LIBREOFFICE Guiado Iniciante - ptbr

LIBREOFFICE Guiado Iniciante - ptbr

(Parte 4 de 11)

•Formatar contém comandos, como Estilos e Formatação e Autocorreção, para a formatação do layout do seu documento.

•Tabela mostra todos os comandos para inserir e editar uma tabela em um documento de texto.

•Ferramentas contém funções como Ortografia e Gramática, Personalizar e Opções.

•Janela contém comandos para exibir janelas.

•Ajuda contém atalhos para os arquivos de Ajuda do LibreOffice, O que é isso?, e informações sobre o programa. Veja “Como obter ajuda“ na página 16.

Barra de ferramentas

O LibreOffice possui vários tipos de barras de ferramentas: encaixada, flutuante e destacada. As barras de ferramentas encaixadas podem ser movidas para posições diferentes ou colocadas flutuando e vice-versa.

A barra de ferramentas encaixada superior (na posição padrão) é chamada de Barra de ferramentas padrão. A Barra de ferramentas padrão é a mesma em todas as aplicações do LibreOffice.

A segunda barra de ferramentas no topo (na posição padrão) é a Barra de formatação. É uma barra sensível ao contexto que mostra as ferramentas mais importantes, de acordo com a posição do cursor ou da seleção. Por exemplo, quando o cursor está sobre um gráfico, a Barra de formatação oferece ferramentas para a formatação de gráficos; quando o cursor está em um texto, as ferramentas são as de formatação de texto.

Exibindo e escondendo barras de ferramentas

Para exibir ou esconder barras de ferramentas, selecione Exibir → Barras de ferramentas, e clique sobre o nome de uma barra de ferramentas da lista. Uma barra de ferramentas ativa exibe uma marca de seleção ao lado do nome. As barras ferramentas destacadas não são listadas no menu Exibir.

Submenus e barras de ferramentas destacadas

Os ícones das barras de ferramentas que possuem um pequeno triângulo à direita, exibirão submenus, barras de ferramentas destacadas, e outras maneiras de selecionar coisas, dependendo do ícone.

A Figura 2 mostra uma barra de ferramentas destacada da Barra de ferramentas de desenho.

18Guia do Iniciante do LibreOffice 3.3

As barras de ferramentas destacadas podem ser colocadas flutuando ou encaixadas nas bordas da tela, em uma das áreas de ferramentas existentes. Para mover uma barra de ferramentas destacada flutuante, arraste-a pela barra de título. Veja “Movendo barras de ferramentas” abaixo.

Figura 2: Exemplo de uma barra de ferramentas destacada

Movendo barras de ferramentas

Para mover uma barra de ferramentas encaixada, posicione o ponteiro do mouse sobre a sua alça (a pequena barra vertical à esquerda da barra de ferramentas), segure o botão esquerdo do mouse, arraste a barra de ferramentas para a nova posição e solte o botão do mouse (Figura 3). Para mover uma barra de ferramenta flutuante, clique sobre sua barra de título e arraste-a para a nova posição (Figura 4).

Figura 3: Movendo uma barra de ferramentas encaixada

Figura 4: Movendo uma barra de ferramentas flutuante

Barras de ferramentas flutuantes

O LibreOffice inclui várias barras de ferramentas sensíveis ao contexto, cujo padrão de exibição é de barras de ferramentas flutuantes, que respondem à posição do cursor ou da seleção. Por exemplo, quando o cursor está em uma tabela, a barra de ferramentas flutuante Tabela aparece, e quando o cursor está em uma lista numerada ou marcada, a barra de ferramentas de Marcadores e Numeração aparece. Você pode encaixar essas barras de ferramentas no alto, no fundo ou nas laterais da janela, se desejar (veja “Movendo barras de ferramentas” acima).

Capítulo 1 Introdução ao LibreOffice19

Encaixando/flutuando janelas e barras de ferramentas

As Barras de ferramentas e algumas janelas, como a do Navegador e a de Estilos e Formatações, são encaixáveis. Você pode movê-las, redimensioná-las ou encaixá-las a uma borda.

Para encaixar uma janela ou barra de ferramentas, segure a tecla Control e dê um clique duplo na moldura da janela flutuante (ou em uma área livre próxima dos ícones no alto da janela flutuante) para encaixá-la na sua última posição.

Para desencaixar uma janela, segure a tecla Control e dê um clique duplo sobre a moldura (ou em uma área livre próxima dos ícones no alto) da janela encaixada.

Personalizando barras de ferramentas

Você pode personalizar as barras de ferramentas de várias maneiras, incluindo a escolha de quais ícones estarão visíveis e a travar a posição de uma barra de ferramentas encaixada. Você também pode adicionar ícones e criar novas barras de ferramentas, conforme descrito no Capítulo 14.

Para acessar as opções de personalização da barra de ferramentas, utilize a seta para baixo no final dela ou em sua barra de título.

Figura 5: Personalizando barras de ferramentas

Para exibir ou esconder ícones definidos para uma barra de ferramentas selecionada, escolha a opção Botões Visíveis no menu de contexto. Os ícones visíveis são identificados por uma marca ao redor deles. Clique neles para marcá-los ou desmarcá-los.

Figura 6: Seleção de ícones visíveis

Menus do botão direito do mouse (Menus de contexto)

Você pode acessar rapidamente muitas funções do menu clicando com o botão direito do mouse em um parágrafo, imagem, ou outro objeto. Um menu de contexto aparecerá. Normalmente, o menu de contexto é a maneira mais rápida e fácil para encontrar uma função. Se você não sabe onde uma função está localizada nos menus ou nas barras de ferramentas, você pode encontrá-la com o botão direito do mouse.

20Guia do Iniciante do LibreOffice 3.3

Barra de status

A barra de status é localizada na parte de baixo da sua área de trabalho. Ela mostra algumas informações sobre o documento e maneiras convenientes de alterar algumas funcionalidades. Ela é parecida, tanto no Writer, como no Calc, Impress e Draw, mas cada componente inclui alguns itens específicos.

Figura 7: Canto esquerdo da barra de status no Writer

Figura 8: Canto direito da barra de status do Writer

Os itens da barra de status em comum estão descritos abaixo.

Página, planilha, ou número do slide

Mostra a página atual, planilha ou número do slide, e o número total deles no documento. Clique duas vezes nesse campo para abrir o Navegador. Outros usos deste campo dependem de cada componente.

Estilo da página ou do slide Mostra o estilo atual da página ou do slide. Para editá-lo, clique duas vezes nesse campo.

Alterações não salvas Um ícone aparece aqui se alterações feitas no documento não foram salvas.

Assinatura digital

Se o documento foi assinado digitalmente, um ícone é mostrado aqui. Você pode clicar duas vezes sobre ele para ver o certificado.

Informação do objeto

Mostra informações importantes relativas à posição do cursor ou do elemento selecionado no documento. Clicar duas vezes nessa área normalmente abre uma caixa de diálogo.

(Parte 4 de 11)

Comentários