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Guias e Dicas
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pre - projeto, Manuais, Projetos, Pesquisas de Literatura

Pré-projeto que fala sobre o ensino da gramatica: a inclusão da introdução aos estudos dos processos da língua na escola.

Tipologia: Manuais, Projetos, Pesquisas

2012
Em oferta
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Compartilhado em 15/06/2012

ivan-anizio-12
ivan-anizio-12 🇧🇷

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Baixe pre - projeto e outras Manuais, Projetos, Pesquisas em PDF para Literatura, somente na Docsity! AS: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Centro de Educação Il Departamento de Letras e Artes O ensino da gramática: a inclusão da introdução aos estudos dos processos da língua na escola. Campina Grande — PB Novembro 2011 O ensino da gramática: a inclusão da introdução aos estudos dos processos da língua na escola, Pré-projeto de pesquisa elaborado como requisito de avaliação correspondente a || unidade do componente curricular Metodologia Científica ministrada no semestre 2011:2 pelo professor Augusto César Moraes Gomes. . | | . | , Equipe: Ramon do Nascimento Oliveira Iolanda de Oliveira Silva o * O 8) Campina Grande - PB Novembro 2011 e gramática portuguesa na escola, na escola. Pretendemos fazer a pesquisa visando estes dois aspectos nas escolas públicas Estadual Teonas da Cunha Cavalcanti, na cidade de Juripiranga = PB, e a escola Estadual Dr. Elpídio de Almeida, conhecida popularmente como o estadual da Prata, na cidade de Campina Grande — PB; e nas escolas particulares Instituto Monteiro Lobato, na cidade de - també — PE e a Escola Santa Maria, na cidade de Timbaúba — PE, “ abjetivando 9 ensino médio para amostra de análise. Preocupamo-nos com uma comparação do ensino escolar privado e público, para melhor análise científica do tema abordado. Outrã má consequência trazida pelo mau ensino e compreensão da gramática dá-se em conta do preconceito linguístico, que é a forma de preconceito a partir da fala não-gramaticada, ou seja, O falante que não possui conhecimento a respeito da gramática normativa, é xingado por causa de sta pouca instrução no assunto a partir de determinado erro gramatical, na fala ou na escrita. Segundo Bagno (2006), (linguista e autor de obras importantíssimas para a sociolinguística (ciência que estuda as variações de língua em um idioma, tais como a variação de criança para adulto, homem para mulher, etc.) da língua portuguesa, como Preconceito Lingúístico, Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa e À língua de Eulátia): “o preconceito linguístico se baseia na crença que só existe uma única lingua portuguesa digna deste nome e que seria a língua ensinada nas escolas, explicada nas gramáticas e catalogadas nos dicionários”. (BAGNO. p. 25, 2008). O ensino desta forma linguistica expressa uma melhor base da lingua para O aluno, ou seja, o professor deve ensinar língua portuguesa, e não Mesmo a gramática sendo tão estigmatizada, ela possui falhas, como podem ser descritas no livro Português ou Brasileiro? Um convite à pesquisa, de Marcos Bagno (2001). Alguns processos linguísticos podem ser inseridos para “tapar o buraco” causado pelas falhas da 3 gramática normativa, tais como a substarititatão de palávras, que é pouco estudada na morfologia (principalmente nos livros didáticos) na gramática, mas amplamente estudada e analisada pela linguística. Assim pretendemos analisar o ensino de gramática na sata de aula para a inserção de processos linguísticos para uma melhor compreensão do aluno a uma visão ampla do conceito de língua, não apenas da gramática, podendo esta metodologia ser facilmente aplicada em sala de aula, com objetividade maior para o ensino médio, pois os alunos já estarão amadurecendo, uma vez que eles são pré-universitários e necessitam de uma melhor visão de língua, além das próprias razões da vida. Bagno, no livro Preconceito linguístico, faz a seguinte citação a respeito do preconceito linguístico, em seu livro: “É um verdadeiro. acinte aós direitos humanos, por exemplo, o modo coma a fala nordestina é retratada nas novelas de televisão, principalmente da Rede Globo. Todo personagem de origem nordestina é, sem exceção, um tipo grotesco, rústico, atrasado, criado para provocar o riso, o escárnio e o debache dos demais personagens e do espectador. No plano lingúístico, atores não- nordestinos expressam-se num arremedo de língua. que não é falada em lugar nenhum no Brasil, muito menos no Nordeste. Costumo dizer que aquela deve ser a língua do Nordeste de Marte! Mas nós sabemos muito bem que essa atitude representa uma forma de marginalização e exclusão: (BAGNO, p. 44, 2006). Tomando para a sala de aula, a citação de Bagno diz.respfito . a teoria do conceito de língua, Trazendo este conceito para a sala de a la, temos a noção de que a gramática está a serviço da língua. De acordo qom os PCNs (1997), a gramática deve servir de instrumento de aprendizado para aprender a norma culta e para auxiliar a língua, e não como o único objeto de estudo da mesma. A apresentação desse tema conduz à sala de aula uma discussão sobre as diversas variações linguísticas, seus processos. e discussões sobre gramática, o que possivelmente torna a aula de língua portuguesa mais prazerosa, pois mostra os diversos fatos linguísticos Cotidianos dos alunos, um interessante fato para se trabalhar com os alunos no dia-dia escolar. s Apesar de todas as teorias e processos linguísticos, não devemos deixar de lado a gramática, pois será com seu auxílio que os alunos aprenderão a falar corretamente a norma culta da língua portuguesa e apreriderão os processos da gramática normativa, tais como morfologia, sintaxe, ortografia, etc., que servirão para a escrita de diversos gêneros textuais, além de um futuro vestibular que consequentemente levará o aluno à universidade. Algo que facilita bastante o aprendizado do aluno é mostrar o prócesso pelo qual passa uma palavra para se tornar o que hoje ela é. Com as falhas da gramática e a implicitação de parte do processo de formação - -dás palavras, principalmente pelos livros didáticos, a melhor forma de saída é o ensino de processos linguísticos, tais como substantivação de palavras, neologismos e demais formações de palavras, pronominação pessoal de você e a gente entre outros, fatos que são interessantissimos para a análise em sala de aula e que estão presentes em qualquer situação formal e informal, O ensino de tal coisa contribui para que o aluno entenda de fato os processós da língua falada & escritã, álém de não restar um “oco” na cabeça do aluno a respeito da implicitação de tais processos linguísticos. (Unidos maiores gramáticos normativistas contemporaneidade) defende o ensino de quê? 6 Filante da língua- portuguesa não se jidade ” “que possui para uma boa fala, mas à inguística que ele possui, linguística essa dencminada de gramática internalizada. 4 OBJETIVO Nossa proposta de trabalho pretende analisar: de gramática junto aos processos da língua, mostrando pro aspectg/do ensino as de inclusão de uma introdução aos estudos linguísticos na sala de “aula, buscando uma melhor compreensão do aluno a respeito do assunto, mas sem deixar de lado a importância da gramática normativa da língua portuguesa, podendo assim fazer uma mescla entre a gramática e a linguística. a JUSTIFICATIVA O ensino de gramática normativa e a sua compreensão criaram um mito na língua: o que.só existe um jeito correto de falar, O que ocasionou o preconceito linguístico. A inclusão dos estudos sociolinguísticos na escola causa a correção desse mito que foi criado, auxiliando o professor e os alunos a compreenderem melhor a língua e seus fatos, e estimulando o aluno a conhecer os diversos processos linguísticos, sem deixar de lado a tão importante gramática. METODOLOGIA O trabalho abordado é feito em uma pesquisa de cunho qualitativo, contudo, nossa análise avalia além da descrição do estudo, demonstrando novas formas metodológicas do ensino a respeito da língua e gramática, para um melhor desempenho do aiunado. Iremos fundamentar o pré-projeto tendo o Ensino feio como amostra de análise, e como instrumento de coleta de dados, teremos o método observativo. O tipo do pré-projeto é de pesquisa - empírica.
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