LIBREOFFICE Guiado Iniciante - ptbr

LIBREOFFICE Guiado Iniciante - ptbr

(Parte 7 de 11)

Você também pode fechar um documento clicando no ícone Fechar na janela do documento. Esse botão é parecido com o X mostrado na Figura 18. Ele pode estar em locais diferentes, dependendo do seu sistema operacional.

Figura 18: Ícones de Fechar Documento

Se mais de uma janela do LibreOffice estiver aberta, cada janela aparecerá como o exemplo mostrado à esquerda na Figura 18. Fechar essa janela mantém as outras janelas do LibreOffice abertas.

Se apenas uma janela do LibreOffice estiver aberta, ela aparecerá como o exemplo mostrado à direita na Figura 18. Note o pequeno x embaixo do X maior. Clicando no x pequeno fecha-se o documento mas mantém-se o LibreOffice aberto. Clicando no X grande fecha-se o LibreOffice completamente.

Se o documento não tiver sido salvo desde a última modificação, uma caixa de mensagem será exibida. Escolha se você quer salvar ou descartar suas modificações.

•Salvar: O documento será salvo e fechado.

•Descartar: O documento será fechado, e todas as modificações desde o último salvamento serão perdidas.

•Cancelar: Nada acontece, e você retorna ao documento.

CuidadoNão salvar seu documento poderia resultar na perda das modificações mais recentes, ou pior ainda, do seu documento inteiro.

Fechando o LibreOffice

Para fechar o LibreOffice completamente, clique em Arquivo → Sair, ou feche o último documento aberto como explicado em “Fechando um documento” acima.

Se todos os documentos foram salvos, o LibreOffice fecha imediatamente. Se qualquer um dos documentos tiver sido modificado, mas não salvo, um aviso aparecerá. Siga os procedimentos mostrados em “Fechando um documento” para salvar ou descartar suas modificações.

Capítulo 1 Introdução ao LibreOffice29

Utilizando o LibreOffice no Mac

Algumas teclas e itens do menu são diferentes no Mac daqueles utilizados no Windows e no Linux. A tabela abaixo mostra algumas substituições mais comuns para as instruções deste livro. Para uma lista mais detalhada, veja a Ajuda.

Windows/LinuxEquivalente no MacEfeito

Ferramentas→ Opções seleção de menu LibreOffice → PreferênciasAcessa as opções de configuração

Clique com botão direitoControl+clickAbre um menu de contexto Ctrl (Control)⌘ (Command)Utilizada com outras teclas F5Shift+⌘+F5Abre o Navegador F11⌘+TAbre a janela de Estilos e Formatação

30Guia do Iniciante do LibreOffice 3.3

Guia do Iniciante

Capítulo 2

Configurando o LibreOffice Escolhendo as opções do seu ambiente de trabalho

Escolhendo opções gerais para o LibreOffice

Esta seção cobre algumas das configurações que são aplicáveis a todos os componentes do LibreOffice. Para informações sobre configurações não discutidas aqui, veja a Ajuda online.

Clique em Ferramentas → Opções. A lista, na caixa da esquerda da janela Opções – LibreOffice, varia dependendo de qual componente do LibreOffice estiver aberto. As ilustrações neste capítulo exibem a lista como aparece quando um documento do Writer estiver aberto.

Clique no marcador (+ ou triângulo) à esquerda da lista. Uma lista de hierarquia menor é exibida. Selecionando um item na lista faz com que a parte direita da caixa de diálogo mostre a página correspondente.

Figura 19: Opções do LibreOffice

Nota

O botão Voltar tem o mesmo efeito em todas as páginas da caixa de diálogo Opções. Ele retorna as opções para os valores ajustados quando o LibreOffice foi aberto.

Opções de Dados do Usuário

Pelo fato do LibreOffice utilizar o nome ou as iniciais armazenadas na página LibreOffice – Dados do Usuário para várias coisas, incluindo as propriedades do documento (informações como “criado por” e “editado pela última vez por”) e o nome do autor das notas e das alterações, você deverá se assegurar de que a informação correta apareça aqui.

Preencha o Formulário (mostrado na Figura 19), ou corrigir/apagar qualquer informação incorreta.

32Guia do Iniciante do LibreOffice 3.3

Figura 20: Preenchendo os dados do usuário

Opções gerais As opções na página Geral do LibreOffice estão descritas abaixo.

Figura 21: Ajustando as opções gerais do LibreOffice

Ajuda - Dicas

Quando a caixa Dicas está ativa, uma ou duas palavras aparecerão quando você segurar o ponteiro do mouse sobre um ícone ou campo, sem clicar.

Ajuda – Dicas estendidas

Quando a caixa Dicas estendidas está ativa, uma pequena descrição da função de um ícone particular, de um comando do menu ou de um campo em uma caixa de diálogo aparece quando você mantém o ponteiro do mouse sobre o item.

Assistente de Ajuda

Para desligar o Assistente de Ajuda (similar ao Assistente do Microsoft Office), desmarque esta opção. Para restaurar o comportamento padrão, clique em Redefinir o Assistente de Ajuda.

Capítulo 2 Configurando o LibreOffice33

Formato da Ajuda

O Alto contraste é uma configuração do sistema operacional que altera o esquema de cores do sistema para melhorar a legibilidade. Para exibir a Ajuda em alto contraste (se o sistema operacional do seu computador suportar isso), escolha uma das folhas de estilo de alto contraste da lista.

Estilo de alto contrasteEfeito visual

PadrãoTexto preto em fundo branco Alto contraste 1Texto amarelo em fundo preto Alto contraste 2Texto verde em fundo preto Alto contraste pretoTexto branco em fundo preto Alto contraste brancoTexto preto em fundo branco

Caixa de diálogo Abrir/Salvar/Imprimir – Utilize as caixas de diálogo do LibreOffice

Para utilizar as caixas de diálogo Abrir, Salvar e Imprimir padrão do seu sistema operacional, desmarque a opção Utilizar as caixas de diálogo do LibreOffice. Quando esta opção está marcada, as caixas de diálogo oferecidas pelo LibreOffice serão utilizadas. Veja o Capítulo 1, Introdução ao LibreOffice, para mais informações sobre as caixas de diálogo Abrir, Salvar e Imprimir do LibreOffice. Este livro utiliza as caixas de diálogo Abrir, Salvar e Imprimir do LibreOffice nas ilustrações.

Caixas de diálogo Abrir/Salvar – Exibir as caixas de diálogo ODMA DMS primeiro

(Parte 7 de 11)

Comentários