Monografia - avaliação do ensino superior - universidade salgado de oliveira

Monografia - avaliação do ensino superior - universidade salgado de oliveira

(Parte 1 de 8)

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Orientação Educacional

UNIVERSITÁRIO DE MIRACEMA DO TOCANTINS – UNITINS: perspectiva de melhoria da qualidade do ensino e do crescimento profissional.

MIRACEMA DO TOCANTINS – TO MARÇO - 2002

2 MÁRIO FERREIRA NETO

UNIVERSITÁRIO DE MIRACEMA DO TOCANTINS – UNITINS: perspectiva de melhoria da qualidade do ensino e do crescimento profissional.

Monografia apresentada ao Curso de Pós-Graduação, lato sensu, em Orientação Educacional da Universidade Salgado de Oliveira do Rio de Janeiro como parte da nota referente à obtenção do título de pós-graduado em Orientação Educacional, sob a orientação da Professora Msc. Nilza Fernandes.

MIRACEMA DO TOCANTINS – TO MARÇO - 2002

3 Mário Ferreira Neto

AVALIAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE MATEMÁTICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE MIRACEMA DO TOCANTINS – UNITINS: perspectiva de melhoria da qualidade do ensino e do crescimento profissional.

Monografia apresentada ao Curso de Pós-Graduação, lato sensu, em Orientação Educacional da Universidade Salgado de Oliveira do Rio de Janeiro como parte da nota referente à obtenção do título de pós-graduado em Orientação Educacional, sob a orientação da Professora Msc. Nilza Fernandes. Miracema do Tocantins – TO, março/2002.

Professora Msc. Nilza Fernandes Orientadora

_ 1º Examinador (a)

_ 2º Examinador (a)

Primeiramente ao meu Senhor e Salvador Jesus Cristo que é único digno de toda honra e louvor, pelo amor eterno e inspiração, por me conceder a oportunidade de estudar e concluir o presente trabalho, pois sem Ele nada somos e nada podemos. Deus, meu amigo fiel pela força nas horas difíceis, sei que nada estaria concretizado sem sua infinita graça, inclusive por estar me abençoado com sua misericórdia e dando-me dias melhores com intensa força espiritual e física para lutar contra o câncer (neoplasia maligna). Deus tem me iluminado todos os dias de minha vida, dando-me oportunidades de continuar vivendo para vencer o câncer.

À minha mãe, Isabel Gonçalves Lima, por toda dedicação de sempre, por não ter medido esforços para que eu chegasse até esta etapa da minha vida. Mulher de exemplo palpável, dedicação, coragem e perseverança, por me fortalecer com seu carinho e suas orações, quero lhe agradecer pelo seu esforço em me educar e ensinar a enfrentar as intempéries da vida.

Ao meu pai, Délio Ferreira, que sempre me incentivou nos estudos e estivera ao meu lado, nunca deixando desanimar nos momentos difíceis. Também em parceria com minha mãe, pelo exemplo que me foi passado, porque desde criança me ensinaram o caminho da vida, que é Jesus Cristo, por todo amor dedicado a mim, sempre pensando na minha felicidade e fazendo tudo para que eu e meus irmãos tivéssemos o melhor.

Aos meus irmãos: Carlos José Ferreira (Zezé), Pedro Paulo Ferreira, Maria

Marta Ferreira (Marica) - in memorian, Antônio Carlos Ferreira (Tunin), Délio Ferreira Filho (Delin), Sebastião Gonçalves Ferreira (Tião) e Maria Aparecida Gonçalves Ferreira (Cida), por terem me ajudado direta ou indiretamente na elaboração deste trabalho, bem como pelo incentivo e pelas palavras amigas que não deixaram que eu desistisse deste projeto.

Aos meus filhos: Yasmim Correia Ribeiro Ferreira, Yago Correia Ribeiro

Ferreira, Guilherme Lopes Ferreira e Gustavo Lopes Ferreira, pelos carinhos e compreensões. Não tenho palavras para descrever suas importâncias na minha vida e nesta conquista, que são inquestionavelmente a minha alegria de viver.

À minha esposa, Mara Braga de Souza Ferreira, que sempre me apóia, estando ao meu lado nos momentos de angústias, alegrias, tristezas, frustrações, felicidades e que nunca deixou de acreditar em mim, que têm feito minha vida mais feliz a cada dia.

A toda minha família (avós, pais, irmãos, filhos, esposa, tios, sobrinhos, sogro, sogra e cunhada e cunhado) por torcerem pela minha recuperação de saúde, dando-me coragem, esperança, fé e força para vencer a neoplasia maligna gástrica (câncer de estômago), cuja doença vem enfrentando desde 31 de março de 2008, quando me submeti à intervenção cirúrgica de gastrectomia total (extração total do estômago), posteriormente com a submissão às sessões de quimioterapia e radioterapia Aos professores e funcionários da Universidade Salgado de Oliveira, que sempre nos ajudou ao longo da vida acadêmica.

Aos meus colegas de trabalho do Fórum da Comarca de Miranorte-TO: Cleusa Alves de Jesus, Valdemi Alves Arruda, Kassandra Araújo Oliveira Kasburg, Élcio Roberto Kasburg, Mara Núbia Santos, Sônia Maria Bezerra Ferreira, Francisco Carlos Pereira Salgado, Jefferson da Cruz, que buscaram suprir horas de ausências, pela compreensão e tolerância, que juntos percorremos um longo caminho, sobretudo pela colaboração.

À professora Maria de Fátima Marques, a quem tenho muita estima e consideração, por acreditar no projeto, pela sua atenção e por ser esta pessoa maravilhosa e humana que busca sempre confortar os amigos.

Aos amigos que fiz durante a vida acadêmica, especialmente à Denisália Almeida

Heitz Araújo, que comigo compartilhou os bons e maus momentos, dentro e fora da Universidade, desde a graduação.

À Professora Orientadora, Msc. Nilza Fernandes por ter compartilhado seus profundos conhecimentos no âmbito desta formação em Orientação Educacional, assim como o apoio, incentivo, compreensão e solicitude, imprescindíveis para a concretização desta monografia.

À Universidade Salgado de Oliveira que através de seus docentes e funcionários proporcionaram-me a oportunidade de aprimorar meus conhecimentos para desempenho de minhas atividades profissionais.

Ao grande amigo, Dr. Heitor Saenger, por me incentivar e orientar, também por sempre me dizer palavras que erguem a auto-estima e faz elevar meu potencial no exercício profissional de Professor de Nível Superior de Matemática e de Contador Judicial.

Por fim, agradeço a todos que direta ou indiretamente contribuíram para que esta pós- graduação fosse concretizada e mesmo não sabendo me ajudaram a enfrentar as dificuldades do dia-a-dia, especialmente aos acadêmicos do Curso de Matemática do Campus da Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS pelo apoio às minhas pesquisas que de uma forma ou de outra contribuíram para que essa obra fosse elaborada.

A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces. Aristóteles

O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. Immanuel Kant

a dignidade da pessoa humana é valor supremo que atrai

o conteúdo de todos os direitos fundamentais do homem, desde o direito à vida.

José Afonso da Silva

Declaro, para todos os fins de direito que assumo total responsabilidade pelo aporte ideológico conferido ao presente trabalho, isentando à Direção, Coordenação e a Banca Examinadora da Universidade Salgado de Oliveira, de toda e qualquer responsabilidade acerca desta monografia.

Título: Avaliação Docente Universidade do Tocantins: Perspectiva de Melhoria da Qualidade do Ensino e do Crescimento Profissional.

A Universidade tem sido uma das Instituições mais visadas da contemporaneidade.

Sobre ela recaem expectativas muito intensas, exigindo deste a formação profissional de qualidade até a resolução dos problemas sociais, pela pesquisa e pela extensão. As Universidades estão, hoje, determinadas a melhorar a qualidade do seu ensino. A um consenso sobre a necessidade de se oferecer aos alunos a melhora qualidade de ensino possível, uma melhor preparação como cidadãos e profissionais. O conhecimento acadêmico não é um conjunto isolado de informações, mas sim um conjunto comprometido com uma determinada visão de mundo que se manifesta no próprio processo de investigação real. Quando o conhecimento é trabalhado como processo torna-se momento dinâmico, em que a dimensão ideológica aparece por meio das diferentes alternativas de concepção de mundo. O conhecimento é trabalhado como resultado de uma série de atividades transformadoras ficando clara sua natureza social. A avaliação do desempenho docente para alcançar seu objetivo último, que é a aprendizagem do aluno, deve ter como referencial e linhas norteadoras claras e definidas. E para ser levada a cabo necessita de uma metodologia de investigação viável, fidedigna e adequada aos propósitos.

PALAVRAS-CHAVE: Avaliação. Ensino. Qualidade.

A Universidade tem sido uma das instituições mais visadas da contemporaneidade.

Sobre ela recaem expectativas muito intensas, exigindo desde a formação profissional de qualidade até a resolução dos problemas sociais, pela pesquisa e pela extensão.

O desenvolvimento da educação superior no Brasil tem sua história inteiramente articulada ao processo de formulação e execução de políticas, pensadas e estabelecidas de forma fragmentada e desconectada de um projeto viável para o desenvolvimento do país.

A avaliação associada à idéia de que a universidade brasileira necessita rever seu projeto institucional, seu papel junto à sociedade foi amplamente debatido no início da década de, quando, o movimento estudantil, alguns docentes e outros segmentos sociais propugnaram por uma reforma universitária, que tentava estabelecer de forma clara um compromisso, tanto político quanto técnico-científico, com o desenvolvimento e com a transformação da sociedade brasileira.

Com o advento e a expansão do movimento docente, principalmente nas instituições públicas, uma nova forma de considerar a questão é encaminhada. A partir daí, ganha destaque à preocupação com a qualidade das atividades acadêmicas sobejamente prejudicadas pela deterioração das condições de trabalho, o resultado palpável de uma política educacional, implementada desde meados dos anos em que a ênfase no acessório prejudicava a percepção essencial.

Passam, então, a serem preocupações manifestadas dos educadores as propostas acerca da necessidade da redefinição do projeto político institucional, bem como a importância da análise da estrutura curricular dos cursos, das atividades de ensino, pesquisa, extensão e do desenvolvimento docente.

No atual momento histórico e político, é impossível não pensar a educação como em processo educativo que se desenvolve de forma global e articulada, em que as ações concorrem para crescimento da visão de mundo dos alunos, através da compreensão da realidade, da abertura intelectual, do desenvolvimento da capacidade de interpretar e da produção do novo.

Muitas universidades estão, hoje, determinadas a melhorar a qualidade do seu ensino e há um clima extremamente favorável à introdução de mudanças e inovações. Há um consenso sobre a necessidade de se oferecer aos alunos a melhor qualidade de ensino possível, uma melhor preparação como cidadãos e profissionais. FÁVERO (1995), Universidade e estágio curricular: subsídios para discussão descrevem:

Devemos lutar por uma concepção de universidade como instituição dedicada a promover o avanço do saber e do saber-fazer; ela deve ser o espaço da invenção, da descoberta, da teoria, de novos processos deve ser o lugar da pesquisa, buscando novos conhecimentos, sem preocupação imediata; deve ser o lugar da inovação, onde se persegue o emprego de tecnologias e de soluções; finalmente, deve ser âmbito da solicitação do saber na medida em que divulgar conhecimentos. Essa concepção universidade implica uma estreita relação entre ensino, pesquisa e extensão nos mais variados campos. Eximi-la de tal papel e contribuir para a deteorização da qualidade do ensino universitário no país.

A busca incessante pela qualidade ou qualidade total tem se constituído, em todos os segmentos da sociedade, em um objetivo a ser alcançado, muito especialmente pelas Universidades, quer sejam elas públicas ou privadas. Neste sentido, a avaliação docente deve enfocar a qualidade do ensino, a sua contribuição e o seu significado, explorando, particu3larmente, o papel da avaliação feita pelos graduandos, como um instrumento para o crescimento e as implicações dessa avaliação para a melhoria do ensino.

O tema avaliação está intimamente relacionado ao tema ensino porque a avaliação tem sido vista como um instrumento para melhorar a qualidade do ensino.

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