LIBREOFFICE Guiado Iniciante - ptbr

LIBREOFFICE Guiado Iniciante - ptbr

(Parte 3 de 11)

Se as dicas estiverem habilitadas, posicione o ponteiro do mouse sobre qualquer ícone para ver uma pequena janela (“janela de dica”) com uma breve explicação da função do ícone. Para uma explicação mais detalhada, selecione Ajuda → O que é isto? E segure o ponteiro do mouse sobre o ícone.

Suporte online gratuito

A comunidade do LibreOffice não apenas desenvolve software, mas oferece suporte gratuito através de voluntários. Usuários do LibreOffice podem obter suporte online da comunidade através de listas de discussão e fóruns. Também existem outras páginas da internet, feitas por usuários que oferecem dicas e tutoriais.

Suporte gratuito ao LibreOffice

FAQsRespostas para perguntas frequentes: https://pt-br.libreoffice.org/suporte/faqs/

DocumentaçãoGuias de usuário, how-to e outras documentações: https://pt-br.libreoffice.org/suporte/documentacao/

Listas de DiscussãoSuporte gratuito da comunidade é feito através de uma rede de usuários experientes: https://pt-br.libreoffice.org/suporte/listas-de-discussao/

Suporte Internacional

A página do LibreOffice no seu idioma: http://www.libreoffice.org/international-sites/

Listas de discussões internacionais: http://wiki.documentfoundation.org/Local_Mailing_Lists

Opções de Acessibilidade

Informações sobre opções de acessibilidade estão disponíveis em http://www.libreoffice.org/get-help/accessibility/

Suporte a usuários de Mac

Suporte sobre instalação e uso do LibreOffice no Mac OS X: http://www.libreoffice.org/get-help/installation/

Suporte e treinamentos pagos

Alternativamente, você pode pagar por serviços de suporte. Contratos de serviço podem ser contratados através de um fornecedor ou empresas de consultoria especializadas no LibreOffice.

Capítulo 1 Introdução ao LibreOffice15

Iniciando o LibreOffice

A maneira mais comum de abrir qualquer componente do LibreOffice é utilizando o menu do sistema, o menu padrão de onde a maioria das aplicações são iniciadas. No Windows, é chamado de Menu Iniciar. No GNOME, é chamado de menu Aplicativos. No KDE é identificado pela logomarca do KDE. No Mac OS X, é o menu Aplicações.

Quando o LibreOffice foi instalado em seu computador, na maioria dos casos uma entrada de menu para cada componente foi adicionado ao menu do seu sistema. O nome exato e a localização dessas entradas do menu dependem do seu sistema operacional e da sua interface gráfica.

Iniciando a partir de um documento existente

Você pode iniciar o LibreOffice clicando duas vezes sobre o nome de arquivo de um documento do LibreOffice em um gerenciador de arquivos como o Windows Explorer. O componente do LibreOffice apropriado será iniciado e o documento será carregado.

Nota para usuários de Windows Se você associou os tipos de arquivo do Microsoft Office ao LibreOffice, então, quando você clicar duas vezes sobre um arquivo *.doc (Word), ele será aberto no Writer; arquivos *.xls (Excel) serão abertos no Calc, e arquivos *.ppt (PowerPoint) serão abertos no Impress.

Se você não associou esses tipos de arquivo, quando você clicar duas vezes em um documento do Microsoft Word, ele será aberto no Microsoft Word (se o Word estiver instalado no seu computador), arquivos do Excel serão abertos no Excel, e arquivos do PowerPoint serão abertos no PowerPoint.

Você pode usar outro método para abrir arquivos do Microsoft Office no LibreOffice e salvá-los nesses formatos a partir do LibreOffice. Veja “Abrindo documentos existentes” na página 24 para mais informações.

Utilizando a inicialização rápida no Windows

O Iniciador Rápido é um ícone que aparece na barra de tarefas do Windows após a inicialização no sistema. Ele indica que o LibreOffice foi carregado e está pronto para o uso. (O Iniciador Rápido carrega os arquivos*.DLL necessários ao LibreOffice, reduzindo o tempo de carga dos componentes do LibreOffice). Se o Iniciador Rápido estiver desabilitado, veja “Reativando o Iniciador Rápido” se quiser habilitá-lo.

Utilizando o ícone da Inicialização Rápida

Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Iniciador Rápido, na bandeja do sistema, para abrir um menu de contexto (Figura 1) de onde você pode abrir um novo documento, abrir o diálogo Modelos e Documentos, ou escolher um documento existente para abrir. É possível, também, clicar duas vezes sobre o ícone do Iniciador Rápido para mostrar o diálogo modelos e Documentos.

16Guia do Iniciante do LibreOffice 3.3

Figura 1: Menu de contexto da Inicialização rápida no Windows

Desabilitando o Iniciador Rápido

Para fechar o Iniciador Rápido, clique com o botão direito no ícone da bandeja do sistema, e escolha a opção Sair do Iniciador Rápido no menu de contexto. Na próxima vez que seu computador for inicializado, o Iniciador Rápido será carregado de novo.

Para evitar que o LibreOffice seja carregado na inicialização do sistema, retire a seleção da opção Carregar o LibreOffice durante a inicialização do sistema no menu de contexto. Você pode desejar fazer isso se seu computador tiver pouca memória, por exemplo.

Reativando o Iniciador Rápido

Se o Iniciador Rápido tiver sido desabilitado, você pode reativá-lo selecionando a opção Carregar o LibreOffice durante a inicialização do sistema em Ferramentas → Opções → LibreOffice →

Memória.

Utilizando o Iniciador Rápido no Linux e no Mac OS X

O LibreOffice no Linux possui um Iniciador Rápido que se parece e funciona como o do Windows acima (a opção da página Memória está identificada como Ativar o iniciador rápido na bandeja do sistema).

O Mac OS X oferece uma funcionalidade semelhante através de um menu pop-up no dock.

Partes da janela principal

A janela principal é semelhante em cada um dos componentes do LibreOffice, ainda que alguns detalhes possam variar. Veja o capítulo sobre o Writer, Calc, Draw e Impress, neste livro, para descrições sobre esses detalhes.

As funções comuns incluem a barra de menu, a barra de ferramentas padrão e a barra de ferramentas de formatação no topo da janela e a barra de estado na parte de baixo.

Capítulo 1 Introdução ao LibreOffice17

Barra de menu

A Barra de menu está localizada no alto da janela do LibreOffice, logo abaixo da Barra de título. Quando você clica em um dos menus listados abaixo, um submenu abre para baixo e mostra vários comandos.

•Arquivo contém os comandos que se aplicam a todo o documento, tais como Abrir, Salvar, e Exportar como PDF.

•Editar contém os comandos para a edição do documento, tais como Desfazer: x (onde x é o comando a ser desfeito) e Localizar & Substituir Ele também contém comandos para cortar, copiar e colar partes selecionadas do seu documento.

•Exibir contém os comandos para controlar a exibição do documento , tais como Zoom e Layout da Web.

•Inserir contém os comandos para inserir elementos dentro do seu documento, tais como Cabeçalho, Rodapé e Imagens.

(Parte 3 de 11)

Comentários