Nectar de aeroportos

Nectar de aeroportos

Prova de aeroportos-20/5/2013

Contribuição: DELL

PTR 2501-Aeroportos

Prova de aeroportos (2006/2º)

  1. Quais são os principais sub-sistemas de um aeroporto, sua caracterização e seu dimensionamento?

Subsistema

Características

Dimensionamento

1) Acesso / Regresso e vias internas

Número de vias

* Fluxo de veiculos no horário de pico* Tempo de parada

2) Estacionamento de Veículos Terrestres

Área

* Número de veículos estacionados simultaneamente (Função do preço do estacionamento e outro modo de transporte)

3) Terminal de Passageiros

Área

* Número de pessoas na hora pico (Passageiros+acompanhantes+funcionários)* Nível de conforto

4) Pátio de Estacionamento de Aeronaves

Área

* Tipo de Aeronave* Número de aeronaves na hora pico

5) Caminho de Circulação (Taxi Way)

* Comprimento* Número de entradas e saídas

* Número de movimentos (Aterrisagens e decolagens) ma hora pico

6) Pistas

Comprimento

m

* Tipo de Aeronave* Peso* Aspectos ambientais* Segurança

Quantidade

Número de pistas

* Movimentos na hora pico* Vento (Velocidade e direção)

Orientação

Orientação

* Vento (Velocidade e direção) - topografia

Pavimentação

cm

* Carga no solo* Frequencia de uso* Resistencia do solo

  1. Qual a importância da 2º guerra mundial para o transporte aéreo?Onde e quando foi feita a padronização do transporte aéreo?

O excesso de aviões militares com o final da 2ª Guerra Mundial foi deslocado para atender a aviação civil, e com isso foi necessário implantar uma padronização para utilização dos mesmos.

Esta padronização foi realizada em 1944 em Chicago.

  1. Qual é o principal órgão regulamentador do transporte aéreo? Quais são suas principais funções?

O principal órgão regulamentador é a ICAO (International Civil Aviation Organization).

As principais funções são assegurar padronização técnica que resultem em segurança e economia respectivamente.

  1. O que é ICAO? O que interessa o anexo 14? É anexo a que? Do que ele se constitui? Quais a relevância para projetos de aeroportos?

ICAO: International Civil Aviation Organization

Organização criada para assegurar padronizações técnicas que resultem em segurança e economia respectivamente.

Carta de Convenção tem vários anexos que estabelecem a padronização técnica.

O anexo 14 é o que cuida dos aeródromos,.

A padronização técnica é feita em forma dos anexos à carta de convenção.

As relevâncias são as de funções para greide, separação de pistas e largura de pista.

  1. Qual é a dimensão, do lado aéreo, que a ICAO não estabelece ?

O comprimento de pista que é função do tipo de avião, peso do avião, aspectos ambientais e requisitos de segurança.

  1. Quais são os pesos característicos dos aviões? O que eles significam? Quais são seus limites? De que tipo podem ser ?

PBO (Peso Básico Operacional): Peso do Avião Vazio + Tripulantes + Bagagem Tripulantes + Comissária (Comidas)

+

Carga Paga: Passageiros + Bagagem + Carga propriamente dita + Correio

PZC (Peso Zero Combustível) <= PmaxZC (Peso Máximo Zero Combustível) - Limite Estrutural de Projeto (Não pode ser ultrapassada)

+

Combustível Total = Combustível por etapa + Reservas (10% da etapa + Combustível de Alternativa + Espera de 30 a 45 minutos)

PD (Peso Decolagem) <= PmaxD (Peso Máximo de Decolagem)** <= PmaxED (Peso Máximo Estrutural de Decolagem)

-

Combustível da Etapa

PAt (Peso de Aterragem) <= PmaxAt <= PmaxEAt (Peso Máximo Estrutural de Aterragem)

  1. Fazer um gráfico representativo de ”carga paga” X alcance e indicar o significado de cada trecho da função e de seu respectivo limitante. Para que serve? Quais as variáveis relacionadas? De que forma o gráfico influencia na decolagem e por que?

Trecho A: o alcance é nulo pois está sem combustível, ai vai colocando combustível até atingir o PMED. Alcance nulo.

Trecho B: diminui-se a carga paga e no lugar coloca-se combustível até a capacidade máxima do avião.

Trecho C: diminui-se a carga paga até zero mantendo-se o combutível total máximo. Alcance máximo.

O gráfico influencia na decolagem pois depende do peso de decolagem que influência o comprimento de pista.

  1. Quais são os 4 comprimentos característico de pista atribuídos pela ICAO? Explique cada um deles, assim como o significado de “Stopway”, “clearway” e “cabeceira deslocada”.

TORA – Take-Off Run Available -> Pista propriamente dita

TODA – Take-Off Distance Available -> TORA + Clearway

ASDA – Accelerate Stop Distance Available -> TORA + Stopway

LDA – Landing Distance Available -> TORA – Cabeceira Deslocada

Stopway – Pista para frenagem em decolagem abortada

Clearway – Área livre de obstáculos para ganhar altura após o final da faixa de pista.

Cabeceira Deslocada – Área livre que o avião pode sobrevoar para aumentar a segurança na aterragem

  1. De que forma se dá o controle de trafego aéreo (CTA) e quais as funções estabelecidas no anexo 11?

O CTA (Controle de Trafego Aéreo) – busca determinar a capacidade de pista, visando estabelecer o mínimo aceitável de segurança e maximizar o fluxo.

- Determinar o conceito de vôo (visual e instrumental)

- Determinar o controle de aproximação (convencional e radar)

  1. Tipos básicos de controle de tráfego aéreo em uma TMA. Quem exerce? Quais as separações entre aterragens e decolagens? Capacidade associada a cada uma das separações.

Os tipos básicos de controle de tráfego em uma TMA (Área Terminal), são:

- Convencional (sem radar, somente separado por altura)

- Radar

- Controle aéreo na TMA

Convencional

Radar

Aterragens / h

12 / h

30 / h

Decolagens / h

55 /h

55 / h

Mista / h

24 /h

55 / h

Quem exerce é o controle de aproximação (APP)

  1. Quais são as 3 regras básicas de trafego aéreo que afetam a capacidade de pista? Explique-as.

As 3 regras básicas são:

1 – Aterragens tem (sempre) prioridade que decolagens.

- Como aterragem demora mais

- Quanto mais aterragens, menor a capacidade da pista

2 – Dois aviões não podem ocupar simultaneamente a mesma pista.

- Aumentando o número de entradas/saídas; reduz a ocupação da pista, aumentando a capacidade da pista

3 – Deve-se manter uma separação mínima entre aviões no ar

- Quanto maior a separação menor a capacidade

  1. O que é estudo de capacidade da pista? Para que serve? Como é usado?

O estudo de capacidade de pista visa o dimensionamento da pista através da análise de custo-benefício, prevendo a demanda.

Serve para verificar o tamanho do aeroporto no horizonte de projeto e as fases da obra.

É separado em fases de obras, variando conforme até atingir o horizonte de projet. (configuração final do aeroporto)

  1. Quais são os fatores que afetam a capacidade de pista? Explique cada um deles.

-3 regras básicas acima

-Tipo de controle de tráfego: convencional ou radar

-Presença de obstáculos (topografia)

-Acessos rápidos de entrada e saída de pista

-configuração da pista (quantidade, orientação magnética, separação)

-metereologia

  1. Explicar o conceito de operacionalidade e quais as variáveis capazes de fechar um aeroporto e como isso ocorre?

É o tempo que o aeroporto ficou aberto sobre o tempo que ele foi projetado para operar (maior que 95%).

Teto de visibilidade e ventos são fatores que podem fechar um aeroporto pois podem impedir a aterragem e a decolagem de aeronaves.

  1. Operacionalidade? Quem define, valor básico, aspectos que afetam?

Vide resposta anterior.

  1. Qual o objetivo de se determinar “superfícies aeronáuticas”? Quais são essas superfícies e suas funções? Desenhar.

O objetivo é aumentar a segurança, uma vez que a maioria dos acidentes aéreos ocorrem nas proximidades dos aeroportos, pois os aviões estão em menor velocidade. Elas impedem o surgimento de obstáculos que podem afetar a segurança e a capacidade de pista.

-Faixa de pista: é a única real (não imaginária), tem por objetivo reduzir o risco de danos a aviões que saiam da pista e proteger os aviões que sobrevoam a pista para dec. e aterragens.

-Superfície de aproximação: Protege contra obstáculos os aviões que estão aterrando. Rampa com 2% de inclinação de forma trapezoidal com comprimento de 12km e base menor representada pela faixa de pista.

-Superfície de subida: Protege contra obstáculos os aviões que estão decolando. Rampa com 2% de inclinação de forma trapezoidal com comprimento de 12km e base menor representada pela faixa de pista.

-Superfície de Transição ou lateral: Protege contra obstáculos aviões que perderam a proa ao decolar. Une a parte lateral da faixa de pista à superfície horizontal interna com inclinação de 1:7

-Superfície horizontal interna: Protege os aviões que estão no circuito de tráfego. Manobras que os aviões executam em operações visuais para aterragem ou após decolagem. Representada por um círculo de raio 4km à 45 metros de altura sobre a pista.

  1. Como se dá a seleção de sítios aeroportuários? Quais são as principais fases que precedem a escolha definitiva?

a) analisa-se aspectos relacionados à pessoas: acessibilidade terrestre e proximidade do centro gerador de tráfego.

b) analisa-se aspectos relacionados ao ambiente: Topografia/geologia, metereologia, obstáculos.

c) analisa-se aspectos relacionados ao social: economia de construção, uso do solo / custo da terra, não proximidade de outro aeroporto, serviços públicos disponíveis.

As fases que precedem a escolha definitiva são: Análise preliminar, visita ao local, analise detalhada, análise econômico-financeira e seleção financeira.

  1. O que são critérios dimensionais? Para que servem? Porque existe? No que se baseiam?

Os critérios dimensionais se referem ao projeto geométrico, servindo para buscar o equilíbrio entre segurança e custo, padronizando e orientando os projetos. Se baseiam em comprimento de pista e largura dos aviões (envergadura e bitola do trem de pouso)

  1. Qual o conteúdo principal de um plano diretor?

1) Requisitos de acesso e regresso

2) Desenvolvimento de todas as instalações

3) Uso do solo (fora e dentro)

4) Prioridade e faseamento (fases de expansão)

5) Impacto ambiental na construção e operação

6) Viabilidade de todos os empreendimentos (técnica, financeira, operacional, econômico)

  1. Por que helicópteros podem não decolar verticalmente? Explique os fenômenos de “auto-rotação”e “efeito solo”.

Os helicópteros não podem decolar verticalmente por:

- peso especifico

- falta de potencia

- densidade do ar (baixa)

Autorotação – fenômeno no qual o deslocamento horizontal faz girar o rotor principal

Efeito solo – Vôo próximo do solo exige menor potencia

  1. Qual a dimensão geral de uma área de heliporto?

FAA (Federal Aviation Agency) – A = 1,5B X 1,5B

B = max(Fi rotor, L heliporto)

  1. Descrever o objetivo, dados necessários e metodologia no dimensionamento de pavimentos do FAA.

Objetivo: dimensionar pavimentos para uma vida útil de 20 anos com manutenção normal.

Dados necessários: PMED (95% do peso está nos trens de pouso principais), geometria do trem de pouso, previsão do volume de tráfego anual por tipo de avião e resistência do solo.

Metodologia: 1) projeção decolagem anuais previstas

2) identificação do avião critico (maior peso/roda)

3) Transformação do numero de decolagem dos trens de pouso de todos aviões em decolagem do trem de pouso do avião critico

4) Transformação empírica da carga no solo para carga no solo do avião critico

5)obtenção do numero total equivalente de decolagens do avia critico

6)determinação da espessura geral do pavimento, através de uma ábaco.

  1. Para que serve um terminal de passageiros? Quais são os seus tipos básicos? Desenhe.

  1. Quais são os elementos componentes de um terminal de passageiros, sua caracterização e seu dimensionamento?

Prova de aeroportos-20/5/2013

Contribuição: DELL

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