Lista de Exercícios

Lista de Exercícios

Lista de Exercícios – I

1. A posição de uma partícula que se desloca ao longo do eixo x varia com o tempo de acordo com a equação x = A + B t + C t³, onde x é medido em metros e o tempo t em segundos. Quais as unidades das constantes A, B e C para que esta equação seja dimensionalmente correta?

2. Na expressão F = Ax2 , A é uma constante, F representa força e x um comprimento. Se

MLT-2 é a fórmula dimensional da força onde M é o símbolo da dimensão massa, L da dimensão comprimento e T da dimensão tempo, qual a fórmula dimensional da constante A?

3. Um ano-luz é uma medida de comprimento, a distância que a luz percorre em um ano. Considerando que, aproximadamente, a velocidade da luz é de trezentos milhões de metros por segundo e um ano tem 32 milhões de segundos, devemos multiplicar (trezentos milhões) por (32 milhões) para obter o valor do ano-luz em metros. Efetue esta conta em notação científica.

4. A massa do planeta Júpiter é de 1,9 x 1027 kg, e a massa do Sol é de 1,9891 x 1030 kg. Calcule, em notação científica:

a. A soma das duas massas b. Aproximadamente, quantas vezes o Sol é mais massivo que Júpiter.

está situada no km 300 dessa rodovia?

5. Um carro com uma velocidade de 80 Km/h passa pelo Km 240 de uma rodovia às 7h e 30 mim. A que horas este carro chegará à próxima cidade, sabendo-se que a mesma

tem 30 km, quantas voltas o carro vencedor chegou à frente do segundo colocado?

6. Numa corrida de carros, suponha que o vencedor gastou 1 h e 30 min para completar o circuito, desenvolvendo uma velocidade média de 240 km/h, enquanto que um outro carro, o segundo colocado, desenvolveu uma velocidade média de 236 km/h. Se a pista

quanto tempo a menos duraria o percurso?

7. Você faz determinado percurso em 2,0 horas, de automóvel, se a sua velocidade média for 75 km/h. Se você fizesse esta viagem a uma velocidade média de 100 km/h

horário previsto é de quantos km/h?

8. Um motorista, partindo de Salvador às 14h, pretende chegar a Amargosa, distante 238 km, às 17 h 30 min. Durante os primeiros 50 min da viagem, ele mantém uma velocidade média de 120 km/h, quando um defeito mecânico o obriga a parar durante 15 min. A velocidade média que ele deve manter no restante do percurso para chegar no

9. Um trem de comprimento de 200 metros gasta 20 s para atravessar um túnel de comprimento 400 m. Determine a velocidade escalar média do trem.

10. Na célebre corrida entre a lebre e a tartaruga, a velocidade da lebre é de 30 Km/h e a da tartaruga é de 1,5 m/min. A distância a percorrer é de 600 m, e a lebre corre durante 0,5min antes de parar para uma soneca. Qual é a duração máxima da soneca para que a lebre não perca a corrida?

1. Um móvel percorre uma estrada retilínea em duas etapas, a primeira etapa é percorrida com velocidade v1 e a segunda v2. mostre que:

a) Se a primeira etapa é igual a metade da estrada, a velocidade média do móvel em todo o percurso é dado por

b) Se a primeira etapa representa um terço da estrada, a velocidade média do móvel em todo o percurso é dada por

12. A equação horária de um carro em movimento dado o movimento x = 60 – 12t, onde x é medido em quilômetro e t em horas. Determine:

a) O espaço inicial e a velocidade escalar; b) O espaço quando t = 3 h; c) O instante em que o móvel passa pela origem dos espaços; d) Se o movimento é progressivo ou retrógrado.

13. Um móvel realiza um movimento uniforme num determinado referencial. Seus espaços variam com o tempo segundo os dados da tabela:

a) Determinar o espaço inicial s0 e a velocidade escalar do movimento. b) O movimento é progressivo ou retrógrado? c) Qual a função horária do movimento? d) A posição do móvel em t= 2,25 s e) O instante que o móvel passa pela origem dos espaços.

14. A figura representa a posição no instante t = 0 de um móvel em movimento uniforme. O sentido do movimento também está indicado na figura. A velocidade escalar do móvel tem valor absoluto 2 m/s. Determine:

a) a equação horária do espaço;

b) em que instante o espaço do móvel é s = -8 m.

15. A figura representa as posições de dois móveis A e B no instante t = 0. Os móveis A e B possuem movimentos uniformes cujas velocidades escalares têm valores absolutos 10 m/s e e 5,0 m/s, respectivamente.

a) Em que instante A e B vão se encontrar?

ocorrerá?

b) A que distância da posição inicial de A

16. Duas cidades A e B distam entre si 400km. Da cidade A parte um móvel P dirigindo-se à cidade B e, no mesmo instante, parte de B outro móvel Q dirigindo-se a A. Os móveis P e Q executam movimentos uniformes e suas velocidades escalares são, em módulo, 30 km/h e 50 km/h, respectivamente. Qual a distância da cidade A ao ponto de encontro dos móveis P e Q?

17. Dois carros deslocam-se em pista retilínea, no mesmo sentido, com velocidades constantes. O carro que está na frente desenvolve 20 m/s e o que está atrás, 35 m/s. Num certo instante, a distância entre eles é de 225m. A partir desse instante, que distância o carro de trás deve percorrer para alcançar o da frente?

da carreta

18. Um observador O, situado em C, vê passar uma carreta M dotada de velocidade constante, 17 m/s; 4,2 segundos depois ouve o choque da carreta contra o obstáculo AB . Sendo de 340m/s a velocidade de propagação do som no ar, qual a distância que separa o observador do obstáculo? Considere desprezíveis as dimensões

19. De duas cidadezinhas, ligadas por uma estrada reta de 10 km de comprimento, partem simultaneamente, uma em direção à outra, duas carroças, puxadas cada uma por um cavalo e andando à velocidade de 5 km/h. No instante da partida, uma mosca, que estava pousada na testa do primeiro cavalo, parte voando em linha reta, com a velocidade de 15 km/h e vai pousar na testa do segundo cavalo. Após um intervalo de tempo desprezível, parte novamente e volta, com a mesma velocidade de antes, em direção ao primeiro cavalo, até pousar na sua. E assim prossegue nesse vaivém, até que

quilômetros percorreu a mosca?

os dois cavalos se encontram e a mosca morre esmagada entre as duas testas. Quantos

suposta constante

20. Um atirador aponta sua arma para o alvo, situado a 225m de distância, e dispara um projétil. O impacto do projétil no alvo é ouvido pelo atirador 1,6 s após o disparo. Sendo 340 m/s a velocidade de propagação do som no ar, determine a velocidade do projétil,

21. O movimento de um corpo ocorre sobre um eixo X de acordo com o gráfico, onde as distâncias são dadas em metros e o tempo em segundo. A partir do gráfico determine:

i) a distância percorrida entre os instantes t1 = 0,5s e t2 =1,5 s; i) a velocidade média do corpo entre t1 = 0 e t2 = 2 s;

i) a velocidade instantânea em t = 2,0 s

2. O gráfico descreve o movimento retilíneo de dois carros A e B que viajam na mesma direção. Determine para os dois carros:

a) O espaço inicial e a velocidade escalar; b) O espaço quando t = 30 s; c) O instante em que os carros passam pela origem dos espaços;

d) Se o movimento é progressivo ou retrógrado. e) O instante e a posição de encontro dos carross.

Comentários