Apostila de Android - Programando Passo a Passo 4ª Edição

Apostila de Android - Programando Passo a Passo 4ª Edição

(Parte 1 de 7)

Apostila de

Programando Passo a Passo 4ª Edição

De : Luciano Alves da Silva (lucianopascal@yahoo.com.br) w.apostilaandroid.ueuo.com

Rio de Janeiro Novembro 2010

Apostila de Android – Programando passo a passo 4ª Edição

Aviso importante em relação a esta apostila

Antes iniciar a leitura da apostila, veja esses avisos importantes:

Essa apostila NÃO PODERÁ SER DISTRIBUÍDA, em hipótese alguma, em outros sites da Internet, SEM A PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR DESTA OBRA.

Todo o conteúdo da apostila ou parte dela, NÃO PODERÁ SER

PUBLICADO, em hipótese alguma, em outras fontes na Internet, SEM A PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR DESTA OBRA. Porém, essa regra NÃO SERÁ VÁLIDA para os tópicos 1 (Introdução) e 2 (A estrutura geral da plataforma Android, incluindo também seus sub-tópicos) dessa apostila, QUE PODEM SER PUBLICADOS SEM A MINHA AUTORIZAÇÃO.

Essa apostila NÃO PODE , em hipótese alguma, SER COMERCIALIZADA NA INTERNET.

Apostila de Android – Programando passo a passo 4ª Edição

Apresentação

Android é uma plataforma aberta voltada para dispositivos móveis desenvolvida pela Google e atualmente é mantida pela Open Handset Alliance (OHA). Todas as aplicações desenvolvidas para essa plataforma utilizam à linguagem Java, o que facilita muitos programadores com conhecimentos em Java a desenvolver aplicações para essa plataforma.

Este material tem por objetivo mostrar de modo fácil como programar na plataforma para dispositivos móveis da Google (Android) usando o eclipse. Neste material vamos conhecer um pouco do histórico do Android, como surgiu, quais dispositivos suportam esse sistema operacional, como é a sua estrutura e como desenvolver diversos tipos de aplicações para Android por meio de vários programas e exemplos bem explicados.

Apostila de Android – Programando passo a passo 4ª Edição

1) Introdução6
2) A estrutura geral da plataforma Android8
2.1) A arquitetura do Android9
2.2) Aplicações9
2.3) Bibliotecas10
2.4) Android Runtime10
2.5) Linux Kernel1
3) Instalando o Eclipse e o Android1
4) Criando a nossa primeira aplicação em Android25
5) Usando Widgets39
5.1) A widget TextView39
5.2) A widget EditText39
5.3) A widget Button39
5.4) Desenvolvendo uma aplicação que soma números39
5.5) A widget CheckBox48
5.6) Desenvolvendo uma aplicação simples de compras48
5.7) A widget RadioButton52
RadioButton)52
5.9) A widget Spinner59
59
5.1) A widget ListView63
5.4) Desenvolvendo uma aplicação de lista telefônica63
5.12) A widget Imageview67
ImageView)67
5.14) A widget Gallery74
75
5.16) A widget ProgressBar81

Índice analítico 5.8) Desenvolvendo uma aplicação de cálculo de salário (Com 5.10) Desenvolvendo uma aplicação de cálculo de salário (Com Spinner) 5.13) Desenvolvendo uma aplicação que visualiza imagens (Com 5.15) Desenvolvendo uma aplicação que visualiza imagens (Com Gallery) 5.17) Desenvolvendo uma aplicação que simula um download ................ 81

5.18) A widget DatePicker86
5.19) Desenvolvendo uma aplicação de calendário86
5.20) A widget TimePicker89
5.21) Desenvolvendo uma aplicação que faz uso do TimePicker89
6) Mudando de layouts91
6.1) Desenvolvendo uma aplicação de cadastro97
7) Trabalhando com menus em uma aplicação113
8 ) Entendendo melhor a classe AlertDialog119
9) Propriedades e eventos dos componentes trabalhados122
Widget TextView122
Widget EditText122
Widget Button124
Widget CheckBox124
Widget RadioButton125
Widget Spinner126
Widget ListView127
Widget ImageView128
Widget Gallery128
ProgressBar129
DatePicker129
TimePicker130
Propriedades comuns a todos os objetos131

Apostila de Android – Programando passo a passo 4ª Edição

1) Introdução

O Android é uma plataforma desenvolvida pela Google voltada para dispositivos móveis. Em 5 de novembro de 2007, a empresa tornou pública a primeira plataforma Open Source de desenvolvimento para dispositivos moveis baseada na plataforma Java com sistema operacional Linux, na qual foi chamada de Android. Essa plataforma é mantida pela OHA (Open Handset Alliance), um grupo formado por mais de 40 empresas as quais se uniram para inovar e acelerar o desenvolvimento de aplicações, serviços, trazendo aos consumidores uma experiência mais rica em termos de recursos, menos dispendiosa em ternos financeiros para o mercado móvel. Pode-se dizer que a plataforma Android é a primeira plataforma móvel completa, aberta e livre.

Um dos SmartPhones que ofereceu suporte a esse sistema operacional foi o G1 da empresa T-Mobile. Veja a figura dele abaixo:

(G1 da T-Mobile)

Não demorou muito para que o Android chegasse aqui no Brasil. Hoje já contamos com operadoras como Claro, TIM e Vivo que já oferecem suporte a essa plataforma.

Os SmartPhones disponíveis aqui no Brasil, oferecidos por algumas dessas operadoras, que suportam o sistema Android é o Samgung Galaxy e o Motorola Milestone. Veja a figura desses SmartPhones abaixo:

Apostila de Android – Programando passo a passo 4ª Edição

(Samsung Galaxy) (Motorola MileStone)

Apostila de Android – Programando passo a passo 4ª Edição

2) A estrutura geral da plataforma Android

Android é a plataforma open source para dispositivos móveis da Open

Handset Alliance (OHA). O Android SDK é o kit de desenvolvimento que disponibiliza as ferramentas e APIs necessárias para desenvolver aplicações para a plataforma Android, utilizando a linguagem Java. Recursos :

- Application framework proporciona a reutilização e substituição de componentes

- Dalvik virtual machine otimizada para dispositivos móveis

- Browser Integrado baseado no webkit engine

- Gráficos Otimizados possui uma biblioteca 2D; e 3D baseada na especificação OpenGL ES 1.0 (aceleração de hardware é opcional)

- SQLite para guardar dados estruturados

- Suporte multimídia para áudio, vídeo e formatos de imagem (MPEG4, H.264, MP3, AAC, AMR, JPG, PNG, GIF)

- Telefonia GSM (dependente de hardware)

- Bluetooth, EDGE, 3G, e WiFi (dependente de hardware)

- Câmera, GPS, compasso, e acelerômetro (dependente de hardware)

- Rico ambiente de desenvolvimento , incluindo um emulador de dispositivo, ferramentas de depuração, memória, performance e um plugin para o Eclipse (ADT)

Apostila de Android – Programando passo a passo 4ª Edição 2.1) A arquitetura do Android

(Arquitetura geral da plataforma Android)

2.2) Aplicações

Junto com o Android vem um conjunto de aplicações fundamentais. São elas:

- um cliente de e-mail; - programa de SMS;

- agenda;

- mapas;

- navegador;

- contatos entre outros.

Todos os aplicativos implementados foram desenvolvidos na linguagem de programação Java.

(Parte 1 de 7)

Comentários