LIBREOFFICE Guiado Iniciante - ptbr

LIBREOFFICE Guiado Iniciante - ptbr

(Parte 5 de 11)

Zoom e proporção

Para alterar a visualização para mais perto ou mais longe, arraste o botão de Zoom, ou clique nos botões + e –, ou clique com o botão direito do mouse no marcador de nível de zoom para mostrar uma lista de valores que se podem escolher para a exibição.

Clicando duas vezes sobre o Zoom e proporção, aparece a caixa de diálogo Zoom & Visualização do Layout.

Como se chamam essas coisas?

Os termos utilizados no LibreOffice na maior parte da interface do usuário (as partes do programa que se vê e utiliza, em contraste com o código por trás das câmeras que faz o verdadeiro trabalho) são os mesmos utilizados na maioria dos programas.

Capítulo 1 Introdução ao LibreOffice21

Uma caixa de diálogo é um tipo especial de janela. Sua função é informar alguma coisa, ou solicitar que você responda algo, ou ambos. Ela fornece controles para que você os utilize para especificar como uma ação será executada. Os nomes técnicos para os comandos mais comuns são mostrados na Figura 9; a caixa de seleção não é mostrada (onde você pode selecionar itens). Não costumamos utilizar termos técnicos neste livro, mas é útil conhecê-los porque a Ajuda e outras fontes de informação os utilizam com frequência.

Na maioria dos casos, você pode interagir apenas com as caixas de diálogo (não com o documento) enquanto ela estiver aberta. Quando ela é fechada (normalmente, clicando em OK ou outro botão, salva suas modificações e fecha a caixa de diálogo),assim, você pode continuar a trabalhar no seu documento.

Algumas caixas de diálogo podem ser mantidas enquanto você trabalha, assim você pode alternar entre ela e o documento. Um exemplo desse tipo á a caixa Localizar & Substituir.

Figura 9: Caixa de diálogo com os comandos mais comuns

1=Abas (não são exatamente controles) 2=Botões de seleção (apenas um pode ser selecionado por vez) 3=Caixa de verificação (mais de uma podem ser selecionadas) 4=Caixa de rolagem (muda o valor através das setas) 5=Miniatura ou prévia 6=Lista de seleção 7=Botões

Iniciando um novo documento

Você pode iniciar um novo documento em branco no LibreOffice de várias maneiras.

Quando o LibreOffice está rodando, mas nenhum documento está aberto (por exemplo, se você fechar todos os documentos, sem sair do programa), a Central de Inicialização é exibida. Clique em um dos ícones para abrir um novo documento do tipo indicado, ou clique no ícone de Modelos para iniciar um novo documento utilizando um modelo.

22Guia do Iniciante do LibreOffice 3.3

Figura 10: Central de Inicialização do LibreOffice

Você também pode iniciar um novo documento de uma das seguintes maneiras. •Clique em Arquivo → Novo e escolha o tipo de documento.

•Utilize a seta próxima ao botão Novo, na barra de ferramentas principal. No menu de contexto, selecione o tipo de documento a ser criado.

•Pressione Control+N no teclado.

•Clique em Arquivo → Assistentes para tipos especiais de documentos.

Se um documento já estiver aberto no LibreOffice, o novo documento será aberto em uma nova janela.

Abrindo documentos existentes

Quando nenhum documento está aberto, a Central de inicialização mostra um ícone para abrir um documento existente ou escolher um de uma lista de documentos abertos recentemente.

Figura 1: Ícone Abrir documentos Você também pode abrir um documento existente de uma das seguintes maneiras:

•Clique em Arquivo → Abrir...

•Clique no botão Abrir na barra de ferramentas principal. •Pressione as teclas Control+O no teclado.

Capítulo 1 Introdução ao LibreOffice23

Em cada caso, a caixa de diálogo Abrir aparece. Selecione o arquivo que quiser abrir, e clique em Abrir. Se um documento já estiver aberto no LibreOffice, o segundo documento será aberto em uma nova janela.

Na caixa de diálogo Abrir, você poderá reduzir a lista de arquivos selecionando o tipo de arquivo pelo qual se procura. Por exemplo, se você escolher Documento de texto no tipo de arquivo, você verá apenas os documentos que o Writer pode abrir (incluindo .odt, .doc, .txt); se você escolher Planilhas, você verá arquivos .ods, .xls, e outros que o Calc abre.

Você também pode abrir um documento existente que esteja em um formato OpenDocument clicando duas vezes sobre seu ícone na área de trabalho ou no gerenciador de arquivos, como o Windows Explorer.

Se você tiver associado os formatos de arquivo do Microsoft Office ao LibreOffice, você também poderá abri-los clicando duas vezes neles.

Nota

No Microsoft Windows você tanto pode usar as caixas de diálogo Abrir e Salvar Como quanto outras disponíveis no Microsoft Windows. Veja “Utilizando as caixas de diálogo Abrir e Salvar Como” na página 26.

Salvando um documento

Para salvar um documento novo, siga uma das seguintes opções: • Pressione Control+S.

•Clique em Arquivo → Salvar na barra de menu.

•Clique no botão Salvar na barra de ferramentas principal.

Quando a caixa de diálogo Salvar Como aparecer, entre com o nome do arquivo e verifique o tipo de arquivo (se necessário), e clique em Salvar.

Para salvar um documento aberto com o mesmo nome, clique em Arquivo → Salvar. Isso sobrescreverá a última versão salva do arquivo.

Proteção com senha

Para proteger um documento contra leitura com uma senha, utilize a opção da caixa de diálogo Salvar Como.

1)Na caixa de diálogo Salvar Como, selecione a opção Salvar com senha, e clique em Salvar. Você verá um alerta (Figura 12).

2)Digite a mesma senha nos dois campos, e clique em OK. Se as senhas forem iguais, o documento será salvo protegido por senha. Se as senhas não forem iguais, você verá uma mensagem de erro. Feche a caixa de mensagem para retornar à caixa de diálogo Definir Senha e digite novamente a senha.

CuidadoO LibreOffice utiliza um mecanismo de encriptação muito forte que torna quase impossível recuperar o conteúdo de um documento caso você esqueça a senha.

24Guia do Iniciante do LibreOffice 3.3

Figura 12: Colocando uma senha em um documento

O Writer e o Calc possuem uma proteção de segundo nível, que permite que um arquivo seja lido, mas não alterado sem uma senha; ou seja, o arquivo abre em modo de apenas leitura.

Para proteger um documento contra alterações:

1)Clique em Mais Opções na caixa de diálogo Definir Senha.

2)Entre com a senha no campo Digite a senha para permitir a edição. Repita a senha no campo Confirmar senha. Clique em OK.

(Parte 5 de 11)

Comentários