passam a ser classificados metais e B, Si, As e Te serão classificados como não metais. Em geral os elementos químicos com números atômicos menores ou igual a 92 são naturais e, acima deste valor são artificiais. Exercícios: 01) Elementos químicos situados na última coluna da tabela periódica (figura abaixo), caracterizados pela presença de 2 ou 8 elétrons na última camada de suas eletrosferas e pela grande estabilidade química, são conhecidos como: a) alcalinos. b) alcalinos terrosos. c) calcogênios. d) halogênios. e) gases nobres. Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 37 02) Imagine que a tabela periódica seja o mapa de um continente, e que os elementos químicos constituam as diferentes regiões desse território. N S LO A respeito desse “mapa”, são feitas as seguintes afirmações: I. Os metais constituem a maior parte do território desse continente. II. As substâncias simples gasosas, não- metálicas, são encontradas no Nordeste e na costa leste desse continente. III. Percorrendo-se um meridiano (isto é, uma linha no sentido Norte-Sul), atravessam-se regiões cujos elementos químicos apresentam propriedades químicas semelhantes. Dessas afirmações, a) apenas I é correta. b) apenas I e II são corretas. c) apenas I e III são corretas. d) apenas II e III são corretas. e) I, II e III são corretas. 03) Possuem brilho característico, são bons condutores de calor e eletricidade. Estas propriedades são dos: a) gases nobres. b) ametais. c) não metais. d) semimetais. e) metais. 04) Nas condições ambientes os metais são sólidos, uma exceção é o: a) sódio. b) magnésio. c) ouro. d) mercúrio. e) cobre. 05) Os metais são bons condutores de calor e de eletricidade. Entre os elementos abaixo é exemplo de metal o: a) hidrogênio. b) iodo. c) carbono. d) boro. e) cálcio. LIGAÇÕES QUÍMICAS 1. INTRODUÇÃO Existe uma grande quantidade de substâncias na natureza e, isto se deve à capacidade de átomos iguais ou diferentes se combinarem entre si. Um grupo muito pequeno de átomos aparece na forma de átomos isolados, como os gases nobres. Se dois átomos combinarem entre si, dizemos que foi estabelecida entre eles uma ligação química. Os elétrons mais externos do átomo são os responsáveis pela ocorrência da ligação química. As ligações químicas dependem da força de atração eletrostática existente entre cargas de sinais opostas a da tendência que os elétrons apresentam de formar pares. Deste modo para ocorrer uma ligação química é necessário que os átomos percam ou ganhem elétrons, ou, então, compartilhem seus elétrons de sua última camada. Na maioria das ligações, os átomos ligantes possuem distribuição eletrônica semelhante à de um gás nobre, isto é, apenas o nível K, completo, ou, 8 elétrons em uma outra camada. Esta idéia foi desenvolvida pelos cientistas Kossel e Lewis e ficou conhecida como teoria do octeto. Um átomo que satisfaz esta teoria é estável e é aplicada principalmente para os elementos do subgrupo A (representativos) da tabela periódica. Existem muitas exceções a esta regra, porém ela continua sendo usada. O número de elétrons que um átomo deve perder, ganhar ou associar para se tornar estável recebe o nome de valência ou poder de combinação do átomo. No caso de formação de íons, a valência é denominada de eletrovalência. Na maioria das vezes, os átomos que perdem elétrons são os metais das famílias 1A, 2A e 3A e os átomos que recebem elétrons são ametais das famílias 5A, 6A e 7A. Exercícios: Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 40 3. LIGAÇÃO COVALENTE ou MOLECULAR A principal característica desta ligação é o compartilhamento (formação de pares) de elétrons entre os dois átomos ligantes. Os átomos que participam da ligação covalente são ametais, semimetais e o hidrogênio. Os pares de elétrons compartilhados são contados para os dois átomos ligantes. Se cada um dos átomos ligantes contribuírem com um dos elétrons do par a ligação será covalente normal e, se apenas um dos átomos contribuírem com os dois elétrons do par, a ligação será covalente dativa ou coordenada. Consideremos, como primeiro exemplo, a união entre dois átomos do elemento flúor (F) para formar a molécula da substância simples flúor (F2). F Com número atômico igual a 9 o flúor tem configuração eletrônica K = 2; .L = 7 ....... F.. .. ... F.. .. ... F.. .. ... F F F2 eletrônica plana molecular Consideremos, como segundo exemplo, a união entre dois átomos do elemento nitrogênio (N) para formar a molécula da substância simples nitrogênio (N2). N Com número atômico igual a 7 o nitrogênio tem configuração eletrônica K = 2; .L = 5 .. ... N.. . .. N.. ..... N.. . N N N2 eletrônica plana molecular Consideremos, como terceiro exemplo, a união entre dois átomos do ELEMENTO HIDROGÊNIO e um átomo do ELEMENTO OXIGÊNIO para formar a substância COMPOSTA ÁGUA (H2O). O átomo de OXIGÊNIO possui 6 elétrons na camada de valência e o HIDROGÊNIO tem apenas 1 elétron na sua camada de valência. H H HH H HH O O O O fórmula eletrônica fórmula estrutural plana fórmula molecular 2 Exercícios: 01) Uma ligação covalente normal é feita por: a) elétrons de apenas um dos átomos. b) um elétron de cada átomo. c) pontes de hidrogênio. d) partículas alfa. e) transferência de elétrons. 02) Um átomo de um elemento da família 5A, do sistema periódico, liga-se a outro átomo de um elemento da família 7A ligação entre ambos é: a) coordenada. b) eletrovalente. c) dativa. d) covalente normal. e) iônica. 03) Qual o número de ligações covalentes normais que um átomo de número atômico 8 pode realizar? a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5. 04) A fórmula N ≡ N indica que os átomos de nitrogênio estão compartilhando três: a) prótons. b) elétrons. c) pares de prótons. d) pares de nêutrons. e) pares de elétrons. 05) O hidrogênio (Z = 1) e o nitrogênio (Z = 7) devem formar o composto de fórmula: a) N2H. b) NH2. c) NH3. d) NH4. e) NH5. 06) O dióxido de carbono (CO2) é um gás essencial no globo terrestre. Sem a presença desse gás, o globo seria gelado e vazio. Porém, quando é inalado em concentração superior a 10%, pode levar o indivíduo à morte por asfixia. Esse gás apresenta em sua molécula um número de ligações covalentes igual a: a) 4. b) 1. c) 2. d) 3. e) 0. Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 41 EXPERIÊNCIA: O TUBO EM “U” MISTERIOSO (9º ANO) OBJETIVO: Verificar a interação intermolecular entre as moléculas de água e álcool e a disseminação de um líquido em outro. MATERIAIS: • Recipiente transparente em forma de “U” (mangueira ou vidro)? • Água. • Álcool etílico. • Azul de metileno ou outro corante. MODO DE FAZER: • Prepare uma solução contendo uma certa quantidade de um corante (azul de metileno ou outro corante) em água, de modo a obter uma cor intensa. • Prepare em outro recipiente uma solução contendo o mesmo volume de corante em álcool, de forma a obter a mesma intensidade de cor. • Coloque a solução de água e corante num tubo em “U”. Verifique os níveis nas duas extremidades. • Adicione em um dos lados do tubo, lentamente, a solução de álcool e corante. Verifique os níveis. • Repita o experimento colocando em uma das soluções um corante de cor diferente. Observe o que ocorre. FUNÇÕES INORGÂNICAS INTRODUÇÃO As substâncias químicas podem ser agrupadas de acordo com suas propriedades comuns. Estas propriedades comuns são chamadas de propriedades funcionais. Em função dessas propriedades podemos agrupar as substâncias em grupos aos quais chamaremos de funções inorgânicas. As principais funções inorgânicas são: . Função ácido. . Função base ou hidróxido. . Função sal. . Função óxido. FUNÇÃO ÁCIDO (CONCEITO DE ARRHENIUS ) Segundo Arrhenius toda substância que em solução aquosa sofre ionização produzindo como cátion, apenas o íon H +, é um ácido. Exemplos: H2O HCl H + + Cl – H2O H2SO4 2 H + + SO4 2 – PROPRIEDADES DOS ÁCIDOS Os ácidos possuem algumas propriedades características: sabor, condutibilidade elétrica, ação sobre indicadores e ação sobre as bases. Sabor: Apresentam sabor azedo. Condutibilidade elétrica: Em solução conduz a corrente elétrica. Ação sobre indicadores: Algumas substâncias adquirem colorações diferentes quando estão na presença dos ácidos, estas substâncias são chamadas de indicadores. Indicador Cor na presença do ácido Fenolftaleína Incolor Tornassol Róseo Metilorange Vermelho Ação sobre bases Reagem com as bases produzindo sal e água. Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 42 FUNÇÃO BASE OU HIDRÓXIDO (CONCEITO DE ARRHENIUS) Para Arrhenius base ou hidróxido é todo composto que em solução aquosa sofre dissociação iônica, libertando como ânion, apenas o íon OH – , denominado de oxidrila ou hidroxila. Exemplos: NaOH H2 O Na 1+ (aq) + OH 1- (aq) H2O Pb(OH)2 Pb 2+ (aq) + 2 OH 1- (aq) Estas equações recebem o nome de equações de dissociação da base. PROPRIEDADES DAS BASES As bases de Arrhenius apresentam características referentes aos íons OH1–, entre elas podemos citar: sabor, condutibilidade elétrica, ação sobre indicadores e ação sobre ácidos. Sabor: Apresentam um sabor cáustico, lixívia ou adstringente. Condutibilidade elétrica: As soluções básicas, por possuírem íons livres, conduzem a corrente elétrica. Ação sobre indicadores: Indicador Cor na presença da base Fenolftaleína Vermelho Tornassol Azul Metilorange Amarelo Ação sobre os ácidos: Reagem com os ácidos produzindo sal e água. HCl + NaOH  NaCl + H2O FUNÇÃO SAL Sal é todo composto que em solução aquosa possui pelo menos um cátion diferente do H +, e pelo menos um ânion diferente do OH 1–. Podemos também afirmar que sal é um composto obtido pela neutralização de um ácido por uma base. Exemplos: HCl + NaOH  NaCl + H2O onde o NaCl possui o Na +, que é diferente do H +, e o Cl –, que diferente do OH –. HNO3 + Ca(OH)2  CaOHNO3 + H2O onde o CaOHNO3 possui o Ca 2+, que é diferente do H +, e o NO3 –, que é diferente do OH –. A reação entre um ácido e uma base recebe o nome especial de neutralização ou salificação. A neutralização entre um ácido e uma base pode ser total ou parcial. FUNÇÃO ÓXIDO É o conjunto de compostos binários onde o oxigênio é o elemento mais eletronegativo. Exemplos: Na2O; H2O; Al2O3; SO3; CaO Podemos dividir os óxidos em dois grupos: Os óxidos moleculares: O elemento ligado ao oxigênio é ametal. Exemplos: CO2; SO3; CO; Cl2O7 Os óxidos iônicos: O elemento ligado ao oxigênio é um metal. Exemplos: Fe2O3; CaO; Na2O; Al2O3 Exercícios: 01) Dentre as espécies químicas, citadas, é classificado como ácido de Arrhenius: a) Na2CO3 b) KOH c) Na2O d) HCl e) LiH 02) Todas as substâncias azedas estimulam a secreção salivar, mesmo sem serem ingeridas. Esse é o principal motivo de se utilizar vinagre ou limão na preparação de saladas, pois o aumento da secreção salivar facilita a ingestão. No vinagre e no limão aparecem substâncias pertencentes à função: a) base ou hidróxido. b) sal. c) óxido. d) aldeído. e) ácido. Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 45 EXPERIÊNCIA INDICADOR FENOLFTALEÍNA E AZUL DE BROMOTIMOL OBJETIVO: Produzir os indicadores fenolftaleína e azul de bromotimol. MATERIAIS: Fenolftaleína, azul de bromotimol, álcool, dois copos e uma colher. COMO FAZER: a) Dissolver 1g de fenolftaleína em 60 mL de álcool e dilui-se com água até 100 mL. Usa- se 1 a 2 gotas para cada 100 mL de solução a titular. b) Dissolve-se 0,1g de azul de bromotimol em 20 mL de álcool quente e dilui-se com água até 100 mL. Usa-se 1 a 3 gotas para cada 100 mL a ser titulada. COMENTÁRIOS: Você pode utilizar gotas da solução de fenolftaleína (ou azul de bromotimol) produzida para testar a acidez ou basicidade de alguns líquidos, tais como:  Suco de limão.  Água com sabão.  Água com pasta dental.  Vinagre.  Soluções de produtos de limpeza. EXPERIÊNCIA NEUTRALIZAÇÃO ENTRE ÁCIDOS E BASES OBJETIVOS: Observar a tendência de neutralização entre ácidos e bases. MATERIAIS: Amoníaco, limão, indicador de repolho – roxo, conta gotas, tubos de ensaio, água e uma colher de chá. COMO FAZER:  Preparar a solução ácida e acrescentar o indicador.  Adicionar um produto básico, de preferência em pequenas quantidades.  Observar a mudança de cor do indicador. COMENTÁRIOS:  Repita a experiência com outras soluções básicas, tais como água com sabão ou creme dental.  Use outros ácidos, tais como vinagre incolor, ácido muriático, etc.  Troque o indicador e observe a mudança de cores. Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 46 EXPERIÊNCIA QUEM APAGA PRIMEIRO? OBJETIVO: Mostrar uma reação de combustão, a importância do comburente, variação da densidade dos gases ao serem aquecidos (convecção) e a influência do CO2 (óxido) nas combustões. MATERIAL NECESSÁRIO:  Duas velas de tamanhos diferentes.  Recipiente de tamanho mediano.  Recipiente de vidro grande e de boca larga. MODO DE FAZER:  Fixe as duas velas no recipiente e acenda.  Coloque o de boca larga sobre as velas acesas, de modo que as mesmas fiquem em seu interior.  Observe que as velas irão se apagar com o tempo. COMENTÁRIOS:  As velas apagam ao mesmo tempo ou em intervalos de tempo diferentes?  Se as velas apagarem em tempos diferentes, qual apaga primeiro?  Justifique sua observação? EXPERIÊNCIA GEADA Objetivo: Mostrar a existência do vapor de água no ar, o fenômeno da condensação e a formação da geada nos dias frios. Material:  Lata de refrigerante.  Água.  Gelo.  Sal.  Régua de 20 cm ou chave de fenda. Procedimento:  Coloque uma lata (bem seca exteriormente) com água em cima da mesa e adicione um pouco de gelo.  Observe a parede exterior da lata três a cinco minutos mais tarde.  Faça os alunos constatarem que a água na parede de fora não proveio de dentro, já que a lata é impermeável.  Uma vez que tenham verificado que a água provém do ar, leve-os a observarem por que a água é invisível no ar; quando os minúsculos corpúsculos de vapor de água se juntam, formam pingos maiores e se tornam visíveis.  Tire a água da lata e introduza gelo esfarelado até a metade (é fácil obtê-lo, pegando umas pedras de gelo num pano e dando umas batidas contra o chão ou a parede).  Acrescente um pouco menos de um quarto do volume da lata de sal grosso e misture bem com uma régua ou chave de fenda.  Faça-os observarem os cristais de gelo que se formarão na face externa da lata, depois de cinco a oito minutos.  Faça-os identificarem as circunstâncias em que uma geada pode produzir-se. Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 47 IV BIMESTRE REAÇÕES QUÍMICAS INTRODUÇÃO Os fenômenos podem ser classificados em químicos (produzem novas substâncias) e físicos (não produzem novas espécies). Aos fenômenos químicos damos o nome de REAÇÕES QUÍMICAS. Óxido de cálcio mais água produz hidróxido de cálcio. Quando substituímos os nomes das substâncias por suas fórmulas e as palavras por símbolos, obteremos uma EQUAÇÃO QUÍMICA. CaO 2H ( )+ O OCa H 2 As substâncias que iniciam uma reação são os reagentes e constituem o primeiro membro da equação. As substâncias obtidas numa reação química são os produtos e constituem o segundo membro da equação. No exemplo acima, CaO e H2O são os reagentes e, o Ca(OH)2 é o produto. As equações químicas possuem fórmulas e coeficientes para mostrar os aspecto qualitativo e quantitativo da reação. H HO O2 2 22 + 21 fórmulas coeficientes Numa reação química, o número total de átomos dos reagentes é igual ao número total de átomos dos produtos. + Exercícios: 01) A equação refere-se à transformação de ozônio em oxigênio comum, representada pela equação: 2 O3  3 O2 Os números 2 e 3 que aparecem no lado esquerdo da equação representam, respectivamente: a) Coeficiente estequiométrico e número de átomos da molécula. b) Coeficiente estequiométrico e número de moléculas. c) Número de moléculas e coeficiente estequiométrico. d) Número de átomos da molécula e coeficiente estequiométrico. e) Número de átomos da molécula e número de moléculas. 02) (UFPI) A reação de X com Y é representada abaixo. Indique qual das equações melhor representa a equação química balanceada. = átomo de X; = átomo de Y a) 2 X + Y2  2 XY b) 6 X + 8 Y  6 XY + 2 Y c) 3 X + Y2  3 XY + Y d) X + Y  XY e) 3 X + 2 Y2  3 XY + Y2 03) Considere as reações químicas abaixo: 1) 2 K(s) + Cl2 (g)  KCl (s) 2) 2 Mg(s) + O2 (g)  2 MgO (s) 3) PbSO4 (aq) + Na2S (aq) PbS (s) + NaSO4 (s) 4) CH4 (g) + 2 O2 (g)  CO2 (g) + 2 H2O (l) 5) SO2 (g) + H2O (l)  H2SO4 (aq) Podemos afirmar que: a) todas estão balanceadas b) 2, 3, e 4 estão balanceadas c) somente 2 e 4 estão balanceadas d) somente 1 não está balanceada e) nenhuma está corretamente balanceada, porque os estados físicos dos reagentes e produtos são diferentes. Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 50 DUPLA TROCA ou DUPLO DESLOCAMENTO MATERIAL NECESSÁRIO: • Água destilada. • Ácido clorídrico. • Hidróxido de magnésio (leite de magnésia). • Sulfato de cobre. • Hidróxido de sódio. • Carbonato de cálcio (mármore). • Iodeto de potássio. • Nitrato de chumbo II. • 6 tubos de ensaio. 1º EXEMPLO: CuSO4 + 2 NaOH  Cu(OH)2 + Na2SO4 MODO DE FAZER: • Em um tubo de ensaio coloque 6 mL de solução aquosa de sulfato de cobre e, em seguida adicione 3 mL de hidróxido de sódio. Observe. PERGUNTAS e SOLICITAÇÕES: • Escreva a equação do processo. • Por que ocorreu a reação? • Qual a substância que constitui o precipitado? 2º EXEMPLO: 2 KI + Pb(NO3)2  PbI2 + 2 KNO3 MODO DE FAZER: • Em um tubo de ensaio coloque 10 mL de solução aquosa de iodeto de potássio. • Adicione à solução de iodeto de potássio 2 gotas de solução aquosa de nitrato de chumbo II. Observe. MASSAS E MEDIDAS UNIDADE DE MASSA ATÔMICA (u.m.a.) Na química, atualmente, usa-se como átomo padrão o isótopo de carbono de número de massa 12. A esse átomo foi atribuída a massa relativa 12 e, em seguida, dividimos o carbono 12 em doze partes iguais, tomando-se uma dessas partes como unidade padrão para a medida das massas atômicas e moleculares. Esta fração recebeu o nome de unidade de massa atômica. Átomo de carbono 12 (massa = 12) 1 unidade de massa atômica (u.m.a.) MASSA ATÔMICA É um número que indica quantas vezes um determinado átomo é mais pesado que 1/12 do carbono 12 (ou 1 u.m.a ). Exemplos: Massa atômica do “Mg” é 24 u.m.a, isto significa dizer que o átomo de magnésio é 24 vezes mais pesado que 1 u.m.a . Massa atômica do “Fe” é 56 u.m.a, isto significa dizer que o átomo de ferro é 56 vezes mais pesado que 1 u.m.a . MASSA MOLECULAR (M) É um número que indica quantas vezes uma molécula é mais pesada que 1/12 do carbono 12. De uma maneira prática, calculamos a massa molecular somando-se todos os pesos atômicos dos átomos que formam a molécula. H: 2 . 1 = 2 S: 1 . 32 = 32 O: 4 . 16 = 64 98 u.m.a. + O ácido sulfúrico H SO2 4( ) Dados: H = 1 u.m.a.; S = 32 u.m.a.;O = 16 u.m.a. Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 51 Isto significa dizer que uma molécula do ácido sulfúrico é 98 vezes mais pesada que 1 u.m.a. Exercícios: 01) O que significa dizer que a massa molecular da água é 14 u.m.a.? a) Significa que 1 molécula de água é 12 vezes 1/12 da massa do átomo de carbono – 12. b) Significa que 2 moléculas de água é 12 vezes 1/12 da massa do átomo de carbono – 12. c) Significa que 2 moléculas de água é 18 vezes 1/12 da massa do átomo de carbono – 12. d) Significa que 1 molécula de água é 18 vezes 1/12 da massa do átomo de carbono – 12. e) Significa que 1 molécula de água é 1/12 do átomo de carbono – 12. 02) Assinale a opção que apresenta as massas moleculares dos seguintes compostos: C6H12O6; Ca3(PO4)2 e Ca(OH)2, respectivamente: Dados: H = 1u; C = 12u; O = 16u; Ca = 40u; P = 31u. a) 180, 310 e 74. b) 150, 340 e 73. c) 180, 150 e 74. d) 200, 214 e 58. e) 180, 310 e 55. 03) A massa molecular da espécie H4P2OX vale 178u. Podemos afirmar que o valor de “x” é: Dados: H = 1 u.; O = 16 u.; P = 31 u. a) 5. b) 6. c) 7. d) 8. e) 16. 04) Um composto Al2(XO4)3 apresenta uma “massa molecular” igual a 342 u. Determine a massa atômica do elemento “X”. Dados: O = 16 u.; Al = 27 u. a) 8 u. b) 16 u. c) 32 u. d) 48 u. e) 96 u. 05) A massa molar do ácido acético é: Dados: C = 12g/mol; H = 1g/mol; O = 16g/mol. a) 20g/mol. b) 40g/mol. c) 60g/mol. d) 80g/mol. e) 100g/mol. LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS As leis das reações químicas podem ser divididas em dois grupos: - Leis ponderais. - Leis volumétricas. LEIS PONDERAIS São as leis relativas às massas das substâncias que participam das reações químicas. As principais leis ponderais são: - Lei da conservação das massas. - Lei das proporções constantes. LEI DA CONSERVAÇÃO DAS MASSAS Esta lei é muito conhecida pelo nome de lei de Lavoisier, e diz que a massa total de uma reação química se mantém constante, isto é, a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos. Exemplo: + HIDROGÊNIO OXIGÊNIO ÁGUA As partículas (átomos) iniciais e finais são as mesmas. Portanto, a massa permanece constante. hidrogênio oxigênio água+ 4 g 32 g 36 g verifique que: 4 g + 32 g = 36 g Genericamente podemos dizer que: A B C D+ + Teremos que: m A B C D m m m+ += m A B C D m m m C CH O OH 3 Prof. Agamenon Roberto QUÍMICA 9º ANO 52 Exercícios: 01) A reação entre 23g de álcool etílico e 48g de oxigênio produziu 27g de água, ao lado de gás carbônico. A massa de gás carbônico obtida foi de: a) 44g. b) 22g. c) 61g. d) 88g. e) 18g. 02) Acerca de uma reação química, considere as seguintes afirmações: I. A massa se conserva. II. As moléculas se conservam. III. Os átomos se conservam. São corretas as afirmativas: a) I e II apenas. b) II e III apenas. c) I e III apenas. d) I apenas. e) III apenas. 03) A afirmativa “Numa reação química, a soma das quantidades dos reagentes é igual à soma das quantidades dos produtos da reação”. a) É sempre verdadeira na química. b) Só é verdadeira quando as quantidades forem em massa. c) Só é verdadeira quando as quantidades forem em volume. d) É verdadeira quando as quantidades forem em massa ou em número de moléculas. e) É verdadeira quando as quantidades forem em volumes ou em número de moléculas. 04) Dada a seguinte reação de combustão do etanol: C2H6O + 3 O2  2 CO2 + 3 H2O De acordo com a estequiometria da reação, 10 g de etanol reagem com certa massa de oxigênio, produzindo 19 g de gás carbônico e 12 g de água. Pode-se afirmar que a massa de oxigênio necessária para reagir completamente com todo o álcool usado é de: a) 12 g. b) 18 g. c) 21 g. d) 32 g. e) 64 g. 05) Dado o fenômeno abaixo: metano + oxigênio  gás carbônico + água (x + 3)g (6x + 2)g (6x - 8)g (3x + 3)g Podemos afirmar que: a) Estão reagindo 5g de metano com 32g de oxigênio. b) A massa de água produzida é de 33g. c) São obtidos 38g de gás carbônico. d) O oxigênio usado pesa 32g. e) A massa total dos reagentes é de 15g. LEI DAS PROPORÇÕES CONSTANTES Esta lei também é conhecida como lei de Proust e diz que a proporção com que as massas das substâncias reagem é sempre constante. Exemplo: + HIDROGÊNIO OXIGÊNIO ÁGUA 1ª experiência: + HIDROGÊNIO OXIGÊNIO ÁGUA 2ª experiência: Duplicando a quantidade de átomos, todas as massas dobrarão. hidrogênio oxigênio água+ 4 g 32 g 36 g 1ª experiência: 2ª experiência: Numericamente teremos: hidrogênio oxigênio água+ 8 g 64 g 72 g Verifique que sempre a proporção com que o hidrogênio reage com o oxigênio é sempre de 1 : 8, isto é, para cada grama de hidrogênio são necessários 8g de oxigênio. Genericamente podemos dizer que: A B C D+ + Teremos que: = m A B C D m m m 1ª experiência: 2ª experiência: A B C D+ + m A B C D m m m,, ,, m A B C D m m m m A B C D m m m,, , ,= =
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