LIBREOFFICE Guiado Iniciante - ptbr

LIBREOFFICE Guiado Iniciante - ptbr

(Parte 6 de 11)

Salvando um documento automaticamente

Você pode preferir que o LibreOffice salve arquivos automaticamente. O Salvamento automático, assim como o salvamento manual, sobrescreve a última versão salva do arquivo. Para configurar o salvamento automático:

1)Clique em Ferramentas → Opções→ Carregar/Salvar → Geral.

2)Marque a opção Salvar informações de autorrecuperação a cada, e ajuste o intervalo de tempo.

Renomeando e apagando arquivos

Você pode renomear ou apagar arquivos dentro das caixas de diálogo do LibreOffice, da mesma maneira que faz normalmente no seu gerenciador de arquivo. No entanto, você não pode copiar ou colar arquivos nas caixas de diálogo.

Utilizando as caixas de diálogo Abrir e Salvar Como

Você pode escolher quando utilizará as caixas de diálogo Abrir e Salvar Como do LibreOffice ou as fornecidas pelo seu sistema operacional.

Para visualizar ou modificar o tipo da caixa de diálogo, utilize:

1)Clique em Ferramentas → Opções → LibreOffice → Geral. 2)Selecione a opção Utilizar as caixas de diálogo do LibreOffice.

Capítulo 1 Introdução ao LibreOffice25

Essa seção discute as caixas de diálogo Abrir e Salvar Como do LibreOffice. A Figura 13 mostra a caixa de diálogo Salvar Como; a caixa de diálogo Abrir é parecida.

Figura 13: Caixa de diálogo Salvar Como do LibreOffice

Os três botões no alto à direita das caixas de diálogo Abrir e Salvar Como do LibreOffice são, da esquerda para a direita:

•Vá para Um nível acima na hierarquia de pastas (diretórios). Clique e segure este botão por um segundo para ver uma lista de pastas de nível superior; para ir para uma das pastas da lista, mova o ponteiro do mouse sobre o seu nome e libere o botão do mouse.

•Criar um Novo Diretório.

•Diretório Padrão.

Para os documentos do LibreOffice que foram salvos com mais de uma versão, utilize o menu Versão para selecionar a versão deseja abrir em modo de somente leitura. Para documentos do Microsoft Office, somente a versão atual pode ser aberta.

Utilize o campo Tipo de arquivo para informar o tipo de arquivo a ser aberto, ou o formato do arquivo a ser salvo.

A opção Apenas leitura na caixa de diálogo Abrir abre o arquivo para leitura e impressão, somente. Consequentemente, a maior parte das barras de ferramentas desaparecem, e a maioria das opções do menu estarão desabilitadas. O botão Editar Arquivo é mostrado na barra de ferramentas padrão para abrir o arquivo para edição.

Você pode abrir arquivos da Internet digitando a URL no campo Nome do arquivo na caixa de diálogo Abrir.

26Guia do Iniciante do LibreOffice 3.3

Utilizando o Navegador

O Navegador lista objetos contidos em um documento, separados em categorias. Por exemplo, no Writer, ele mostra Títulos, Tabelas, Quadros de texto, Comentários, Figuras, Marcadores, e outros itens, como mostra a Figura 14. No Calc, ele mostra Planilhas, Nomes de Intervalos, Intervalos de Bancos de Dados, Figuras, Objetos de Desenho, e outros itens. No Impress e no Draw, ele mostra Slides, Fotos, e outros itens.

Para abrir o Navegador, clique no ícone na barra de ferramentas padrão, ou pressione F5, ou clique em Exibir → Navegador na barra de menu.

Você pode encaixar o Navegador em qualquer lugar da janela principal do LibreOffice ou deixá-lo flutuando (veja “Encaixando/flutuando janelas e barras de ferramentas“ na página 21).

Figura 14: O Navegador

Clique no marcador (+ ou seta) para que qualquer categoria exiba sua lista de objetos. Para esconder a lista de categorias e exibir apenas a barra de ferramentas no topo, clique no

ícone Ativar/Desativar Caixa de listagem . Clique no ícone novamente para reexibir a caixa de listagem.

O Navegador oferece várias formas convenientes de se mover por um documento e encontrar itens nele:

•Quando uma categoria exibe sua lista de objetos, clique duas vezes sobre um objeto para saltar diretamente para a sua localização no documento.

Objetos são muito mais fáceis de encontrar se você der nomes a eles na sua criação, ao invés de manter os nomes padrão do LibreOffice figura1, figura2, Tabela1, Tabela2, e assim por diante—que podem não corresponder à posição do objeto no documento.

Se você quiser apenas ver o conteúdo de uma determinada categoria, marque-a e clique

no ícone Exibir conteúdo . Até que você clique no ícone de novo, apenas os objetos daquela categoria serão exibidos.

Capítulo 1 Introdução ao LibreOffice27

•Clique no ícone de Navegação (o segundo ícone da esquerda no topo do navegador) para exibir a Barra de ferramentas de navegação. Aqui você pode escolher uma das categorias e utilizar os ícones Anterior e Próximo para mover de um item para outro. Isso é particularmente útil para encontrar itens como marcadores e índices, que podem ser difíceis de encontrar.

Os nomes dos ícones (mostrado em dicas) se modificam para se adaptar à categoria selecionada; por exemplo, Próxima Figura ou Próximo Marcador.

Figura 15: Barra de ferramentas de navegação

•Para saltar para uma página específica do documento, digite seu número na caixa no topo do Navegador.

Um pouco de experimentação com os outros ícones demonstrarão suas funções. Alguns usos para componentes específicos estão descritos nos capítulos sobre o Writer e os outros componentes.

Desfazendo e refazendo modificações

Para desfazer a modificação mais recente, pressione Control+Z, ou clique no ícone Desfazer na barra de ferramentas padrão, ou clique em Editar → Desfazer na barra de menus.

O menu Editar mostra as últimas modificações que podem ser desfeitas (veja abaixo um exemplo no Writer).

Figura 16: Desfazendo a última modificação

Clique no pequeno triângulo à direita do ícone Desfazer para ver uma lista de todas as modificações que podem ser desfeitas. Você pode selecionar múltiplas modificações e desfazê-las todas de uma só vez.

Figura 17: Lista de modificações que podem ser desfeitas 28Guia do Iniciante do LibreOffice 3.3

Após as mudanças terem sido desfeitas, o Refazer fica ativo. Para refazer uma modificação,

selecione Editar → Refazer, ou pressione Control+Y, ou clique no ícone Refazer . Da mesma forma que o Desfazer, clique no triângulo à direita da seta para ver uma lista das mudanças que podem ser refeitas.

Para modificar o número de alterações que o LibreOffice guardará, clique em Ferramentas → Opções → LibreOffice → Memória e, na seção Desfazer mude o Número de etapas. Cuidado, porque pedir ao LibreOffice que guarde mais alterações consome mais memória do computador.

Fechando um documento

Para fechar um documento, clique em Arquivo → Fechar.

(Parte 6 de 11)

Comentários